Report Painter & Writer

Report Painter & Report Writer
Objetivo:
Demonstrar os conceitos básicos e procedimentos para a utilização das ferramentas Report Painter e Report Writer na criação de relatórios no SAP R/3.

Descrição:
O Report Painter é uma das ferramentas com a qual o usuário pode definir relatórios no R/3. Se as necessidades de sistema de informações não são completamente atendidas pelos relatórios standard do SAP, o Report Painter pode ser utilizado para que o usuário defina seus próprios relatórios mais rapidamente. O Report Writer também é uma ferramenta que permite a criação de relatórios configuráveis utilizando as informações contidas na base de dados do próprio SAP. O Report Painter desempenha uma tarefa similar a do Report Writer, mas é mais simples de utilizar. Muitas das funções do Report Writer estão disponíveis no Report Painter, mas o usuário não precisa estar familiarizado com os conceitos do Report Writer, tais como sets e manuseio de relatórios. As vantagens do Report Painter incluem: • Definição flexível e simples de relatórios • Definição de relatórios sem o uso de sets • Controle direto de layout O Report Painter utiliza uma estrutura gráfica de relatório, que forma a base para a definição dos relatórios e exibe as linhas e colunas como elas aparecerão na saída final do relatório. Isto torna desnecessária a realização de simulações. Para acessar a tela de configuração de relatórios digite a transação FGRP, ou utilize o caminho : Sistemas Info > Relatórios Ad Hoc > Report Painter

Conceitos:
05/11/12

1

Report Painter & Writer

1. Biblioteca:
Todos os relatórios estão contidos em bibliotecas do sistema. Uma biblioteca é uma coleção de características, índices e colunas predefinidas para uma tabela de sistema de informações. Quando o usuário define um relatório do Report Painter ou Writer, designa uma biblioteca para ele. Os relatórios atribuídos a uma biblioteca só podem utilizar as características, índices e colunas predefinidas marcadas para aquela biblioteca. Quando o usuário cria ou atualiza uma biblioteca, o campo Posição determina a ordem em que as características, índices e colunas predefinidas aparecem na lista de seleção.

• Uma característica (anteriormente conhecida como ‘Campo’) consiste em um campo não
numérico. Conta, centro de custo e divisão são exemplos de características.

• Um índice é um valor numérico. Moeda interna, custos totais, quantidades e volume de
atividade são exemplos de índices.

• Uma coluna predefinida ou set de dados consiste em um índice e uma ou mais

características. É possível utilizar colunas predefinidas para definir colunas Standard utilizadas regularmente nos relatórios. Os custos reais do exercício atual e os custos planejados do exercício encerrado são exemplos de colunas pré-definidas. No menu Report Painter (FGRP), utilize o caminho > Report Writer > Biblioteca > Criar.

05/11/12

2

Report Painter & Writer

Defina um nome para a biblioteca e a tabela que possuí as características (campos), índices e colunas pré-definidas necessários para se formatar o relatório. Após preencher os dados obrigatórios clique “Cabeçalho”.

Obs: Caso não se conheça a tabela mais adequada para se criar uma biblioteca, as
características das tabelas disponíveis podem ser vistas ao se exibir uma biblioteca já existente, criada com a tabela desejada. Pode-se também criar a nova biblioteca a partir de uma biblioteca já existente, utilizando-se do campo “Modelo/Biblioteca”.

05/11/12

3

Report Painter & Writer

Após preencher a descrição da biblioteca, clique no botão “Características”.

05/11/12

4

Report Painter & Writer

Selecione os campos/características desejados e tecle “Índices”. Os campos que já estão flegados são obrigatórios. Use PgUp/Pg/Dn para visualizar todas as características disponíveis.

05/11/12

5

Report Painter & Writer

Os Índices são utilizados como valores para as colunas do relatório. São normalmente prédefinidos pela SAP e recomenda-se não modificá-los. Selecione os Índices desejados e tecle “Entrada de Dados”.

05/11/12

6

Report Painter & Writer

Nesta tela devem ser selecionadas as “Colunas Pré-Definidas“ que podem ser utilizadas pelos relatórios criados nesta biblioteca. Após selecionar os dados desejados clique em “Salvar” (F11)

2. Sets:

05/11/12

7

Report Painter & Writer
O Report Writer trabalha básicamente com Sets. Sets são grupos que podem conter um intervalo de valores de uma determinada característica, (campos de tabelas) como centros de custo ou classes de custos. Os Sets também podem conter variáveis (onde os valores p/ centro de custo por exemplo serão imputados pelo usuário na hora da emissão do relatório). Também existem Sets para valores como quantidades, custos, etc.. São os sets que irão definir os valores das linhas e colunas do relatório. Os Sets podem ser: - Básicos: contém um intervalo de valores pré-definidos para uma única característica. Pode também ser utilizada uma “variável”. - Unidimensionais: pode ter um ou mais sets Básicos de uma única característica - Multidimensionais: pode ter um ou mais sets Básicos ou Unidimensionais de diversas características. No set multidimensional também podem ser utilizadas “variáveis” - Sets de Dados: são sets onde são definidos valores como custos, quantidades, etc. São utilizados para determinar o valor nas colunas do relatório. Nos Sets de dados podem ser inseridas “fórmulas”.

