You are on page 1of 9

Captulo 2

Conceitos Bsicos sobre Comunicao de Dados


1. Introduo
O termo Comunicao de Dados utilizado para caracterizar sistemas de telecomunicaes em que a informao na origem e no destino encontra-se na forma digital. Portanto, entendamos por dados, os caracteres representados no formato digital por bits 0 e 1 (zeros e uns). Dados a denominao para qualquer informao digitalizada. Essas informaes podem ser dos seguintes tipos: voz, udio, imagens, vdeo ou dados propriamente ditos. Geralmente so processadas por sistemas computacionais ou sistemas que possuem as funcionalidades para converter os sinais analgicos para o formato digital, a fim de serem transferidas entre localidades diversas para atender s necessidades de cada usurio. Essa transferncia de informaes pode ser feita atravs de meios prprios, no qual o usurio detm a propriedade do sistema, ou por provedores de servios, que fornecem os meios para interligar as diversas localidades e cobram pelo servio fornecido.

2. Informao e Sinal
A transmisso da informao atravs de sistemas de comunicao pressupe a passagem de sinais atravs dos meios fsicos de comunicao que compem as redes. O processo de comunicao envolve a transmisso de informao de um ponto a outro atravs da sucesso dos seguintes processos: A gerao de uma idia, padro ou imagem na origem; A descrio dessa idia, com certa medida de preciso, por um conjunto de smbolos; A codificao desses smbolos em uma forma propcia transmisso em um meio fsico disponvel; A transmisso desses smbolos codificados ao destino; A decodificao e reproduo dos smbolos; A recriao da idia transmitida com uma possvel degradao de qualidade pelo destinatrio. Sinais nada mais so do que ondas que se propagam atravs de algum meio fsico, seja ele ar, um par de fios telefnicos, etc. O contexto no qual empregamos os termos sinal e informao que os diferenciam. Informaes esto, em geral, associadas s idias ou aos dados manipulados pelos agentes que as criam, manipulam e processam. Sinais, por outro lado, correspondem materializao especfica dessas informaes utilizada no momento da transmisso. H dois tipos bsicos de sinais: os analgicos e os digitais. Os sinais analgicos so sinais eltricos que variam continuamente entre todos os valores possveis, permitidos pelo meio de transmisso. A Figura 1 ilustra um exemplo de sinal analgico. Sendo o sinal analgico uma onda que varia continuamente e transmitida por diversos meios, ele est mais sujeito a distores, atenuaes e rudos ao longo de sua transmisso. Isto faz com que as transmisses analgicas tenham uma qualidade que varia de acordo com o meio e com os equipamentos que esto sendo utilizados para sua transmisso e tratamento.

Figura 1 Sinal analgico. Diferentemente dos sinais analgicos que variam continuamente e podem assumir todos os valores entre sua amplitude mxima e mnima, os sinais digitais s assumem dois valores (0 ou 1), que correspondem a valores eltricos, saltando de um valor para outro instantaneamente no formato de uma

onda quadrada. Assim, a leitura do valor do sinal em um determinado instante, no caso digital binrio, pode ser somente 0 ou 1. Isto torna muito mais fcil a deteco do sinal, mesmo que ele sofra alguma deteriorao ao longo do caminho de transmisso. A Figura 2 ilustra um exemplo de sinal digital.

Figura 2 Sinal digital. A transmisso digital a que mais se adapta forma binria de codificao usada em processamento eletrnico de dados. importante que se entenda que qualquer tipo de informao (seja analgica ou digital) pode ser transmitida atravs de um sinal analgico ou digital. Um sinal de voz analgico, por exemplo, pode ser amostrado, quantizado e o resultado dessa quantizao, codificado em um sinal digital para transmisso. A transmisso de informao digital atravs de sinais analgicos tambm possvel; tcnicas de modulao transformam sinais digitais em sinais que apresentam variao contnua de amplitude.

