You are on page 1of 6

Fsico-Qumica Experimental Prof.

: Ndia Maria

Estabilidade de um Sistema Coloidal 19/04/2012

Alunos Alexnder de Paula Rodrigues Gabriela Vidal de Azevedo Jonatha Machado Lima Jose Paulo Margarido Miguens

Objetivo
O objetivo dessa prtica analisar a estabilidade de coloides frente adio de um sal e de um polmero em diferentes propores.

Introduo
Os coloides so misturas heterogneas de pelo menos duas fases diferentes, com uma das fases formada por partculas de 1 nm a 1 m de dimetro finamente dispersa (fase dispersa) na outra fase (fase contnua ou meio de disperso). As propriedades do sistema coloidal dependem da interao entre as fases, interao entre as partculas, das foras eletrostticas (Coulomb/ Poisson-Boltzmann) e no-eletrostticas (van der Waals/ London, solvatao, repulso estrica). A estabilidade do sistema pode ser alterada, aumentada ou diminuda por diversos fatores como mudana de pH, adio de sal, aplicao de uma diferena de potencial, adio de macromolculas, entre outras. Essas particularidades podem ser exploradas nos mais diversos mbitos da Indstria Qumica no sentido de se evitar determinados coloides indesejados causando a instabilidade (coagulao e precipitao) dos mesmos ou estabilizando coloides desejados. A estabilidade de qualquer sistema, incluindo o coloidal, definida como a habilidade de manter seu estado, e, em particular, um aspecto de total homogeinidade. Uma suspenso coloidal ser tanto mais estvel quanto menor for a tendncia de precipitao das partculas coloidais. Para que esta precipitao ocorra, necessrio que as partculas coloidais se agrupem, formando uma massa maior que mais susceptvel ao da gravidade. A agregao de duas partculas somente ocorre quando estas colidem. O nmero de colises entre as partculas coloidais , portanto, de fundamental importncia . No entanto, toda coliso no resulta, efetivamente, em agregao. Para uma mesma frequncia de colises, a eficincia determinada principalmente, pelas propriedades da superfcie da partcula, ou dupla camada eltrica, que causa repulso entre as partculas a grandes

distncias de separao, uma vez que, medida que elas se aproximam, a distncia entre as cargas iguais menor do que entre as cargas diferentes. Uma maneira encontrada para proporcionar a estabilidade de um colide lifobo a adio a este de um colide lifilo, fazendo com que as partculas do colide lifobo fiquem protegidas por adsoro. Em torno do colide lifobo forma-se uma camada do colide lifilo, o qual adsorvido sobre a superfcie do outro colide como se fosse uma pelcula protetora e tornando mais difcil a precipitao do colide lifobo por eletrlitos. Esta uma forma mais ou menos eficiente de evitar a precipitao de colides lifobos por eletrlitos.

Tcnica Experimental
Pesou-se, aproximadamente, 0,5g de enxofre, que foi transferido para o balo de um sistema de refluxo. Adicionou-se 50 mL de acetona e aqueceu-se o sistema (com manta aquecedora) at a ebulio, mantendo-se o refluxo por 10 minutos. Simultaneamente, ferveu-se em um bcher 100 mL de gua. Na capela, longe de chamas ou fascas, verteu-se com extremo cuidado a soluo saturada de enxofre ainda fervendo sobre a gua em ebulio para que a acetona fosse evaporada, formando-se a suspenso coloidal (gua + enxofre). Filtrou-se a suspenso coloidal ento formada. Preparou-se ento 7 tubos de ensaio de acordo com a seguinte tabela:

Tubo
1 2 3 4 5 6 7

Suspenso coloidal (ml)


5 5 5 5 5 5 5

Amido 0,1% (ml)


0 0 1 1 2 3 4

NaCl 10% (ml)


0 1 0 1 1 1 1

Arrolharam-se os tubos, deixando-os em repouso por 24h. Observaramse as modificaes das solues em cada tubo, comparando-as com a soluo do tubo um.

Resultados e Discusses

Tubo 1 Apenas com a mistura coloidal de enxofre. Apresentou em sua parte superior uma fase clara e na parte inferior uma fase turva. Foi utilizada com padro em relao s outra com a finalidade de comparao.

Tubo 2 Adicionou-se 1 ml de NaCl a 10% soluo coloidal. No apresentou turbidez, mas sim uma soluo lmpida com precipitado no fundo, o que indica que o sal desestabilizou o coloide.

Tubo 3 Adicionou-se 1 mL de amido a 0,01% soluo coloidal. Apresentou mais turbidez que o primeiro, indicando que o amido estabilizou melhor o colide.

Tubo 4 Adicionou-se 1 mL de amido a 0,01% e 1mL de NaCl a 10% soluo coloidal. Apresentou uma turbidez mais clara que o tubo 1 e 3, sendo que na parte superior uma fase lmpida e no fundo, precipitado, indicando que o polmero diminui o efeito do sal de desestabilizar o coloide.

Tubo 5

Adicionou-se 2 mL de amido a 0,01% e 1mL de NaCl a 10% a soluo coloidal. No apresentou turbidez. Mas sim, uma soluo lmpida com precipitado ao fundo, o que no esperado, indicando provvel erro na execuo do experimento ou impurezas.

Tubo 6 Foi adicionado 3mL de amido a 0,01% e 1mL de NaCl a 10% a soluo coloidal. Apresentou o mesmo resultado do tubo 5, apontando um efeito contrrio ao esperado, indicando provvel erro na execuo do experimento ou impurezas.

Tubo 7 Foi adicionado 4 mL de amido a 0,01% e 1mL de NaCl a 10% a soluo coloidal. Apresentou maior turbidez que todos, indicando que possui o maior efeito estabilizante sobre o coloide. Atravs da observao dos tubos de ensaio (excetuando-se os tubos de nmero 5 e 6) pode-se confirmar a expectativa terica sobre a estabilizao dos coloides. Quando adicionamos eletrlitos ao meio coloidal diminumos a estabilidade do sistema, pois atravs da adio de eletrlitos ocorre a neutralizao parcial ou completa da dupla camada eltrica - as cargas existentes na dupla camada fazem com que ocorra a repulso entre as partculas quando elas se chocam, j que as partculas so formadas pelas mesmas substncias e tm cargas de mesmo sinal, funcionando como uma barreira eletrosttica contra a agregao das partculas - os ons provenientes do eletrlito promovem a neutralizao das cargas da dupla camada eltrica e consequentemente a atrao entre as partculas aumenta e se torna maior as chances de floculao de sis lifobos. Por outro lado quando adicionamos um polmero (como o amido) ao meio coloidal ocorre o aumento da estabilidade do sistema, pois a cadeia polimrica se estende no meio de disperso se adsorvendo sobre as partculas coloidais

no permitindo a aproximao entre as partculas, mantendo a estabilidade do sistema que com o passar do tempo diminuiria naturalmente. Ou seja, adicionando amido ao sistema coloidal ocorre a diminuio da entropia do sistema uma vez que diminui a quantidade de maneira que se pode arrumar o sistema. Diminuindo a entropia aumenta-se a energia livre de Gibbs, tornando-a positiva, caracterizando uma reao no espontnea, o que favorece a estabilizao do coloide j que a tendncia era ocorrer a aglutinao.

Concluso
A experincia confirma claramente que o sal desestabiliza o coloide, e que o polmero ajuda a estabiliz-lo. Excetuando-se os erros adversos, como, por exemplo, impurezas, o experimento realizado no laboratrio mostrou-se eficiente na determinao das condies de estabilidade de uma suspenso coloidal.

Referncias bibliogrficas

SHAW, D.J. Introduo qumica de colides e de superfcies. Trad. De J.H. Maar. So Paulo: Edgard Blucher/Edusp, 1975.

CASTELLAN, Gilbert. Fundamentos de Fsico-Qumica. Livros Tcnicos e Cientficos. Rio de Janeiro. 1988.

Apostila de prticas de fsico-qumica experimental UERJ/Instituto de Qumica/DFQ

You might also like