TUTORIAL – GRAVAÇÃO DE DVD

Por: Bruno Begnami e-mail: brunobegnami@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO
Este Tutorial tem como objetivo mostrar como é feita a gravação de um DVD original de filme, desenho ou shows, para um DVD-R. Sabemos que os DVDs originais, tem entre 7 Gb e 9,4 Gb, e hoje não temos Mídias DVD-R com essa capacidade. As mídias DVD-R, hoje, tem a capacidade total de apenas 4,7 Gb, e com várias marcas, Sony, Maxel, LG, Dr-Hank, etc. E para que um filme possa caber em uma mídia de 4,7 Gb, precisamos fazer uma ‘compressão’ do DVD original. Primeiramente, vamos precisar de alguns requisitos para a Gravação do DVD: COMPUTADOR: Min: PIII ou Duron 1Ghz – 128Mb Ram – HD 20 Gb – Gravador DVD – Windows 98 Recomendado: P4 / Athlon / Celeron 2.0Ghz – 256Mb Ram – HD 60Gb – DVD Rom ou Combo – Gravador DVD – Windows XP DVD Original do filme desejado; DVD-R 4,7Gb. Eu recomendo ter um DVD Rom ou um Combo (Gravador de CD + Leitor de DVD), pois a vida útil do Gravador de DVD pode ser afetada, causando sua inutilidade. Mas se não tiver, use seu Gravador de DVD para leitura também. Para que possamos ‘comprimir’ o DVD original e gravá-lo, precisamos de alguns softwares: DVD Shrink 3.1 Nero 6 ou Easy Cd Creator 7 (para outros programas, entre em contato comigo para que possamos ajudar)

Esse tutorial será feito com a utilização de uma CPU P4 2.4Gh, 128Mb de Ram, HD 40Gb Seagate 7200 rpm, um Combo LG GCC-4520B e um Gravador DVD LG GSA-4160B. O software que será utilizado para a ‘compressão’ do DVD original, é o DVD Shrink. Sua versão atual, está na 3.2, que não está muito bom. A versão 3.1.7, é a versão Freeware, o qual, recomendo baixar. Para fazer download desse software, entre nesse link: http://www.dvdshrink.org/where.html Instale o software. O software para gravação, geralmente o Nero 6, já vem um CD-ROM com seu Gravador de DVD, que é a versão OEM, mas se não tiver e quiser baixar, ele é uma versão Shareware, mas no site tem a versão Demo. Para baixar o demo, entre nesse link: http://www.nero.com/en/nero-prog.html Instale o software. Para o Easy Cd Creator, é um Shareware e muito difícil de encontrar, por ser um software pago.

1º PASSO Insira o DVD original que você queira copiar em seu leitor de DVD, ou Combo, ou Gravador de DVD. Certifique-se de que o DVD foi lido. Você precisará de 4,7 Gb livre em seu HD para caber o filme.

2º PASSO Execute o DVD Shrink.

Quando ele carregar, vá em ‘Open Disc’:

Abrirá um janela ‘Open DVD Disc’, em ‘Select DVD Drive’, selecione o drive que está o DVD, no caso da imagem, o DVD está no drive ‘F:’ e clique em ‘OK’.

Espere a análise que o DVD Shrink faz para ver o quanto é possível ser feita a compressão do DVD:

Após o final da análise, o DVD Shrink mostrará os dados do DVD: Tamanho da Compressão (AZUL); Opções de Áudio - AUDIO (VERMELHO); Opções de Legenda - SUBPICTURE (VERDE).

Veja que temos o tamanho da compressão, que é a barra verde no alto, que está em 4,464 Mb. Isso indica que o DVD Shrink já passou a compressão do seu DVD. Se você deseja preservar os AUDIOS e os SUBTÍTULOS originais do DVD, deixe tudo habilitado. Agora, se desejar, colocar só os AUDIOS e SUBTÍTULOS que você deseja, é só deixar habilitado os que você quer, como exemplo, deixei só o AUDIO em 5.1 Português e Inglês, e o SUBTÍTULO Português e Inglês.

IMPORTANTE: se a barra de compressão estiver com o final em vermelho, isso quer dizer que o DVD é muito grande. Se você já desabilitou algum som ou subtítulo, é necessário desabilitar mais alguma outra opção, como os extras dos DVDs. A minha dica, quando há um DVD desse porte, deixe só habilitado o som em INGLÊS e o subtítulo em PORTUGUÊS. Ou, se você desejar só a dublagem, só deixar o áudio em PORTUGUÊS:

3º PASSO Após selecionar todas as opções, é hora de fazer o ‘backup’ para o HD. Para isso, clique em ‘Backup!’

