You are on page 1of 13

AUDITORIA AMBIENTAL COMPULSRIA

CONCEITUAO
Auditoria Ambiental Processo sistemtico e documentado de verificao, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidncias de auditoria para determinar se o sistema de gesto ambiental de uma organizao est em conformidade com os critrios de auditoria do sistema de gesto ambiental, e para comunicar os resultados desse processo. Auditoria Ambiental Compulsria Realizao de avaliaes e estudos destinados a verificar: I - o cumprimento das Normas Legais Ambientais em vigor; II - os nveis efetivos ou potenciais de poluio ou de degradao ambiental por atividades de pessoas fsicas ou jurdicas; III - as condies de operao e de manuteno dos equipamentos e sistemas de controle de poluio; IV - as medidas necessrias para assegurar a proteo do meio ambiente, sade humana e minimizar impactos negativos e recuperar o meio ambiente. V - a capacitao dos responsveis pela operao e manuteno dos sistemas, instalaes e equipamentos de proteo do meio ambiente; VI - os fatores de risco advindos das atividades potencial e efetivamente poluidoras.

CONCEITUAO
Auditoria Ambiental Compulsria Realizao de avaliaes e estudos destinados a verificar: I - o cumprimento das Normas Legais Ambientais em vigor; II - os nveis efetivos ou potenciais de poluio ou de degradao ambiental por atividades de pessoas fsicas ou jurdicas; III - as condies de operao e de manuteno dos equipamentos e sistemas de controle de poluio; IV - as medidas necessrias para assegurar a proteo do meio ambiente, sade humana e minimizar impactos negativos e recuperar o meio ambiente. V - a capacitao dos responsveis pela operao e manuteno dos sistemas, instalaes e equipamentos de proteo do meio ambiente; VI - os fatores de risco advindos das atividades potencial e efetivamente poluidoras.

ENQUADRAMENTO LEGAL
LEI ESTADUAL N. 13.448, DE 11/01/2002 - Dispe sobre Auditoria Ambiental Compulsria e adota outras providncias. DECRETO ESTADUAL N 2.076, DE 07/11/2003 - Aprova o Regulamento da Lei N. 13.448/2002, que dispe sobre Auditoria Ambiental Compulsria e adota outras providncias. PORTARIA IAP N 049, DE 10/03/2005 - Determina a realizao de Auditoria Ambiental Compulsria, at 30 de junho de 2005, pelas empresas e empreendimentos enquadrados nas tipologias listadas no Anexo I, em cumprimento a Lei No. 13. 448/02 e Decreto No. 2.076/03.

TIPOLOGIAS

DE

EMPREENDIMENTOS

PRIORITAMENTE

SUJEITOS A AUDITORIA AMBIENTAL COMPULSRIA ANEXO I DA PORTARIA IAP No. 049, DE 10/03/2005 Refinarias, oleodutos e terminais de petrleo e seus derivados; Instalaes destinadas estocagem de substncias txicas e perigosas acima de 1000 m; Instalaes de processamento e/ou de disposio final de resduos txicos ou perigosos; Instalaes de tratamento e disposio final de esgotos domsticos, que atendam populao superior a 50.000 habitantes; Indstrias petroqumicas e siderrgicas; Indstrias qumicas acima de 50 funcionrios e metalrgicas acima de 100 funcionrios; Indstrias de papel e celulose acima de 100 funcionrios; Gasodutos; Usinas de lcool acima de 50 funcionrios; Instalaes de processamento e produo de carvo vegetal acima de 30 funcionrios; Indstrias de produo de cimento; Indstrias de tratamento de superfcie acima de 50 funcionrios; Empresas do setor madeireiro acima de 100 funcionrios; Curtumes.

EMPRESAS DISPENSADAS
Os empreendimentos de pequeno ou de reduzido potencial poluidor ou degradador do meio ambiente, devidamente atestado pelo IAP, sero dispensados da realizao de auditoria ambiental compulsria peridica.

PRAZOS
Anexo I: 30/06/2005 Realizar Auditoria; 30/09/2005 - Relatrios Auditorias Ambientais Compulsrias; 31/12/2005 - Planos de Correo de No Conformidades. Outras Empresas e Empreendimentos listados no Decreto: A partir de 01 de janeiro de 2006, quando da renovao da LO.

