You are on page 1of 16

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados. Sempre que utilizadas, as siglas subseqentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: DF = Distrito Federal; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

Hoje o sistema isola, atomiza o indivduo. Por isso seria importante pensar as novas formas de comunicao. Mas o sistema tambm nega o indivduo. Na economia, por exemplo, mudam-se os valores de uso concreto e qualitativo para os valores de troca geral e quantitativa. Na filosofia aparece o sujeito geral, no o indivduo. Ento, a diferena uma forma de crtica. Afirmar o indivduo, no no sentido neoliberal e egosta, mas no sentido dessa idia da diferena um argumento crtico. Em virtude disso, dessa discusso sobre a filosofia e o social surgem dois momentos importantes: o primeiro pensar uma comunidade autoreflexiva e confrontar-se, assim, com as novas formas de ideologia. Mas, por outro lado, a filosofia precisa da sensibilidade para o diferente, seno repetir apenas as formas do idntico e, assim, fechar as possibilidades do novo, do espontneo e do autntico na histria. Espero que seja possvel um dilogo entre as duas posies em que ningum tem a ltima palavra.
Miroslav Milovic. Comunidade da diferena. Relume Dumar, p. 131-2 (com adaptaes).

10

13

16

19

O agente tico pensado como sujeito tico, isto , como um ser racional e consciente que sabe o que faz, como um ser livre que escolhe o que faz e como um ser responsvel que responde pelo que faz. A ao tica balizada pelas idias de bem e de mal, justo e injusto, virtude e vcio. Assim, uma ao s ser tica se consciente, livre e responsvel e ser virtuosa se realizada em conformidade com o bom e o justo. A ao tica s virtuosa se for livre e s o ser se for autnoma, isto , se resultar de uma deciso interior do prprio agente e no de uma presso externa. Evidentemente, isso leva a perceber que h um conflito entre a autonomia da vontade do agente tico (a deciso emana apenas do interior do sujeito) e a heteronomia dos valores morais de sua sociedade (os valores so dados externos ao sujeito). Esse conflito s pode ser resolvido se o agente reconhecer os valores de sua sociedade como se tivessem sido institudos por ele, como se ele pudesse ser o autor desses valores ou das normas morais, pois, nesse caso, ele ser autnomo, agindo como se tivesse dado a si mesmo sua prpria lei de ao.
Marilena Chaui. Uma ideologia perversa. In: Folhaonline, 14/3/1999 (com adaptaes).

Com referncia s idias e s estruturas lingsticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
1 2

Julgue os seguintes itens, a respeito da organizao das estruturas lingsticas e das idias do texto acima.
8

Depreende-se do texto que pensar as novas formas de comunicao (R.2) significa isolar ou atomizar o indivduo. Preservando-se a correo gramatical do texto, bem como sua coerncia argumentativa, a forma verbal mudam-se (R.4) poderia ser empregada tambm no singular. O conectivo Ento (R.6) estabelece uma relao de tempo entre as idias expressas em duas oraes. A partir do desenvolvimento das idias do texto, conclui-se que a palavra crtico (R.9) est sendo empregada como crucial, perigoso. O emprego de Em virtude disso (R.9) mostra que, imediatamente antes do termo o social (R.10) est subtendida a preposio de, que, se fosse explicitada, teria de ser empregada sob a forma do. A expresso por outro lado (R.13) explicita a caracterizao do segundo dos dois momentos importantes (R.10-11). Como o ltimo perodo sinttico do texto se inicia pela idia de possibilidade, a substituio do verbo tem (R.18) por tenha, alm de preservar a correo gramatical do texto, ressaltaria o carter hipottico do argumento.

3 4

10

11

12 13

Depreende-se do texto que agente e sujeito, ambos na linha 1, no so sinnimos, embora possam remeter ao mesmo indivduo. De acordo com as relaes argumentativas do texto, se uma ao no for virtuosa (R.7), ela no resulta de deciso interior; se no for tica (R.6), ela no ser consciente, livre e responsvel. pela acepo do verbo levar, em leva a perceber (R.11), que se justifica o emprego da preposio a nesse trecho, de tal modo que, se for empregado o substantivo correspondente a perceber, percepo, a preposio continuar presente e ser correto o emprego da crase: percepo. Os sinais de parnteses nas linhas de 12 a 15 tm a funo de organizar as idias que destacam e de inseri-las na argumentao do texto; por isso, sua substituio pelos sinais de travesso preservaria a coerncia textual e a correo do texto, mas, na linha 15, o ponto final substituiria o segundo travesso. A expresso Esse conflito (R.15) tem a funo textual de recuperar a idia de heteronomia (R.13). A organizao das idias no texto mostra que, em suas duas ocorrncias, o pronome ele, na linha 17, refere-se textualmente a agente (R.15).

