You are on page 1of 6

O APARELHO FONADOR O sistema respiratrio consiste dos pulmes, dos msculos pulmonares, dos tubos brnquios e da traqueia; este

sistema encontra-se na parte inferior glote, que denominada cavidade infraglotal. J o sistema fonatrio constitudo pela laringe e nela localizam-se msculos estriados que podem obstruir a passagem da corrente de ar e so denominados cordas vocais. O espao decorrente da no obstruo destes msculos larngeos chamado de glote. E o sistema articulatrio consiste da faringe, da lngua, do nariz, dos dentes e dos lbios, ou seja, das estruturas que se encontram na parte superior glote. Os trs sistemas descritos acima caracterizam o aparelho fonador e so fisiologicamente responsveis pela produo da fala.

OS CRITRIOS DE CLASSIFICAO DOS SONS CONSONANTAIS

VOZEAMENTO A glote o espao entre os msculos estriados que podem ou no obstruir a passagem de ar dos pulmes para a faringe. Esses msculos chamados de cordas vocais quando estiverem vibrando durante a produo de um determinado som diremos que o estado da glote vozeado (ou sonoro). Em oposio, denominamos o estado da glote de desvozeado (ou surdo) quando no houver vibrao das cordas vocais. Tambm podemos encontrar uma classificao que se baseia na posio do vu palatino que define um segmento oral ou um segmento nasal. A vula comumente chamada de campainha aquela gota de carne que vemos quando observamos a boca de uma pessoa aberta. O que se pode observar que durante a produo de um segmento oral a vula dever estar levantada, portanto o ar no ter acesso cavidade nasal e haver ressonncia nessa cavidade. J durante a produo de um segmento nasal a vula dever estar abaixada e o ar deve ento penetrar na cavidade nasal havendo ali ressonncia.

LUGAR DE ARTICULAO Uma vez definido o lugar de articulao de um segmento sabemos qual o articulador passivo e qual o articulador ativo envolvido na articulao. Os articuladores ativos tem a funo de movimentar-se, em direo ao articulador

passivo, modificando a configurao do trato vocal; so eles: lbio inferior, lngua, vu palatino e cordas vocais. Os articuladores passivos localizam-se na mandbula superior; so eles: lbio superior, dentes superiores e cu da boca que se divide em: alvolos, palato duro, vu palatino e vula. Note que o vu palatino pode atuar como articulador ativo, na produo de segmentos nasais, ou como articulador passivo, na articulao de segmentos velares. Portanto, a partir da posio do articulador ativo em relao ao articulador passivo, podendo ou no haver o contato entre eles, podemos definir o lugar de articulao dos segmentos consonantais.

Bilabial: o articulador ativo o lbio inferior e como articulador passivo temos o lbio superior. Labiodental: o articulador ativo o lbio inferior e como articulador passivo temos os dentes incisivos superiores. Dental: o articulador ativo ou o pice ou a lmina da lngua e como articulador passivo temos os dentes incisivos superiores. Alveolar: o articulador ativo o pice ou a lmina da lngua e como articulador passivo temos os alvolos. Consoantes alveolares diferem de consoantes dentais apenas quanto ao articulador passivo. Em consoantes dentais temos como articulador passivo os dentes superiores. J nas consoantes alveolares temos os alvolos como articulador passivo. Alveopalatal: o articulador ativo a parte anterior da lngua e o articulador passivo a parte medial do palato duro. Palatal: o articulador ativo a parte mdia da lngua e o articulador passivo a parte final do palato duro. Velar: o articulador ativo a parte posterior da lngua e o articulador passivo o vu palatino ou palato mole Glotal: os msculos ligamentais da glote comportam-se como articuladores.

MANEIRA DE ARTICULAO Alm de identificarmos o lugar de articulao de um segmento, devemos caracterizar a sua maneira de articulao que est relacionada ao tipo de obstruo da corrente de ar causada pelos articuladores durante a produo de

um segmento. A partir da natureza da estritura, ou seja, a maneira como se d a obstruo da corrente de ar, que classificamos os segmentos consonantais quanto maneira de articulao.

Oclusiva: os articuladores produzem uma obstruo completa da passagem da corrente de ar atravs da boca. O vu palatino est levantado e o ar que vem dos pulmes encaminha-se para a cavidade oral. Oclusivas so portanto consoantes orais. Nasal: os articuladores produzem uma obstruo completa da passagem da corrente de ar atravs da boca. O vu palatino encontra-se abaixado e o ar que vem dos pulmes dirige-se s cavidades nasal e oral. Nasais so consoantes idnticas s oclusivas diferenciando-se apenas quanto ao abaixamento do vu palatino para as nasais. Fricativa: os articuladores se aproximam produzindo frico quando ocorre a passagem central da corrente de ar. A aproximao dos articuladores entretanto no chega a causar obstruo completa e sim parcial que causa a frico. Africada: na fase inicial da produo de uma africada os articuladores produzem uma obstruo completa na passagem da corrente de ar atravs da boca e o vu palatino encontra-se levantado. Na fase final dessa obstruo ocorre ento uma frico decorrente da passagem central da corrente de ar. A oclusiva e a fricativa que formam a consoante africada devem ter o mesmo lugar de articulao, ou seja, so homorgnicas. O vu palatino continua levantado durante a produo de uma africada. Africadas so portanto consoantes orais. Tepe: o articulador ativo toca rapidamente o articulador passivo ocorrendo uma rpida obstruo da passagem da corrente de ar atravs da boca. Vibrante: o articulador ativo toca algumas vezes o articulador passivo causando vibrao. Retroflexa: o palato duro o articulador passivo e a ponta da lngua o articulador ativo. A produo de uma retroflexa geralmente se d com o levantamento e encurvamento da ponta da lngua em direo ao palato duro.

Laterais: o articulador ativo toca o articulador passivo e a corrente de ar obstruda na linha central do trato vocal. O ar ser ento expelido por ambos as lados desta obstruo tendo portanto sada lateral.

CRITRIOS PARA CLASSIFICAAO DOS SONS VOCLICOS

Na produo de um segmento voclico a passagem da corrente de ar no interrompida na linha central e, portanto, no h obstruo ou frico no trato vocal. Segmentos voclicos so descritos levando-se em considerao os seguintes aspectos: posio da lngua em termos de altura; posio da lngua em termos anterior/posterior; arredondamento ou no dos lbios.

ALTURA DA LNGUA Esse parmetro refere-se altura ocupada pelo corpo da lngua durante a articulao do segmento voclico. A altura apresenta a dimenso vertical ocupada pela lngua dentro da cavidade bucal. H um ponto alto em oposio a um ponto baixo e pode haver alturas intermedirias. Na descrio do portugus devemos considerar quatro nveis de altura: alta, mdia-alta, mdia-baixa, baixa. Alguns autores referem-se altura em termos de abertura/fechamento da boca, neste caso, os quatro nveis de altura so: fechada, meio-fechada, meio-aberta, aberta.

ANTERIORIDADE/POSTERIDADE DA LNGUA Esse parmetro refere-se posio do corpo da lngua na dimenso horizontal durante a articulao do segmento voclico. Divide-se a cavidade bucal em trs partes simtricas; uma parte localizada a frente da cavidade bucal (anterior), uma parte localizada na parte final da cavidade bucal (posterior) e entre essas duas partes tem-se uma parte central. As trs posies que podem ser assumidas pela lngua so: anterior, posterior e central.

ARREDONDAMENTO DOS LBIOS Durante a articulao de um segmento consonantal os lbios podem estar estendidos (distensos) ou podem estar arredondados. Mais

especificamente, ilustra-se a posio a ser assumida pelos lbios em termos dos diferentes graus de altura que podem ser assumidos pela lngua. So definidos 4 graus de altura para a classificao do sistema voclico: alta, mdia-alta, mdia-baixa e baixa.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS

ATIVIDADES DOMICILIARES

ACADMICA: JSSIKA ASSOLARI CARDOSO R.A.: 43245

MARING/2012

You might also like