You are on page 1of 3

Matriz de atividade individual Mdulo: Gesto de Pessoas Atividade: individual - 1 Ttulo: Motivao Mola Propulsora do Desenvolvimento Pessoal Aluno:

: Soraya Hirth de Castro Aranha Disciplina: Turma: 6 Introduo O mundo globalizado e em constante renovao e atualizao nos impe como palavra mandatria a inovao. E esta inovao est intimamente ligada outra palavra to importante quanto: a motivao. Motivao sim. Mas no somente. Motivao atrelada a excelncia de prestao de servio e aferio de resultados. Partindo do pressuposto que a motivao de natureza intrnseca, no passvel de ao externa que o determine, e sim, to somente, que o influencie, - (alm de indispensvel e necessria) -, o grande desafio das organizaes manter seus colaboradores constantemente participativos. Podemos, ainda, definir motivao como sendo a mola propulsora para se atingir os resultados almejados, no se esquecendo da existncia dos entraves e dificuldades rotineiras. Teorias sobre motivao Como j de conhecimento, todos possuem um comportamento distinto e reagem individualmente as diferentes situaes. O grande objetivo das corporaes no tocante a gerao de colaboradores motivados explorar suas maiores e melhores caractersticas. Com este diagnstico, a tarefa de delegar e designar tarefas de forma se torna muito mais assertiva, j que direcionado as diferentes aptides. Ao estudarmos as diversas teorias que permeiam o mundo organizacional, em especial, no tocante a motivao, verificamos que os diferentes autores partem, quase sempre, do mesmo pressuposto, qual seja, a existncia de diferentes tipos de necessidades, quer sejam primrias (fisiolgicas e de segurana) ou secundrias (afetivo-sociais e estima). O que altera nas diferentes teorias a explicao dos comportamentos inerentes as necessidades. Supre-se uma demanda inicial, novas prioridades vo surgir, e o ciclo se renova. No entanto, existe a defesa por parte de Herzberg de que algumas necessidades no possuem o condo de motivar o indivduo, e sim, evitar a insatisfao. Neste caso, o trabalho propriamente dito produz o efeito compensador, e conseqentemente, motivador. o desafio pessoal que aumenta o nvel motivacional. Quero, posso e vou realizar determinado trabalho. Existem ainda os que defendem a teoria de que diferenas pessoas resultam em diferentes necessidades, o que influencia diretamente o processo motivacional.

O grande diferencial nas organizaes a possibilidade de desafiar os colaboradores com novas oportunidades e responsabilidades, o que, fatalmente, acarretar maior aderncia e comprometimento aos valores e metas.

Como a liderana pode trabalhar os estmulos Nesta toada, percebemos que a liderana hoje o ponto chave no processo de motivao organizacional. Bons lideres se atualizam, observam, escutam, orientam, desafiam, do feedback e oferecem treinamentos formais. este exerccio de liderana que permite que o lder seja capaz de identificar talentos e potencializar o que cada um tem de melhor. Liderar gerenciar o presente pensando no futuro de cada colaborador, no futuro da equipe, e no futuro da empresa. Cabe ao gestor a percepo do que motiva cada integrante de sua equipe. Esse raio x pode e deve ser amparado em pesquisas de clima organizacional, uma vez que as mesmas nos do um panorama geral do grau de satisfao existente na empresa avaliada. Atravs desta e de outras ferramentas podemos medir o que realmente pode fazer diferena na motivao, e conseqentemente, na produo advinda desta equipe. A motivao constante e ininterrupta aumenta demasiadamente a qualidade e o desempenho do trabalho desenvolvido. Como foras energticas, origem familiar e cultura podem influenciar no estmulo motivao Qual o real significado, a real importncia da famlia, da cultura e de foras alheias na motivao existente em cada um de ns? Foi-se o tempo em que apenas o salrio era o propulsor da motivao. Definitivamente no o mais. No sozinho. E sim acompanhado de diversos fatores, como qualidade de vida, poltica de benefcios, ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento formal, chefia imediata, entre outros. Neste novo panorama, a cultura, origem familiar e foras diversas exercem um papel muito importante no processo motivacional. A cultura influencia sua maneira de vencer os obstculos, uma vez que a maneira como voc observa seus semelhantes desempenharem determinada funo, exercer forte influncia na maneira como voc desempenhar a sua funo. A famlia, como se sabe, base de todo o nosso potencial. Quando bem estimulado, atravs de aes concretas (estudo, esporte) e exemplos, nos fortalecemos e, conseqentemente, potencializamos nossas maiores qualidades, gerando motivao e resultados. Tambm exerce forte influncia a religio, considerando que grande parte da populao credita a Deus ou a foras superiores a ascenso ou derrocada na vida

pblica e privada. Exemplos prticos vivenciados ou conhecidos por voc Como lideres devemos propiciar um ambiente corporativo agradvel e estimulante. Partindo desta premissa, numa ocasio, montei uma gincana para identificar novas formas de resolver os problemas recorrentes, tais como atraso na entrega de prazos judiciais para correo, cpias dos processos, resposta a consultas e pareceres, entre outros. Dividi a equipe em trs grupos e cada um deles tinha que apresentar um novo fluxo para a realizao das tarefas. O Prmio era um dia de folga para cada num dos integrantes, numa sexta ou segunda-feira, alm de um almoo no restaurante escolhido pelo grupo vencedor. Todos adoraram e principalmente, apresentaram vrias idias inovadoras. Numa outra ocasio, fui desafiada a efetuar todo o processo admissional (entrevista, seleo, documentao, formulrios, etc.) de 300 novos funcionrios, no perodo de 60 dias. Se conclussemos com xito, eu e a equipe ganharamos uma cesta com produtos da empresa a escolha de cada um. Montamos uma fora tarefa, com planilhas e fluxograma bem definido e principalmente, cumprido a risca. Ao final da tarefa, que conclumos com xito, fomos parabenizados diante de toda a Regional pelo Diretor, alm de escolhermos os produtos mais especiais. Concluso Considerando todo o contedo programtico estudado at o momento, e com base nas diversas teorias motivacionais, cada uma com a sua particularidade, e todas igualmente importantes, possvel afirmar que cada indivduo possui a sua prpria mola propulsora que desencadeia o processo motivacional. Mola esta baseada em suas crenas, valores, meio cultural, interesses e necessidades distintas, uma vez que o meio externo pode fornecer to somente estmulos. Desta forma, obvio que a liderana possui papel de destaque nesta nova tica das organizaes, promovendo continuamente a melhora ambiente corporativo, atravs de diferentes estmulos, criando um local desejado para se trabalhar e passar grande parte do seu dia. Referncias bibliogrficas VERGARA, Sylvia Constant. Gesto de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV Online, 2011. RUGGIERI, Rugero.: TI Especialistas. Disponvel em: http://www.tiespecialistas.com.br/2010/11/efeito-da-motivacao-e-teoriasmotivacionais. Acesso em: 13 abr, 2012, 14:24. BARBOSA, Victor.: Ebah. Disponvel em: www.ebah.com.br/content/.../motivacao-organizacional. Acesso em: 13 abr, 2012, 14:40.

You might also like