You are on page 1of 8

Conceito e Funções da Comunicação 2012

Resumo: O presente estudo teve por objectivo de investigar “”Conceito e Funções da Comunicação, vislumbrando as possibilidades estudar cada função e, seus conceitos de uma forma dedutiva. O estudo de carácter qualitativo do tipo descritivo foi desenvolvido em três etapas:    Breve historial da Comunicação; Conceitos ou Teorias da Comunicação; Funções da Comunicação.

A partir da aplicação e da observação das aulas, e deste trabalho prático, pudemos ampliar nossos conhecimentos em relação a diferentes teorias acerca que giram em torno do termo “Comunicação”, além de tornar possível o desenvolvimento de um trabalho como a “Comunicação” que valorize sobre tudo o código que usamos para nos comunicarmos neste caso, a Língua Portuguesa. A comunicação é especial pois, permite que factos de hoje sejam relatados em diferentes línguas e, conhecidas pelas diferentes gerações que virão depois de nós. Palavras-chave: Palavra, gestos, sinais, símbolos.

______________________________________________________________________
1

Dr. Dinis, Nuno e Dr. Amaral, Steve (2012). Comunicação Pessoal e Empresarial. Luanda

1

Comunicação digital. Marshall McLuhan. o estudo da Retórica.Conceito e Funções da Comunicação 2012 Introdução Antes de falarmos de “Conceito e Funções da Comunicação”. Comunicação escrita. era um assunto vital para estudantes. vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas académicas. que se encontra sempre actualizada. Porém. a arte de discursar e persuadir. não é necessário comprar um jornal para se estar informado. É interessante. Muitos jornais possuem contas nestas redes e postam nelas informação. como por exemplo:     Comunicação oral. devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais. 2 . A Comunicação começou a emergir como um campo académico distinto em meados do século XX. Vários aspectos da comunicação têm sido objectos de estudos. Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área. Falando propriamente do século XXI. podemos aceder a um jornal via internet. Comunicação corporal. que temos a televisão e a rádio. através do site do mesmo ou de redes sociais. de qualquer uma outra rede social. Na Grécia Antiga. porque se pode comentar e debater com os outros. é preciso considerar para os estudos a evolução dos períodos da comunicação. caso do Twitter e do Facebook ou. Obviamente. No início do século XX. Tem vindo a evoluir constantemente.

e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Entre as sub-disciplinas da comunicação. telecomunicações e Jornalismo. incluem-se a teoria da informação. a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional. marketing. jornalismo. Também entende-se a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. ou através de gestos com as mãos. audiovisual e meios de comunicação de massa). a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo. Deste ponto de vista. função e evolução) e sociais (por exemplo. publicidade. diz-se que há uma comunicação mediada. mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações. biológicos (por exemplo. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: Duas pessoas tendo uma conversa face-a-face. relações públicas. a telecomunicação). análise do discurso.  3 . fisiologia. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações. relações públicas. a fala. 1 “A comunicação é um processo de interacção entre pelo menos dois seres para troca de informações” Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana.Conceito e Funções da Comunicação 2012 I – Algumas definições do termo “Comunicação”. comunicação interpessoal. propaganda. publicidade. No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermédia os locutores.

Depois disso se passa a criticar o modelo. especialmente a comunicação mediada . um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos. Daí surge a Teoria Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa (Adorno. Psicologia e Linguística. Desta maneira. dizem os estudiosos de Palo Alto. têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria ou Conceito da Comunicação". Sociologia. O receptor. o que o receptor aceita (ou melhor. a comunicação crível ou baseada em fatos críveis é aquela cujo objectivo é abastecer públicos-alvo com informações fundamentadas e de valor diferenciado por terem como origem fontes imparciais e isentas 4 . Horkheimer). construir estratégias de comunicação capazes de influenciar a escolha de leitores/consumidores deve passar também por oferecer a ele dados tangíveis que possam colaborar racionalmente sua tomada de decisão. Comunicação Crível.Conceito e Funções da Comunicação 2012 1. Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas.1 . toca. no sentido mais amplo da palavra. Do ponto de vista de Barbero.Conceitos da Comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). compreende) varia grandemente conforme sua cultura.como fenómeno social As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. sente e também pelo que analisa. tem consciência e só aceita o que deseja. Logo. como Filosofia. O ser humano é motivado por aquilo que vê.

