You are on page 1of 2

História - 7º ano ... Ano lectivo de 2011/2012 ...

ficha 1, 3º período

Aprendizagens relevantes a testar relativas a conteúdos dos temas: – "C.4. A Península Ibérica: dois mundos em presença" (páginas 152-165 do manual) e – "D.1. Desenvolvimento económico. Relações sociais e poder político. Lisboa nos circuitos do comércio europeu" (páginas 168-185 do manual)

C.4. A Península Ibérica: dois mundos em presença - Compreender que, no território das Península Ibérica coexistiram, a partir do século VIII duas culturas contrastantes em termos civilizacionais: no que se refere à religião, no que se refere à língua, no que se refere aos aspetos económicos e sociais. - Identificar as formas de relacionamento entre esses dois mundos tanto na guerra como na paz. - Reconhecer o contributo muçulmano para a civilização peninsular e europeia nos domínios do saber científico e das técnicas agrícolas, artesanais e marítimas. - Relacionar o avanço da Reconquista com os apoios da Europa cristã e com a divisão política e enfraquecimento dos muçulmanos. - Reconhecer a formação de Portugal como resultado de dois movimentos complementares: os avanços da Reconquista em direção ao Sul, a emancipação dos laços que ligavam o Condado Portucalense ao reino de Leão e Castela. - Compreender a importância do reconhecimento do reino de Portugal por parte da Santa Sé.

Conceitos: Reconquista Moçárabe Cruzada Cruzado Herança muçulmana Condado Bula

D.1. Desenvolvimento económico. Relações sociais e poder político. Lisboa nos circuitos do comércio europeu - Identificar os principais como os progressos técnicos na agricultura. - Identificar os principais como os progressos técnicos os transportes.

Afolhamento Arroteia Bússola Astrolábio

Aumento da produtividade - Compreender o modo como os progressos técnicos na agricultura e transportes vão fomentar o crescimento demográfico. - Compreender o sentido e dimensão do movimento das Cruzadas. - Reconhecer a importância das feiras e mercados na reanimação do comércio em Portugal e na restante Europa. - Caracterizar o exercício do poder régio em Portugal no sentido do seu fortalecimento. - Identificar as características fundamentais da sociedade portuguesa e seus grupos sociais. - Perceber o papel dos concelhos e as suas relações com os senhorios existentes. - Identificar as áreas e cidades europeias mais desenvolvidos economicamente nos séculos XIII e XIV, integrando Portugal nesse quadro geral. - Identificar os novos instrumentos e novas técnicas comerciais que serviram o desenvolvimento económico dos séculos XIII e XIV. - Compreender o papel da rota marítima Mediterrâneo – Mar do Norte e o lugar de Lisboa nos circuitos e práticas do comércio europeu. Crescimento demográfico Foral Cavaleiro-vilão Peão Homem-bom Feira Mercado Burgueses Monarquia Cortes Inquirições