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

10

13

16

19

22

Aceitar que somos indeterminados naturalmente, que seremos lapidados pela educao e pela cultura, que disso decorrem diferenas relevantes e irredutveis aos genes muito difcil. Significa aceitarmos que h algo muito precrio na condio humana. Parte pelo menos dessa precariedade ou indeterminao alguns chamaro liberdade. Porm nem mesmo a liberdade to valorizada quanto se imagina. Ela implica responsabilidades. Parece que se busca conforto na condio de coisa. Se eu for objeto, isto , se eu for natureza, meus males independem de minha vontade. Alis, o que est em discusso no tanto o que os causou, mas como resolv-los: se eu puder solucion-los com um remdio ou uma cirurgia, no preciso responsabilizar-me, a fundo, por eles. Tratarei a mim mesmo como um objeto. A postura das cincias humanas e da psicanlise outra, porm. Muito da experincia humana vem justamente de nos constituirmos como sujeitos. Esse papel pesado. Por isso, quando entra ele em crise quando minha liberdade de escolher amorosa ou poltica ou profissionalmente resulta em sofrimento , posso aliviar-me procurando uma soluo que substitua meu papel de sujeito pelo de objeto.
Roberto Janine Ribeiro. A cultura ameaada pela natureza. Pesquisa Fapesp Especial, p. 40 (com adaptaes).

Julgue o item abaixo, relativo a redao de correspondncia oficial.


20

Respeita as normas de redao de documento oficial o seguinte exemplo para a parte final de um relatrio:
3. A fim de que sejam evitados novos fatos dessa natureza, sugerimos uma divulgao mais bem consubstanciada nos dispositivos legais que norteiam o funcionamento do referido Departamento que desde o advento de sua criao vem melhorando a olhos vistos no atendimento aos seus objetivos. Respeitosamente Braslia, 3. de abril de 2008

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqentes.


14

A escalada nos preos dos alimentos diante da forte demanda no mercado mundial mobiliza autoridades em todo o planeta. Desde o ano passado, os preos de alimentos subiram em mdia 40%. Nos ltimos trs anos, a alta foi de 83%. O presidente Lula, na Holanda, disse que necessrio produzir mais em nvel mundial, mas que no se pode culpar o investimento nos biocombustveis pela presso. Segundo ele, o aumento dos preos de alimentos se d pelo fato de as pessoas pobres estarem comeando a comer em lugares como China, ndia e Amrica Latina. Para o representante da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO) no Brasil, a crise mundial de alimentos fruto de ataque especulativo.
Jornal do Brasil, 11/4/2008, p. A17 (com adaptaes).

O emprego de verbos e pronomes como somos (R.1), se busca (R.9), eu (R.10) e minha (R.11) mostra que os argumentos se opem pela ligao de alguns a um sujeito coletivo e, de outros, a um sujeito individual, associando o coletivo a sujeito social e o individual a objeto, coisa. As oraes que precedem (R.4) constituem o sujeito que leva esse verbo para o singular. A substituio de primeira pessoa do plural em aceitarmos (R.4) pela forma correspondente no-flexionada, aceitar, manteria coerente a argumentao, mas provocaria incorreo gramatical. Dadas as relaes de sentido do texto, os dois ltimos perodos do primeiro pargrafo poderiam ser ligados pelo termo porque. Nesse caso, o ponto final que encerra o primeiro desses perodos deveria ser retirado e o termo Ela (R.8) deveria ser escrito com letra minscula. A funo sinttica exercida por a mim mesmo, em Tratarei a mim mesmo (R.14-15) corresponde a me e, por essa razo, tambm seria gramaticalmente correta a seguinte redao: Tratarei-me. O deslocamento do travesso na linha 21 para logo depois de profissionalmente (R.20) preservaria a correo gramatical do texto e a coerncia da argumentao, com a vantagem de no acumular dois sinais de pontuao juntos.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos significativos do atual panorama da economia mundial, julgue os itens que se seguem.
21

15 16

Independentemente das razes que levaram atual escalada nos preos dos alimentos, correto afirmar que da natureza das economias de mercado a majorao do preo de mercadorias quando a demanda por elas maior do que a produo existente. Infere-se do texto que pases ricos, emergentes ou pobres, alm de organismos multilaterais e de especialistas em geral, concordam quanto identificao da causa comum determinante para o quadro de inflao dos alimentos hoje existente no mundo. No atual cenrio mundial, China e ndia se apresentam como pases que emergem vigorosamente na economia mundial, o que prova estar em franco declnio a acentuada competitividade que sempre caracterizou a globalizao. Depreende-se das palavras do presidente Lula que o Brasil fez a opo estratgica de ampliar seus espaos no comrcio global mediante o aumento da capacidade brasileira de produzir etanol ainda que s expensas da reduo das reas de plantio de alimentos. Um exemplo de ataque especulativo que atinge o setor de alimentos, na linha argumentativa utilizada pelo representante da FAO no Brasil, seria a ampliao dos investimentos para a compra de commodities agrcolas.

