You are on page 1of 20

O Software GeoGebra no Ensino de Matemática

Resumo:
Este trabalho fala sobre o uso do software GeoGebra nas salas de aulas, uma nova metodologia de ensino para professores e alunos. Os professores devem oferecer oportunidades diversificadas para que os alunos possam expressar seu conhecimento. O uso de softwares no ensino e aprendizagem facilita a compreensão e aprofundamento dos conceitos por parte dos alunos, em especial este software. Escolhemos o GeoGebra porque além de ser um software de fácil entendimento e disponível livremente, encontrase a disposição nos laboratórios de qualquer escola. No entanto, nosso intuito é somente instruir sobre o uso do software, mostrando suas principais ferramentas para que o professor ou o aluno em formação do curso se familiarize com o GeoGebra. Este software pode representar um importante papel no processo de ensino aprendizagem da matemática. Este posicionamento se fundamenta no fato deste software possuir diversas ferramentas tanto geométricas quanto algébricas e pela facilidade de manipulação.

Sobre o GeoGebra
É um programa de geometria dinâmica, que permite realizar construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas assim como funções e alterar todos esses objetos dinamicamente após a construção estar finalizada. Por outro lado, podem ser incluídas equações e coordenadas diretamente. Desse modo, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, vetores e pontos, derivar e integrar funções e ainda oferece comandos para encontrar raízes e pontos extremos de uma função. Com isso, o programa reúne as ferramentas tradicionais de Geometria, com outras mais adequadas à Álgebra e ao Cálculo. Assim tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: a sua representação geométrica e a sua representação algébrica.

O software GeoGebra Foi criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula. Através de seu uso, o professor pode, por meio da construção interativa de "figuras" e "objetos", tentar melhorar a compreensão dos alunos através da visualização e percepção de forma dinâmica de propriedades, além de estimular a descoberta e obtenção de conclusões que podem ser "validadas" (no entanto, não demonstradas) durante a experimentação.

Instalando o GeoGebra
Siga os passos abaixo para instalar o GeoGebra no Microsoft Windows: 1º. Baixe o arquivo executável disponível no endereço http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/installers; 2º. Abra o arquivo GeoGebra, com um clique duplo; 3º. Clique em EXECUTAR; 4º. Selecione o idioma, e clique no botão OK; 5º. Clique em AVANÇAR; 6º. Selecione Aceito os termos do Contrato de Licença (depois de ler, é claro!) e clicar no botão Avançar em cada tela que for aparecendo; 7º. Aguarde a instalação... 8º. Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUÍDO; 9º. Finalmente aparecerá a tela do GeoGebra para iniciar o trabalho. Sua máquina deve ter a linguagem Java habilitada, pois o programa é baseado nesta linguagem. Caso não consiga executar o programa após instalá-lo, é bem provável que este seja o motivo. Se isso acontecer então baixe e instale o “Java Runtime Envorinment” (JRE) disponível em: http://www.java.com/pt_BR/.

Reconhecimento do Programa
Vamos então conhecer a interface do GeoGebra. Ao acessar o programa temos uma janela como a seguinte.

encontramos as seguintes divisões: Observamos que a janela inicial está dividida em duas: à esquerda a parte algébrica. que pode ser fechada se necessário.Nesta tela. . e à direita a parte geométrica.

E o Campo de Entrada onde pode ser digitadas definições. Exploraremos algumas delas na sequência. para conhecermos seus nomes e utilidades. relacionadas com as funções descritas no desenho do ícone. conforme instruções do menu de conversação que está localizado ao lado da barra de ferramentas. A exploração das ferramentas é fundamental para execução dos exercícios. Devemos ficar alerta para dois aspectos especiais do programa: o sistema decimal recebe ponto em vez da vírgula. Para ativar cada função na parte geométrica é necessário primeiro clicar no ícone depois na janela geométrica. e a cópia de qualquer figura da tela (para colar no Paint. teremos oportunidade de explorar a maioria das ferramentas presentes no programa. Esta janela pode ser fechada. com o botão esquerdo do mouse. "copiar para a área de transferência (Ctrl+Shift+C)". Neste momento iniciaremos a exploração dos ícones da barra de ferramentas do GeoGebra: As opções do ícone ponto são as seguintes: . Estas opções são acessadas clicando na seta do canto inferior direito de cada ícone. clicando. a malha e o protocolo de construção. Na tela inicial ainda temos a barra de ferramentas: Cada ícone desta barra tem várias opções.A Janela Algébrica (de Álgebra) onde aparecerão as definições dos objetos que serão utilizados nas atividades. Para reativar a parte algébrica basta ir ao item exibir do menu e clicar em "janela de álgebra". por exemplo) deve ser feita selecionando o que queremos e ir em "arquivo". A Janela Gráfica (geométrica) onde aparecerão os objetos que serão criados nas atividades. Durante a realização das atividades. Neste mesmo item podemos ativar/desativar os eixos. funções relativas aos objetos e vários comandos para a execução das atividades. no x que aparece em seu canto superior direito. Faremos o detalhamento de apenas um dos ícones e apresentaremos na sequência todas as opções disponíveis em cada ícone. "exportar".

Marca-se a origem do segmento e digita-se a medida desejada para ele. A outra opção é clicar na interseção dos objetos.Para utilizar esta ferramenta. . clica neste botão e nos pontos dados para construir a reta.Para criá-lo você precisa clicar primeiro no ícone. O ponto será carregado na tela enquanto o botão do mouse não for solto. as coordenadas aparecem na parte algébrica. . observe que na janela algébrica aparece sua medida.Dois pontos marcados determinam as extremidades de um segmento. e depois na parte geométrica. . Durante o movimento. Teremos a seguir a apresentação das opções de cada ícone: . Em uma secção cônica para obter seu centro.Pode ser selecionando dois objetos e os pontos de interseção serão marcados. . mas neste caso somente este ponto será marcado.. em uma janela que se abre automaticamente. .A partir de dois pontos. clique em:    Dois pontos para encontrar o ponto médio. só depois disso é que o ponto será criado efetivamente. Em um segmento para encontrar seu ponto médio. se ela estiver ativada.

Isso vale para segmento e semi-reta também. seleciona-se esta ferramenta. marca-se um ponto (que será a origem do outro representante de v). clica-se sobre o vetor v já construído e. já traçadas.Traça-se uma semi-reta a partir do primeiro ponto dado.A partir de um segmento. passando pelo segundo.Marcando-se três pontos A. clica-se nele e na ferramenta e ela vai criar uma perpendicular pelo ponto médio.. podemos construir um representante deste a partir de um ponto considerado.Cria-se dois pontos e traça-se o vetor com origem no primeiro ponto e ponto final no segundo. .Construído um vetor. Para isso. depois. Clicando-se sobre as duas linhas concorrentes. constrói-se as bissetrizes dos ângulos determinados pelas linhas. . B e C. . . clica-se na ferramenta e temos uma perpendicular à reta passando por tal ponto.Idem à anterior. sobre o ponto considerado. .Constrói-se uma reta e um ponto fora dela. . constrói-se a bissetriz do ângulo ABC. .

três pontos e clica-se. constroem-se todas as tangentes a . que são paralelas a ). ii) selecionando os pontos na janela de álgebra. . com o botão esquerdo do mouse. na janela que se abrirá após a marcação do segundo ponto. .– as tangentes a uma cônica podem ser construídas de duas maneiras: i) selecionando-se um ponto e uma cônica (nesse caso. – para construir um polígono. marcam-se 2 vértices do polígono e. marcam-se. – para construir um polígono regular de n lados. A janela algébrica mostrará a área do polígono construído. como ponto e ativa a ferramenta então podemos conhecer o lugar geométrico deste objeto. digitase o valor de . – a reta polar ou diametral a uma cônica pode ser construída de duas maneiras: i) selecionando-se um ponto e uma cônica. ao menos. ii) selecionando-se uma reta e uma cônica (nesse caso. são traçadas todas as tangentes a por ).Clica-se em um objeto. ii) selecionando-se uma linha ou um vetor e uma cônica. A janela algébrica mostrará a área do polígono construído. – a reta de regressão pode ser construída de duas maneiras: i) selecionando os pontos na janela geométrica. no primeiro ponto novamente (para “fechar” o polígono).

