Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária

(Cash Management – Produtos) LAY OUT TROCA DE ARQUIVOS Padrão REAL 200 Posições

VERSÃO: 01.0 Data da Última Atualização:19/09/2004

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Tópicos do Documento

Estrutura do Documento
Estrutura do Documento 1 - Apresentação do Documento 2 - Fluxo Geral de Informações 3 - Composição do Arquivo 4 - Descrição do Processo 5 - Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária

2

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Introdução

1 - Apresentação do Documento
Este manual apresenta um padrão para a troca de informações entre Empresas e Banco, a ser adotado na prestação de serviços bancários que possibilitem esse intercâmbio. Baseado nas informações necessárias para a implementação de cada tipo de serviço, o padrão define um conjunto de registros/campos que devem compor o arquivo de troca de informações. O padrão abrange o seguinte tipo de serviço:
·

Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária

Estrutura do Documento
O documento está dividido nos seguintes tópicos: 1.0 - Introdução Apresenta uma visão geral do serviço disponível e o contexto em que ocorre, identificando as entidades origem e destino de cada fluxo de troca de informações. 2.0 - Estrutura do Arquivo Define a composição do arquivo (header, lotes de serviço e trailer), conceituando cada tipo de registro existente e especificando a forma de utilização de cada um deles por tipo de serviço, e apresenta o layout do header e do trailer de arquivo. 3.0 - Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária Conceitua o serviço de Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária através da definição do objetivo, das entidades envolvidas e do fluxo de informações, e apresenta o layout dos registros/segmentos a serem utilizados na sua implementação. Este tipo de serviço possibilita a geração de extrato de conta corrente para conciliação bancária, considerando exclusivamente os saldos contábeis de conta corrente.

3

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Introdução

Alteração do Manual
O tratamento de um novo tipo de serviço ou a alteração de qualquer uma das especificações constantes neste manual deverá ser previamente aprovada pelo ABN Amro Real SA.

4

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Introdução

2 - Fluxo Geral de Informações
O extrato de conta corrente e conta investimento por meio magnético e eletrônico tem como finalidade simplificar e padronizar a troca de informações entre o Banco e Empresas, além de atender clientes pessoa jurídica que necessitem de maior agilidade na conciliação de sua conta corrente. A periodicidade do envio dos dados, bem como a forma de envio pode ser solicitada conforme tabela abaixo: Periodicidade Extrato Diário - 3 dias para devolução dos dados Cartucho Extrato Semanal - 3 dias para devolução dos dados Extrato Mensal - 10 dias para devolução dos dados Extrato Diário - 3 dias para devolução dos dados Disquete Extrato Semanal - 3 dias para devolução dos dados Extrato Mensal - 10 dias para devolução dos dados Extrato Diário Via Conexão de Computadores Extrato Semanal Extrato Mensal Extrato Diário TP - Teleprocessamento Extrato Semanal Extrato Mensal Os Dados enviados pelo Banco Referem-se ao movimento Data Base D-1 (Parcial) e D-2 (Final) O fluxo de informações abaixo mostra uma visão geral do serviço de envio de extrato via meio eletrônico disponibilizado pelo Banco: Forma

Arquivo Retono (Obrigatório) Contém as informações Referente a Extrato de Conta Corrente

5

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Estrutura do Arquivo

3 - Composição do Arquivo
O Arquivo de troca de informações entre o Banco e Empresas é composto de um registro header de arquivo, um ou mais lotes de serviço e um registro trailer de arquivo, conforme ilustra a figura abaixo:

A R Q U I V O

Registro Header de Arquivo (Tipo de Registro = 0) L O T Registros de Transações (Tipo de Registro = 1) E S Registro Trailer de Arquivo (Tipo de Registro = 9)

Com a estrutura apresentada, um único arquivo pode conter vários lotes de serviços distintos. Este procedimento, que permite com que Empresas e Banco consolidem em um só arquivo todas as informações que desejam trocar entre si, deve ser previamente acordado entre cada Banco e Empresa Cliente.