22

17

23

18

24

19

25

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

Em uma inesperada e rara condenao pblica violncia no Tibete e falta de liberdade de imprensa na China, o presidente do Comit Olmpico Internacional classificou como crise as manifestaes populares ocorridas em Londres, Paris e So Francisco, por onde passou a tocha olmpica. Ele deixou claro o desagrado da comunidade esportiva internacional com a represso ao Tibete e apelou China para que cumpra o compromisso moral de respeitar os direitos humanos. O Parlamento Europeu sugeriu um boicote abertura dos jogos e exortou os lderes dos 27 pases da Unio Europia (UE) a tomar uma deciso conjunta.
O Globo, 11/4/2008, capa (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas ramificaes do tema por ele abordado, julgue os itens subseqentes.
26

A figura acima ilustra uma janela do Windows XP, denominada Atividades, que contm uma pasta e dois arquivos. Com relao a essa figura e ao Windows XP, julgue os itens a seguir.
31

Ao se clicar o cone o cone

e, em seguida, se clicar

ser reposicionado, passando a ser e .

Infere-se do texto que, na atualidade, ao contrrio do que ocorria no passado, h indita apropriao poltica de eventos esportivos de grande repercusso junto opinio pblica, como o caso dos Jogos Olmpicos.
32

exibido entre os cones

A seguinte seqncia de aes permite abrir o arquivo associado ao cone : clicar o referido cone; clicar o menu Arquivo; na lista de opes disponibilizadas, clicar a opo Abrir.

27

Sede das Olimpadas de 2008, a China atravessa fase de excepcional crescimento econmico, ampliando seus nveis de consumo e participao no mercado global, ao mesmo tempo em que mantm um regime poltico forte que no se identifica com o modelo ocidental de democracia.

28

Por ser um bloco bastante homogneo, cujos integrantes se equiparam quanto ao estgio de desenvolvimento econmico e s prticas polticas democrticas, a UE conduz uma poltica externa consensualmente aprovada pelo Parlamento Europeu, cujas decises tm fora de lei e carter impositivo.

29

Os acontecimentos que envolveram a passagem da tocha olmpica pelas diversas cidades mencionadas no texto expressam uma forma de posicionamento poltico de setores da sociedade contempornea em face de determinadas situaes, a exemplo da condenao ao terrorismo e da crtica aos rumos da globalizao e ao desrespeito aos direitos humanos. A figura acima ilustra uma janela do Word 2003, com um documento em processo de edio. Com relao a essa figura e ao Word 2003, julgue os itens de 33 a 36.
33

30

Em tempos de globalizao, as disputas esportivas, sobretudo aquelas que envolvem as modalidades de maior apelo popular, tambm se subordinam aos mecanismos da economia de mercado, o que implica altos investimentos, grandes estruturas e possibilidades de lucros expressivos.

No menu

, encontram-se recursos que permitem

recortar ou copiar uma seleo do documento em edio. Esse menu tambm disponibiliza o recurso denominado Selecionar tudo.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

34

Para se sublinhar a palavra precipuamente, suficiente aplicar um clique duplo nessa palavra e, em seguida, clicar o boto . Ao se clicar novamente esse boto, o

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se seguem. O STF tem jurisdio em todo o territrio nacional. 42 Compete ao STF processar e julgar originariamente o vicepresidente da Repblica nas infraes penais comuns. 43 O vice-governador do DF pode propor ao direta de inconstitucionalidade perante o STF. 44 O litgio existente entre um organismo internacional e um municpio deve ser julgado originariamente pelo STF. 45 Os direitos e as garantias fundamentais no podem ser reconhecidos e aplicados aos estrangeiros em trnsito pelo territrio nacional. 46 possvel a impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que esteja privando um paciente do seu direito de liberdade de locomoo. 47 Todos os tratados internacionais possuem fora de lei ordinria. 48 O STF possui competncia para conhecer e julgar queixacrime contra o advogado-geral da Unio. 49 Os ttulos de crdito constitudos em pas estrangeiro, para serem executados no Brasil, dependem de homologao pelo STF. 50 Aos juzes do trabalho concedida a competncia para julgar os crimes contra a organizao do trabalho. 51 Um tribunal, ao elaborar seu regimento interno, exerce uma funo atpica legislativa. 52 Ministro do STF que cometa crime de responsabilidade dever ser processado e julgado pelo Senado Federal. 53 A criao de cargos de juiz da justia estadual depende de simples resoluo do tribunal de justia. 54 Os juzes esto submetidos vedao constitucional da filiao partidria, ainda que estejam afastados dos respectivos cargos. 55 Compete ao STJ julgar os pedidos de extradio solicitados por Estado estrangeiro e a concesso de exequatur s cartas rogatrias. A respeito do direito administrativo, julgue os itens subseqentes.
56 41

sublinhado ser desfeito.


35

Ao se clicar o boto
Pargrafo,

, ser aberta a janela denominada

que permite, entre outras aes, selecionar e imprimir um pargrafo ou um conjunto de pargrafos do documento em edio.

36

Para se substituir, no texto apresentado, o termo Constituio Federal pela sigla CF, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: selecionar o referido termo; digitar a sigla CF.

A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 7 (IE7), na qual exibida parte de uma pgina da Web. Com relao a essa janela, ao IE7 e a conceitos relacionados Internet e(ou) a intranet, julgue os itens que se seguem.
37

A seqncia de caracteres http://www.google.com.br um exemplo de endereo na Internet. Nesse endereo, os caracteres http identificam um protocolo. Ao se clicar o boto , aberto o programa Outlook

38

Express, que permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrnico, mediante o acesso, para cada usurio, a uma conta de correio eletrnico.
39

57

Ao se digitar, no campo especfico para incluso de palavras para pesquisa, as palavras Supremo Tribunal e se clicar o boto , ser iniciada uma busca por pginas que contenham a expresso exata, mas no pginas que contenham as duas palavras na ordem invertida Tribunal Supremo.

