You are on page 1of 2

Qumica

Estrutura da matria
Jlio Csar de Carvalho* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Objetivos

1) Entender o que matria contnua e "descontnua". 2) Preparar os alunos para um estudo da evoluo dos modelos atmicos, por meio de uma discusso que mostre a importncia da especulao e da experimentao, comportamentos de vrios filsofos e cientistas que buscavam definir o que matria. 3) Por meio dessa discusso, reforar a noo do modo de construo do conhecimento cientfico.
Ponto de partida

Uma das dificuldades no estudo da estrutura atmica que os alunos j sabem que a matria feita de tomos e molculas. Por que isso um problema? Porque, s vezes, isso dificulta a percepo de raciocnios interessantes - por exemplo, como as leis ponderais reforaram a idia de tomos. Esta aula no precisa de pr-requisitos "qumicos", porque a inteno refletir sobre a percepo do mundo pelo homem e, afinal, de onde pode ter vindo essa idia de tomo.
Estratgias

1) Voc pode trabalhar com os alunos qualquer bom filme cujo ambiente seja o de um passado distante, de preferncia que mostre uma sociedade organizada. Exemplos: Gladiador, Cruzada, Lutero, Elizabeth, 1492, A misso, 2001 - uma odissia no espao (neste, o incio se passa na pr-histria), O nome da rosa, ou ainda, o seriado Roma. 2) Proponha aos alunos uma viagem no tempo: que todos se imaginem vivendo poca do filme. Para ajudar, pea que enumerem os materiais (madeira, metal, cermica, tecidos, etc.) usados na poca retratada pelo filme. Se a participao dos alunos for tmida, sugira que enumerem os materiais com base nos equivalentes de objetos e equipamentos que temos hoje: copos, lpis e canetas, papel, tnis - e o que mais imaginarem. 3) Aps essa primeira sensibilizao, pea que imaginem como explicariam (l no passado) do que as coisas so feitas. 4) Nesse ponto, a discusso pode ser bem satisfatria. Caso faltem sugestes ou argumentos, direcione a discusso com a seguinte pergunta: se um po for dividido pela metade sucessivas vezes, at onde poderemos chegar? Algumas idias que surgiro: o po no pode desaparecer; o po poder ser dividido eternamente, em pedaos cada vez menores - at invisveis; a maioria dos alunos acabar agarrando-se idia de que tem de haver um limite para essa diviso. 5) Aps a discusso, pergunte aos alunos: como argumentar que a matria no poderia ser infinitamente divisvel? E como argumentar o contrrio? importante lembrar que, no mundo antigo, nenhuma evidncia contrariava a idia de matria contnua - isto , feita de uma massa homognea. Por outro lado, a idia de matria descontnua - feita de partculas microscpicas tambm fazia sentido. No passado, as duas idias eram aceitveis. 6) Mais uma questo: qual ou quais evidncias acumuladas ao longo dos sculos reforaram a idia de tomos? Se faltarem dados aos alunos, hora de apresentar o histrico das teorias atmicas - lembrando quais descobertas permitiram o surgimento de uma teoria, como as leis ponderais e o modelo de Dalton, ou o eltron e o modelo de Thomson. A partir da discusso prvia, provavelmente os alunos compreendero melhor a importncia do estudo da histria dos modelos atmicos (ao invs de se estudar um modelo acabado). Como leitura complementar, sugere-se o texto Demcrito, Thomson, Rutherford, Bohr e histria do tomo.
Sugestes e dicas

H uma infinidade de outros ttulos que podem ser trabalhados, inclusive com a participao de outras disciplinas, e que exploraro aspectos diversos do filme e da histria, bem como os

momentos retratados. Isso pode ser combinado com outros professores, como os de fsica, matemtica, histria, etc. Perguntas extras para alunos curiosos (e tarefas de casa): O modelo que imaginamos do tomo hoje definitivo? H partculas menores que o tomo? Se a matria parece contnua (mas no ), ser que o prprio tempo poderia ser descontnuo? (Com relao a esta ltima, converse com o professor de fsica.)
*Jlio C. de Carvalho engenheiro qumico e professor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR.

You might also like