Lote de Serviço
Um lote de serviço é composto de um registro header de lote, um ou mais registros detalhe e um registro trailer de lote. Um lote de serviço só pode conter um único tipo de serviço. Os registros Transações Tipo 1 compostos de campos fixos, comuns a todos os tipos de serviço, e campos específicos, padrões para cada um dos tipos de serviço.

Lote
Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária

Observações
Tamanho do Registro
O Tamanho do Registro é de 200 bytes.

Alinhamento de Campos
· · Campos Numéricos (Num) Campos Alfanuméricos (Alfa) = Sempre à direita e preenchidos com zeros à esquerda. = Sempre à esquerda e preenchidos com brancos à direita.
6

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

4 - Descrição do Processo
Objetivo
O produto Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária tem por objetivo fornecer aos Clientes do Banco informações para que estes realizem a conciliação bancária de suas contas correntes de forma automatizada e com maior segurança, através do recebimento eletrônico do extrato de conta corrente, enviado pelo Banco.

Entidades Participantes do Processo
Entidade
Cliente Banco

Descrição
Pessoa física ou jurídica que irá receber o extrato de conta corrente e conta investimento (dono da conta corrente). Banco detentor da conta corrente e da conta investimento do Cliente.

Fluxo de Informações
O Banco, de acordo com a periodicidade previamente definida, envia ao Cliente um extrato de suas contas correntes e contas investimento, identificando o saldo inicial, os lançamentos e o saldo final. Informações de várias contas correntes e contas investimento podem ser enviadas em um mesmo arquivo, sendo necessário montar um Lote para cada conta corrente que o Cliente mantém com o Banco.

Diagrama

CLIENTE

CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

7

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Eventos
CONCILIAÇÃO BANCÁRIA - RETORNO Evento Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária
Informações que compõem o extrato das contas correntes e contas investimentos de um Cliente, em um determinado período.

Observações Gerais
Freqüência do Extrato O convênio firmado entre o Banco e o Cliente define a freqüência com que as informações sobre Conciliação Bancária são enviadas. É possível ter extratos diários, semanais e mensais, entre outros. No caso de extrato de freqüência diária disponibilizado em D ou D+1, o saldo inicial e final do dia mostram sempre uma posição parcial, pois neste momento ainda não estão disponíveis todas as informações da compensação e possíveis estornos. Saldos do Extrato O produto Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária contempla: Saldo Total – Somatória dos saldos, isto é, são considerados os valores bloqueados. Saldo Disponível – Referente aos valores disponíveis para saques e transações. Saldo Bloqueado Dia – Referente aos valores das transações DOC Compe e liquidação de cobrança com recurso bloqueado dia, que serão considerados disponível na data do float + 1 dia. Saldo Cheque Bloqueado – Referente aos valores que serão disponibilizados após compensação interbancária.

8

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária

5 - Extrato de Conta Corrente e Conta Investimento para Conciliação Bancária
Registro Header de Arquivo
Campo
Identificação do Tipo de Registro Reservado Identificação do Tipo de Serviço Descrição do Tipo de Serviço

Posição Nº Nº Formato Default De Até Dig Dec
001 001 002 009 010 011 012 026 1 8 2 15 Alfa Alfa Alfa Alfa '04' ou '73' (referente a conta investimento) 'EXTRATO C/C’ ou 'EXTRATO C/I' (referente a conta investimento) '0'

Descrição

Brancos

Código da Empresa para o Banco Reservado Código do Banco na Câmara de Compensação Nome do Banco Data da Geração Hora da Geração Reservado Identificação do Tipo de Serviço

027 046 047 076 077 079 080 094 095 100 101 106 107 189 190 191

20 30 3 15 6 6 83 2 3 6

-

Alfa Alfa Num Alfa Num Num Alfa Alfa Num '04' ou '73' (referente à conta investimento) '356' '356' 'Banco Real'

Nome do Grupo Brancos

DDMMAA HHMMSS Brancos

Chave Geral Número do Banco na Câmara de Compensação 192 194 Número Seqüencial do Registro no Arquivo 195 200

000001 a 999999

9

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária

Registro Transação - Saldo Inicial
Posição Campo Identificação do Tipo de Registro Código de Inscrição da Empresa Inscrição Número de Inscrição 004 017 da Empresa Número da Agência 018 021 na Rede Número da Conta 022 028 029 041 042 042 043 047 048 080 081 086 105 105 106 106 107 124 125 125 126 143 144 161 162 189 Identificação do Tipo de Serviço Chave Geral 190 191 Valor Absoluto do Saldo Inicial 087 104 Situação do Saldo - D/C Status dos Saldos (Parcial/Final/Intra-Dia) 14 4 07 13 1 5 33 6 16 1 1 16 1 16 16 28 2 3 6 2 2 2 2 Num Num Num Alfa Alfa Num Alfa Num Num Alfa Alfa Num Alfa Num Num Alfa Alfa Num '04' ou '73' (referente à conta investimento) '356' 000001 a 999999 Brancos 'D' Devedor ou 'C' Credor 'D' Devedor ou 'C' Credor 'P' Parcial ou 'F' Final ou “I” Intra-Dia Brancos ‘0´ Saldo inicial do extrato Número de sequência do arquivo por conta Brancos DDMMAA De Nº Nº Formato Alfa Alfa Default '1' ‘01’ – CPF ‘02’ – CNPJ ‘03´ – PIS ‘98´ – Outros ‘99’ – Não Tem De Acordo com o Código Informado no Campo Anterior e Cadastramento no Banco Descrição

Até Dig Dec 1 2 -

001 001 002 003

E M P R E S A Reservado

Ag. Conta

Identificador de Registros Geração Reservado Data do Saldo Inicial do Extrato Saldo Total Descrição

Saldo Valor do Saldo Inicial Disponível Situação do Saldo - D/C Saldo Inicial Bloqueado Dia Saldo Inicial CHEQUES Bloqueados Reservado

Número do Banco na Câmara de 192 194 Compensação Número Seqüencial do Registro 195 200 no Arquivo

10

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária

Registro Transação - Lançamento
Posição Campo Identificação do Tipo de Registro Código de Inscrição da Empresa Inscrição Número de Inscrição 004 017 da Empresa Número da Agência 018 021 na Rede Número da Conta 022 028 029 041 042 042 043 045 046 049 050 074 075 080 081 086 087 104 105 105 106 106 107 119 120 182 14 4 07 13 1 3 4 25 6 6 16 1 1 11 63 2 2 Num Num Num Alfa Alfa Alfa Alfa Alfa Num Num Num Alfa Alfa Num Alfa Para Caso de Débito Automático: 120 – 144 Alfa (Nº de Identificação do Débito Automático) 145 – 146 Alfa (Sigla do Estado da Concessionária) 147 – 182 Alfa (Nome da Concessionária) ‘1’ Tipo DISPONÍVEL ‘2’ Tipo Bloqueado Dia ‘3’ Tipo CHEQUE Zeros D=Débito / C=Crédito DDMMAA ‘1’ Lançamento Histórico Disponível no BANCO ABN AMRO REAL SA De Até Nº Nº Formato Alfa Alfa Default '1' ‘01’ – CPF ‘02’ – CNPJ ‘03´ – PIS ‘98´ – Outros ‘99’ – Não Tem De Acordo com o Código Informado no Campo Anterior e Cadastramento no Banco Descrição

Dig Dec 1 2 -

001 001 002 003

E M P R E S A

Ag. Conta

Reservado Identificador de Registros Categoria do Lançamento Código Histórico no Banco Descrição Histórico do Lançamento Número do Documento do Lançamento Data do Lançamento Valor Absoluto do Lançamento Tipo de Lançamento Código de Pagamento CPMF Valor Absoluto do CPMF Histórico Variável

L A N Ç A M E N T O

Natureza do Lançamento Reservado

183 183 184 189

1 6 2 3 6

-

Alfa Num ZEROS

Identificação do Tipo de Serviço 190 191 Chave Número do Banco na Câmara 192 194 Geral de Compensação Número Seqüencial do Registro 195 200 no Arquivo

Alfa '04' ou '73' (referente à conta investimento) Num '356' 000001 a 999999

11

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária

Registro Transação - Saldo Final
Posição Campo Identificação do Tipo de Registro E M P R E S A Código de Inscrição da Empresa Inscrição Número de Inscrição da Empresa Número da Agência na Rede Número da Conta 004 017 018 021 022 028 029 041 043 047 048 056 057 074 075 080 081 086 087 104 105 105 106 106 107 124 125 125 126 143 144 161 162 189 190 191 Valor Absoluto do Saldo Final Situação do Saldo (Devedor/Credor) Status dos Saldos (Parcial/Final) Valor do Saldo Final Disponível Situação do Saldo – D/C Valor do Saldo Final Bloqueado Dia Valor do Saldo Final Bloqueado 14 4 7 13 1 5 9 16 6 6 16 1 1 16 1 16 16 28 2 3 6 2 2 2 2 2 Alfa Alfa Num Num Num Alfa Alfa Num Alfa Num Num Alfa Alfa Num '04' ou '73' (referente à conta investimento) '356' 000001 a 999999 Brancos 'D' Devedor ou 'C' Credor 'D' Devedor ou 'C' Credor 'P' Parcial ou 'F' Final Brancos ZEROS Brancos Limite da Conta Corrente Zeros DDMMAA Num Num Alfa Alfa Alfa Brancos ‘2’ Saldo Final do Extrato De Nº Nº Formato Alfa Alfa Default '1' (01 – CPF) (02 – CNPJ) (03 – PIS) (98 – Outros) (99 – Não Tem) De Acordo com o Código Informado no Campo Anterior e Cadastramento no Banco Descrição

Até Dig Dec 1 2 -

001 001 002 003

Ag. Conta Reservado

Diferenciador entre Registros de Transação 042 042 Geração Reservado Limite Reservado Data do Saldo Final do Extrato Saldo Final Total Descrição Saldo Final Disponível Saldo Final Bloqueado CHEQUES Bloqueados Reservado Identificação do Tipo de Serviço

ou “I” Intra-Dia

Chave Número do Banco na Câmara de 192 194 Geral Compensação Número Seqüencial do Registro no 195 200 Arquivo

12

Padrão BANCO ABN AMRO REAL 200 Posições

Extrato de Conta Corrente para Conciliação Bancária

Registro Trailer de Arquivo
Campo
Identificação do Tipo de Registro Quantidade de Contas no Arquivo Quantidade de Registros Tipo '1' no Arquivo Soma Absoluta dos Valores Lançados a Débito Soma Absoluta dos Valores Lançados a Crédito Natureza Soma Absoluta de Valores a Crédito Tipo 1 Soma Absoluta de Valores a Débito Natureza Soma Absoluta de Valores a Crédito Tipo 2 Soma Absoluta de Valores a Débito Natureza Soma Absoluta de Valores a Crédito Tipo 3 Soma Absoluta de Valores a Débito Reservado Identificação do Tipo de Serviço Quantidade de Registros Quantidade de Registros Quantidade de Registros

Posição
001 001 002 006 007 012 013 028 029 044 045 050 051 066 067 082 083 088 089 104 105 120 121 126 127 142 143 158 159 189 190 191


1 5 6 14 14 6 14 14 6 14 14 6 14 14 31 2 3 6


2 2 2 2 2 2 2 2 -

Formato Default
Alfa Num Num Num Num Num Num Num Num Num Num Num Num Num Alfa Alfa Num '04' ou '73' (referente à conta investimento) '356' Brancos '9'

Descrição

De Até Dig Dec

Chave Geral Número do Banco na Câmara de Compensação 192 194 Número Seqüencial do Registro no Arquivo 195 200

000001 a 999999

13