You are on page 1of 4

Escola Tcnica Estadual Visconde de Mau.

Fsica Aplicada
Sombra e Penumbra Eclipse da Lua Cheia e do Sol Luz Monocromtica e Policromtica

Trabalho vlido para a 1 etapa de 2012. Professora: Romilda Aluno: Guilherme Gomes de Souza Turma: 1322

Sombra e Penumbra

Formao de sombra e penumbra

A formao de sombras e penumbras uma das muitas consequncias e aplicaes do princpio da propagao retilnea da luz, o qual diz que em meio homogneo e transparente a luz se propaga sempre em linha reta. A sombra definida como uma regio onde h ausncia parcial de luz, fato esse que proporcionado pela existncia de um obstculo opaco, ou seja, meio que no permite a passagem de luz. A luminosidade apresentada pela sombra proporcional opacidade do objeto, sobre o qual incide a luz. A penumbra diferente da sombra, pois trata-se de um ponto de transio entre a luz e a sombra. Imagine um corpo sendo iluminado por uma fonte de luz extensa, ou seja, no puntiforme. Desse acontecimento teremos regies que no sero atingidas pelos raios luminosos, so as sombras, e regies que sero atingidas por apenas alguns raios de luz, essa a regio de penumbra.

Eclipse da Lua Cheia e do Sol


Denominamos eclipse a qualquer obscurecimento total ou parcial da luz de um astro por outro. Existem vrios tipos de eclipses embora, geralmente, usamos esse termo, para nos referir aos eclipses do Sol pela Lua ou da Lua pela Terra. Entretanto, o trnsito de um planeta interior (passagem do planeta pela frente do disco solar) constitui-se, tambm, em um eclipse parcial do Sol, visto que o planeta oculta parte dele. As ocultaes de estrelas, seja pela Lua, por planetas, anis planetrios ou asterides tambm constituem-se em eclipses. Por fim, temos os eclipses que ocorrem em alguns sistemas binrios de estrelas, nos quais uma eclipsa a outra, produzindo, em alguns casos, alteraes significativas no brilho total do sistema.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpe entre o Sol e a Terra, impedindo a visibilidade do Sol para uma pequena regio terrestre, o que s pode ocorrer em uma Lua Nova.

Fig. 1 - Eclipse total do Sol: a Lua se interpe entre a Terra e o Sol.

J os eclipses lunares ocorrem quando a Lua adentra ao cone de sombra da Terra. Estando, portanto, oposta ao Sol, os eclipses lunares s podem se dar por ocasio de uma Lua Cheia.

Fig. 2 - Eclipse total da Lua: a Lua entra no cone de sombra da Terra.

Luz Monocromtica e Policromtica

De acordo com sua cor a luz pode ser classificada como Monocromtica ou Policromtica. Chama-se luz monocromtica aquela composta de apenas uma cor, como por exemplo, a luz amarela emitida por lmpadas de sdio. Chama-se luz policromtica aquela composta por uma combinao de duas ou mais cores monocromticas, como por exemplo, a luz branca emitida pelo sol ou por lmpadas comuns. Usando-se um prisma possvel decompor a luz policromtica nas luzes monocromticas que a formam, o que no possvel para as cores monocromticas, como o vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Um exemplo da composio das cores monocromticas que formam a luz branca o disco de Newton, que uma experincia composta de um disco com as sete cores do espectro visvel, que ao girar em alta velocidade, "recompe" as cores monocromticas, formando a cor policromtica branca.

Bibliografia: WWW.brasilescola.com
www.uranometrianova.pro.br www.sofisica.com.br

You might also like