3. Formas de transmisso de dados


A informao transmitida por um meio de comunicao. Na comunicao eltrica entre equipamentos, o meio de transmisso mais comum o fio de metal, por intermdio do qual o sinal eltrico se propaga, levando consigo a informao. Numa transmisso de dados digitais por meio de fios, a informao representada por sinais eltricos no formato de pulsos. Alm de transmisso por fios e cabos, que so meios slidos, podemos tambm transmitir informaes por ondas eletromagnticas que a transmisso por rdio, microondas e satlite. A transmisso de dados tambm pode ser feita por fibras ticas, utilizando variaes da luz como sinal, o que permite a transmisso de dados a altssimas velocidades. O tipo de transmisso mais conhecido entre os usurios de computadores residenciais aquele feito por conexes telefnicas, utilizando-se de modems, que so pequenos aparelhos que fazem a adequao do sinal digital do computador linha telefnica, ou seja, o modem o dispositivo que realiza a adequao dos sinais binrios ao canal de transmisso, servindo de interface entre este canal e o terminal de dados e permitindo a transmisso de sinais a longa distncia. O modem recebe o sinal digital do computador e coloca-o dentro de uma onda com a freqncia necessria para a transmisso ou irradiao atravs do meio de transporte. Esse processo chamado de modulao. A Figura 3 ilustra algumas funcionalidades de um modem. A modulao ocorre quando o computador envia sinal digital para o modem converter em sinal analgico e a demodulao, ocorre no sentido inverso, quando a linha envia sinal analgico para que seja convertido em digital.

Figura 3 Funcionalidades de um modem.

4. Modulao
4.1. Sinal modulante
O sinal modulante o prprio sinal que se deseja transmitir, mas, que devido a suas caractersticas de baixa freqncia, deve ser superposto a uma onda portadora de freqncia mais alta de tal forma que possa se propagar atravs dos meios fsicos de transmisso.

4.2. Onda portadora


Para facilitar a transmisso do sinal atravs dos meios fsicos, e adequar as freqncias aos sistemas de comunicao, se utiliza a chamada onda portadora, em cima da qual viaja o sinal a ser transmitido. A onda portadora um sinal senoidal caracterizado por trs variveis: Amplitude, Freqncia e Fase. Por definio este sinal existe ao longo de todo o tempo, ou seja com "t" variando de menos infinito a mais infinito. As trs caractersticas observadas ao incio, podem ser variadas em funo do sinal modulante e do tipo de modulao que est sendo utilizado.

(a) (b) Figura 4 (a) Sinal modulante; (b) Onda portadora; (c) Sinal modulado.

(c)

4.3. Tipos de Modulao


Em grande parte, o xito de um sistema de comunicao depende da modulao, de modo que a escolha do tipo de modulao uma deciso fundamental em projetos de sistemas para transmisso de sinais. Muitas e diferentes tcnicas de modulao so utilizadas para satisfazer as especificaes e requisitos de um sistema de comunicao. Independente do tipo de modulao utilizado, o processo da

modulao deve ser reversvel de modo que a mensagem possa ser recuperada no receptor pela operao complementar da demodulao. A princpio, possvel identificar dois tipos bsicos de modulao, de acordo com o tratamento da portadora pelo sinal modulante: Modulao analgica Modulao digital Ambos so utilizados nos sistemas de comunicao conforme o tipo de sinal que se quer transmitir. Os dois tipos mencionados acima se subdividem em subtipos de acordo com as necessidades e requisitos do projeto.

4.3.1. Modulao Digital


Tambm denominada modulao discreta ou codificada. Utilizada em casos em que se est interessado em transmitir uma forma de onda ou mensagem, que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um cdigo. No caso da comunicao binria, as mensagens so transmitidas por dois smbolos apenas. Um dos smbolos representado por um pulso S(t) correspondendo ao valor binrio "1" e o outro pela ausncia do pulso (nenhum sinal) representando o dgito binrio "0". A diferena fundamental entre os sistemas de comunicao de dados digitais e analgicos (dados contnuos) bastante bvia. No caso dos dados digitais, envolve a transmisso e deteco de uma dentre um nmero finito de formas de onda conhecidas (no presente caso a presena ou ausncia de um pulso), enquanto que, nos sistemas contnuos h um nmero infinitamente grande de mensagens cujas formas de onda correspondentes no so todas conhecidas. Nos sistemas digitais o problema da deteco (demodulao) um problema um pouco mais simples que nos sistemas contnuos. Durante a transmisso, as formas de onda da onda portadora modulada so alteradas pelo rudo do canal. Quando este sinal recebido no receptor, devemos decidir qual das duas formas de onda possveis conhecidas foi transmitida. Uma vez tomada a deciso a forma de onda original recuperada sem nenhum rudo. Do mesmo modo que h diversas tcnicas de modulao para sinais analgicos, as informaes digitais tambm podem ser colocadas sobre uma portadora de diferentes modos. As tcnicas de modulao para sinais digitais mais utilizadas atualmente so: Modulao em Amplitude por Chaveamento - ASK Modulao em Freqncia por Chaveamento - FSK Modulao em Fase por Chaveamento - PSK

4.3.1.1. Modulao e Amplitude por Chaveamento - ASK


Esta a forma mais simples de modulao digital, tambm conhecida como on-off, e consiste em representar os smbolos 0s e 1s de um sinal digital pela ausncia ou pela presena do sinal de portadora. Na Figura 5 apresenta-se o sinal modulado y(t) e o sinal modulador m(t). A fase e a freqncia da portadora no se alteram.

