You are on page 1of 17

O JULGAMENTO DE SCRATES

Arnaldo Moraes Godoy *


Sumrio : Introduo. 1. O Homem. 2. O Filosfo. 3. A Agonia. Concluso. Referncias.

Resumo : Trata da historiografia jurdica e das relaes entre direito, histria e verdade. Vale-se de referncias literrias ao julgamento de Scrates, colhida em textos de contemporneos do filsofo, identificando tessitura de narrativas que atestam incongruncia, relativismo e construdo cultural clssico na tradio ocidental. Indica abordagens mais recentes, como a de Isidor Stone, no aceita pela tradio acadmica. Instiga, na medida em que pretende invocar que a histria do direito menos o que aconteceu e mais o que o narrador pretende inventariar. Denuncia aspectos da miragem helnica, contribuindo na construo dos saberes crticos na feio contemporneo dos textos de filosofia do direito.

Abstract: It deals with juridical historiography and the relations between right, history and truth. It relies on literary references on the trial of Socrates, collected from texts of his time, identifying the narrative webbing that witnesses incongruence, relativism, and classic cultural constructs of western tradition. It also points out novel approaches, like that of Isidor Stone, which is not accepted by the academic tradition. It instigates, once it intends to invoke that history of law is less what happened than what the narrator wants it to be. It denounces aspects of the helenic mirage, contributing to the construction of critical knowledge in the making of contemporary texts on philosophy of law.

Palavras-Chave : Historiografia Jurdica. Jul- Keywords : Juridical historiography. Trial of gamento de Scrates. Relativismo. Direito e Socrates. Relativism. Law and use of the past. uso do passado.

Introduo

A
*

narrativa do passado jurdico suscita reflexo em torno das relaes entre direito, histria e verdade. Pretende o presente artigo demonstrar que a fala do pretrito institucional menos o que realmente teria acontecido e mais o que o narrador pretende que tenha ocorrido. Trata-se de relativismo epistemolgico que denuncia presentesmo, lei-

Procurador da Fazenda Nacional de Categoria Especial. Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC-So Paulo. Diplomado em Direito Internacional pela Academia de Haia, Holanda. Bolsista Humphrey / Fundao Fullbright. Fellow na Boston University 2002/2003.

Revista Seqncia, n. 46, p. 11-27, jul. de 2003

tura do antigo com os olhos de hoje, na denncia de Adam Schaff1. O narrador no livre de sua poca. A filosofia da histria, perspectiva atribuda a Voltaire2, permite indagaes de R.G. Collingwood, que assumiu evidncias de imaginao historiogrfica3, o sentido de que o passado no s ao, mas ao que perde-se no tempo4. O historiador tem estilo literrio prprio 5, autoriza-se transitar em mirade de interpretaes6; a narrativa imaginao. A alteridade em Herdoto7 e a objetividade em Tucdides8 so criaes tambm nossas. O tempo presente inventa o passado, justificando-se. o que se d, entre outros, com a miragem helnica, cujas contradies so captadas com o julgamento de Scrates, tema do presente artigo.

1. O Homem
Mas Scrates mesmo uma contradio. Como observou Isidor Stone:
Scrates reverenciado como um no conformista mas poucos reconhecem que ele se rebelara contra a sociedade aberta e que era admirador de sociedades fechadas. Scrates era um daqueles atenienses que desprezavam a democracia e elogiavam Esparta.9

O paradoxo socrtico estava nele mesmo, que declarava que nada sabia10 em que pese apontado pelo orculo como o mais sbio dos homens.

