You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

3a Srie Programao Orientada a Objetos I

Cincia da Computao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Cristiane Yae Mi Imamura


Faculdade Anhanguera de Valinhos

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passveis de soluo via computao; Raciocinar logicamente; Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informaes; Saber conciliar teoria e prtica.

DESAFIO
A cobrana pelo fornecimento de energia eltrica realizada pelas companhias concessionrias baseada na quantidade de energia consumida por Unidade Consumidora (UC), que uma residncia ou empresa que recebe a energia eltrica. As Unidades Consumidoras so classificadas como de alta tenso (classe A) e de baixa tenso (classe B). Para as unidades consumidoras de baixa tenso as regras para a cobrana so mais simples: o valor a ser pago o produto da quantidade de energia consumida (medida em KW/h) pelo valor unitrio do KW/h. Para determinar a quantidade de energia consumida instalado um medidor de energia eltrica em cada UC, como o ilustrado na figura 1 a seguir.

Figura 1 Medidor de energia eltrica

A medio feita mensalmente por um funcionrio da empresa de energia eltrica que passa em cada UC e verifica o valor marcado no medidor. A quantidade de energia consumida no ms obtida subtraindo o valor lido do medidor no ms anterior do valor lido no ms atual. Exemplo: Leitura anterior: 3244 Leitura atual: 3318 Quantidade de energia consumida: 74 KW/h Existe a possibilidade de ocorrer a virada do medidor, que acontece quando os ponteiros atingem o valor mximo e voltam ao zero. Neste caso, a medio do ms atual menor que a medio do ms anterior. Exemplo: Leitura anterior: 9809 Leitura atual: 12 Quantidade de energia consumida: 203 KW/h
Cristiane Yae Mi Imamura

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 3 de 7

Para que o cliente seja cobrado pelo seu consumo, gerada uma fatura contendo o cdigo da UC, nome do proprietrio da UC, endereo da UC, leitura atual, leitura anterior, a quantidade consumida de KW/h, o valor da tarifa por KW/h e o valor a ser pago pela quantidade de KW/h consumida.

Objetivo do desafio
Desenvolver um sistema para verificao da utilizao de energia eltrica de uma residncia.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas. Cdigo fonte do sistema desenvolvido.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientao do professor. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaamento de 1,5 entre linhas. Se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Ttulo da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Tipos primitivos de dados, estrutura de controle. Classes, atributos, mtodos (caractersticas e comportamento). Classes e objetos (instanciao). Esta atividade importante para que voc compreenda os conceitos bsicos da programao orientada a objetos, por meio da anlise de requisitos do problema,

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Cristiane Yae Mi Imamura

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 4 de 7

identificao das caractersticas e comportamento que devem ser contemplados por uma classe, e manipulao de objeto. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Etapa 1 (Aluno) Leia atentamente os conceitos introdutrios programao orientada a objetos e criao de classes e objetos em Java no livro texto da disciplina. Etapa 2 (Equipe) Desenvolvam uma classe que representa uma Unidade Consumidora de baixa tenso. Identifiquem os atributos e mtodos necessrios para que seja possvel gerar a fatura de energia eltrica. Etapa 3 (Equipe) Utilizem a classe desenvolvida no Passo 2, faam um programa que leia do teclado as informaes de uma unidade consumidora, e criem uma instncia da classe de unidade consumidora armazenando-a em uma varivel. Depois o programa dever solicitar continuamente o valor da leitura atual para a unidade consumidora e imprimir na tela a fatura do ms. O programa dever solicitar leituras at que o usurio fornea um valor negativo, o que encerrar o programa. Considere que o valor da tarifa de KW/h de R$0,34. Etapa 4 (Equipe) Entreguem ao professor da disciplina: Uma mdia contendo o cdigo fonte comentado do programa, ou seja, os arquivos com extenso java que se referem s classes desenvolvidas no Passo 2 e no Passo 3. Alm disso, nesta mdia tambm deve constar para cada arquivo com extenso java, o seu respectivo arquivo de bytecode (com extenso class). Um documento impresso constitudo de capa e o cdigo fonte comentado. Instruo: verifique com o professor da disciplina o tipo de mdia (CD, e-mail, etc.) a ser entregue.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Encapsulamento (Acessibilidade). Esta atividade importante para que voc construa um programa menos suscetvel a erros, delegando aos mtodos de uma classe a responsabilidade exclusiva de manipular os atributos e outros mtodos declarados na classe em que se encontram. Assim, espera-se que voc compreenda uma das importantes caractersticas do paradigma de orientao a objetos, que o encapsulamento dos dados de uma classe e como implement-lo. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