Figura 5 - Modulao ASK

4.3.1.2. Modulao em Freqncia por Chaveamento FSK


Esta tcnica de modulao consiste em variar a freqncia da onda portadora em funo do sinal modulante, no presente caso, o sinal digital a ser transmitido. Os smbolos 0s e 1s so associados a diferentes valores de freqncia, ou seja, para transmitir o smbolo 1, a portadora assume a freqncia f1, e, para transmitir o smbolo 0, a portadora assume a freqncia f2. Um exemplo mostrado na Figura 6, onde f1 maior de f2. A amplitude permanece constante.

Figura 6 - Modulao FSK

4.3.1.3. Modulao em Fase por Chaveamento PSK


Na modulao PSK os smbolos zeros e uns so associados a mudanas na fase da portadora, e a freqncia permanece constante. Um exemplo mostra-se na Figura 7, onde se nota a inverso de 180 a cada mudana de smbolo. A amplitude e a freqncia permanecem constantes. Para este tipo de modulao deve se ter o conhecimento preciso a respeito da fase da onda portadora recebida, bem como da sua freqncia. Esta tcnica de modulao devido ao fato mencionado, envolve circuitos de recepo (demodulao) mais sofisticados; em compensao oferece melhor desempenho que as tcnicas ASK e FSK.

Figura 7 - Modulao PSK

5. Sistema de Comunicao
Vamos verificar agora como o sistema de comunicao clssico. O Transmissor entrega um sinal de energia adequado (modulador); a Rede de comunicao propaga a energia entregue pelo transmissor at o receptor, o Receptor retira a energia do meio e recupera os smbolos (demodulador), os Problemas aparecem sob a forma de distores nos sinais durante a transmisso. Entre os fatores que causaro distores encontramos: os rudos, a atenuao e os ecos. a) Os rudos so interferncias indesejveis causando distores adicionadas s distores impostas pelas caractersticas do meio fsico. Os rudos podem ser classificados em quatro tipos: rudo trmico, rudo de intermodulao, crosstalk e rudo impulsivo.

O rudo trmico provocado pela agitao dos eltrons nos condutores, estando, portanto, presente em todos os dispositivos eletrnicos e meios de transmisso. Quanto maior for a temperatura maior a agitao e logo maior o rudo trmico. O rudo de intermodulao ocorre quando sinais de diferentes freqncias compartilham um mesmo meio fsico. originado por ineficincias dos equipamentos, os equipamentos que lidam com sinais devem manter a sua forma, quando isso no acontece produzem-se distores no sinal. Crosstalk um rudo bastante comum em sistemas telefnicos. o fenmeno que comumente chamamos de linha cruzada. Este efeito provocado por uma interferncia indesejvel entre condutores prximos que induzem sinais entre si. Quando diversos sinais circulam em cabos eltricos prximos uns dos outros, existe a tendncia para que os sinais passem de uns cabos para os outros, este fenmeno tanto mais intenso quanto maior for a freqncia dos sinais. O rudo impulsivo no contnuo e consiste de pulsos irregulares e com grandes amplitudes, sendo de difcil preveno. Tais rudos podem ser provocados por diversas fontes, incluindo distrbios eltricos externos, falhas nos equipamentos, etc. b) A atenuao acontece quando a potncia de um sinal cai com a distncia, em qualquer meio fsico. A atenuao se d devido a perdas de energia por calor e por radiao. Em ambos os casos, quanto maiores as freqncias transmitidas, maiores as perdas. A distoro por atenuao um problema facilmente contornado em transmisso digital atravs da colocao de repetidores que podem regenerar totalmente o sinal original, desde que a atenuao no ultrapasse um determinado valor mximo. c) Ecos ocorrem toda vez que h uma mudana de impedncia numa linha de transmisso, pois sinais sero refletidos e voltaro por esta linha, podendo corromper os sinais que esto sendo transmitidos.

6. Multiplexao
Multiplexao uma tcnica utilizada para permitir que mais de uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. Ela usada tanto em redes de computadores, em linhas telefnicas e no envio de telegramas. Se no fosse por esta tcnica, as redes seriam coisas muito mais caras e possivelmente tecnologias como os aparelhos de telefones e celulares nunca teriam se popularizado. O desenvolvimento de tcnicas de multiplexao foi um dos principais fatores que levaram ao barateamento dos celulares nos ltimos anos. A grande vantagem da multiplexao permitir que muitos ns se comuniquem simultaneamente pelo mesmo meio. A desvantagem que preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usurio. O aparelho ou programa que realiza a multiplexao chama-se multiplexador. O aparelho ou programa que faz a filtragem das informaes enviadas chama-se demultiplexador.