SIGILO INDUSTRIAL
Art. 7 da Lei Estadual n. 13.448 de 11 de janeiro de 2002: todos os documentos relacionados s auditorias ambientais compulsrias sero acessveis a consulta pblica, preservado o sigilo industrial. Art. 12 do Decreto Estadual n. 2.076/2003.

DIRETRIZES
Cumprimento das normas legais relativas Legislao Ambiental; Cumprimento das condies estabelecidas nas licenas ambientais e no estudo prvio de impacto ambiental, quando houver, bem como as exigncias feitas pelas autoridades competentes em matrias ambiental; Dinmica dos processos operacionais do empreendimento, com manejo dos seus produtos parciais, finais e dos resduos operacionais; Impacto sobre o meio ambiente, provocado pelas atividades operacionais; Avaliao dos riscos de acidentes e dos planos de contingncias, para evacuao e proteo dos trabalhadores e da populao situada na rea de influncia, quando necessrio; Avaliao de alternativas tecnolgicas disponveis, de processos, sistemas e tratamento e monitoramento, para a reduo dos nveis de emisso de poluentes; Avaliao dos efeitos dos poluentes sobre os trabalhadores e populao lindeira. Colocar disposio da equipe de auditoria toda a documentao por ela requerida; Facilitar a inspeo da rea auditada; Prover equipe de auditoria os recursos necessrios para assegurar um procedimento eficiente; Apresentar relatrios de compra de matria-prima, de consumo de energia e de gua, da utilizao mo-de-obra prpria ou de terceiros, da produo e de medies relativas a monitoramento ambiental.

CADASTRAMENTO E DOCUMENTAO NECESSRIA

Requerimento para Cadastro de Auditores Ambientais Pessoas Fsicas (Anexo II) e Requerimento para Cadastro de Auditores Ambientais Pessoas Jurdicas (Anexo III); Curriculum vitae, com descrio de experincia e atuao na rea ambiental e em auditorias em sistemas de gesto; Cpia autenticada de Diploma de Concluso de Nvel Superior; Cpia autenticada de documento de identificao emitido pelo rgo de fiscalizao profissional - Regio PR; Cpia autenticada do pagamento da anuidade do rgo de fiscalizao profissional; Cpia autenticada de diploma de curso de auditorias ambientais com carga horria mnima de 40 (quarenta) horas ou cpia autenticada de certificado de auditor ambiental; Comprovante de recolhimento da Taxa Ambiental no valor de 02 UPFs.

EQUIPE DE AUDITORIA

Empreendimentos do Anexo I: Equipe tcnica independente; Auditores ambientais cadastrados; Grande porte: dois auditores ambientais, sendo um deles especialista ou com experincia de, no mnimo, trs auditorias ambientais em empreendimentos do mesmo tipo a ser auditado; Porte excepcional: trs auditores ambientais devidamente cadastrados no IAP, sendo um deles especialista ou com experincia de, no mnimo, 3 trs auditorias ambientais em empreendimentos do mesmo tipo a ser auditado.

DOWNLOADS

Lei Estadual No. 13.448, de 11/01/2002 Decreto Estadual No. 2.076, de 07/11/2003 Portaria IAP No. 049, de 10/03/2005 Requerimento para Cadastro de Auditores Ambientais - Pessoa Fsica Requerimento para Cadastro de Auditores Ambientais -Pessoa Jurdica Cadastro de Auditores Ambientais - Pessoa Fsica Cadastro de Auditores Ambientais -Pessoa Jurdica Boleto bancrio para recolhimento da Taxa Ambiental de Cadastramento

INFORMAES COMPLEMENTARES
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN - IAP
DIRETORIA DE CONTRLE DE RECURSOS AMBIENTAIS DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO DE POLUIDORES
Rua Engenheiros Rebouas, 1.206 - Bairro Rebouas Fone: 41 213-3835 Fax: 41 213-3783 E-mail: iap@pr.gov.br 80215-100- CURITIBA - PR

ESCRITRIOS REGIONAIS DO IAP

You might also like