em uma janela que aparece automaticamente.marcando-se três pontos A. a partir de um clique. Traça-se o arco circular com centro A. .Marcando-se dois pontos A e B.Marcando-se um ponto A e outro B.Marcam-se três pontos não colineares.Marca-se o centro A e digita-se a medida desejada para o raio. B e C. traça-se o semicírculo de diâmetro AB. . começando no ponto B e terminando no ponto C. Faz o papel do compasso. passando por B. .clicando-se em dois pontos determina-se o raio de uma circunferência que pode ser colocada em qualquer lugar da tela. traça-se o círculo que passa por eles. . .. marca-se o círculo com centro em A. .

Marcando-se três pontos não colineares.. .Marcando-se três pontos A. traça-se o setor circular com centro A. . – marcando-se dois pontos que serão os focos e um terceiro ponto que pertencerá à curva constrói-se a elipse. B e C. começando no ponto B e terminando no ponto C. .Marcando-se cinco pontos constrói-se a cônica que passa por eles (a cônica só será definida se quaisquer quatro dos cinco pontos não forem colineares).Essa ferramenta permite traçar um arco circular por três pontos não colineares. – marcando-se um ponto que será o foco e uma reta que será a diretriz constrói-se a parábola. traça-se um setor circular por esses pontos. – marcando-se dois pontos que serão os focos e um terceiro ponto que pertencerá à curva constrói-se a hipérbole. .

essa ferramenta fornece a área de um polígono. entre dois segmentos.Marcando-se dois pontos e digitando-se a medida desejada para o ângulo. portanto partimos agora para as atividades.essa ferramenta fornece. em uma janela que aparece automaticamente. na janela algébrica.. . o coeficiente angular da reta traçada e na janela geométrica destaca o triângulo que possibilita o cálculo do coeficiente angular. entre dois vetores ou ainda interiores de um polígono. entre duas retas (ou semi-retas).Com tal ferramenta podemos traçar ângulo entre três pontos. As demais ferramentas que não estão relacionadas aqui são de fácil acesso e ao decorrer da utilização do programa entende-se rapidamente como manipulá-las. duas linhas ou entre um ponto e uma linha. . .Essa ferramenta fornece. . círculo ou cônica. na janela geométrica. na janela algébrica a distância entre dois pontos. .

Clique.. clique no ponto através do qual ocorrerá a reflexão. a seguir. clique no ponto que funcionará como centro da rotação. no objeto a ser transladado e.essa ferramenta desenha o objeto ampliado ou reduzido a partir de um ponto por um determinado fator. clique na reta através da qual ocorrerá a reflexão. . com o botão esquerdo do mouse. . a seguir. clique no vetor de translação. com o botão esquerdo do mouse e. Clique. .essa ferramenta desenha um objeto transladado. no objeto a ser rotacionado. e. Clique. Clique. Abrirá uma janela na qual você especificará o fator da homotetia. com o botão esquerdo do mouse.essa ferramenta desenha um objeto rotacionado em relação a um ponto. no objeto a ser refletido e. a seguir. . Clique no objeto a ser refletido. em graus. a seguir.essa ferramenta desenha um objeto refletido em relação a uma reta.essa ferramenta desenha um ponto refletido em relação a uma circunferência. com o botão esquerdo do mouse. com o botão esquerdo do mouse. Aparecerá uma janela na qual você especificará a medida do ângulo de rotação. clique no ponto que funcionará como centro da homotetia. a seguir. no objeto a ser transportado e. . .essa ferramenta desenha um objeto refletido em relação a um ponto.