Após isso, abrirá uma janela com as opções do ‘Backup DVD’:

OBS: SE O SEU DVD FOR PROTEGIDO, UMA TELA SE ABRIRÁ, PEDINDO A REGIÃO ANTECIPÁDA PARA VOCÊ. É SÓ SELECIONAR EM ‘Specify region’ A REGIÃO DE SEU DVD, NO CASO DESTE EXEMPLO, É A REGIÃO 4:

Nessa janela, você verá uma opção de gravar o Backup em sua HD, que é o ‘Target Device’. Clique em ‘Browse’:

Selecione a pasta onde ficará o Backup do DVD e clique em ‘OK’.

Se você ainda não criou a pasta, clique em ‘Criar nova pasta’ e crie com o nome do DVD, e clique em ‘OK’:

Pronto, a pasta do Backup já está criada, verifique se está certo mesmo:

4º PASSO Após isso, clique na opção ‘DVD Region’. Esta parte, é MUITO IMPORTANTE, pois se colocar outra região do DVD Original, ele não vai rodar em seu DVD Player. Bom, primeiramente, NUNCA coloque ‘Region Free’ (Região Livre), pois não roda em nenhum DVD. Esta opção, sempre abrirá marcado:

Nesta opção, desmarque ‘Região Free’, e coloque simplesmente a região de seu DVD. Se você não sabe a região de seu DVD, é só olhar atras da Capa, que terá um símbolo assim:

Isso é a marca de que o DVD é da Região 4. Existem vários tipos, os DVDs musicais, geralmente é região 0 ou ALL, aí, é só marcar todas as regiões, 1,2,3,4,5,6, lembrando de tirar ‘Region Free’. Como o DVD que está no tutorial é da região 4, marquei essa opção:

Pronto, agora é só clicar em ‘OK’ que o DVD Shrink já fará o Backup para você. (As opções ‘Backup Options’ e ‘Burn Settings’, não precisam ser mexidas). A seguinte tela aparecerá durante o processo de Backup:

TEMPO DE BACKUP: Dependendo da velocidade da CPU e da HD, pode variar entre 40 minutos a 1 hora e meia. Após o termino do Backup (Compressão), soltará um som, e é só fechar a tela do DVD Shrink. Se quiser testar como ficou o Backup, tenha o PowerDVD para que possa assistir, mas isso se você quiser, senão, já está pronto para ser gravado.

5º PASSO Vamos agora, gravar o Backup em uma mídia de DVD-R, para poder utilizar no seu DVD Player. Primeiro, vou mostrar com é gravado no Nero Express 6, e depois com o Easy Cd Creator 7. NERO EXPRESS 6 Inicie o Nero Express 6, Selecione o drive do Gravador de DVD, no caso desse, é o GSA-4160B:

Após isso, selecione: ‘Arquivos de DVD de Vídeo’.

Após isso, abrirá essa tela:

Agora, você terá que adicionar as 2 pastas que está o Backup do seu DVD, que são AUDIO_TS e VIDEO_TS. Primeiro, clique em ‘Adicionar’. Aparecerá essa tela:

Vá até a pasta que está o Backup em sua HD, selecione AUDIO_TS e VIDEO_TS da pasta, clique em ‘Adicionar’, depois em ‘Concluído’. Após isso, a janela fechará e voltará a tela dos Arquivo que serão gravados. Note que já está mostrando o tamanho do DVD, na barra em Azul em baixo:

Após isso, clique em ‘Avançar’. Na próxima tela aparecerá as opções de gravação. Em ‘Nome do disco’, coloque o Label do DVD original. Depois, selecione a velocidade de gravação que deseja, e clique em ‘Gravar’. Certifique-se de que o DVD-R esteja no drive.

Pronto, agora é só esperar a gravação terminar e é só testar em um DVD Player. TEMPO DE GRAVAÇÃO: depende da mídia e do gravador, se a mídia for de 2x, demora uns 20 minutos, a 4x, demora uns 12 minutos, e a mídia de 8x, demora uns 8 minutos. EASY CD CREATOR 7 Abra o Easy CD Creator 7, em ‘DVD’ clique em ‘Copy DVD’

Na próxima tela, em ‘Sourse’, selecione ‘Disc Image or DVD-Video Folder’:

Depois, clique em ‘Select’. Selecione a pasta que está o Backup do DVD, no caso aqui: ‘DVD_VIDEO’. Aparecerá umas descrições ao lado direito da tela, isso quer dizer que a seleção deu certo. Depois, clique em ‘OK’.

Após isso, voltará na tela anterior. Em ‘Destination’, na opção ‘Recorder’, selecione o drive de seu Gravador de DVD. Selecione sua velocidade de gravação e para iniciar a gravação, clique em ‘Burn’. Pronto, agora é só esperar a gravação terminar e é só testar em um DVD Player. TEMPO DE GRAVAÇÃO: depende da mídia e do gravador, se a mídia for de 2x, demora uns 20 minutos, a 4x, demora uns 12 minutos, e a mídia de 8x, demora uns 8 minutos.