58 59 60 61

40

Clicar o boto

faz que o menu Favoritos seja aberto. Esse

menu permite o acesso a pginas da Web que tenham sido previamente includas em uma lista desse menu.
UnB/CESPE STF

62

O edital de um concurso pblico pode estabelecer limite mnimo de idade para candidato, desde que exista expressa previso legal que autorize essa exigncia. Vencimento ou remunerao a modalidade remuneratria dos servidores submetidos a regime jurdico estatutrio, enquanto que salrio a contraprestao pecuniria paga aos empregados pblicos, regidos pela CLT. Aproveitamento um exemplo de preenchimento de cargo por intermdio de provimento derivado. A vacncia sempre acarreta o rompimento definitivo do vnculo jurdico entre o servidor e a administrao. As indenizaes concedidas ao servidor pblico integram o conceito de remunerao. A licena por motivo de afastamento do cnjuge ser por prazo indeterminado e sem remunerao, sendo que o perodo de fruio no computado como tempo de servio para qualquer efeito. Antes da aplicao de uma penalidade deve ser sempre assegurado ao servidor o direito ao contraditrio e ampla defesa.

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

Julgue os seguintes itens, relativos Lei n. 11.416/2006.


63

Acerca do Regimento Interno do STF, no que se refere organizao do rgo, julgue os itens seguintes.
71

A Gratificao de Atividade Externa (GAE) ser devida exclusivamente aos ocupantes do cargo de analista judicirio cujas atribuies estejam relacionadas com a execuo de mandados e atos processuais de natureza externa. O exerccio de funes comissionadas de natureza gerencial privativo de servidores com formao superior. O adicional de qualificao ser devido a partir do dia da concluso do curso de especializao.

No caso de um cidado propor reclamao no STF, requerendo, nessa instncia, assistncia judiciria, cabe ao presidente do STF decidir acerca da concesso ou no da referida assistncia antes de ocorrer a sua distribuio. A comisso permanente de coordenao tem por atribuio sugerir aos presidentes do tribunal e das turmas, bem como aos ministros, medidas destinadas a prevenir decises discrepantes, aumentar o rendimento das sesses, abreviar a publicao dos acrdos e facilitar a tarefa dos advogados. O diretor-geral, ao qual compete dirigir a Secretaria do STF, deve ser indicado pelo presidente do tribunal, no carecendo de ser aprovada pelo plenrio do rgo a sua nomeao. Preenchidos os requisitos legais para ocupar cargo pblico, uma pessoa poder ocupar cargo de auxiliar no gabinete de um ministro do STF, mesmo no sendo servidor ocupante do cargo efetivo. Um procurador autrquico, mesmo que grande especialista em matria tributria, no poder ser nomeado como assessor de ministro, j que esse cargo deve ser ocupado por servidores pblicos efetivos do prprio STF. A sobrinha de um ministro em atividade do STF no poder, mesmo que detentora de cargo efetivo do TST, ocupar qualquer cargo em comisso no STF.

64 65

72

Maria e Joo, ambos analistas judicirios do STF, sendo ele ocupante de cargo em comisso de CJ 3, iniciaram relacionamento amoroso que resultou no nascimento de um filho. Tal fato promoveu srias desavenas entre o casal, j que Joo, por ser casado, no assumiu suas responsabilidades como pai da criana. Maria, ento, props ao judicial contra Joo pelo reconhecimento da paternidade, cumulada com penso alimentcia. Joo, alm de se negar a fornecer material gentico, pagou R$ 300,00 ao oficial de justia para demorar em cit-lo no processo. Maria, chateada com o fato, falou mal de Joo enquanto tomava caf com Joana, sua amiga e servidora do STF, na lanchonete que fica no anexo. Joana, por sua vez, estava no referido local, tendo avisado a sua chefe que sairia do seu setor para ir ao servio mdico, j que estaria com dor de cabea, fato esse inverdico. A respeito da situao hipottica apresentada e de acordo com o Cdigo de tica dos Servidores do STF (CES/STF), julgue os itens subseqentes.
66

73

74

75

76

Com relao aos atos editados pelo STF, de acordo com seu Regimento Interno, julgue os itens que se seguem.
77

Os atos normativos editados pelo tribunal ou por seus rgos e autoridades entram em vigor 45 dias aps devidamente publicados, salvo se dispuserem de modo diverso. No Regimento Interno, a deliberao definida como o ato editado em matria administrativa que, sem carter normativo, visa dar soluo a casos determinados.