Adam Schaff, Histria e Verdade, pg. 101. Marcos Antnio Lopes, Voltaire Historiador, pg. 23 e ss. R.G. Collingwood, The Idea of History, pg.231 e ss. R.G. Collingwood, The Principles of History, pg. 111 e ss. Peter Gay, O Estilo na Histria. Giambattista Vico, A Cincia Nova, pg. 379 e ss., Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, Dialectic of Enlightenment, pg. 43 e ss., Benedetto Croce, A Histria, pg. 92 e ss., Edward Hallet Carr Que Histria, pg. 63, Marc Bloch, Introduo Histria, pg. 160 e ss., Ernst Breisach, Historiography, pg. 385 e ss. 7 Franois Hartog , O Espelho de Herdoto. 8 Jacqueline de Romilly, Histria e Razo em Tucdides. 9 I.F. Stone, The Trial of Socrates, pg. 121. Traduo livre do autor: Socrates is revered as a nonconformist but few realize that he was a rebel against na open society and the admirer of a closed. Socrates was one of those Athenians who despised democracy and idealized Sparta. 1 0 C.D.C. Reeve, Socrates in the Apology, pg. 53.

1 2 3 4 5 6

12

Filho de escultor (Sofroniscos) e de parteira (Fenereta) Scrates era cidado diligente, combatendo na guerra, salvando a vida de Alcibades no campo de batalha. Casou-se com Xantipa, que detm reputao de rabugenta11. Por conta das diatribes da mulher passava as horas na rua. Proseava, perguntava, desconcertava. Seu mtodo dialtico chamado de maiutica, ou parto das idias; o interlocutor descobre a verdade, parindo o conhecimento. Irreverente, Scrates suscitou dios e invejas que redundaram na acusao de impiedade. Sua morte trao definidor na histria da filosofia, provocando reaes iconogrficas de Charles-Alphonse Dufresnoy, tienne de Lavalle-Poussin, Saint-Quentin e Pierre Peyron12. Descalo, sem camisa, destitudo de bens e de categoria social13, Scrates lembra professor inconformado, cujo principal problema resume-se na delimitao do prprio objeto ensinado14. Como anotou Del Vecchio:
Discutia Scrates de modo peculiar, multiplicando as perguntas e as elas dando respostas de maravilhosa e concludente simplicidade. Ao contrrio dos sofistas, que tudo afirmavam saber, declarava ele nada saber. Molestava-os com a sua ironia, e confundia-os, interrogando-os (ironia-pergunta, interrogao) sobre questes aparentemente simples, mas, no fundo, muito difceis. Deste modo, constrangia-os, indiretamente, a darem-lhe razo.15

Scrates foi acusado por Meleto, Aniton e Lcon de no reconhecer os deuses da cidade, introduzir novas divindades e de corromper a juventude16. A ao intentada contra Scrates era uma grapha asebeias, ao de impiedade. Acusavam-no de pretender que o sol uma pedra e a lua uma terra17. Qualquer manifestao de dvida ou de indiferena a respeito da religio da cidade era considerada atentado unidade da comunidade, e no por acaso que a impiedade, a asebeia, era passvel

1 1 Paul Harvey, Dicionrio Oxford de Literatura Clssica, pg. 466. 1 2 Alain de Botton, The Consolations of Phylosophy, pgs. 4 e 5. 1 3 Ren Kraus, Scrates, pg. 28. 1 4 Frederick Copleston, A History of Phylosophy, vol. 1, pg. 99. 1 5 Giorgio del Vecchio, Lies de Filosofia do Direito, pg. 37. 1 6 Claude Moss, O Processo de Scrates, pg. 99. 1 7 Id. Ibid., pg. 113.

13

de uma grapha, de uma ao pblica.18. Para os acusadores, Scrates negava a existncia dos deuses19. Scrates incumbiu-se da prpria defesa. Terminada a mesma, Anito e Lcon apresentaram-se para ajudar Meleto, cujos argumentos Scrates refutara. Dos 501 juizes do tribunal, 280 votaram pela condenao. 221 votaram pela absolvio20. Mas trs Scrates h, se que existiu um Scrates histrico. Aristfanes, Xenofonte e Plato retrataram a clebre figura. Aristfanes mostra pessoa cmica, nefilibata, pensador distante da realidade21. Amante da existncia, que enfrentou com temperana22, pagou Scrates com a vida o preo da fama. E pela eternidade persiste a glria, embora maculada por Aristfanes. na pea As Nuvens que Aristfanes moteja de Scrates. Ao apontar para a casa de Scrates, diz Strepsiades, personagem da comdia de Aristfanes, apresentada pela primeira vez em Atenas, em 423 a.C.:
Ali o pensatrio, a escola dos espritos sabidos. L dentro vivem pessoas que, falando a respeito do cu, nos convencem de que ele um forno que cobre a gente e de que a gente o carvo dele. Aqueles caras ensinam os outros, se eles quiserem contribuir com algum dinheiro, a tornarem vitoriosas todas as causas, justas ou injustas, usando s as palavras.23

O comedigrafo tambm critica os sofistas, tomando Scrates por um deles. Denuncia a falta de escrpulos, suscitando questo ainda recorrente: tem o orador o dever de dizer a verdade? Aristfanes mofa de Scrates, fazendo personagem, discpulo do filsofo, dizer:
Quando Scrates observava a lua para estudar o curso e as evolues dela, no momento em que ele olhava de boca aberta para o cu, do alto do teto uma lagartixa noturna, dessas pintadas, defecou na boca dele.24

1 8 Id. Ibid.,pg. 114. 1 9 Id. Ibid.,pg. 115. 2 0 Id. Ibid., pg. 123. 2 1 J.W. Roberts, City of Sokrates, pg. 237. 2 2 Peter France, Greek as a Treat, pg. 144. 2 3 Aristfanes, As Nuvens, pg. 18. 2 4 Id. Ibid., pg. 22.

14

Scrates visto pendurado numa cesta, observando os ares e contemplando o sol. O filsofo explica porque estava pendurado na aludida canastra:
De fato, nunca eu poderia distinguir as coisas celestes se no tivesse elevado meu esprito e misturado meu pensamento sutil com o ar igualmente sutil. Se eu tivesse ficado na terra para observar de baixo as regies superiores, jamais teria descoberto coisa alguma, pois a terra atrai inevitavelmente para si mesma a seiva do pensamento. exatamente isso que acontece com o agrio.25

Aps dilogos que denunciam Scrates como pedante e alienado, Aristfanes concebe incndio na casa do filsofo, que resmunga:
Ai! Infeliz de mim! Vou morrer miseravelmente assado.26

A imagem do fogo na residncia de Scrates sugere a misria da filosofia, que deve ser queimada. Scrates deve ser destrudo. Seu pensamento incomoda, provoca. O livre pensador perigoso para a cidade. Xenofonte concebeu um Scrates mais simptico. Saiu em defesa do filsofo:
(...) Scrates sempre viveu luz pblica. Pela manh saa a passeio e aos ginsios, mostrava-se na gora hora em que regurgitava de gente e passava o resto do dia nos locais de maior concorrncia, o mais das vezes falava, podendo ouvi-lo quem quisesse. Viram-no alguma vez fazer ou dizer algo contrrio moral, ou religio?27

Xenofonte no poupou palavras para socorrer Scrates:


Admira-me, pois, hajam crido os atenienses alimentasse Scrates opinies extravagantes sobre os deuses, ele que jamais coisa alguma disse nem praticou de mpio, ele cujas palavras e aes sempre foram tais que quem falasse e se portasse do mesmo modo seria reputado o mais pio dos humanos.28

2 5 Id. Ibid., pg. 28. 2 6 Id. Ibid., pg. 102. 2 7 Xenofonte, Memorveis, pg. 34. 2 8 Id. Ibid., pg. 35.

15

A inocncia de Scrates axioma para Xenofonte:


Tenho para mim que (...) Scrates ensinava seus discpulos a se absterem de toda a ao mpia, injusta e reprovvel, no somente em presena dos homens como tambm na soledade, visto convenc-los de que nada do que fizessem escaparia aos deuses.29

E continua Xenofonte com prosa que convence das boas intenes de Scrates, na construo de imagem messinica, que ser potencializada pela tradio cultural ocidental:
Demonstrava Scrates igualmente nada haver mais perigoso para um homem que dar-se por mais rico, mais forte, mais corajoso do que realmente . Se lhe confiam encargos que desbordam de suas foras, no podendo executar o de que parecia ser capaz no far jus menor indulgncia.30

E com lirismo, Xenofonte comenta a amizade em Scrates:


De outra feita falando Scrates da amizade, ouvi-lhe dizer coisas utilssimas para aprender a adquirir amigos e com eles tratar. (...) Via, dizia, toda gente empenhar-se em adquirir casas, campos, escravos, rebanhos, mveis e esforar-se por conservar o que possui. Mas um amigo, que se diz o mais precioso de todos os bens, no via ningum cuidar de adquiri-lo e, uma vez adquirido, de conserv-lo.31

O Scrates descrito por Xenofonte ser apropriado pelo iderio cristo, dada a amabilidade que caracteriza o compotamento do filsofo. Adiantando-se sculos ao momento histrico que vislumbra o cristianismo, Scrates exercia a fraternidade, como sugere o passo seguinte:
Quando seus amigos iam cear em sua casa e uns levavam pouco, outros muito, Scrates mandava o criado pr em comum o prato mais pequeno ou reparti-lo fraternalmente entre os convivas. Os que levavam mais teriam vergonha de no

2 9 Id. Ibid., pg. 51. 3 0 Id. Ibid., pg. 57. 3 1 Id. Ibid., pg. 74.

16

servir-se do que era posto em comum e em comum pr tambm o prprio prato, sendo assim, constrangidos a faz-lo.32

2. O filosfo
O filsofo, segundo Xenofonte, era por todos compreendido. A perspectiva conota antinomia com a descrio de Aristfanes, para quem Scrates seria incompreendido e afetado nefilibata. De acordo com Xenofonte, Scrates era essencial para a cidade, que tinha no filsofo inspirao:
To til era Scrates em todas as ocasies e de todas as maneiras, que at as inteligncias medocres facilmente compreendiam nada haver mais vantajoso que seu comrcio e frequentao. sua ausncia, bastava a sua s lembrana para muito edificar seus discpulos habituais e aqueles que inda hoje o tm por mestre.33

Scrates postulado do ideal de sabedoria. As referncias de Xenofonte invocam o sbio calmo, conduzindo seus interlocutores compreenso da existncia humana, calibrada pelo belo, justo, til. Assim:
No se apressava em fazer seus discpulos hbeis no falar, haver-se e excogitarse expedientes. Antes de tudo cria necessrio tang-los trilha da sabedoria. Sem sabedoria dizia os que possuem esses talentos s podem ser mais injustos, mais poderosos para o mal. Em primeiro lugar procurava incutir-lhes idias sbias no concernente aos deuses.34

Os excertos de Xenofonte preparam defesa perene para a acusao de impiedade, que resultou na cicuta que matou o filsofo. Xenofonte esforase por demonstrar Scrates temeroso dos deuses, patriota, amigo da juventude. Os textos de Xenofonte vislumbram a realizao da justia nos atos e palavras do filsofo, injustiado pelas opinies e pelos olhares de cime, cobia, emulao. O que matou Scrates no foi a cicuta. Teria sido a inveja.

3 2 Id. Ibid., pg. 129. 3 3 Id. Ibid., pg. 133. 3 4 Id. Ibid., pg. 141.

17

Conquanto que notrio cumpridor de leis, e metaforicamente nominou-se Scrates de o primeiro dos positivistas, Xenofonte observa que o filsofo deixara de acatar ordens dos trinta tiranos, ento como conhecidos os governantes de Atenas. que no juzo do pai da maiutica tais ordens eram manifestamente ilegais. Scrates perfilava ntimo juzo de controle de legalidade. o que sugere a passagem que o artigo reproduz:
Quando os Trinta lhe davam ordens avessas s leis, no as acatava. Assim, quando lhe proibiram o palestrar com os jovens e o encarregaram, juntamente com outros cidados, de conduzir um homem que intentavam assassinar, s ele se recusou de obedecer, porque tais ordens eram ilegais.35

A narrativa apologtica cisma na inocncia de Scrates. Sobriedade, temperana, virtude, so os valores que o marido de Xantipa teria se esforado para comunicar juventude ateniense:
Direi agora como Scrates induzia seus discpulos prtica do bem. Persuadido de que quem deseje fazer o bem prescinde da temperana, sobre faz-la assunto constante de suas palestras, mostrava-se ele prprio modelo acabado de sobriedade. Tinha sempre presente no esprito os caminhos que conduzem virtude e no se cansava de lembr-los a quantos o freqentavam.36

Na concluso de sua recolha dos ditos e feitos memorveis de Scrates, Xenofonte desafiou leitores a menoscabarem a grandeza do mestre comparando-o com os outros homens:
(...) Se algum houver que comigo no concorde, compare o que foi Scrates com os outros homens e julgue!37

O escritor ateniense tambm redigiu apologia de Scrates, a exemplo do monlogo de Plato. Mediando as palavras da defesa do filsofo com observaes atinentes ao espao no qual os fatos se travaram, Xenofonte realisticamente captou a adversidade de nimos:
3 5 Id. Ibid., pg. 146. 3 6 Id. Ibid., pg. 149. 3 7 Id. Ibid., pg. 158.

18

verdade falando a si mesmo com tamanha sobranceria perante o tribunal, Scrates ateou o cime e contiou a disposio em que se achavam os juizes a conden-lo. (...) Deixou da vida a parte mais penosa e morreu a morte menos dolorosa. (...) Quando reflito na sabedoria e grandeza de alma desse homem, no posso deixar de acordar-lhe a memria e a esta lembrana juntar meus elogios.38

3. A agonia
Os ltimos dias de Scrates foram narrados por Plato em quatro dilogos: Apologia, Fdon, Crton e Eutfero. A Apologia condensa a defesa de Scrates, que reputava-se caluniado:
Bem, atenienses, mister que apresente minha defesa, que empreenda delir em voz os efeitos dessa calnia, a que destes guarida por tantos anos, e isso em prazo to curto. (...) Considero, porm, a minha empresa difcil e no tenho a mnima iluso a esse respeito. Seja como for, que tomem as coisas o rumo que aprouver ao deus, mas cumpre obedecer lei e apresentar defesa.39

Scrates demonstra ter conscincia de sua misso. Lembra que apontado pelo orculo de Delfos como o mais sbio dos homens, admitia que sua sabedoria residia na conscincia de que nada sabia. Observava que tinha provocado inimizades acirradas e malficas, responsveis pela reputao de sbio e calnias tantas que oxigenaram a ao de impiedade. Com franqueza contraps-se a seu acusador Meleto:
Diz que sou ru de corromper a mocidade. Mas eu, atenienses, afirmo que Meleto ru de brincar com assuntos srios; por leviandade, ele traz a gente presena dos juizes, fingindo-se profundamente interessado por questo de que jamais fez o mnimo caso.40

Scrates, a fiarmo-nos na descrio do pai da academia, justificavase, demonstrando destemor para com a morte que o aguardava:

3 8 Xenofonte, Apologia de Scrates, pg. 165. 3 9 Plato, Apologia, pg. 6. 4 0 Id. Ibid., pg. 11.

19

Com efeito, senhores, temer a morte o mesmo que supor-se sbio quem no o , porque supor que sabe o que no sabe. Ningum sabe o que a morte, nem se, por ventura, ser para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se coubessem ser ela o maior dos males. A ignorncia mais condenvel no essa de supor saber o que no sabe?41

O filsofo astutamente comprovou que os atenienses seriam os maiores perdedores da inevitvel condenao. Ao matar Scrates, Atenas condenou-se a si mesma, exibindo-se como intolerante, desptica, propiciadora de censura para com a qual (salvo excees) a tradio ocidental faz ouvidos moucos. A historiografia do pensamento jurdico implementa aodada apropriao do legado tico, mediando extensivamente, ocultando deficincias estruturais e ampliando modelos de otimizao conjuntural. Constri-se democracia que mais mitologia e menos fato. Mas Scrates premonira quem seriam os derrotados com sua condenao:
Neste momento, Atenienses, longe de atuar na minha defesa, como poderiam crer, atuo na vossa, evitando que, com minha condenao, cometais uma falta para com a ddiva que recebestes do deus.42

Scrates tambm apelou para a legalidade, julgando-se vtima da incorreta aplicao das leis:
O juiz no toma assento para dispensar o favor da justia mas para julgar; ele no jurou favorecer a quem bem lhe parea, mas julgou segundo as leis.43