Cristiane Yae Mi Imamura

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 5 de 7

PASSOS
Etapa 1 (Aluno) Leia atentamente os conceitos sobre modificadores de acesso no livro texto da disciplina. Etapa 2 (Equipe) Modifiquem o programa feito na etapa anterior de tal modo que os atributos da classe que representa a Unidade Consumidora de baixa tenso fiquem encapsulados. Alm disso, coloque nesta classe um mtodo para a gerao da fatura. O programa resultante das adequaes necessrias deve executar de forma semelhante ao programa produzido no Passo 3 da Etapa 1. Etapa 3 (Equipe) Entreguem ao professor da disciplina: Uma mdia contendo o cdigo fonte comentado do programa (com extenso java) e os respectivos bytecodes (com extenso class), referentes s classes desenvolvidas no Passo 2 desta etapa. Um documento impresso constitudo de capa e o cdigo fonte comentado. Instruo: verifique com o professor da disciplina o tipo de mdia (CD, e-mail, etc.) a ser entregue.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Atributos e mtodos estticos. Construtores. Esta atividade importante para que voc construa programas menos suscetvel a erros, tornando obrigatria a inicializao dos atributos de um objeto. Alm disso, esta atividade permite que voc compreenda que certos atributos podem ser compartilhados entre todas as instncias de uma classe e que possvel definir mtodos que no precisam de instncias para que sejam executados. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Etapa 1 (Aluno) Leia atentamente os conceitos sobre construtores e atributos e mtodos estticos no livro texto da disciplina. Etapa 2 (Equipe) Considerem que o valor unitrio do KW/h o mesmo para todas as UCs e modifiquem o programa da etapa anterior para que este atributo seja compartilhado por todos os objetos da classe Unidade Consumidora. Nesta classe, desenvolvam o mtodo apropriado para inicializar os valores dos atributos quando uma instncia da classe for criada.

Cristiane Yae Mi Imamura

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 6 de 7

Etapa 3 (Equipe) Alterem o programa (com o uso da classe modificada no Passo 2 desta etapa), para que leia do teclado as informaes de uma unidade consumidora e crie uma instncia da classe inicializando seus atributos. Aps a instanciao do objeto o programa dever apresentar um menu com trs opes: 1. fornecer uma leitura e gerar fatura; 2. alterar o valor unitrio do KW/h; 3. sair do sistema. Caso o usurio fornea algum valor invlido para a leitura (nmero negativo ou maior que 9999) ou para o valor unitrio (nmero negativo), o sistema deve apresentar uma mensagem de erro e o sistema deve voltar para o menu. Etapa 4 (Equipe) Entreguem ao professor da disciplina: Uma mdia contendo o cdigo fonte comentado do programa (com extenso java) e os respectivos bytecodes (com extenso class), referentes s classes desenvolvidas no Passo 2 e Passo 3 desta etapa. Um documento impresso constitudo de capa e o cdigo fonte comentado. Instruo: verifique com o professor da disciplina o tipo de mdia (CD, e-mail, etc.) a ser entregue.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Herana (Acessibilidade, super). Converso de tipos de objetos (Casting explcito e implcito). Sobrescrita de mtodos (Overriding). Esta atividade importante para que voc compreenda como pode ser estabelecido o relacionamento entre classes e como estes relacionamentos podem contribuir na elaborao e manuteno de programas com reuso de cdigo e na diminuio da ocorrncia de erros. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Etapa 1 (Aluno) Leia atentamente os conceitos sobre relacionamento entre classes, converses de tipos de objetos e sobrescrita de mtodos no livro texto da disciplina. Etapa 2 (Equipe) Considerem que para calcular a tarifa a ser paga pelos consumidores de alta tenso, so instalados medidores capazes de registrar dois valores. O primeiro valor indica a leitura necessria para contabilizar o consumo de energia realizado em horrio normal. J o segundo valor deve ser usado com a finalidade de calcular o consumo realizado em horrio de pico.

Cristiane Yae Mi Imamura

Cincia da Computao 3 Srie Programao Orientada a Objetos I

Pg. 7 de 7

O valor unitrio do KW/h em horrio normal o mesmo utilizado pela classe Unidade Consumidora. Entretanto, o valor do KW/h do horrio de pico 30% maior que o valor do KW/h normal. Alterem o programa da etapa anterior, desenvolvendo uma classe que representa uma Unidade Consumidora de Alta Tenso. Esta classe deve conter, entre outros, um mtodo para gerar a fatura para este tipo de consumidor. A fatura para a Unidade de Alta Tenso deve conter: o cdigo da UC, nome do proprietrio da UC, endereo da UC, leitura de horrio normal atual, leitura de horrio normal anterior, leitura de horrio de pico atual, leitura de horrio de pico anterior, a quantidade consumida de KW/h em horrio normal, a quantidade consumida de KW/h em horrio de pico, o valor da tarifa por KW/h em horrio normal, o valor da tarifa por KW/h em horrio de pico, o valor a ser pago pela quantidade consumida de KW/h em horrio normal, o valor a ser pago pela quantidade consumida de KW/h em horrio de pico e o valor total da tarifa. Etapa 3 (Equipe) Utilizem as classes desenvolvidas e faa um programa em que inicialmente o usurio dever informar se a unidade consumidora ser de baixa tenso (B) ou alta tenso (A). De acordo com o tipo de consumidor escolhido, os dados iniciais da respectiva instncia devem ser lidos. Aps isso, como na etapa anterior, dever ser apresentado um menu com trs opes: 1. fornecer uma leitura e gerar fatura; 2. alterar o valor unitrio do KW/h; 3. sair do sistema. A opo 1 do menu do programa da etapa anterior deve ser alterada para que sejam lidos os valores da leitura em horrio de pico e normal, caso o usurio tenha escolhido que o tipo da UC de alta tenso. Etapa 4 (Equipe) Entreguem ao professor da disciplina: Uma mdia contendo o cdigo fonte comentado do programa (com extenso java) e os respectivos bytecodes (com extenso class). O cdigo fonte deve incluir todas as classes necessrias para o desenvolvimento do Passo 2 e Passo 3 desta etapa. Um documento impresso constitudo de capa e o cdigo fonte comentado. Instruo: verifique com o professor da disciplina o tipo de mdia (CD, e-mail, etc.) a ser entregue.

Cristiane Yae Mi Imamura

You might also like