a estrutura organizacional. A sua importância é tal que alguns autores a consideram mesmo como o “sangue” que dá vida à organização. responsabilidade e tarefas. Desempenhar eficazmente o papel de influenciar através da compreensão e actuação em conformidade satisfação das necessidades e sentimentos das pessoas de forma a aumentar a sua motivação. dar apoio e controlar as actividades de todos os membros da organização. 5. 5 . A comunicação constitui uma das ferramentas mais importantes que os líderes têm à sua disposição para desempenhar as suas funções de influenciar. Definir e dar a conhecer. Esta importância deve-se essencialmente ao facto de apenas através de uma comunicação efectiva ser possível: 1. procedimentos e regras aceites e respeitadas por todos os membros da organização. mas também os interesses de todos os seus membros. quer ao nível do desenho organizacional. os objectivos organizacionais de forma a contemplarem. 6. quer ao nível da distribuição de autoridade. políticas. Estabelecer e dar a conhecer. 4. Efectuar a integração dos diferentes departamentos e permitir a ajuda e cooperação interdepartamental. decisões. com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização. 2. planos. Definir e dar a conhecer. não apenas os interesses da organização.Conceito e Funções da Comunicação 2012 Comunicação. com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização. Coordenar. com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização. 3.

“agora”. Quando se explica a linguagem através da língua. Função Metalinguística: focaliza o CÓDIGO. descrever. permitir. “este”. Função Informacional ou Informativa: focaliza o SIGNIFICADO.  Exemplo: “eu”. Função Poética: Uso poético torna-se evidente quando se utilizam rimas. relatar. Seus desejos. “aquele”. Há várias palavras cujo significado somente de define tendo os elementos do processo de comunicação. São actos de fala Directiva. confirmar. Ao pedirmos uma informação usamos a linguagem de maneira informativa. Essa função adquirirá importância especial se os interlocutores não estiverem em contacto visual um com o outro. metáforas. pois deve se considerar que o uso da metáfora em propaganda pode dar margem a significados não desejados ou fora do contexto.  Exemplo: uma conversa ao telefone. “aqui”. 6 . “você”. ordenar.  Exemplo: “Controvérsia é uma palavra que se pronuncia acentuado a terceira sílaba” Função Interacional: ocupa-se do CANAL. Função Expressiva: A linguagem focaliza o EMISSOR. “lá”.Função da Comunicação. sua função e ancorar o texto numa situação concreta. atitudes e vontades. são actos de fala informacionais ou Informativa. as emoções. “então”. a fim de comunicar um significado que. crenças e atitudes do destinatário. Portanto. Ela se destina a influenciar os actos. Informar. solicitar. mas não é preciso que eles estejam presentes para que se diga que se trata de função poética. A linguagem é aqui empregada para criar. e isso é motivo de atenção. manter e encerrar o contacto entre o emissor e o receptor. sentimentos. a função poética está voltada ao mesmo tempo para o código e para o significado: o código é empregado de forma especial. As palavras que têm significado diferente para cada situação com “Deícticas” e. Função Directiva: A linguagem focaliza o RECEPTOR. advertir e ameaçar. recomendar. A metáfora causa a ambiguidade da mensagem. não seria um objecto comunicacional.Conceito e Funções da Comunicação 2012 II . Função Contextual: Relaciona-se com o CONTEXTO. convidar. “nós”. Convencer. afirmar. ritmo. de outra maneira. É esta a função que empregamos quando nos afirmamos como indivíduos.

que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal. a comunicação entre duas cidades através de trens)”. Para a Semiótica. 7 . que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos. o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos por sua vez são transmitidos e reinterpretados pelo receptor. é interessante pensar também em novos processos de comunicação.Conceito e Funções da Comunicação 2012 Conclusão O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Hoje. “O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo.

Luanda.it. Comunicação Pessoal e Empresarial. Amaral.com.ao.Conceito e Funções da Comunicação 2012 Referências Bibliográficas. www.org.google.wikipedia. 8 . Dinis. www.altavista.  Dr. Sites:    www. Steve (2012). Nuno e Dr.