A defesa de Scrates transcende como intransigente apologia da legalidade. O juiz vinculado aplicao da lei, qual concepo tripartite e absoluta que adiantara-se vinte sculos obra de Montesquieu. Porm Scrates tambm motejou dos juizes. Sugeriu multa que o beneficiaria. Todavia aceitou a sentena condenatria e com as seguintes palavras teria ganho a posteridade:

4 1 Id. Ibid., pg. 15. 4 2 Id. Ibid., pg. 16. 4 3 Id. Ibid., pg. 20.

20

Bem, chegada a hora de partirmos, eu para a morte, vs para a vida. Quem segue melhor rumo, se eu, se vs, segredo para todos, menos para a divindade.44

No Fdon, Plato narrou o sofrimento dos amigos de Scrates, aps ter o filsofo ingerido veneno:
Nesse momento ns, que ento conseguramos com muito esforo reter o pranto, ao vermos que estava bebendo, que j havia bebido, no nos contivemos mais. Foi mais forte do que eu. As lgrimas me jorraram em ondas (...).45

Ao fim Scrates pediu a Crton que imolasse um galo em honra a Asclpio46. Ao oferendar entidade mxima da sade, Scrates outorgou ao mundo sua ltima e mais transcendente lio: a morte libera-nos das dores e permite-nos o repouso eterno. Foi-se Scrates, persistiu seu legado. A crtica faz a vida ter sentido; se vivo, Scrates duvidaria da imensido de sua influncia. A questo socrtica no esgota-se em sua historicidade. recorrente na pesquisa filosfica de sabor histrico o real alcance dos fatos sob anlise. Ainda no pacificou-se, entre outras, a no menos complexa questo de fundo do discurso homrico: a guerra de Tria aconteceu realmente?47 A partir de modelo conceitual para anlise sistemtica de idias e sensaes, fundamento da ideologia48, apropriada pelo pensamento marxista como apreenso errnea dos fatos, da vida49, percebe-se que o legado dos episdios pretritos pode ser manipulado pelas mediaes presentes. Isidor Stone, polmico jornalista norte-americano, afirmara que Scrates fora inimigo da democracia50, pregando sociedade fechada, de modelo mais espartano, mas que a democracia ateniense o censurou, implementando caa s bruxas51. O Scrates de Xenofonte prope reis

4 4 Id. Ibid., pg. 27. 4 5 Id. Ibid., pg. 126. 4 6 Id. Ibid., loc. cit.. 4 7 Claude Moss, A Grcia Arcaica de Homero a squilo, pg. 15 e ss. 4 8 John B. Thompson, Ideologia e Cultura Moderna, pg. 44. 4 9 Id. Ibid., pg. 50. 5 0 Isidor Stone, The Trial os Socrates, pg. 16. 5 1 Id. Ibid., pg. 231.

21

dentro dos limites das leis, enquanto o Scrates de Plato no admitia nenhum limitao para o rei filsofo52. Isidor Stone insiste na admirao de Scrates por Esparta53, na fixao socrtica da coragem (andria) como virtude (aret) 54 . O autor norte-americano tambm observa que os acusadores eram democratas radicais55. Admite que Scrates poderia conseguir absolvio56 se agisse com pouco mais de tato, e com um pouco menos de insolncia57. O julgamento de Scrates, para Stone, comprova que em Atenas, poca, no havia liberdade de expresso. E teria sido a poca dourada da democracia. Plato narra que Scrates ainda falara com mulher e filho, antes do fim. O verdadeiro filsofo no teme a morte; assim Plato nos leva a acreditar. Os ltimos momentos de Scrates sugerem sucesso de imagens, ditos, exemplos. Scrates ao proclamar defesa, apologia pro vita sua, consubstancia reputao para a eternidade. Crito sugeriu fuga, j organizada; Scrates recusou. Patriota, Scrates nunca deixara a cidade; o filsofo protesta por cumprir as leis, sem discuti-las, premonindo positivismo e fetichismo legal dos sculos vindouros. Scrates fizera muitos inimigos. Passados cinco anos do fim da Guerra do Peloponeso, o imprio ateniense, em runas, ensejou faces, problemas internos. A crise dos velhos princpios exigia bode expiatrio. Embora dedicado ao Estado, vida da plis, as suspeitas caam sobre Scrates. O pensador representava nova era espiritual. No obstante a acusao de atesmo, de corrupo de juventude, Scrates pretendia que no podiam calar sua voz. Ironicamente deduzia que os atenienses deveriam estar felizes. A dialtica socrtica sacudira a cidade da letargia. A maiutica acordava a plis do sono dogmtico, precisando o relativismo das crenas e verdades.

5 2 Id. 5 3 Id. 5 4 Id. 5 5 Id. 5 6 Id. 5 7 Id.

Ibid., Ibid., Ibid., Ibid., Ibid., Ibid.,

pg. 16. pg. 18. pg. 52. pg. 174 e ss.. pg. 197. pg. 210 e ss..

22

luz de estreito normativismo os acusadores tinham razo. Aps a execuo de Scrates, seus amigos se dissiparam. Plato percorre a Grcia, Egito, Itlia. Voltar aos quarenta anos para inaugurar sua academia. Lgrimas e suspiros dos amigos de Scrates faziam sonoplastia de democracia doente, esgotada pela prpria seiva. Iluso ideolgica de liberdade inexistente, isonomia malvada, posterior contrafao cultural do exagero. A morte de Scrates qualifica alucinaes: ou a democracia ateniense no admitia criticas e assim no era democracia, ou democracias devem aceitar opositores e rapidamente deixaro de ser democracias. Podese tolerar quem prega a destruio dos tolerantes?

Concluso
A artigo pode trabalhar com duas assertivas: o Scrates de Plato no era democrata e a democracia ateniense o eliminou, ou o Scrates histrico era mal visto e temido pelos detentores do poder, que com a execuo do filsofo comprovaram que no toleravam a liberdade de expresso. Em qualquer a perspectiva eleita como mais apropriada, o desate conceitual idntico. A morte de Scrates, por envenenamento, acena com trao recorrente na tradio ocidental. O pensamento crtico irrita, agride, gera desconfianas, precisa ser extirpado, anulado. O pensador ateniense assume o papel de mrtir. Seu sentido messinico potencializado pela aparncia, smbolo do desinteresse e do desleixo. Sua execuo no anula inegveis progressos da civilizao grega. Sua morte no representa o fim de qualquer sentimento de simpatia para com o legado tico. Sua trajetria mais uma, dentre as tantas sofridas em pocas, tempos, lugares, de muitas ditaduras. O artigo admite que a parte no pode ser tomada pelo todo e no desacredita na Grcia por conta da execuo de Scrates. Apenas insiste numa reflexo mais radical e menos apressada. que a morte do filsofo outro ingrediente, entre tantos que h, que comprovam que a democracia grega tinha limitaes e senes, especialmente se vista sob o prisma de nosso prprio tempo, nica viso que podemos realisticamente compreender. Porm

23

admitir tal perspectiva como nica limitar o alcance da objetividade da histria do direito que passa a identificar, to somente, a vontade e o compromisso ideolgico do narrador. O julgamento de Scrates permite que a historiografia jurdica desconfie das desejveis relaes entre direito, histria e verdade.

Referncias
ANDREWES, Antony. Greek Society. London: Penguin Books, 1991. ARISTFANES. Lisstrata. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1964. __________. As Vespas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. __________. A Constituio de Atenas. So Paulo: Hucitec, 1995. __________. A Poltica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. __________. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultura, 1987. BERNAL, Martin. Black Athena, The Afroasiatic Roots of Classical Civilization. London: Vintage Books, 1991. BLOCH, Marc. Introduo Histria. Sintra : Europa-Amrica, 1997. BOTTON, Alain de . The Consolations of Philosophy. London : Hamish Hamilton, 2000. BREISACH, Ernest. Historiography. Chicago : University of Chicago Press, 1994. CAREY, Cristopher. Trials from Classical Athens. London and New York: Routledge, 1997. CARLIER, Pierre. Dmosthne. S.l., Fayard, 1990. CARR, Edward Hallet. O que histria ? So Paulo : Paz e Terra, 1996. COHEN, David. Law, sexuality and society. The enforcement of morals in classical Athens. New York: Cambridge University press, 1994. COHEN, David. Law, Violence and Community in Classical Athens. New York: Cambridge University Press, 1995.