Max] do respectivo número ou ângulo e a largura do seletor (em pixel). O ponto onde você clicar. – essa ferramenta informa numa caixa de mensagem a relação entre dois objetos. aparecerá neste local. – essa ferramenta permite acrescentar uma imagem numa construção. com o botão esquerdo do mouse. Clique na janela geométrica.essa ferramenta ativa a caixa para exibir/esconder objeto.selecionando essa ferramenta e clicando sobre qualquer lugar na janela geométrica com o botão esquerdo do mouse. com o botão esquerdo do mouse. para criar uma caixa de seleção. com o botão esquerdo do mouse. . na janela que será aberta. na área de trabalho.. – clicando. você cria um seletor para um número ou para um ângulo. o texto que você digitar. Após o clique na tela uma caixa de diálogo será aberta na qual você selecionará a imagem a ser inserida. Aparecerá uma janela na qual você especificará o intervalo [min. Um seletor nada mais é do que uma representação gráfica de um número ou ângulos livres. . será o vértice inferior esquerdo da imagem.

sobre qualquer lugar da área de trabalho. – essa ferramenta permite copiar as propriedades visuais como cor.ao selecionar essa ferramenta e clicar. Escolha o objeto cujas propriedades você quer copiar. com o botão esquerdo do mouse. com o botão esquerdo do mouse. para vários outros objetos. na janela algébrica. essa ferramenta produz um zoom de aproximação. sobre qualquer lugar da área de trabalho. sobre um objeto ou mais.clique com o botão esquerdo do mouse. um objeto. A seguir clique em todos os outros objetos que devem adotar essas propriedades. com o botão esquerdo do mouse. Caso deseje exibir. isso só ocorrerá. . de fato. essa ferramenta produz um zoom de afastamento. etc. de fato. quando você selecionar outra ferramenta qualquer. no rótulo do objeto para escondê-lo e no objeto para voltar a exibi-lo. sobre este objeto e selecione a opção exibir objeto. Você poderá voltar a exibir os objetos ocultos. clique com o botão direito do mouse. . a partir de um objeto.– essa ferramenta permite arrastar a área de trabalho ou os eixos. estilo de reta. . você o(s) estará selecionando para ser (em) escondido (s). sobre qualquer objeto que ele será apagado. selecionando novamente a ferramenta. – clique.. dimensão.ao clicar. Porém. mas ao mudar de ferramenta os objetos voltarão a ficar ocultos. – ao clicar. com o botão esquerdo do mouse. .

marcadores. Zoom: A partir de um percentual fixo.Funções do botão direito do mouse Ao clicar com o botão direito do mouse em uma área em branco da Janela de Visualização. Eixo X: Eixo Y: Permite mudar a escala dos eixos. • • • Exibir todos os objetos: tornam visíveis todos os objetos que estão escondidos. Propriedades: Permite modificar as propriedades da Janela de visualização como: cor de fundo. aparece uma janela como a mostrada a seguir. Vale observar que se ativar a ferramenta DESLOCAR EIXOS e clicar sobre um dos eixos e arrastar. cor dos eixos. Malha: Exibe ou esconde uma grade no sistema de eixos. distância entre uma marca e outra. As opções são as seguintes: • • Eixo: Exibe ou esconde os eixos coordenados. também terá o efeito de mudança de escala. unidades etc. • Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre um objeto. aumenta ou diminui o zoom da tela. Mostramos o que ocorre ao clicar em um . • Visualização padrão: Retorna o sistema de eixos e a escala à posição inicial. aparecerá uma janela com diversas opções para o objeto selecionado.

sugerimos que digite no CAMPO DE ENTRADA e pressione ENTER. Habilitar rastro: Deixa um rastro do objeto ao ser movimentado. intensidade de preenchimento. tipos de coordenadas etc. usando comandos escritos. Como exemplo. Renomear: Permite dar um novo nome (rótulo) ao objeto.objeto que está na janela de Visualização. No caso da figura seguinte. O Campo de Entrada O Campo de Entrada fica no rodapé da janela do GeoGebra. Exibir rótulo: O rótulo é o nome do objeto. Através deste campo. condição para o objeto aparecer. Apagar: Permite apagar um objeto Propriedades: Permite acessar um ambiente de edição de propriedades diversas do objeto tais como: cores. . é possível operar com o GeoGebra. espessura. Esta opção permite esconder ou exibir rótulos. Vale ressaltar que existem comandos acessíveis no CAMPO DE ENTRADA e que não estão na Barra de Ferramentas. Copiar para a Linha de Comandos: Escreve no CAMPO DE ENTRADA o comando que gera aquele objeto. clicamos com o botão do lado direito do mouse sobre um ponto. Pratica-mente todas as ferramentas da Barra de Ferramentas podem ser acessadas usando comandos escritos. As opções mais comuns são: • • • • • • • Exibir objeto: Esconde ou exibe objetos.

Operador raiz cúbica: extrai a raiz cúbica de “. encontra-se uma tabela com os principais operadores e suas funções.”. Operador logaritmo natural: calcula o logaritmo natural de “. escrever 2*x e 2 x . Obs.. os operadores são ativados de forma bem simples. Operador divisão: divide o que está à esquerda com o que está à direita. Escrevendo x² e x³ ... Operador Subtração: subtrai o que está à esquerda do que está à direita. Operador potência: o que está à esquerda é considerado base e o que está à direita o expoente. obtém-se o mesmo resultado. / ^ sqrt(…) cbrt(. pode-se usar as combinações Alt Gr+2 e Alt Gr+3 (do teclado) para gerar ² e ³.3) B= (3. O último comando está disponível também através da Barra de Ferramentas. podemos dizer EXATAMENTE onde o ponto aparecerá. Operador raiz quadrada: extrai a raiz quadrada de “.2] Observamos que os dois primeiros comandos geram pontos.4) Elipse [A. assim como em qualquer software que trabalhe com matemática.B. Basta clicar sobre este botão e depois sobre os pontos A e B e em um terceiro ponto por onde a elipse passará.) log(.”.. Operadores diversos No GeoGebra...: o espaço também é entendido como multiplicação. Operador multiplicação: multiplica o que está à esquerda com o que está à direita.”. Alternativamente... Operador + * O que faz? Operador adição: adiciona o que está à esquerda com o que está à direita.. A seguir. Assim. A diferença é que pela referida ferramenta o ponto é obtido através de um clique com o mouse e perde em precisão..) . assim como a ferramenta NOVO PONTO. Por exemplo: x^2 é o mesmo que X².• • • A= (1. o GeoGebra também aceita. No Campo de Entrada.

”. depois clique em Arquivo novamente e em Novo e aparecerá.: os dois símbolos log( ) e ln( ) são usados para cálculo de logaritmo natu-ral... ou seja.) abs(. Operador valor absoluto: calcula o valor absoluto de “…”..vá ao Menu Iniciar e em Todos os Programas clique sobre a pasta GeoGebra por fim selecione GeoGebra. mas na base 10.: medida em radianos.. então. calcula o logaritmo de “.) sin(. recomendamos que seja criada uma pasta em sua área de trabalho (ou outro lugar de preferência) com o nome “Atividades_com_GeoGebra” para que.. salve antes a atividade que esta executando clicando em Arquivo na Barra de Menus e depois em Gravar e salve a atividade na pasta criada (Atividades_com_GeoGebra)..) cos(.. calcula o logaritmo de “. Operador tangente: calcula a tangente de “…”. Obs. mas na base 2. calcula o logaritmo natural de “. ou seja..”. Operador logaritmo decimal: calcula o logaritmo decimal de “. 2º caso – se já esta com o GeoGebra aberto.. uma tela limpa para que seja executado outros comandos.. Obs. Operador logaritmo binário: calcula o logaritmo binário de “..) Operador logaritmo natural: assim como o anterior.: medida em radianos.”..ln(..”. Operador cosseno: calcula o cosseno de “…”.. Operador seno: calcula o seno de “…”. Obs.. você possa verificar o resultado e entendê-lo melhor.) tan(. ... posteriormente. No inicio de cada nova atividade siga sempre o seguinte (para Windows): 1º caso ... Lembre-se que: ld(…) lg(...: medida em radianos. Obs..) Atividades Para a execução das atividades abaixo.”.

agora observe que temos o disco. Construa mais dois pontos livres em qualquer lugar da tela. a espessura da linha e preencha o desenho. Faça outra círculo de raio 3 e centro na outra extremidade do segmento. no menu que abrirá clique em Renomear. clique em Apagar). Faça um círculo com centro em uma das extremidades do segmento passando por um ponto qualquer. Renomeie as extremidades do segmento (clique sobre a extremidade do segmento com o botão direito do mouse. digite na janela que aparecerá o novo nome do ponto e clique em Aplicar). Movimente o seletor e verifique o que acontece com o segmento e os círculos. Movimente-os.Crie dois pontos livres. Usando apenas a ferramenta. Apague a reta e o segmento construído. Observe a janela geométrica e a janela algébrica. Movimente uma das extremidades do segmento.Clique sobre o segmento com o botão direito do mouse. inclusive as extremidades (para apagar um objeto. modifique a cor. Faça um ponto sobre cada um dos círculos e uma reta passando por esses pontos. a seguir. . Construa uma reta passando por estes dois pontos. Crie um segmento a partir de um seletor com intervalo de 0 a 8. a seguir clique em Propriedades para mudar sua cor e sua "espessura". construa um outro segmento e determine a medida do segmento. Verifique a posições relativas entre os círculos. e o segmento de reta com extremidades nestes pontos. clique sobre ele com o botão direito do mouse e. Clique com o botão direito do mouse sobre o círculo e entre em propriedades.

localize os seguintes pontos: (1. Meça os lados dos polígonos e encontre a sua área. Agora clique com o botão direito sobre a figura vá em propriedades. O que temos agora? Construa um círculo definido pelos seguintes pontos: (2. Construa um gráfico e.0) e D(3. localize. um quadrado HIJK (lembrando que o quadrado deve ter os quatro lados iguais). um pentágono LMNOP e um Hexágono QRSTUV. (para isso quando o círculo pedir o tamanho do raio coloque a letra que representa o seletor). D e A. B e C. 0) e raio dependente do seletor. um quadrilátero DEFG. (3. 3. localize os pontos A(4. . 1). (1. -2. Movimente o seletor. Crie um seletor de intervalo de 0 a 5. (3. 4). 4) e raio 4 (utilizando a ferramenta de construção de círculo com centro e raio). (4. Construa um círculo com centro (2. Crie um triângulo ABC qualquer.Construa um círculo com centro (2.7). e preencha o círculo.b). Altere a espessura. Determine a medida do raio deste círculo. 1. 2). 2 e 4. No referencial cartesiano. que figura geométrica você obteve? 4. 4). Construa um círculo com centro (0. sabendo que b=a/2 – 2 e que os valores de a são: -4. e você pode utilizar a ferramenta exibir malha para facilitar a localização dos pontos). 3) e um de seus pontos sendo (2.2). cor e altere a cor do círculo.6).4). C(0. Trace a reta que passa por esses pontos. No eixo do referencial cartesiano.2). 2. nele.5). (dica: crie os pontos primeiro. (2. Trace uma reta qualquer pelos pontos. C e D. Agora.0). B(1. depois vá em preenchimento e preencha a figura. A e B. ligue com segmentos de reta os pontos. os pontos associados aos pares de números inteiros (a.

num referencial cartesiano. ela anda mais 5cm até o ponto C. . http://pt. B(4. 2010. um triangulo.0). NÓBRIGA. Uma formiga deseja chegar a um determinado lugar. J. cujos vértices são os pontos A(0. O Sr. Ele pensa em fazer um jardim de formato quadrangular com lados de 10m. Qual deve ser o comprimento do fio? Referencias: ARAÚJO. Classifique esse triangulo quanto a ângulo e quanto a lados. 6. São Paulo: Editora Exato. Dali. Ao chegar ao ponto E. Alfredo vai plantar flores no terreno em frente a sua casa.5. Crie um triangulo. Uma ligação de luz vai ser feita a partir de uma caixa situada a 16m do poste. depois de descansar um pouco. Aprendendo Matemática com o GeoGebra. ela percorre mais 7cm até o ponto D. L. Calcule o perímetro e a área. Meça os lados e altura. Meça a altura e os ângulos internos dele. 9.4). Desenhe. ela já percorreu 24cm ao todo.0) e C(0. Ela parte do ponto A e anda 3cm até o ponto B. Qual a área e o perímetro desse jardim? 7. Crie um triângulo qualquer. C. C. 10. C. Quantos cm ela percorreu do ponto D ao ponto E? 8.org/wiki/Aplica %C3%A7%C3%B5es_do_GeoGebra_ao_ensino_de_Matem %C3%A1tica/Conhecendo_o_GeoGebra .wikibooks. Um poste tem 12m de altura.L.