78

Ao dificultar a citao judicial e a produo de prova processual, Joo no violou nenhuma norma de conduta do CES/STF, j que o fato em questo no est relacionado sua atividade pblica. Com base no CES/STF, as penalidades passveis de serem impostas aos servidores envolvidos na referida situao so apenas a advertncia ou a censura. Joana no cometeu infrao ao cdigo de tica ao mentir para sua chefe, pois esse tipo de desculpa comum no servio pblico, no havendo qualquer proibio de que os servidores pblicos possam lanchar, durante o expediente. Ao falar mal de Joo para Joana, Maria cometeu infrao ao CES/STF, j que tal procedimento prejudica a reputao de um outro servidor do STF. Na situao descrita, a comisso de tica do STF, composta por trs membros, sendo um deles o secretrio de controle interno, que a preside, no tem competncia para aplicar sanes administrativas aos servidores envolvidos.

Ministro Gilmar Mendes eleito presidente do STF


O STF elegeu na tarde desta quarta-feira o ministro Gilmar Mendes como presidente da corte para o binio 2008-2010. Mendes, que atualmente vice-presidente do STF, substitui a ministra Ellen Gracie, atual presidente. O ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente.
Internet: <www.folhaonline.com.br> (com adaptaes).

67

68

69

Com base no texto acima, e de acordo com o Regimento Interno do STF, julgue os prximos itens.
79

70

A ministra Ellen Gracie, mesmo se for a ministra mais antiga do STF, ao deixar o cargo de presidente do rgo no pode presidir a turma que era composta pelo ministro Gilmar Mendes. O ministro Cezar Peluso no deixa de integrar a turma de que membro, pelo fato de passar a ocupar a vicepresidncia do rgo.

80

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considere as seguintes informaes de uma empresa.
operao saldo inicial compra venda compra compra venda compra venda modalidade quantidade vista a prazo a prazo a prazo vista vista a prazo 30 20 40 15 25 35 10 8 valor (R$) unitrio total 32 960 35 700 110 4.400 34 510 36 900 120 4.200 33 330 118 944
RASCUNHO

< a empresa concedeu abatimentos de R$ 80,00 nas vendas


do dia 12;

< o saldo de despesas operacionais de R$ 1.200,00 e foi pago no


ms de maro;

< o saldo de despesa de depreciao em maro de R$ 800,00; < o saldo de despesas gerais e administrativas apropriadas no
perodo de R$ 2.850,00;

< o saldo do disponvel no dia 1./3/2008 correspondia a


R$ 12.658,00. Com base na ficha de controle de estoques e nas informaes complementares apresentadas acima, julgue os itens subseqentes.
81

A margem bruta apurada com a utilizao do PEPS e do controle permanente superior a 65%.

82

O CMV apurado com o UEPS e o controle permanente de R$ 2.844,00.

83

Ao se adotar o controle permanente mediante a utilizao do PEPS, o lucro antes do imposto de renda e contribuio social corresponde a R$ 1.876,00.

Acerca da classificao dos itens patrimoniais, da sua movimentao e do reflexo desta no capital circulante lquido, julgue os itens seguintes.
84

O aumento do saldo do ativo permanente intangvel advindo de pagamento por aquisio de marca provocar reduo no capital circulante lquido imediatamente.

85

O capital circulante lquido no ser afetado pelo registro do desgio na emisso de debntures com resgate de longo prazo, mas ser aumentado pela contrapartida de debntures emitidas.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

Acerca da composio do custo das mercadorias vendidas e de seus reflexos no resultado com mercadorias, julgue os itens que se seguem.
86

Acerca dos princpios fundamentais de contabilidade e divulgao das demonstraes contbeis, julgue os

seguintes itens.
95

O montante pago a ttulo de seguros e transportes sobre compras de mercadorias ser incorporado ao valor do estoque de mercadorias disponveis para revenda.

Ocorrendo o registro dos ajustes a valor de mercado dos ativos advindos de operaes de longo prazo, o princpio do registro pelo valor original no ser obedecido.

87

O recebimento de mercadorias a ttulo de bnus do fornecedor no afetar o saldo unitrio das mercadorias disponveis para venda, afetar apenas o saldo final, que ser reduzido.
96

O princpio da prudncia preconiza que o valor do ativo deve ser registrado pelo menor valor entre custo e valor de mercado. Com relao ao registro do passivo, o mesmo princpio determina que deve ocorrer o oposto. Desse modo, aumentos ou diminuies de valores nos saldos de contas de ativo ou passivo decorrentes de avaliaes a preo de mercado sero registradas na conta de ajustes de avaliao patrimonial na demonstrao do resultado do exerccio.

88

O montante pago ao fornecedor a ttulo de tributos recuperveis ser incorporado ao valor do estoque de mercadorias adquiridas para revenda.

A respeito da constituio das provises e dos seus reflexos na estrutura patrimonial, julgue os itens a seguir.
89

O registro da proviso para desvalorizao de estoques reduz tanto o capital circulante lquido como o resultado do exerccio.

90

O registro da proviso para contingncias judiciais aumenta o capital circulante lquido e reduz o resultado do exerccio. O pagamento das provises j contabilizadas no afetar o capital circulante lquido.

RASCUNHO

91

O registro da proviso para perda de investimentos afetar o saldo do ativo permanente e tambm o saldo do resultado do exerccio de maneira negativa. O registro da perda de investimentos provisionada ser a dbito da proviso para perda de investimentos e a crdito da conta de investimento.

Com relao a contabilizao e avaliao de itens do patrimnio das empresas, julgue os prximos itens.
92

O fundo de comrcio adquirido ser contabilizado em conta do ativo permanente intangvel, enquanto as aplicaes em instrumentos financeiros derivativos sero contabilizas em ativo circulante pelo seu valor de mercado ou valor equivalente, quando se tratar de aplicaes destinadas a negociao ou disponveis para venda imediata.

93

O saldo de reserva para contingncias no poder ultrapassar o valor do capital social. Ao atingir esse limite, a assemblia deliberar sobre a aplicao do excesso no aumento do capital social ou na distribuio de dividendos.

94

Na operao de incorporao de sociedade, realizada entre partes independentes e vinculada efetiva transferncia de controle, os ativos e passivos da sociedade a ser incorporada ou decorrente de fuso ou ciso sero contabilizados pelo seu valor de mercado e no pelo valor histrico.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

conta
proviso para crditos de liquidao duvidosa fretes sobre vendas banco despesa de exausto caixa reservas despesas de depreciao fornecedores despesa de amortizao despesas financeiras proviso para desvalorizao de estoques debntures emitidas de curto prazo exausto acumulada energia a pagar contas a pagar transporte de compras contas a receber material de consumo seguros sobre compras mveis e utenslios abatimento de vendas tributos a recolher aes de outras companhias para revenda despesas operacionais amortizao acumulada investimentos em controladas mercadorias para revenda ttulos a receber de longo prazo despesas com manuteno aplicaes financeiras de curto prazo estoque inicial de mercadorias investimentos em coligadas estoque final de mercadorias minas de carvo compra de mercadorias depreciao acumulada investimentos em aes prejuzos acumulados aps a DRE marcas e patentes capital social emprstimos a pagar contas a pagar de longo prazo mquinas e equipamentos receita de vendas financiamentos

valor (R$)
550 1.114 1.140 2.112 2.214 2.250 2.251 3.221 3.320 3.320 3.320 3.325 3.325 4.450 5.547 6.320 7.458 7.748 8.114 8.456 8.500 8.579 8.875 9.875 11.405 11.460 11.470 12.478 12.547 12.580 12.580 13.458 14.580 15.520 21.114 22.140 23.210 28.955 32.418 32.520 32.540 32.580 44.112 75.200 75.800

RASCUNHO

Com base nas informaes do balancete apresentado na tabela acima, julgue os itens a seguir.
97 98 99

O ativo permanente totaliza R$ 150.844,00. O resultado do exerccio igual a R$ 1.387,00, devedor. O passivo circulante igual a R$ 133.462,00. capital circulante lquido apurado positivo e

100 O

igual a R$ 85.847,00.
101 O custo das mercadorias vendidas igual a R$ 34.662,00.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

conta adiantamento de salrios aluguel antecipado custo das mercadorias vendidas despesa de aluguel despesa de salrios despesa de seguros disponvel estoques fornecedores salrios a pagar seguros a pagar seguros antecipados

1./3/2008 10.520 12.500 58.200 32.500 6.580 12.580 3.200 5.520

31/3/2008 2.519 6.300 33.610 6.500 32.541 10.520 ?? 11.470 2.150 25.120 1.100 3.210

No governo federal, o plano de contas composto por seis classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo do exerccio e resultado aumentativo do exerccio. Com relao s caractersticas dessas classes de contas pblicas, julgue os prximos itens.
112 As contas do ativo, da despesa e do resultado diminutivo

do exerccio so de natureza devedora, pois aumentam seu saldo mediante dbito e diminuem mediante crdito.
113 Por meio do confronto entre as contas de despesas e de

receitas, apurado o resultado patrimonial do exerccio.


114 Enquanto no for implantado o Conselho de Gesto

Fiscal, caber ao rgo central de contabilidade da Unio a edio de normas gerais para consolidao das contas pblicas. A tabela de eventos parte integrante do plano de contas da administrao pblica federal. A respeito dessa tabela, julgue os itens subseqentes.
115 O Servio Federal de Processamento de Dados

Com base nas informaes constantes da tabela acima, cujos valores esto em reais, julgue os itens que se seguem.
102 O 103 O

pagamento de a R$ 12.000,00. pagamento a R$ 2.100,00. a R$ 17.010,00. de

salrios seguros

no no

perodo perodo

corresponde corresponde

(SERPRO) o rgo responsvel pela administrao da referida tabela de eventos.


116 Para

104 O pagamento a fornecedores no perodo corresponde 105 O

saldo do disponvel de R$ 18.280,00.

no

final

do

perodo

ser

serem validados no Servio Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), os documentos de entrada de dados devem conter, em termos contbeis, eventos que, no todo, completem as partidas dobradas.

Considerando os objetivos do SIAFI, julgue o item abaixo.


117 Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informaes

So estgios da receita oramentria a previso, o lanamento, a arrecadao e o recolhimento. Com relao identificao desses estgios, julgue os seguintes itens.
106 A estimativa de arrecadao da receita resultante da

no mbito dos governos federal, estadual e municipal.


RASCUNHO

metodologia de projeo das receitas oramentrias.


107 No lanamento da receita, verificada a procedncia do crdito

fiscal e a pessoa que lhe devedora. Considerando que as despesas pblicas representam um conjunto de dispndios da entidade governamental para o funcionamento dos servios pblicos, julgue os itens que seguem.
108 So denominadas despesas de capital as que respondem pela

manuteno das atividades da entidade governamental.


109 A liquidao da despesa o ato emanado de autoridade

competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. As mutaes patrimoniais ativas e as mutaes patrimoniais passivas envolvem registros de variaes decorrentes da execuo oramentria. Considerando os efeitos dos registros dessas variaes no resultado patrimonial apurado no exerccio, julgue os itens a seguir.
110 As mutaes ativas provocam alteraes positivas na apurao

do resultado do exerccio, aumentando, conseqentemente, o ativo e o patrimnio lquido.


111 As mutaes passivas e os decrscimos patrimoniais afetam

negativamente o resultado patrimonial do exerccio, pois representam fatos que no podem mais existir por qualquer motivo.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

balano oramentrio (R$) receita


ttulos corrente capital soma deficit total previso 420.000 380.000 800.000 0 800.000 execuo 485.000 335.000 820.000 0 820.000 diferenas 65.000 !45.000 20.000 0 20.000 ttulos oramentrios soma superavit total fixao 800.000 800.000 0 800.000

despesa
execuo 800.000 800.000 20.000 820.000 diferenas 0 0 20.000 20.000

Com base na anlise dos dados apresentados no balano oramentrio acima, julgue os itens que se seguem.
118 O resultado oramentrio do exerccio foi superavitrio em R$ 820.000,00. 119 Como regra, depreende-se que as receitas previstas e as despesas fixadas constantes do balano oramentrio so contempladas

na lei de oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.


balano financeiro receita R$ despesa R$ 1.340.000 80.000 20.000 1.440.000

oramentria extra-oramentria saldo do exerccio anterior


total

1.280.000 oramentria 120.000 extra-oramentria 40.000 saldo do exerccio seguinte 1.440.000 total

Considerando os dados apresentados no balano financeiro acima, julgue os prximos itens.


120 O resultado financeiro do exerccio foi superavitrio em R$ 20.000,00. 121 Os restos a pagar do exerccio foram computados na receita extra-oramentria, para compensar a incluso desses restos a pagar

na despesa oramentria. Com relao s caractersticas dos tipos de licitao, julgue os itens que se seguem.
122 O tipo de licitao maior lance ou oferta utilizado nos
RASCUNHO

casos de alienao de bens ou de concesso de direito real de uso.


123 No caso de licitao do tipo melhor tcnica e preo, a

classificao dos concorrentes se dar pela ordem decrescente dos preos propostos. Julgue os itens a seguir, quanto s normas que as contas pblicas devem observar com relao Lei de Responsabilidade Fiscal.
124 A despesa e a assuno de compromisso sero registradas

segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa.
125 A administrao pblica manter sistema de custos que

permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. No que concerne responsabilidade do auditor interno na execuo dos trabalhos de auditoria, julgue os itens subseqentes.
126 A amplitude do trabalho do auditor interno e sua

responsabilidade no esto limitadas sua rea de atuao, pois compete auditoria interna avaliar o grau de confiabilidade dos controles internos.
127 Cabe ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria

ao conselho fiscal ou a rgos equivalentes.


UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

10

Acerca das caractersticas e propriedades dos documentos emitidos pela unidade de controle interno do Poder Executivo federal, julgue os itens a seguir.
128 O TCU deve emitir certificado de auditoria levando em

considerao a jurisprudncia da unidade de controle interno do Poder Executivo federal, de modo a garantir adequada uniformidade de entendimento.
129 No caso de auditoria contbil, o certificado de auditoria ou

parecer deve apresentar o nome e o nmero de registro, no Conselho Regional de Contabilidade, do servidor do controle interno que examinou as demonstraes financeiras. Com relao s formas de execuo da fiscalizao na administrao direta, julgue o item abaixo.
130 Para avaliar a execuo dos programas de governo, a fiscalizao

Em um tribunal, h 210 processos para serem analisados pelos juzes A, B e C. Sabe-se que as quantidades de processos que sero analisados por cada um desses juzes so, respectivamente, nmeros diretamente proporcionais aos nmeros a, b e c. Sabe-se tambm que a + c = 14, que cabem ao juiz B 70 desses processos e que o juiz C dever analisar 80 processos a mais que o juiz A. Com relao a essa situao, julgue os itens seguintes. 139 O juiz A dever analisar mais de 35 processos. 140 b = 7. 141 c < 10. Para a coleta de dados para uma pesquisa, uma equipe de tcnicos foi contratada. Sabe-se que 3 desses tcnicos, em 8 horas de trabalho, conseguem coletar 64% dos dados necessrios pesquisa e que todos os membros da equipe trabalham com a mesma eficincia. Com relao a essa equipe, julgue os itens subseqentes. 142 Cinco desses tcnicos, em 6 horas de trabalho, coletam mais de 75% dos dados necessrios pesquisa. 143 Seis tcnicos dessa equipe coletam 72% dos dados em menos de 5 horas de trabalho. 144 Em 3 horas de trabalho, para se coletar 56% dos dados necessrios, preciso a participao de 4 desses tcnicos.
RASCUNHO

pode ocorrer nas formas centralizada, descentralizada e integrada. Considerando as caractersticas dos tipos de auditoria realizados na gerncia da coisa pblica, julgue o item a seguir.
131 A auditoria operacional realizada ao longo dos processos de

gesto de uma entidade federal, prevenindo empecilhos ao desempenho de sua misso institucional. Considerando que o auditor deve identificar e atestar a validade das operaes de auditoria alm de aplicar as tcnicas adequadas a cada caso, na extenso e profundidade necessrias, julgue os seguintes itens, acerca das tcnicas e procedimentos utilizados pelo auditor.
132 O tamanho da amostra independe do nvel do risco de

amostragem dos seus resultados, pois cada item da populao tem a mesma probabilidade de ser selecionado.
133 Os procedimentos para identificar transaes e eventos que

podem requerer ajuste ou divulgao nas demonstraes contbeis devem ser executados to prximos da data do parecer do auditor quanto for praticvel.
134 Mesmo no caso de auditorias realizadas em vrios perodos

consecutivos, os papis de trabalho de uma no podem ser reutilizados nas outras.


135 Sempre que novos fatos recomendarem, o planejamento e os

programas de trabalho devem ser revisados e atualizados. Um indivduo comprou um veculo no valor de R$ 15.000,00 e a concessionria lhe ofereceu trs opes para pagamento: I II vista, com 1% de desconto; em duas prestaes mensais e iguais, sem desconto, com a primeira vencendo um ms aps a compra;

III em trs prestaes mensais e iguais, sem desconto, com a primeira vencendo no ato da compra. Considerando que esse indivduo tem a possibilidade de aplicar o seu capital a juros compostos de 0,8% ao ms, e considerando, ainda, 0,992 e 0,984 como valores aproximados de 1,008!1 e 1,008!2, respectivamente, julgue os itens a seguir.
136 Para o comprador, a opo I a melhor. 137 A opo menos vantajosa para o comprador a III. 138 Se o comprador optar pela opo II, ser suficiente que ele

possua, no ato da compra, um capital aplicado inferior a R$ 14.700,00.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

11

Considerando que um emprstimo de R$ 3.000,00 tenha contratado junto a uma financeira, para ser quitado em um ano, e que 1,51 e 1,04 sejam os valores aproximados de 1,03512 e 1,601/12, respectivamente, julgue os itens que se seguem.
145 Se a taxa de juros nominal anual desse contrato for de 42% e se

RASCUNHO

a capitalizao for mensal, a juros compostos, a dvida ao final do perodo ser superior a R$ 4.000,00.
146 Se o montante da dvida ao final do perodo for de R$ 4.800,00,

ento a taxa de juros compostos nominal anual, com capitalizao mensal, ser inferior a 50%. Considere que R$ 4.000,00 sejam investidos em uma instituio financeira, por determinado perodo, no qual a taxa de inflao seja de 25%. Em face dessas consideraes, julgue os itens a seguir.
147 Se o montante obtido com esse investimento, ao final do perodo,

for de R$ 6.000,00, ento a instituio financeira pagar, nesse perodo, juros reais superiores a 24%.
148 Se a instituio financeira pagar juros reais de 30% no perodo

considerado, ento o montante, ao final desse perodo, ser inferior a R$ 6.400,00. Considerando 1,60 e 1,265, respectivamente, como valores

aproximados para 1,0412 e 1,601/2, julgue o item abaixo, a respeito de equivalncia de taxas de juros.
149 A taxa de juros compostos, nominal, anual, com capitalizao

semestral que equivalente taxa de juros compostos, nominal, anual, de 48% com capitalizao mensal inferior a 50%. A respeito de porcentagem e grandezas proporcionais, considere que x e y sejam nmeros reais positivos e que acrescentar 50% de x soma x + y seja o mesmo que adicionar 20% de x + y soma x + y. Com base nessas informaes, julgue o item abaixo.
150 Na situao considerada, x e y so nmeros diretamente

proporcionais a 2 e 3, respectivamente.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

12

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, que vale dez pontos, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao texto que contenha outra forma de identificao ser atribuda nota zero, correspondente identificao do candidato em local indevido.

Os balanos pblicos a serem elaborados pelas entidades pblicas ao final de cada exerccio financeiro encontram-se regulamentados no art. 101 da Lei n. 4.320/1964, que traz textualmente que os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no balano oramentrio, no balano financeiro, no balano patrimonial e na demonstrao das variaes patrimoniais. Considerando as tipicidades que cercam esses balanos pblicos, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

Funo e resultados dos balanos pblicos da Lei n. 4.320/1964

Ao elaborar seu texto, necessariamente, responda de modo justificado aos seguintes questionamentos.

< <

O que cabe a cada um dos citados balanos pblicos demonstrar. Como deve ser interpretado o resultado supervit em cada um dos mencionados balanos pblicos.

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

13

Rascunho
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE STF

Cargo 2: Analista Judicirio rea: Administrativa Especialidade: Contabilidade

14

You might also like