6.1. Multiplexao por Diviso de Freqncia (FDM - Frequency Division Multiplexing)


Este tipo de multiplexao funciona alocando para cada tipo de dado uma faixa de freqncia do meio de transmisso. Este tipo de multiplexao usado por emissoras de televiso que usam freqncias diferentes para enviar o vdeo, as cores e o udio no mesmo canal; internet ADSL que utilizam uma faixa de freqncias no utilizadas pela voz nas linhas telefnicas para transmitir dados, companhias de TV cabo que podem aproveitar o mesmo cabo que envia as imagens para a televiso para transmitir tambm servio de internet e telefone e por estaes de rdio que separam os seus canais de rdio uns dos outros fazendo com que cada um utilize uma faixa de freqncia diferente.

6.2. Multiplexao por Diviso de Tempo (TDM - Time Division Multiplexing)


Neste tipo de multiplexao, cada tipo de dado possui um determinado perodo de tempo para transmitir os seus dados. Por exemplo, se os ns A, B e C usam um cabo para transmitir dados, podemos fazer com que a cada segundo o cabo transporte dados de um n diferente. Enquanto um transmite dados, os outros devem aguardar a sua vez de transmitir. O grande problema deste tipo de multiplexao que caso um dos ns no queira transmitir nada pela rede, o tempo do cabo destinado ele acaba sendo desperdiado. Este tipo de multiplexao recomendado quando o acesso rede pelos ns freqente. Como exemplo de uso deste tipo de multiplexao, pode-se citar os celulares GSM que alm de usarem a Multiplexao por Diviso de Tempo, usam tambm a Multiplexao por Diviso de Freqncia.

7. Canais de Transmisso de Dados


Existem, basicamente, trs tipos de canais de comunicao de dados: Simplex Quando a informao precisa ser transmitida apenas do ponto A ao ponto B. O transmissor s pode transmitir e nunca receber, j o receptor s pode receber e nunca transmitir; ou seja, o papel deles nunca ser invertido. Half-duplex Quando a informao precisa ser transmitida em ambos os sentidos, de modo alternado. No possvel transmitir e receber ao mesmo tempo. Tradicionalmente a transmisso nas redes segue esse padro. Full-Duplex Quando a informao precisa ser transmitida em ambos os sentidos, de modo simultneo. a verdadeira comunicao bidirecional, onde quem transmite pode receber os dados de outro computador durante a sua transmisso. A Figura 8 ilustra os trs tipos de canais de comunicao.

Figura 8 Tipos de canais de comunicao.

8. Tipos de transmisso de dados


Existem dois tipos de transmisso de dados: a paralela e a serial. Na transmisso paralela o sistema deve transmitir os bits de uma cadeia de dados (caractere) de uma s vez. H necessidade de tantas vias quantos forem os bits utilizados. As principais desvantagens desse tipo de transmisso so: o alto custo das linhas e o curto alcance da transmisso. Na transmisso serial os bits que compem o caractere so transmitidos um de cada vez. Neste caso o receptor deve saber qual bit o primeiro do caractere, para decodificar a informao (sincronismo). A transmisso serial pode ser de duas formas: assncrona e sncrona. Na transmisso assncrona, os caracteres so enviados um a um, sem controle do tempo entre um e outro, ou seja, o tempo decorrido entre dois caracteres (tempo de repouso) pode ser variado pelo equipamento transmissor sem que o equipamento receptor tome conhecimento. O incio de cada caractere indicado por um elemento de sinalizao (start) e o fim do caractere indicado por outro elemento de sinalizao (stop). Normalmente o stop corresponde a 1,4 ou 2,0 vezes o tempo de start. Quando um novo start for transmitido, indica o incio de um novo caractere. A vantagem desse tipo de transmisso que os caracteres podem ser transmitidos e regularmente espaados no tempo e a principal desvantagem que boa parte transmitida no transporta informao til. A transmisso assncrona utilizada em baixas velocidades, sendo uma soluo de baixo custo.

Figura 9 Transmisso assncrona.