Exemplo de criação de um Set Básico (transação GS01):

05/11/12

8

Report Painter & Writer

Nome definido pelo usuário Tabela que possua o campo/ característica desejada.

Após preencher os campos, selecione a categoria de set (Básico, Unidimensional,etc..) e Clique no botão “Cabeçalho”.

Na Sub-tela, selecione o nome do campo a ser utilizado e tecle enter. No caso deste exemplo, foi selecionado o campo KSTAR (classe de custo).

05/11/12

9

Report Painter & Writer

Preencher o nome de cabeçalho do Set. Tecle no botão “Entradas Básicas”

05/11/12

10

Report Painter & Writer

Essa é a descrição que irá aparecer nas linhas do relatório

O campo “Nome Simbólico” é utilizado para definição de células. Este conceito será abordado mais adiante.

Entrar com o intervalo de valores desejados para este campo (característica). Neste caso, os valores se referem a classes de custos. Após inserir os valores, tecle (F11) .

05/11/12

11

Report Painter & Writer

OBS: Seguindo os mesmos procedimentos anteriores, foi criado o set ZDESPESAS (Classes de
Custo).

Exemplo de criação de um set Unidimensional (Transação GS01): Na opção categoria de Set selecione “Set Unidimensional”. Tecle o botão “Cabeçalho”, na sub-tela indique o campo (categoria) desejado.

05/11/12

12

Report Painter & Writer

Tecle “Enter”

Preencha o cabeçalho do set e tecle “Entradas Básicas”.

05/11/12

13

Report Painter & Writer

Coloque os valores dos sets que formam este set Unidimensional. No caso utilizaremos os sets criados anteriormente, ZRECEITAS E ZDESPESAS.

05/11/12

14

Report Painter & Writer

Tecle “Salvar” (F11). Para se criarem sets Multidimensionais , basta seguir o mesmo procedimento mostrado anteriormente, com a diferença que para sets Multidimensionais não é necessário indicar um campo (característica) . Um set Multidimensional pode ser formado pela combinação de diversos sets de tipos diferentes (básicos, unidimensionais e de dados).

3. Variáveis

05/11/12

15

Report Painter & Writer
São utilizadas dentro de sets quando se deseja que o valor de uma determinada característica seja imputado pelo usuário.

Exemplo de criação de uma variável (Transação GS11 )

Nome definido pelo usuário Tabela que possuí a característica/campo desejado

Campo paro o qual será criada a variável

Após digitar as entradas obrigatórias, clique em “Dados Gerais”.

05/11/12

16

Report Painter & Writer

Este valor será sugerido ao usuário na hora da entrada dos dados, mas poderá ser substituído

Após a entrada dos dados obrigatório, clicar em “Salvar” (F11)

Procedimento:
Exemplo da criação de um relatório , utilizando-se do Report Writer:

05/11/12

17

Report Painter & Writer
Para acessar a tela de criação de relatórios utilize a transação GR31 ou o menu Sistemas Info > Rel. Ad Hoc > Report Painter > Report Writer > Relatórios > Criar Selecione a origem do relatório (Report Painter ou Report Writer), neste caso Report Writer.

Digite a biblioteca ao qual pertencerá o novo relatório (Z04) e o nome do mesmo. Depois pressione a tecla “Cabeçalho”.

05/11/12

18

Report Painter & Writer

Digite a descrição do relatório que apareça no cabeçalho do mesmo. Depois pressione o botão “Linhas’.

05/11/12

19

Report Painter & Writer

Nesta tela, no campo “Bloco Linhas”, é indicado o Set com os valores que veremos nas linhas. Ao se clicar no botão “Exibir Set” (F6) aparecerá uma tela com os valores que compõem o Set selecionado como mostra a próxima tela.

05/11/12

20

Report Painter & Writer

Set Multimensional

Set Básico Set Unidimensional Set Básico

Set Básico

Com a utilização deste Set (ZPROJ_DU) na linha 1,teremos a seguinte estrutura:

05/11/12

21

Report Painter & Writer

Note que a estruturação da linha segue exatamente a hierarquia da estrutura do Set exibida na tela anterior. OBS: Esta tela foi gerada apenas com o propósito de ilustração

05/11/12

22

Report Painter & Writer

Na tela acima foi inserida um novo Set (ZPROJ_MA), que possuí a mesma estrutura do Set da linha 1 exceto pelo intervalo de projetos (MA000 até MA999 e A262). O campo “Transporte” serve para inserir linhas em branco entre um bloco de linha e outro, onde o número indicado (1-99) será o número de linhas em branco inseridas. Caso deseje que haja uma quebra de página entre um bloco e outro coloque um “*” no campo transporte.

Para inserir uma fórmula de linha, clique na linha 3 e depois no botão “Inserir Fórmula” (Shift+F6)

05/11/12

23

Report Painter & Writer

Texto que irá aparecer no relatório

A descrição da fórmula deve seguir o seguinte formato: ‘xxx’ + ‘yyy’ , onde xxx e yyy correspondem ao nº do bloco de linhas. Podem ser utilizadas diversos operadores matemáticos, como soma, divisão e operadores lógicos como “and”, “or” , etc.. Para indicar prioridades de operações deve-se utilizar ( ). Obs: o número do bloco de linhas deve aparecer obrigatoriamente entre o símbolo ‘ (aspas simples).

Após entrar com a descrição da fórmula tecle “Enter” .

05/11/12

24

Report Painter & Writer

A tela acima mostra a configuração das linhas do relatório. Para acessar a configuração das colunas do relatório utilize o menu: Saltar > Colunas

05/11/12

25

Report Painter & Writer

Na tela acima é necessário informar um Set de Coluna (Set de Dados). A título de exemplo, iremos demonstrar a criação de um Set de Coluna, partindo do pressuposto que são necessárias 2 colunas. Uma com os custos reais por projeto e outra com o valor percentual dos custos deste projeto em relação a área de atuação (total). Para criar esse Set de Coluna iremos abrir uma nova “janela” (sessão do SAP).

Na tela de criação de Sets (transação GS01), digitar o nome do novo Set (ZCOLUNATESTE) e selecionar “Set de Dados” na categoria de Set.

05/11/12

26

Report Painter & Writer

Depois pressione “Cabeçalho”.

05/11/12

27

Report Painter & Writer

Após preencher os dados do cabeçalho, tecle “Entradas Básicas”.

05/11/12

28

Report Painter & Writer

No campo “Nome no Set de Dados”, deve ser colocado uma característica para a coluna. Para escolher a característica desejada, coloque o cursor na primeira linha do campo “Nome no Set de Dados” e pressione a seta do “matchcode” ou tecle F4.

05/11/12

29

Report Painter & Writer

Marque as alternativas de seleção desejadas e tecle “Enter”.

05/11/12

30

Report Painter & Writer

Para este exemplo iremos usar a entrada “ISWKG”. Para ter maiores informações sobre esta entrada clique em “Detalhe…”

05/11/12

31

Report Painter & Writer

Nesta tela podemos ver que a entrada “ISWKG” e´formada pelo índice “SWKG” Adicional “1-Z-I-V0”. Para exibir o Set Adicional, tecle o botão “Exibir Set” ou pressione F2.

e pelo Set

05/11/12

32

Report Painter & Writer

Na tela acima podemos ver que o Set adicional é formado por dois Sets Básicos. Um Set p/ Versão de Planejamento (valor=0, Versão Real/Planejada) e um Set p/ Categoria de valor (valor=4, Dados Reais). Portanto a primeira coluna do relatório irá exibir os custos reais (categoria de valor=04) na versão de planejamento 0 (zero).

Na coluna “Nome Simbólico”, foi colocado a descrição “Real” (esta entrada é definida pelo usuário), que será poderá ser utilizada posteriormente para definição de uma célula. O “Nome Simbólico” em um Set serve para definir as coordenadas de linha e coluna em uma célula.

05/11/12

33

Report Painter & Writer

Após preencher o campo “Nome no Set de Dados” e “Nome Simbólico”, posicione o cursor na linha 2 e pressione o botão “Inserir Fórmula”.

05/11/12

34

Report Painter & Writer

Nesta fórmula estaremos dividindo o valor da coluna ‘001” pelo valor da célula ‘CEL_A’.Esta célula é definida na tela de configuração do relatório.

Após digitar a descrição da fórmula, tecle “Entradas Básicas”

Na tela abaixo, podemos ver que a Set ZCOLUNATESTE” possuí duas colunas. Uma com os custos reais e outra com a fórmula que irá calcular o % dos custos.