24

COHEN, Edward. The Athenian Nation. New Jersey: Princeton University Press, 2000. COLLINGWOOD, R.G. The Idea of History. Oxford : Oxford University Press, 1994. __________. The Principles of History. Oxford : Oxford University Press, 2001. COPLESTON, Fredrick. A History of Philosophy. London : Jarrold and Sons, 1961. CROCE, Benedetto. A Histria. Rio de Janeiro : Zahar, 1962. DEL VECCHIO, Giorgio. Lies de Filosofia do Direito. Coimbra : Armnio Armado, 1979. FINLEY, Moses (edit). The Portable Greek Historians. New York: Penguin Books, 1977. FINLEY, Moses. Democracia Antiga e Moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1988. __________. Economia e Sociedade na Grcia Antiga. So Paulo: Martins Fontes, 1989. FINLEY, Moses. Uso e Abuso da Histria. So Paulo: Martins Fontes, 1989. FRANCE, Peter. Greek as a Treat. London : Penguin Books, s.d. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Histria e Narrao em Walter Benjamin. So Paulo:Perspectiva, 1999. GAY, Peter. O Estilo na Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. GILDERHUS, Mark T. History and Historians. Sadle River: Pearson Education, 2000. GODOY, Arnaldo Moraes. O Legado Romntico da Grcia Clssica. Tese de doutorado. PUC-So Paulo- indita. Orientao de Luiz Antonio Rizzatto Nunes. GRANT, Michael. Gli Imperatori Romani. Roma: Grandi Tascabili Economici Newton, 1996. GRANT, Michael. Histria Resumida da Civilizao Clssica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. __________. The Classical Greeks. London: Phoenix, 1997. HARTOG, Franois. O Espelho de Herdoto. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

25

HARVEY, Paul. Dicionrio Oxford de Literatura Clssica. Rio de Janeiro : Zahar, 1987. HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. Dialectic of Enlightment. New York : Continum, 2001. KRAUS, Ren. Scrates. Rio de Janeiro : Vecchi, 1960. LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo : Max Limonad, 2000. LOPES, Marcos Antnio. Voltaire historiador. Campinas, Papirus, 2001. MOSS, Claude. A Grcia Arcaica de Homero a squilo. Lisboa : Edies 70, s.d. __________. O Processo de Scrates. Rio de Janeiro : Zahar, 1991. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. A Intuio e o Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. PLATO. Banquete. So Paulo: Atena Editora, 1961. __________. Cartas. Lisboa: Editorial Estampa, 1989. __________. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1979. __________. Leis. Bauru: Edipro, 1999. Traduo de Edson Bini. __________. Protgoras. Lisboa: Editorial Inqurito Limitada. __________. A Repblica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. __________. Grgias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. REEVE, C.D.C..Scrates in the Apology. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1989. ROBERTS, J.M..City of Sokrates. London and New York: Routledge, 1998. ROBERTS, Jennifer Tolbert. Athens on Trial. New Jersey: Princeton University Press, 1994. ROMILLY, Jacqueline de. Histria e Razo em Tucdides. Braslia : Editora da UNB, 1998. SCHAFF, Adam. Histria e Verdade. So Paulo : Martins Fontes, 1995.

26

SCRATES. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1987. STONE, I.F. The Trial of Socrates. New York: Anchor Books, s.d.. __________. O Julgamento de Scrates. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. THOMPSON, John, B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrpolis : Vozes, 2000. VICO, Giambattista. A Cincia Nova. Rio de Janeiro : Record, 1999. WOLKMER, Antonio Carlos. Histria do Direito no Brasil. Rio de Janeiro : Forense, 2000. XENOFONTE. Econmico. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

27

You might also like