Na transmisso sncrona, os caracteres so enviados em blocos. Os caracteres so transmitidos em intervalos de tempo definidos e no aleatoriamente como no assncrono. Caracteres de sincronismo so enviados ao longo da transmisso, sincronizando assim o incio dos blocos de caracteres. A transmisso sncrona utilizada em altas velocidades e os equipamentos, para operarem com ela, necessitam de placas que gerem o sincronismo necessrio para o envio dos blocos de caracteres, o que faz com que seja uma forma de transmisso de curto mais elevado do que assncrona.

Figura 10 Transmisso sncrona.

9. Comutao
A funo de comutao (ou chaveamento) em uma rede de comunicao refere-se alocao dos recursos da rede (meios de transmisso, repetidores, sistemas intermedirios, etc) para a transmisso pelos diversos dispositivos conectados. As principais formas de comutao so denominadas comutao de circuitos e comutao de pacotes.

9.1. Comutao de Circuitos


A comunicao via comutao de circuitos pressupe a existncia de um caminho dedicado de comunicao entre duas estaes. A comunicao via comutao de circuitos envolve trs fases: 1. Estabelecimento do circuito: antes da comunicao, um circuito fim a fim tem que ser estabelecido, o que significa a determinao e alocao de uma rota entre as estaes, onde, em cada enlace, um canal alocado e permanece dedicado a essa conexo at a hora da desconexo do circuito. 2. Transferncia de informao: uma vez estabelecida a conexo, os dados podem ser transmitidos e recebidos pelas estaes envolvidas. 3. Desconexo do circuito: aps um certo perodo de tempo a conexo pode ser encerrada, em geral pela ao de uma das estaes envolvidas. Sinais de controle devem ser propagados por todos os ns intermedirios do circuito de forma que todos os caminhos seja desalocados. Note que, na comutao de circuitos, o caminho alocado durante a fase de estabelecimento da conexo permanece dedicado quelas estaes at que uma delas (ou ambas) decida desfazer o circuito. Isso significa que, caso o trfego entre as estaes no seja constante e contnuo, a capacidade do meio fsico ser desperdiada. Em compensao, existe a garantia de que uma taxa de transmisso est sempre disponvel quando as estaes desejam se comunicar, pois no h conteno alguma de recursos. As redes de telefonia so exemplos de redes de comutao de circuitos.

Figura 11 Comutao de circuitos.

9.2. Comutao de Mensagens


Na comutao de mensagens no necessrio o estabelecimento de um circuito dedicado entre as estaes. Uma estao que deseja enviar uma mensagem, adiciona o endereo de destino a essa mensagem que transmitida de n em n. Em cada n, a mensagem inteira recebida e o prximo caminho da rota determinado com base no endereo contido na mensagem. Note que esse caminho pode se encontrar ocupado pela transmisso de uma outra mensagem e, ainda, outras mensagens j podem estar esperando para serem transmitidas por esse mesmo caminho. Nesse caso, a mensagem espera numa fila at que chegue a sua vez de ser transmitida e o caminho esteja liberado, quando ento a transmisso se inicia.

9.3. Comutao de Pacotes


A comutao de pacotes semelhante comutao de mensagens. A principal diferena est no fato de que o tamanho da unidade de dados transmitida na comutao de pacotes limitado. Mensagens com tamanho acima de um limite devem ser quebradas em unidades menores denominadas pacotes. Pacotes de uma mesma mensagem podem estar em transmisso simultaneamente pela rede em diferentes enlaces, o que reduz o atraso de transmisso total de uma mensagem. Alm disso, redes comutao de pacotes requerem ns de comutao com menor capacidade de armazenamento e os procedimentos de recuperao de erros para pacotes so mais eficientes do que para mensagens. A Internet um exemplo de rede de comutao de pacotes.

Figura 12 Comutao de pacotes.

9.4. Comutao de circuitos x Comutao de pacotes


Em redes de comutao de circuitos, os recursos necessrios ao longo de um caminho (buffers, taxa de transmisso de enlaces) para prover comunicao entre os sistemas finais so reservados. Em redes de comutao de pacotes, esses recursos no so reservados; as mensagens de uma sesso usam os recursos por demanda e, como conseqncia, podero ter de esperar (isto , entrar na fila) para conseguir acesso a um enlace de comunicao. Como simples analogia, considere dois restaurantes um que exige e outro que no exige nem aceita reserva. Se quisermos ir ao restaurante que exige reserva, teremos de passar pelo aborrecimento de telefonar antes de sair de casa. Mas quando chegarmos l, poderemos, em princpio, ser imediatamente atendidos e servidos. No restaurante que no exige reserva, no precisaremos nos dar ao trabalho de reservar a mesa, porm, quando l chegarmos, talvez tenhamos de esperar.

You might also like