05/11/12

35

Report Painter & Writer

Estes serão os textos que aparecerão nas colunas

Tecle F12 para salvar o Set de Coluna. Após salvar o Set de Coluna feche a segunda sessão do SAP, retornando para a tela de configuração das colunas do relatório

05/11/12

36

Report Painter & Writer

Após preencher o campo “Bloco de Colunas” com o valor do Set recém-criado, selecione no menu a opção Salta > Células.

05/11/12

37

Report Painter & Writer

Na tela acima, deve-se flegar o campo “global” e depois pressionar o botão “selecionar Célula”.

05/11/12

38

Report Painter & Writer

Na sub-tela definição de célula devem ser indicadas as cordenadas de linha e coluna para esta célula. Neste exemplo utilizaremos a linha 3 (Total), para coluna a única entrada possível é a coluna 1. Depois deve-se clicar no botão “Definir coordenadas de coluna..”, as informações serão preenchidas automaticamente. Pressione “Enter” para finalizar o processo de definição da célula. No menu selecione o caminho Saltar > Seleção de Dados.

05/11/12

39

Report Painter & Writer

No campo “Nome do Set” devem ser colocados os sets com os valores (ou variáveis) para os quais se deseja emitir o relatório, como: período contábil, a área de contabilidade de custo, a empresa, etc… No caso deste relatório, existem algumas características obrigatórias (Exercício Contábil, Área de Contab. de Custos e Período ).

05/11/12

40

Report Painter & Writer

Variáveis

Para este exemplo utilizaremos Sets standard(criados p/ SAP). Ao clicarmos no botão “Exibir Set” podemos ver que os mesmos são formados por variáveis. Com isso, a configuração do Relatório está concluída. Para salvar tecle F12.

Para executar o relatório é necessário que o mesmo seja gerado primeiro em um grupo de relatórios. Para gerar o relatório, clique no menu Relatório > Executar

05/11/12

41

Report Painter & Writer

Tecle o botão “Sim”.

05/11/12

42

Report Painter & Writer

Na sub-tela indique o grupo de relatório desejado (caso o mesmo seja conhecido), ou de uma descrição com 4 caracteres para criar um novo grupo. Tecle “Enter”. Na tela seguinte tecle “Sim” para confirmar a criação do novo grupo de relatórios. O grupo de relatório pode ter mais de um relatório, mas quando se executar um relatório deste grupo, os outros relatórios do mesmo também serão executados, permanecendo em “Background”. Através do grupo de relatório pode-se fazer ligações (Drill-down) com outros relatórios de outros grupos.

05/11/12

43

Report Painter & Writer

Clique no botão “Gerar” e após a geração do grupo , clique no botão “Executar”.

Na tela abaixo podemos ver os campos de seleção do relatórios, que foram definidos através dos Sets de Seleção de Dados.

05/11/12

44

Report Painter & Writer

Para rodar o relatório tecle o botão “Executar” (F8).

05/11/12

45

Report Painter & Writer

Os dados estão compactados. Para exibir detalhes de um duplo Click na linha desejada

Obs: Apesar de estarem previstos dados relativos a receitas, na base de dados onde foi construído este relatório , não havia lançtos. Reais de receitas para os projetos (Elem. PEP).

Caso se deseje criar uma ligação com outros relatórios (Drill-Down), a partir do relatório atual (ZPROJ002), basta modificar o grupo de relatórios ao qual pertence este relatório (ZTST) :

05/11/12

46

Report Painter & Writer
Acessar através do menu: Sistema Info > Rel. Ad Hoc > Report Painter > Report Writer > Grupo de Relatórios > Modificar (Transação GR52)

Clicar em “Cabeçalho”.

05/11/12

47

Report Painter & Writer

Clicar em “Relatório/Interface Relatório..”

05/11/12

48

Report Painter & Writer

Na primeira Sub-tela clicar no botão”Inserir Linha” (F6). Depois selecione (indique) o grupo de relatórios que contém o relatório ao qual se deseja fazer o “Drill-Down” Para selecionar relatórios de outras categorias (ABAP Query, Rel. ABAP/4 ,Etc..), clique em “Outra Ctg. de Relatório”. Tecle “Enter”, e depois F11 (Salvar). Podem ser associados diversos grupos de relatórios a um único grupo.

05/11/12

49

Report Painter & Writer

Execute o relatório novamente. Dê um duplo click na linha aonde se deseja fazer o “Drill-Down” e depois selecione na sub-tela o relatório desejado.

05/11/12

50

Report Painter & Writer

05/11/12

51

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful