Estudo Concurso

Língua Portuguesa  Estruturação do parágrafo
Parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios. Parágrafos curtos – destinado a leitores menos experientes Parágrafos médios - destinado a leitores médios (2º grau) Parágrafos longos – destinado a leitores avançados (ex.: textos científicos) Tópico frasal = geralmente vem no começo do parágrafo. É o tópico chave que tem a intenção de agarrar a atenção do leitor e dele se criar outros períodos. Pode ser desenvolvido por enumeração, descrição de detalhes, confrontos, razão, análise, exemplificação. Ex.: tópico frasal Os órgãos públicos muito devem à prática de esportes. São as práticas desportivas que proporcionam meios exequíveis de combate à miséria das crianças carentes, sugerindo aos governantes inserir nossas crianças em tais práticas como formas de combatê-la .

 Estruturação do texto
Coerência = nexo lógico entre os textos. Coesão = ligação formal entre as orações. Objetividade = se oculta o eu. Subjetividade = se expõe o eu na frase. Nexos e operadores sequenciais= conjunções e preposições Preposição = palavra invariável que liga dois elementos na frase (regente e regido). Pode ser essencial (só funciona como preposição: à, ao, ante, até, após, contra, de, desde, em, para, per, perante, sob, sobre, sem, trás), acidental ( era outra palavra e acabou virando preposição: afora, menos, salvo, conforme, exceto, como, que...), contração (junção de uma preposição com uma palavra: de+uma = duma, em+um = num, ...) .

 Sintaxe
Frase = todo enunciado linguístico capaz de passar uma ideia. Oração = conjunto linguístico que gira em tordo de um verbo com sujeito e predicado Subordinação = Período com duas orações, sendo uma a principal e a outra a subordinada. A oração principal sempre virá com alguma função sintática faltando e a oração subordinada servirá como essa função sintática. Ex.: O rapaz gosta de que bajulem-no a todo instante. O rapaz gosta = oração principal Bajulem-no a todo instante = oração subordinada (fazendo papel de objeto transitivo indireto) Coordenação = período com duas orações, mas sem que esteja ligada a outra para lhe fazer qualquer função sintática. Em suma, são duas orações independentes. Uma oração coordenada pode ser sindética (ligada por conjunção ex: a jornalista fazia sua entrevista e o fotógrafo tirava as fotos), elas podem ainda ser aditivas (e), adversativas (mas), explicativas (porque) e conclusivas (portanto), ou assindética (não ligada por conectivo algum ex: tudo passa, tudo corre: é a lei).

 Tempo Verbal
Pretérito imperfeito = fato do passado que que não foi completamente terminado. Ele estudava quando foi interrompido. Pretérito perfeito = fato que foi consumado no passado. Ele estudou sem ser interrompido. Pretérito Mais-que-perfeito = fato que foi consumado antes de um fato passado. Ele estudara as lições quando alguém pensou em interrompê-lo. Presente = expressa um fato atual. Ele estuda. Futuro do presente (Futuro) = expressa um fato futuro com relação ao presente. Ele estudará amanhã. Futuro do pretérito = expressa um fato futuro com relação a outro do passado. Ele estudaria caso não tivesse bebido demais.

 Classes de Palavras
     Substantivo Adjetivo Pronome Verbo Artigo

.. os pronomes esta. Pois pode mudar sentido de totalidade para generalidade... -Verbo no infinitivo impessoal é sinal de sujeito oracional. . particípio ou infinitivo. Na oração subordinada substantiva subjetiva o verbo está na terceira pessoa e não existe sujeito.Ter cuidado com a supressão de artigos depois do advérbio todo. Orações reduzidas = orações com verbos no gerúndio. o sujeito é a oração subordinada. Anáfora = retoma a algo mencionado anteriormente. Conjunção integrante: o quê equivale a isto.... O fato é que.   Na flexão verbal.     Numeral Advérbio Preposição Interjeição Conjunção  Pronomes Pronomes pessoais oblíquos átonos = acompanham formas verbais (O magistrado escolheu lhe para a função) Pronomes oblíquos tônicos = acompanhados de proposição (A mim foi designado o cargo) Pronome relativo se divide em duas orações e vê qual substantivo foi desaparecido. dividindo em partes entre radicais e desinências . Exemplos de oração subordinada substantiva predicativa = mas a verdade é que. isto só caafóricos. Catáfora = retoma a algo que ainda será dito. a forma é como o verbo é composto. Processo Industrial Gráfico Dpi = dots per inch = pontos por polegadas  Pré-impressão . os pronomes essa e esse são anafóricos.

Mas pode-se encarecer se necessitar de uma quinta impress  Sistemas de Impressão Tipografia = Sistema de impressão que mais se assemelha àquele criado por Johannes Gutenberg pois trabalha com a montagem de uma matriz em alto relevo (com litos) que é banhada por um sistema de distribuição entre vários rolos. A intensidade da cor é determinada através da profundidade dos sulcos.. A tinta é injetada no tinteiro que banha o rolo principal. A flexografia convencional raramente se usa de meios-tons. pode-se fazer mais barato. Usam-se de 6 a 12 tintas. é possível trabalhar com tintas de maior fluidez e assim usar outros materiais. diárias de hotel.Todo processo envolvido antes da impressão de um produto gráfico. Por se tratar de um sistema de imersão na tinta.Fase responsável pela definição das características do impresso gráfico: fontes.Se usa-se cores especiais de forma a diminuir a quantidade de impressões da policromia. Este irriga dois rolos em um trilho. os rolos saem e a matriz carimba o papel.Fase responsável pela concretização das ideias de um artista gráfico. Quando a matriz abaixa. Flexografia = Sistema de impressão onde se usa uma matriz em alto relevo de material emborrachado (fotopolímetro) que é colado com uma fita dupla face num cilindro que gira e dum lado transfere tinta para a matriz (de nome clichê) e do outro imprime no material a ser impresso.Todos os minutos contabilizados (até investigação. cores. . Retículas com pontos grandes. imagens. alimentação em viagens) .. . quanto mais fundo o sulco.Despesas de consumo (viagens. os rolos deslizam para debaixo dela e lhe transferem tinta.Se você é um especialista na área. cobra-se mais pela sua especialidade específica . . passagens. Overprint (sobreimpressão) e trapping (sobreposição de cores para atenuar erros nos limites dos elementos gráficos) são características da flexografia.. formato. Cada cor corresponde a um cilindro. cobra-se mais. reconhecimento de produtos de concorrentes) são calculados . mais tinta e mais escura sai a impressão. Imprensa rotativa Rotogravura = É um método aonde um cilindro de impressão com sulcos onde vai a tinta passa por uma superfície (não necessariamente papel).Se um trabalho demanda urgência e tem de se entregue num prazo menor que o normal. .  Orçamentação -Despesas tidas durante o trabalho . pois tem uma grande ganho de ponto (40% aproximadamente). O produto da pré-impressão da rotogravura é o próprio cilindro que é a unidade básica da rotogravura. Quando a prensa com a matriz levanta. Raspa-se o cilindro pra tirar o excesso de tinta que fica nos sulcos.

os desenhos usam cores chapadas com contornos definidos. mas sua característica é voltada para a energia estática e não as afinidades químicas. Os dados desse cilindro é passado pra outro chamado Caucho ou blanqueta e por fim é passado pro material a ser impresso.Serigrafia (Silk Screen) = Sistema em que uma matriz é preparada por fotossensibilidade. Um fotolito com a imagem é colocado sobre a tela e o processo de queima acontece as partes onde virá o desenho fique permeável e saia com água.: flexografia. Ex. Esse sistema também é chamado de impressão indireta. tipografia Encavográfica = caracterizada por zonas de entintagem de baixo relevo. brilho e relevo das tintas. A densidade da trama está diretamente ligada à qualidade do produto final. Xerográfico = Xérox Impressão Digital = deriva-se da xerografia. Depois lava-se e sobra na matriz o espaço da figura que será gravado por um processo de vazamento de tinta com a ajuda da pressão de um rodo.  Matrizes de impressão Relevográficas = caracterizada por zonas de entintagem em alto relevo. A serigrafia favorece características como textura. Uma emulsão fotossensível é passada em cima de uma tela esticada num quadro de madeira. Há uma mistura de água e tinta num cilindo onde é fixada a matriz que com certa pressão recebe tinta só nas áreas demarcadas. Ela é uma das únicas que imprime branco (junto com a flexografia). aço ou alumínio.: serigrafia (silk screen) Eletrográfica = também não tem relevos como o planográfica. As curvas aparecem com serrilhados. elas são feita a traço. Offset = A preparação da matriz é feita de forma semelhante ao do sistema de serigrafia. Quando a emulsão seca. São geralmente chamados de processos eletrônicos.: offset Permeográfica= caracterizada pela permeabilidade. mas um arquivo de dados digital. Uma imagem a traço é a propriedade de elementos impressos formados por uma única tinta. leva-se ela para uma sala com uma mesa de luz. como água e substâncias gordurosas. O princípio básico deste sistema é a repulsão natural entre a água e substâncias gordurosas (tinta). Ex. fazendo com que a tinta vaze pelas áreas de grafismo para o suporte. Usam toner. Ex.  Meios tons -As fotos usam meios-tons. exceto pelo fato de que a fonte não é outra folha. Ex. . -Quando a impressão não é definida por meios-tons.: rotogravura Planográfica= caracterizada por não tem relevos em suas zonas de entintagem e a separação de grafismos e contragrafismos ser realizada por afinidades químicas.

Para imagens coloridas faz-se quatro fotolitos com as quatro cores do padrão CMYK (ciano. . expõe áreas e esconde outras para que sofram ação da luz combinada com as substâncias químicas. Geralmente a diagramação é feita de forma tipográfica. transparência ou papel vegetal de baixa gramatura impressos em impressoras a laser.É gravado por processo óptico a laser em uma imagesetter. Toda meia-tinta é um meiotom.Paginação (diagramação) se refere à disposição do conteúdo do impresso dentro dos limites da página. seguindo critérios hierárquicos (nos jornais. o acetato geralmente é substituído por papel poliéster.Neutros – escala de cinza  Produção de chapa – CTF (Computer to Film) – uso de fotolitos -Usa-se uma máscara de acetato com a função de liberar ou esconder a luz. mas não necessariamente mais escuras. amarelo e preto) . magenta. É o caso do papel jornal.. por exemplo. no caso de arquivos digitais. Pontos muito pequenos e próximos podem “estourar”. menor a lineatura. -na impressão de jornais o ganho de ponto geram mais variações  Áreas de máxima. . que é a variação da forma dos pontos de retícula nos elementos impressos.Quando o impresso possui apenas textos e alguns grafismos.Áreas de mínimas (altas-luzes) são o oposto das máximas. onde se tem poucos pontos ou nenhum. A máscara é colocada sobre a matriz fotossensível.  Matizes (materiais) -chapa (offset) -borracha (flexografia) . -Meias-tintas estão entre as áreas de máximas e mínimas. ou por processo fotográfico no caso de cópias de originais físicos. as notícias vêm por ordem de importância). .os pontos quadrados é a definição na maioria dos programas gráficos . O fotolito é sempre formada por partes escuras que impedem a passagem da luz e por partes vazadas que é por onde a luz passa.O uso de papéis menos absorventes minimizam o ganho de ponto.Quanto mais absorvente o papel. . de mínima. meias-tintas e neutros -Areas de máximas (sombras) são áreas com mais pontos (mais intensas).Os pontos redondos dão melhor rendimento em máquinas offset rotativa . mas nem todo meio-tom é uma meia-tinta.Os pontos de elipse representam melhor na retícula os meios-tons de pele clara ou morena. .  Lineatura .

-Sangria (ou sangramentos) = “excessos” das páginas que serão descartados na finalização e cortados para fora.Roseta = Como os pontos da retícula em CMYK não podem se sobrepor. reflexão e transparência. As cores pigmento transparentes trabalham com absorção. A junção dessas formas chama-se roseta. São muito usados quando se precisa que uma cor ou imagem se estenda até o fim da página sem que haja filetes e outras cores: como por exemplo uma impressão com todo de uma cor como se ela própria fosse daquela cor ou uma foto que excede os limites da página. .Marcas de impressão (marcas de dobra.Área de impressão = área onde vai o impresso. As marcas de registros servem para verificar o “encaixe” das várias impressões visando que não fique borrado) . dão menos trabalho por ser feito apenas um corte para separar as páginas e recebem o nome de “corte seco”..É bom lembrar que a escala de cores da impressão é a CMYK (ou Escala Europa) que é diferente da RGB (que é pra pontos luminosos). 45°. . marcas de corte e marcas de registros.. Uma folha de impressão de 8 páginas se tornará um caderno de 16 páginas. 30°. depois de subtraídas as margens laterais. A CMYK é impressa em retícula e é medida pela porcentagem de pontos que cobrem o papel.cilindro ou forma (rotogravura) -tela (serigrafia) -ramae clichê (tipografia)  Elementos da Matriz -Formato de fábrica -Formato de boca de máquina (para máquinas de gráficas menores) . umidade (no processo offset). etc. As cores CMY (Ciano. . ou tira de cor)= server para o gráfico manter o controle sobre características da impressão como níveis de tintas. Absorvem certa porcentagens de cada cor do padrão CMYK formando outras cores.Barra de controle (ou tira de controle.Faz-se fotolitos com as respectivas porcentagem de CMYK da escala. .260% a 320% (carga nominal) é a faixa de limites da soma as porcentagens de cada elemento da escala CMYK . a área para as marcas de impressão. Magenta e Amarelo) são cores pigmento transparentes.15°).Margens laterais -Margem da pinça (usado em máquinas que não trabalham em alta velocidade e fazem uso da pinça).  Separação de Cores (para produzir os fotolitos) . eles são feitos em angulações diferentes (90°. Impressões sem sangria são mais econômicas. .Antes de 1990 o processo era feito por método fotográfico usando filtros coloridos . -Caderno = uma folha de impressão que geralmente contém mais de uma página é dobrada e refilada. as margens da pinça.

. papelão. pode ficar falhada).: processos eletrográficos são mais caros de uma cópia unitária em contraposição a processo analógicos (como o offset). CtP e CtPress.Adapta-se o trabalho ao custo benefício. No processo offset (fora do lugar) usa-se o cilindro da blanqueta que é um cilindro intermediário diminuindo drasticamente os problemas do contato do suporte com a água e tinta. A fotogravura é a produção de fotolitos de modo fotográfico numa sala iluminada. só que dispensa-se matrizes físicas e fotolitos. porque no primeiro o preto é a ausência de cor e não uma tinta preta.É o código usado para designar a quantidade de entradas de máquina (impressos a serem feitos para cada cor) . . 4/4 = policromia dos dois lados do papel  Processos de impressão -Escolhe-se o processo (flexografia. offset. usando-se da luz e vácuo para gravar as imagens do fotolito na chapa. Ex.A litografia foi a “mãe” do processo offset. Depois a chapa . No entanto. médias e grandes a custos compatíveis.: 1/0 monocromia de uma lado só do papel. ocorriam-se problemas com o contato direto do suporte com a água e tinta podendo ocasionar rasgos nos papéis. como não tinha um cilindro intermediário. e tem bom rendimento de impressão de a partir de mil exemplares. Neste caso. plástico).Indica quantas entrada de máquina cada face do papel terá. compensa o uso de papel couche com o uso da policromia e tintas especiais. conhecimento prévio sobre o processo.O offset é o mais utilizado desde a metade do século vinte. -São três os métodos de produção de chapa para offset: fotogravura. A qualidade depende do tempo de exposição (se muito tempo.. sendo a primeira a trabalhar com o princípio de repulsão de substâncias gordurosas à água. A definição de quanto usar estes métodos para substituição de tinta é subjetiva. usa-se os métodos UCR (Undercolor Removal) o GCR (Grey componente replacement) que substitui o cinza que era formado por três cores no RGB e na conversão continuou formado por três cores (CYM) pelo preto. deficiências dos processos. a usabilidade . Na conversão há uma espécie de entopimento dos pontos das retículas fazendo com que se gaste bem mais tinta que o necessário e fragilize ainda mais o papel diminuindo sua resistência. os mesmo decalcagem. pois é necessário ver se o efeito final é o desejado. pode borrar ou “estourar” e as meias-tintas ficarem chapadas. e o cinza não é meio tom de preto. o suporte (papel. rotogravura. Já para impressões mais sofisticadas. custo. Produz bom rendimento em impressões a traço quanto em meio-tons.Há problemas na conversão do cinza do padrão RGB para o padrão CMYK. oferta e operacionalidade dos fornecedores. Ex. etc) através da análise de algumas características do tralho a ser feito: tiragens.  Código x/y . se pouco tempo. embora tenha variação da qualidade da impressão no decorrer do processo.

As rotativas são mais usadas para altas tiragens (mais de dez mil) enquanto as planas para tiragens medias e pequenas. da posição do papel e da chapa.) Não imprimem meios tons e seu tons chapados se passarem um cm² correm o risco de falha. notas fiscais.. Usa-se na maioria dos trabalhos de designs gráficos as planas. etc. É um processo de nome Offset Waterless. máquinas de meia-folha e de grande porte. afinal são mais encontradas em gráficas médias e pequenas porque custam bem menos. São impressoras de policromia que imprimem a velocidade relativamente alta (cerca de 15 mil folhas por hora). São geralmente usadas por grandes gráficas ou médias gráficas que estão se modernizando. têm qualidade de impressão muito boa.. -As máquinas planas podem ser divididas em pequeno offset. elas são formadas basicamente por unidade de entrada. unidades de saída. Com exceção do pequeno offset e dos modelos que incorporam o CtPress.).recebe um banho químico no processo de revelação. -As máquinas de ¼ de folha de última geração aceitam folhas médias de 52x36 cm (1/4 da folha do padrão de fábrica) .  Tipos de impressoras offset . Na sensibilização a luz amolece a emulsão que ficou exposta a luz e depois da revelação ela passa a atrair a umidade enquanto que as áreas que não foram expostas passam a atrair a gordura. Tem um rápido setup de máquina (ajustes de quantidades de tinta e umidade. . máquinas de ¼ de folhas de última geração. .São divididas em dois grupos: as impressoras planas (de folhas soltas) e as rotativas (de cilindros). é compatível com CtP (ou mesmo equipadas com CtPress).As pequenas offsets são máquinas de mesa. dotadas de controle informatizado. módulos de impressão (castelos). São uma alternativa às impressoras digitais por conseguirem boas impressões de pequenas tiragens a custos competitivos. A gravação na chapa de alumínio se faz com o uso de fotopolímero (aquele mesmo dos clichês da flexografia). mas economiza-se com o desperdício de papéis no acerto de máquina e a impressão sai com uma qualidade incrível com lineaturas de até 300lpi e resolução que chega a 2540 dpi. O CtP é um processo onde a impressora (platesetter) grava a chapa através do impressões a laser e o CtPress é um processo onde a chapa já vem embutida na impressora e dispensa a umidade da água substituindo-a por silicone. São usadas para monocromia e no máximo bicromias muito simples. usada para produção de material de baixo custo (folhetos.: policromática = 4 castelos.No método CtPress dispendia-se um custo muito grande. O número de castelos corresponde ao número de tintas com a qual a máquina trabalha ex. . etc. Pequenas gráficas não a usam por seu alto custo.

mas também se dá bem com o offset e o craft. Possuem 4 castelos. Geralmente usadas em pequenos serviços nos tempos vagos feitos para terceiros. -As impressoras de pequenos jornais são projetadas com o fim de impressões rápidas e qualidade não tão boa assim. Para policromia é indispensável que se faça um teste em folhas piloto antes. Permitem uma boa impressão.. Não realizam acabamento. É comum pra impressão de revistas em altas tiragens. o que poderá acarretar alguns erros de registros a mais perdendo papel e tempo. Então necessita-se de limpeza e reajustes. pois a maior parte do acerto de máquina é feito com a máquina em funcionamento ocorrendo o desperdício muito grande de cópias tiradas. embora não tão comum. algumas formas de encadernação) -As máquinas rotativas são usadas apenas em grandes gráfica e geralmente em gráficas de jornais. As rotativas offset são dividas em três grupos: pequenos jornais. Seu trabalho é igual ou superior ao das máquinas planas. mas precisa de mais intervenção do impressor. . É projetado para impressão em papel imprensa. são mais lentas que as de grande porte.-As máquinas de meia-folha são máquinas que recebem folhas de 90x70 cm (metade da folha padrão de fábrica.Impressoras que efetuam alta qualidade de impressão e aceitam papéis de primeira linha. Impressão de tabloides.. controle computadorizado e dispositivos de rigoroso controle de qualidade. Realizam diferentes etapas do acabamento (Corte. refiles. dobras e até alguns tipos de encadernação) Por serem muito rápidas são adequadas a altas tiragens e inadequadas a baixas tiragens. etc. São dotada de acabamento in line. usa-se o pré-corte nelas). dobras. Na maior parte dos casos também realizam in line as etapas básicas do acabamento (cortes. Seu nome se dá pelo uso de um forno que faz a evaporação dos solventes das tintas. são geralmente de gráficas médias e grandes e alguma até tem o sistema de reversão (nativo das rotativas).Heatset . Sua maior característica é a velocidade das impressões para o que contribuem a entrada contínua de papel (graças a bobinas) e a impressão simultânea em ambos os lado do suporte. -Coldset = impressora usada nos grandes jornais que usam policromia. Permite maior automação dispendiando a maior intervenção do impressor. -As máquinas de grande porte são máquinas que permitem altas tiragens em boa impressão. Suas impressões são de altíssima qualidade respeitando as limitações do suporte (papel imprensa). Apenas um trabalho de grande porte que demanda uma altíssima qualidade e tiragem justifica a troca de uma máquina plana por uma máquina deste nível. Geralmente só têm dois castelos e precisam de mais de uma etapa para impressões em policromia. jornais periódicos. . Seu nome se dá pelo uso de refrigeração para fixar as tintas no suporte. heatset e coldset..

. tubos. É adequado pra impressoras offset rotativas do tipo heatset. menor brilho e maior instabilidade. No resfriamento usa-se água que passam pelos cilindros. É geralmente usado na impressão de jornais e devido ao fao do desenvolvimento de um revestimento semelhante ao couché (que resultaria no papel CWC) também ficou apropriado para produção de revistas de altas tiragens.  Papel -Os mais usados são o offset e o couché l2 (o 2 lados revestidos para dar mais brilho e maciez) -Os papéis couché são menos recomendados à leitura por absorverem mais a luz em função de seu revestimento que favorece para que as cores fiquem mais vivazes.. mais espessos.000 cópias por chapas e dessas próprias chapas virgens terem um custo muito elevado em relação às demais. Conta ainda com outras vantagens: ganho menor de ponto. -Tipos de papeis em relação ao processo com que foi montado sua pasta: * pasta mecânica = obtida através da separação mecânica dos componentes da madeira. com baixa resistência. Resultam em papeis opacos. Produz resultados de altíssimas qualidades já que não utliza de água e esta é a vantagem para os métodos offset tradicionais. Foi descartado por não utilizar umidade e a qualidade da impressão estar comprometida devido à diminuição da viscosidade da tinta. Usam-se processos de impressões específicos tipo a flexografia. São papéis mais caros. * pasta semiquímica = produz fibras mais rígidas. A desvantagem dessa impressora se dá no fato do limite ser de 20.  Driografia Processo desenvolvido pela empresa 3M em 1960 que daria origem ao offset digital usando o silicone ao invés da água.-Offset digital = uso do método CtPress para a impressão. possibilidade de uso de lineaturas mais altas e acerto de máquina em menos tempo e com menor desperdício de papel. É adequado para a confecção de caixas de estoque. E também exigem atenção rigorosa à temperatura e ambientação porque ela se superaquece devido à ausência de umidade. do tipo papelões. por ter equipamentos caros e por ter uma qualidade inferior às máquinas offset tradicionais. Também quase elimina o problema de registro devido ao processo digitalizado de gravação de suas chapas que são montadas automaticamente e após a impressão de toda a tiragem descartadas. São usados para papéis offset e papéis couché. etc. secagem mais rápida das tintas. os cilindros são revestidos novamente com chapas virgens iniciando novamente todo o processo. Após a limpeza dos mecanismos. * pasta química = se obtém pelo processo químico que através de fortes substâncias e branqueamento elimina toda a hemicelulose e lignina da madeira.

Refluir o texto faz com que todo o texto seja apresentado em uma única coluna. A colagem superficial evita que a tinta borre e aumenta a resistência do papel. menor a opacidade . maior o tempo de secagem do papel e menor a qualidade de impressão. Quanto mais revestimento. menor tem de ser a gramatura do papel. É encontrado em Visualizar -> Aplicar Zoom -> Refluir. Quanto maior a gramatura o a camada de revestimento do papel. papéis para revistas e folders).: papel Bíblia e bula de remédio). As vantagens são melhor calandramento (maior lisura) .: Cartolina (180 g/m²) e Cartão (225 g/m²)) A espessura pode ser medida em mícrons (a milionésima parte de um metro) A colagem é feita na massa de papel visando a redução de retenção de umidade por ele.: papel offset. . Os papéis alcalinos tendem ao amarelamento. resultante de alterações nas etapas intermediárias de produção. mas também em outros como o CWC por exemplo. por exemplo. maior o tempo de vida. Calandragem é obtida através da passagem do papel por cilindros aquecidos de nome calandra. maio necessidade de que as dobras coincidam com a direção das fibras. Illustrator -A tecla TAB oculta temporariamente as paletas e a barra de ferramenta do artboard. Photoshop Content Aware Scaling recompõe automaticamente uma imagem enquanto ela é redimensionada mantendo suas proporções. O Ph do papel indica a vida útil desse papel. A tinta couché não necessariamente é aplicada no papel couché. Pode ser aplicado em uma das faces (couché L1) ou em duas (couché L2). O revestimento do papel é feito por substâncias como o couché. recomenda-se a aplicação de vincagem antes da dobra. maior vivacidade das cores Gramatura: Baixa gramatura (até 60 g/m² ex. dando origem a papeis pouco ou nada branqueados. menos resistência. Caso contrágio. menor a rigidez e ainda está suscetível ao acontecimento de blistering. Quanto mais ácido. Softwares Acrobat Reader . Média gramatura (entre 60 g/m² e 130 g/m²n ex.-Papéis kraft são papeis feitos com a pasta de mesmo nome. alta gramatura (acima de 130 g/m² ex. São papeis semelhantes aos obtidos por pasta mecânica. Quanto mais alcalino. mas com qualidade superior Papéis AG são obtidas por processos mecânicos e são geralmente usados em embrulhos e capas de blocos de notas fiscais.

-Zoom = tecla direita do mouse. -Edit > Preferencer > General é a janela de configuração do programa -SHIFT + seta = superdeslocamento -SHIFT pressionado enquanto desenha = desenha formas perfeitas ALT pressionado enquanto desenha = matém os lados direita-esquerda ou baixo-cima com as mesmas dimensões. -Na Rectangle o SHIFT aumenta proporcional e o ALT aumenta do centro. objetos não pintados e caminhos de textos vazios. -Reshape = seleciona e move um ponto de angulação linear -Cleanup = remove pontos soltos. a tecla ALT copia. se usa R ela divide os caminhos. . clicando em CAPS LOCK o cursor deixa de ser um pincel e passa a ser uma cruz. .Pode utilizar dados de outros aplicativos como fonte de dados do gráfico.Pucker = trabalha de forma angular no objeto -Bloat = trabalha de forma arredondada no objeto -Scallop = cria caminhos muito pontiagudos que se assemelham a pelos.ALT muda a curva da ponta de vértice nas Curvas de Bézier . -Depois de selecionado o PaintBrush. F9 = oculta/mostra paleta grandientes -Na malha de grandiente. -Crystallize = cria pontas no objeto.Reflect = espelha objetos -Skew – Distorce objeto Autotrace = cria paths com forma e cores de uma imagem digitalizada. tecla alt. -O Illustrator exporta pra CDR (Corel Draw) -Smart Guides permite visualizar ângulos. etc. Magnification – Amplia ou reduz a visualização. .Na ferramenta Scissors (Tesoura) que divide caminhos (clicar nela em um caminho fechado o torna aberto). tipo de arte utilizada. -Warp = modifica os caminhos de seus objetos de forma circular -Tiwrl = distorce o objeto como se fosse uma onda .Live Trace – Vetoriza automaticamente uma imagem Bitmap. -Os polígonos e estrelas tem no mínimo 3 lados e no máximo 1000 lados -Flare = simula o brilho da lente -Permite criar gráficos nele mesmo. ferramenta zoom. Freehand .O comando abrir permite que se abra qualquer arquivo suportado pelo comando import.A tecla Caps Lock pressionada muda a forma da ponta de um lápis para um cruzamento -Smooth = permite a suavização de caminhos . pra excluir um ponto é só clicar sobre ele com a o ALT pressionado. formatos que não são EPS ou imagens digitalizadas não são totalmente . -Scatter Brush = Brush personalizada .Com a ferramenta pointer. semelhantes a cristais -Wrinkle = simula efeito de papel rasgado .

relatório. Ganho de ponto óptico = É um fenômeno que ocorre sobretudo devido à absorção irregular da tinta pelo papel. fh5 (freehand). autocad dxf. fh3. photoshop eps. quark express eps.. .cdr. papelão. etc. etc. Base de conhecimento de outras provas Velatura = problema com impressão offset em que a água não consegue limpar as áreas de contragrafismos Hot Stamp = método de impressão sem tinta que se assemelha ao tipográfico e que usa apenas o aquecimento e uma camada metálica. .Collect for output prepara o arquivo para ser enviado a um bureau de saída com as fontes. Pode ser usada em livros de capa dura.O comando revert permite que você retorne para as alterações que fez antes de salvar. Ele abre . -Exporta pra cdr. (autocad). . arquivo PPD (descrição de impressora usada na hora). . Se abrir arquivo com fontes não disponíveis. fh2. etc. Illustrator. A quantidade essencial para um papel jornal é de 80 a 100 lpi Interpolação = técnica usada para aumento da resolução da imagem. le perguntará se deseja substuir as fontes.editáveis. . as imagens.ai. Tack = resistência em que a tinta tem de se dividir em duas camadas no processo offset.psd. fh4. Ganho de ponto físico = Ganho de ponto (deformação geométrica ou aumento do ponto) causado pela pressão de cilindros do grupo impressor e/ou por excesso de ti nta. Ele não permite retorno. Lineatura = quantidade de linhas por polegadas da impressão.dxf.. couro. Ideal para marcação de pequenos detalhes como frases.

. sem passar pelo RIP. .Uma tinta é constituída de pigmento e aglutinamento/base Realação sobre o diâmetro do rolo e a faixa sobre a chapa: Diâmetro do rolo entintador Faixa de tinta na chapa 60 mm de diâmetro 3 mm 70 mm de diâmetro 4 mm 80 mm de diâmetro 5 mm 90 mm de diâmetro 6 mm 100 mm de diâmetro 7 mm 110 mm de diâmetro 7 mm A regra geral é que a faixa de tinta na chapa é cerca de 1/16 do diâmetro do rolo entintador Faixa ideal (mm) = diâmetro do rolo (mm) x 0. monolúcido. o carregamento da tinta. penugem. . devido ao carregamento excessivo de tinta). -Papéis foscos = offset. Platesetter = é a impressora do processo de CtP (Computer to Plate) que imprime as chapas através de feixes de laser.Reologia = ramo da mecânica de fluídos que estuda as propriedades físicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento num fluido. sulfite .Hot-melt e Pur são colas para confeccionar Brochuras -O Rolo Tomador se encarrega de passar tinta para os demais rolos -Regula-se o tinteiro do meio para as extremidades . a escolha do papel errado. -Imagesetter é uma impressora que imprime direto no filme.Problemas com o papel que reage ao ambiente: -Decalque (a imagem impressa numa folha mancha ou cola o verso da folha seguinte. a instabilidade do processo (alguns sistemas como o serigrafia manual ou semi-automática.Papéis brilhantes = couche.0629 -O processo serigráfico é econômico e imprime em qualquer superfície com a tinta certa. Sem o tempo de secagem correto a decalcagem é quase certa. esquadro. Problemas de encadernação. a flexografia e o offset tendem a ter uma instabilidade em altas tiragens) . Encanoamento.Os problemas que comprometem a fidelidade das cores são: esquecimento da conversão RGB para CMYK.

Chapas de fotopolímeros . Halo . provocado por uma força externa. causa um efeito visual de "ondas" ou "ilhas" onde se esperaria uma cor chapada. Mas a combinação da impressão das duas primeiras tintas com o papel na direção transversa e sua reinserção na máquina numa segunda etapa pode resultar numa dilatação do papel que impede o registro.São bordas desfocadas na imagem em um fotolito.Na montagem tira-retira usam-se chapas distintas.Nesse caso.Padrão de interferência criado pela justaposição de duas ou mais estruturas geometricamente regulares e repetitivas. -Duplagem trata-se da impressão de um ponto mais fraco (ponto fantasma) fora do registro e que varia da posição do ponto real. Chapas de haletos de prata . abstendose do uso de rosetas.Tinta impressa não apresenta uma película contínua. Tela Difusora da prensa (Difusor) = Elimina Retoques Com maior tempo de exposição. a opção de laser para gravação é limitada ao vermelho (650-670 nm) e verde (532 nm). aparecem buracos vazios. geralmente é feito o trabalho de impressão na direção transversa colocando-se o papel ao contrário na máquina.É o desprendimento de partículas da superfície do papel no decorrer da impressão. superior à força de coesão existente entre os materiais que compõem a sua superfície (ligações interfibras e produtos auxiliares). sendo que está em . geradas pelo excesso de luz refletida na camada fotossensível do filme.Existem diferentes modelos de chapas de haletos de prata para uso com laser vermelho (650-670 nm). para a economia de papel. Arrancamento . Adobe PDF Print Engine = RIP com interpretador para recursos mais complexo lançado pela Adobe..Para altíssimas tiragens em impressão contínua a mais indicada é a rotogravura -CtPress difere da CtP pelo fato de a chapa estar embutida na própria impressora. Moiré . Não fechamento . RIP – (Raster Image Processor) – Tradudor da imagem de documento digital para uma forma entendível pela impressora. verde (532 nm). Causado por gotas de água na tinta. . se aumenta a área de contragrafismos As retículas estocásticas (FM) usa a impressão de pontos aleatoriamente no papel. . azul (488 nm) e violeta (400-410 nm). Quando ocorre entre retículas de impressão.Nas máquinas de folhas médias. esquadro lateral oposto e imprimir um lado com uma chapa e o verso com a outra.

Submarino/Marinheiro = marca de controle que garante a ordem correta de vários cadernos numa imposição levando em consideração as lombadas e o processo de alceamento. Fonte true-type desenvolvida pela Apple. fonte OpenType para Mac e Linux Fontes PostScript possuem dois arquivos: (pfm) fonte de tela (pfb) fone de impressão Nas máquinas rotativas o sentido da fibra só pode ser perpendicular. Ideal para ampliações fotográficas. Chapas térmicas .As chapas térmicas contam com duas opções de laser infravermelho: 830 nm (mais comum) e 1024-1064 nm (menos usual). igualar cores tão próximo quanto possível do scanner ao monitor e à impressora e provas. Filme pancromático: Filme sensível a todos os comprimentos de onda do espectro visível. Filme ortocromático: Filme sensível à luz azul e verde. mas não à luz vermelha. Um perfil ICC é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Tamanho das folhas A0 84x168 > > A1 59x 84 > > A2 42x59 > > A3 27x42 > > A4 21x29 Durômetro Shore é utilizado pra medir o grau de dureza das blanquetas O colorímetro emprega três filtros de banda larga para obter números que podem ser convertidos diretamente para valores tristímulos. Ele pode ser usado em conjunto com a tecnologia ColorSync da Apple e aplicações como por exemplo o Adobe Photoshop para corrigir imagens de cores. .lançamento a versão para laser violeta (400-410 nm). e também simular a aparência de imagens de máquinas impressoras. Nas máquinas planas o sentido da fibra é bom ser paralelo para uma melhor impressão Cromo = material positivo a ser digitalizado que visa o aumento da qualidade da imagem.

press and postpress) = Comissão internacional criada pra desenvolver a integração de processos prodtivos na industria gráfica.CIP4 (Cooperation of Integration of prepress.: Preps) recebem o arquvo no formato PS ou PDF com o formato da página definida e as páginas separadas. Densidade ideal do fotolito = 3. magenta e amarela. quando observadas sob fontes de luz diferentes da primeira. Squash é um problema derivado da pressão da borracha sobre o suporte comum no processo de flexografia deixado contornos indesejados escaparem. sob uma determinada fonte de luz.0 Cria de compensação do RIP compensa o ganho de ponto -Os softwares de imposição (ex. e . Densitômetro de transmissão lê a densidade óptica e a área do ponto Densitômetro instrumento capaz de avaliar a porcentagem e o erro de tom das tintas de escala cyan. .duas ou mais cores parecem semelhantes a um observador.5 a 4. -As chapas positivas eliminam os contragrafismos e as chapas negativas eliminam os grafismos no processo de confecção da chapa.as mesmas cores parecem diferentes entre si. Trapping = sobreposição de tintas quando houver encontre de cores diferentes nos limites dos elementos gráficos A metameria ocorre quando: . medição de trapping. Acabamento em máquinas digitais Alceadeiras / Intercaladoras • Bookletmakers (Armadoras de revistas e livros) • Cortadeira e Vincadeira <• Dobradeiras<• Encadernadoras (Binder) • Guilhotinhas Hidráulicas • Batedor de Papel • Grampeadoras<• Refiladoras<• Suprimentos e Acessórios PDF/x3 = arquivo confiável e com resultados previsíveis na indústria que permite o trabalho com gerenciamento de cores.

-Dispersão é a qualidade da tinta que faz ela se desprender e voar .Meio tom = princípio das retículas = um pouco de tinta para cada cor . na guilhotina -Cor SPO = cor não adquirida por meio de CMYK..-Bater ou dar ar no papel é uma operação que permite dar maior velocidade ao trabalho de impressão. No impresso obtém-se essa cor geralmente com o uso de tinta especial Pantone.Canais (cores) são imagens em tons de cinza que armazenam diferentes tipos de informações.V.Verniz de reserva = Verniz U. knockout é a técnica utilizada para vazar uma cor sobre a outra de tonalidade diferente BOPP = emplastificação – não precisa de indicação no arquivo digital Blistering = formação de tintas durante a impressão Fórmula para cálculo de lombadas = (nº de páginas x espessura da folha em mícrons/2000) Boneca = folhas em branco encadernadas na quantidade exata de quantas folhas o livro terá.Dureza das borrachas no sistema de impressão em graus Shore é A . (informações de cor. aplicado em estufas ultravioleta -Vernizes são classificados com base na sua secagem à base de oxidação (impressão a base de óleos) ou à base de evaporação ( impressão a base de água) -Extrusão = efeito do Corel Draw que aplica efeito tridimensional em um objeto Tack = característica reológica que se for muito baixa pode fazer a tinta voar e se for muito baixa por provocar arrancamento do revestimento do papel . . Resolução ideal de scanner = 600 dpi Facing Pages = páginas frente e verso colocadas lado a lado no Quark Cores Globais de Processo no Illustrator = cores que são modificadas conforme a amostra é alterada Page Tilling = área de segurança no Illustrator Crop = ferramenta de corte no freehand Cola PVA = cola mais elástica -O balancim tem a função de prender o papel no momento do corte. de canais alfa e de cores spot) Cada imagem pode ter até 56 canais.

DWG = AUTOCAD BMP = Windows bitmap Giff. FH PCT = MAC DXF. eixo a com valores do -128 (verde limão) aos 127 (magenta). Resiliência = ensão ou força sobre o material e depois o retorno à sua forma original CMC = Metodologia matemática que visa calcular a diferença total (tonalidade. Grau de gris = anomalia relacionada à luminosidade de uma tinta de escala. PH 7 = neutro.B. Fórmula de Preucil: Trap = {(Density of overprint – Density of 1st ink)/Density of 2nd ink} x 100 Combinar do Corel Draw = vazar objetos L. HSL = Hue.pequenos rasgos que deixam a superficie da folha irregular e aumentam contato com a cola . Mais baxo que isso ácido. PRN PSD AI.A. eixo B com valores do -128 (azul) a 127 (amarelo). brightness . luminosidade e saturação) entre uma cor de amostra e de referência. mais alto alcalino. PNG (P not giff) PCX = paint brush Prova de prelo é rodada em uma outra máquina pequena offset a fim de simular a impressão real. saturation. = Luminosidade (0 a 100) .O densitômetro faz a leitura das tiras de controle -droplet = pequenos aplicativos do photoshop que processam todos os aplicativos arrastados até seus respectivos ícones Wire-o = sistema de encadernação especial que permite formas retangulares e quadradas Principais arquivos "importáveis" pelo corel: PS. Delta E = O termo Delta E significa a diferença total entre os três parâmetros da cor de amostra e da cor padrão ou "a distância entre duas cores".fresagem . saturation. lightness hSB = hue. EPS.

.5% e 6% Umidade do ambiente = 50% e 60%. onde DS é a densidade do chapado e D75 é a densidade da retícula de 75% de ponto. uso em motores. ..Umidade do papel paa não ocorrência de problemas de impressão = 3. Saturação . Torquímetro Garante a pressão correta no aperto Relógio Comparador Altíssima precisão .Tem a ver com RPMs. Torquímetro serve pra apertar os parafusos com igual tensão na blanqueta. conforme a equação: C = [(DS . Paquímetro . Micrômetro = Micron = Unidade de medida Esclerômetro . grupo impressor.D75)/DS] • 100. Cilindro de movimento axial revestido de cromo e que movimenta os rolos molhadores = distribuidor..Também pode ser definida pela quantidade de cinza que contém uma cor: quanto mais cinza ou mais neutra for.. mesa de recepção. menos brilhante ou menos "saturada" será Alta porcentagem de sobreposição de tintas ou papel com elevada umidade causa bolha na impressão O contraste relativo pode ser calculado a partir de leituras densitométricas tomadas numa escala de controle de impressão.1 micron Mede dimensões de uma peça por comparação Dinamômetro . mesa de margeação.Mede a distância entre dois lados simetricamente opostos.Mede dureza sem danificar a estrutura de concreto. Pinças ficam nos cilindros. Cromática é a parte da teoria que individualiza e classifica as cores s componentes (partes) principais de uma impressora offset são mesa de alimentação.

Emulsificação – a tinta absorve e retém muita água .Unidade de 6 .Unidades impressoras resfriamento 7 .Dobradeira 5 . cyan e magenta são respectivamente violeta. Encanoamento -> encurvamento. > cargas minerais e aditivos.Porta-bobinas 3 . solvente. Offset heatset: 1 .Forno para secagem angulares 8 . Papéis de maior gramatura tendem a ter maior encoanoamento. Anodização = aumenta a resistência dos contragrafismos à oxidação . formação técnica. insumos e. -cores complementares de amarelo. .Rasterização = transformação de imagem em bitmap O birô nada mais é do que uma empresa que executa serviços acessórios da produção de um impresso antes de sua entrada na gráfica – serviços esses que demandam equipamentos.Controladores de tensão 4 . laranja e verde. pigmentos.Funil 2 . cujos custos são altos demais para serem arcados por um escritório de design A resolução exigida pelo mercado gráfico para imagens em impressão offset é de 300 dpi 3 e 5 mm é o padrão de sangramento para imagens vetoriais 180 dpi é a resolução ideal para impressão de jornal GOmagem – ativa as propriedades de repulsão de água e gordura.tintas tixotrópicas são as com maior viscosidade -Tintas • As tintas são materiais compostos de resina. algumas vezes.Barras -Impressões tipográficas são recomendadas até 120 lpi.

usado muito em casos de velatura. -Mancha Gráfica = área delimitada da impressão. -Tinta protetora – protege o grafismo -Inclinações = Cyan (105°). preparação e gomagem. -A prova heliográfica e o impresso d fotolito em um papel azul para teste de posição das páginas.Pasteboard = área branca ao redor da área de trabalho no Freehand Espectrodensitômetro = instrumento de medição que permite a determinação de valores colorimétricos e funções densitométricas. esmaltagem.O espectro de cores visíveis vai de 400 a 700 nm . retirada de pontos vazados na revelação do fotolito. preto (45°) -Acabamento cano = com grampo Processo operacional da confecção de chapas: cópia. Magenta (75°). áres de corte. repelem a tinta. lavagem a álcool. refile. entintagem. mas envia aos seus clientes versões correspondentes de baixa resolução. . -Papel imune = papel isento de alguns impostos.Papel couché é revestido com gesso -Folha difusora refrata a luz para várias direções no processo de exposição da chapa.Densidade de goma arábica na chapa é de 10 a 12 graus baumé -Graus de Baumé é uma escala hidrométrica criada pelo farmacêutico francês Antoine Baumé em 1768 para medição de densidade de líquidos. -Ácido fosfórico a 10% para devolver as propriedades hidrófilas da chapa.medidas para folha inteira 66 x 96 = A3 = 4 folhas.Ponteadura = peça da dobradeira -Temperatura ca Hot Melt é de 100° a 180° . A5 = 18 folhas. Amarelo (90°). deixando pontos m branco na impressão.A solução tampão tem a função de estabilizar e manter o Ph da água e de impedir a formação de fungos e bactérias. Kern = define o espaçamento entre dois caracteres -OPI – o bureau armazena imagens de alta resolução.vitrificação = blanqueta gasta . . ABDECK – tinta para retorque.Posição legível do fotolito para a chapa na impressão offset. -O formato TIF guarda as informações em TIF. gravação. . Calçar = aplicar 40% de cyan e um fundo preto. -BB é o padrão de fábrica = 66x69 e cabem 9 A4 nele -JPG gera arquivos de menor qualidade . A4 = 9 folhas. revelação. etc. solução com 5% a 8% -Terotecnologia = relativo a manutenção econômica de bens -Delaminação = desprendimento de filmes de tintas sobrepostas -Arrancamento = as fibras aderem à blanqueta e por reterem água. . -Podragem = suporte não segura tinta . -True Color = Imagens de24 bits -micrômetro para medir a espessura do suporte -álcool isopropílico = agente tensoativo (para quebrar a tensão superficial).

Estado é a corporação territorial dotada de um mando originário. SENAI. Ex. os Estados. mas são do Poder Executivo. etc. INSS. os Municípios e o Distrito Federal.A polícia federal e civil desempenham função de polícia judiciária. Conhecimentos Gerais Direito Administrativo .-A condutividade abaixo do ideal interfere na aderência da tinta nos rolos cromados e formação de velaturas. -Os elementos do Estado são O povo. a doutrina. SESC. Moralidade. poder de polícia (permite restringir. Publicidade. atividades e bens em benefício da coletividade. -Os poderes do estado são o Legislativo (função normativa. Fundação Biblioteca Nacional. Ex. poder hierárquico (que permite que haja superiores que deleguem funções). mas que não ultrapasse os limites da lei). Eficiência) -Legalidade: o Estado só faz aquilo que a lei determinar e não o que a lei não proibir. -Entidades Autárquicas = exerce sempre uma atividade típica do estado. (Regulamentação. bens. o Executivo (função administrativa. -Atos de improbidade administrativa = atos imorais. etc.: Anatel. etc. de fazer valer a lei) e o Judiciário (função judicial. fiscalização. poder regulamentar (poder inerente ao chefe do Executivo de explicar a lei para sua correta execução). de aplicação de ações coativas à quem desrespeita a lei). a Jurisprudência e o Costume. -A administração pública é o conjunto de órgãos instituídos para a -Entidades estatais = pessoas jurídicas do Estado.Entidades Paraestatais = pessoas jurídicas do estado que a partir de interesse coletivo. . fixada num território. tais como a União. . poder discricionário (liberdade de atos provindos de seus próprios critérios e senso de justiça.Fontes do Direito Administrativo: A lei. de constituição de leis).Um punição só será válida se tiver direito de defesa . com poder superior de ação e mando. -Entidades Fundacionais = entidades que exercem funções do estado e normalmente são deficitárias. Incra. É a comunidade de homens. controle). -Princípios Constitucionais (Legalidade. -Faz-se a organização da administração através de decretos e normas menores (e não leis) caso não se necessite criar novos cargos nem aumente a despesa pública. Funasa. o território e o Governo.: Funai. poder disciplinar (poder de punir seus administrados). O poder de policia é autoexecutório e pode decidir e executar diretamente por seus próprios meios ) . Detém poder de polícia.: SESI. Ex. .) -Poderes administrativos: poder vinculado (necessário para execução de atos da sua competência).

. não se usa ponto. .A lei 8112/90 trata dos servidores públicos. Manual de Redação .A assunção ao caro de Ministro do Estado. a terceira para eleger os demais membros da mesa. Com 3 anos de exercício. 1º-12-90 ou 1º de Dezembro de 1990. administrativo (omissão das atribuições do cargo).. atravessar a fala de um outro senador com o consentimento do mesmo. O Aviso é expedida por Ministros do Estado. . 4 membros de representações partidárias mais numerosas.O Presidente do Senado substituirá o Presidente da República. . a segunda para eleger o Presidente do Senado para o primeiro biênio. 14 senadores -Apartear. . doloso ou culposo que resulte em prejuízo do erário ou de terceiros). etc. dois vices e 4 secretários. o mais velho dentre os presentes assumirá a presidência e chamará para os lugares de Secretários. Qualquer reunião feita fora desse período é considerada Sessão Legislativa Extraordinária. -Se o Presidente não promulgar a lei.Sessão Legislativa ordinária abrange do dia 2 de fevereiro ao dia 17 de julho e do dia 1º de agosto ao dia 22 de dezembro.Para constituir a mesa estarão 1 presidente. exceto a de posse. chefe de missão diplomática temporária. Secretário de Estado. RISF . em caso de falta dele. . Na terceira SLO ocorrem duas. . as mesmas reuniões. o Presidente do Senado a promulgará. 12/5/00. Governador. Estas sanções podem cumular-se. .O concurso público terá validade por 2 anos e pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.Na falta de membros da Mesa anterior. 12-5-00 ou 12 de maio de 2000. penal (crimes). -Responsabilidade dos servidores públicos: civil (ato omissivo ou comissivo. depois do presidente da Câmara. implica renúncia ao cargo de Senador.: 1º/12/90. A absolvição d responsabilidade administrativa se dará quando for comprovado a existência do fato ou a não autoria dele por parte do servidor. ou seja. . -Afastamento do Cõnjuge dá direito de licença por empo indeterminado. tem 30 dias pra ser empossado após a publicação do ato de provimento. Ex. .Na primeira SLO ocorrem três reuniões preparatórias.Aviso e Ofício são modalidades de comunicação extremamente idênticas.São reservadas 20% das vagas destinadas a portadores de deficiência física nos concursos públicos.No quesito datas não se usa 0 antes de dias e meses. . Faltar ao serviço por 30 dias de serviço configura abandono e acarreta demissão.Estrangeiros só poderão ser empossados em cargos públicos que sejam professores de universidades. o servidor ganha estabilidade. A primeira para dar posse aos senadores. Prefeitura de Capital.Uma reunião preparatória somente se iniciará com 1/6 do número total de senadores. Um servidor público tem 15 dias pra exercer o cargo a pós a posse. O primeiro dia do mês é na forma ordinal.

A comissão de assuntos econômicos opina sobre a escolha dos Ministros do Tribunal de Contas da União e do Diretor do BACEN.Para o comparecimento de Ministro do Estado. -Nas sessões secretas. da unidade da legislatura. É instalada pela Comissão Diretora. o Presidente vota como qualquer outro Senador. . haverá deliberação no Senado. .As comissões são como órgãos reculamentadores . . . se incluirá um membro da minoria. oralidade.A Comissão de Assuntos Sociais pode opinar sobre a organização do sistema nacional de emprego.A Comissão de Educação.A Comissão do Meio Ambiente. . -As comissões mistas estarão compostas de 11 deputados e 11 senadores. Fiscalização e Controle exerce a fiscalização do Poder Executivo. com o apoiamento de 6 membros da Comissão . etc.A Procuradoria do Senado é o órgão de defesa do Senado e constitui-se de cinco senadores.Em 48 horas deverá ser escolhido o Presidente da Comissão Mista -Nas 24 horas seguintes o autor da emenda não aceita pode recorrer da decisão do presidente. separação da discussão e votação.Princípios do processo legislativo: Publicidade.Líderes dos dois partidos que elegerem mais candidatos e que se mostrarem diversos à Maioria poderão escolher líderes da Minoria .A maioria é representada pelo bloco parlamentar que represente a maioria absoluta da Casa. Regimento Comum .A Comissão de Constituição. Justiça e Cidadania trata de assuntos jurídicos. elabora a redação final das proposições de iniciativa do Senado e das emendas e projetos da Câmara de Deputados aprovados pelo Plenário.A comissão Diretora regulamenta a polícia interna. . . -O Presidente da Mesa convoca Suplente de Senador e assina os autógrafos dos projetos e emendas a serem destinados à Câmara dos Deputados. . do exame prévio do projeto por comissões parlamentares. Esporte e Cultura cria feriados. .A escolha dos líderes da Minoria será feita anualmente e será alternada entre deputados e senadores.Os líderes do governo e da Minoria poderão escolher cinco vide-líderes . .Maioria simples = primeiro número inteiro depois da metade de todos os presentes . Se o critério de proporcionalidade partidária não der representação.O estudo de qualquer comissão poderá ser feito de forma conjunta pelo Presidente do Senado -Não é lícito a Presidente dialogar com os outros Senadores nem os apartear. Defesa do Consumidor.O Primeiro-Secretário expede as carteiras de identidade dos Senadores. como a retenção de leis consideradas inconstitucionais. A minoria é o maior bloco parlamentar que se lhe opuser. .-A Ordem do Dia é a fase da sessão plenária destinada à discussão e votação das propostas.A Ordem do Dia é posterior ao Expediente. E coisas relacionadas à saúde como transplante de órgãos. . . .

.Nas deliberações os votos dos Senadores e Deputados sempre serão computados separadamente.Os trabalhos da Comissão Mista se iniciarão com pelo menos 1/3 da sua composição.-Maioria absoluta = primeiro número inteiro depois da metade de todos. . A votação começará pela Casa dos Deputados. . salvo quando for de iniciativa dos Senadores ou for tratativa de projeto de lei vetado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful