You are on page 1of 3

Resolues

Mdulo 2
Evoluo TEorias EvolucionisTas, EspEciao E GEnTica dE populao

Biologia 1
AtividAdes pRopostAs
1. A variabilidade gentica traduz-se nas diferentes combinaes com que o material gentico repassado aos descendentes. Podemos citar a mutao, a segregao independente dos cromossomos e a permutao cromossmica, gerando a recombinao gnica.
Resposta correta: C

AtividAdes pARA sAlA


1. A teoria sinttica da evoluo apoia-se na anlise dos seguintes fatores evolutivos: mutao, recombinao, eleo natural, migrao e oscilao gentica.
Resposta correta: A

2. (F) Homens e simios tiveram uma ancestralidade em comum. (V) (V) (V) (V)
Resposta correta: F, V, V, V, V

2. As frequncias dos genes em uma populao podem variar devido a inmeros fatores, como migraes, mutaes, seleo natural, desastres ambientais, isolamento etc.
Resposta correta: E

Resposta correta: A

4. A criao de variantes genticas, ou seja, a variabilidade gentica decorrente principalmente das mutaes aleatrias e da recombinao gnica que ocorre por ocasio da reproduo.
Resposta correta: C

Resposta correta: C

4. f(b) = 30% f(b) = 0,3 Pop = 1000 IND. Heterozigotos = ? f(B) + f(b) = 1 f(B) = 1 0,3 f(B) = 0,7 = 70%
Resposta correta: B

f(Bb) = 2 x f(B) x f(b) f(Bb) = 2 x 0,7 x 0,3 f(Bb) = 0,42 = 42% 1000 100% x 42% x = 420

5. Para se calcular as frequncias dos gases nas populaes devem ser obedecidas algumas condies como: a) populao grande. b) cruzamento ao acaso. c) ausncia de migraes. d) ausncia de mutaes. e) ausncia de selees naturais. Logo, se esto acontecendo alteraes nas frequncias das populaes, novos genes podem estar aparecendo, o que acarretar novos processos seletivos, caracterizando a evoluo dessa populao.
Resposta correta: D

5. De acordo com a sntese moderna, como estabelecida nas dcadas de 30 e 40, a variao gentica em populaes surge aleatoriamente atravs de mutao (atualmente sabemos que isto pode acontecer devido a erros na replicao do DNA) e recombinao gentica (cruzamento de cromossomos homlogos durante a meiose). A evoluo consiste primariamente em modificaes na frequncia dos alelos entre uma e outra gerao como um resultado de deriva gentica (genetic drift), fluxo gnico (gene flow) e seleo natural. A especiao ocorre gradualmente quando populaes so isoladas reprodutivamente, por exemplo, por barreiras geogrficas.
Resposta correta: D

6. Charles Robert Darwin desenvolveu a teoria da evoluo a partir da observao e da anlise da dinmica das populaes percebendo tipos particulares de fauna e flora, as relaes entre si e com outras espcies diferentes e com os aspectos fsicos do ambiente.
Resposta correta: V, F, V, V

3a Srie Pr-VeStibular | Volume 1 | Biologia 1

3. O isolamento reprodutivo se refere aos vrios mecanismos que bloqueiam as permutas de genes entre espcies diversas, no caso descrito, subespcies, que vivem em uma mesma rea (simpatria); assim, afirmamos tratar-se de espcies diferentes, uma vez que uma espcie um grupo de indvduos capazes de cruzar entre si na natureza e de produzir descendentes frteis. Pelo exposto no texto, no h fluxo gnico entre as subespcies.

3. Os seres vivos competem por nutrientes, energia... Entre os animais ocorre competio por matria orgnica, espao vital, parceiros para reproduo... Entre os vegetais, a competio ocorre por luz, gua, sais minerais.

Resolues
7. Segundo Darwin, dentro de uma populao, existe uma gama de caractersticas. Os seres que possuem as caractersticas mais adaptadas tendem a sobreviver por mais tempo e deixar mais descendentes.
Resposta correta: D Resposta correta: C

Biologia 1
12. A competio funciona como um fator seletivo favorecendo a sobrevivncia dos mais aptos.

8. A teoria darwinista da evoluo biolgica no leva em considerao as mutaes, como no gene MCR1; o Neodarwinismo que compreende o conjunto de descobertas que explicam a variabilidade, tendo como fonte primria as mutaes. As espcies podem se extinguir por processos naturais ou em decorrncia da espcie humana, tanto por meio de modificaes artificiais impostas ao ambiente quanto por ao predatria descontrolada.
Resposta correta: F, V, V, F, F

13. As mutaes e as recombinaes favorecem a apario de novos genes e alteram a frequncia destes, aumentando a viabilidade gnica.
Resposta correta: B

9. Seres de mesma ancestralidade sofreram presses adaptativas diferentes, apresentando caractersticas distintas, adaptando-se a ambientes diversos.
Resposta correta: D

3a Srie Pr-VeStibular | Volume 1 | Biologia 1

10. O isolamento geogrfico fez com que as modificaes que foram sendo adquiridas ao longo de milhares de anos ficassem restritas a essa populao gerando uma nova espcie.
Resposta correta: B

14. A anagnese compreende processos pelos quais um carter surge ou se modifica em uma populao ao longo do tempo, como resultado da interao entre mutaes e recombinaes gnicas, fenmeno indicado na figura A. A convergncia evolutiva ocorre quando grupos no aparentados de seres vivos assemelham-se em funo da adaptao a uma mesma condio ecolgica, como o caso da semelhana na forma do corpo do ictiossauro (rptil fssil), o tubaro (peixe) e o golfinho (mamfero), fenmeno indicado na figura B. A divergncia evolutiva pode originar grande variedade de formas adaptativas que exploram de maneira diversificada os recursos ambientais ou o hbitat, referindose, portanto, a irradiao adaptativa, fenmeno indicado em C. A cladognese compreende processos responsveis pela ruptura da coeso original em uma populao, gerando populaes restitudas de fluxo gnico; figura D.
Resposta correta: E

11. Deslocamento de carter refere-se ao fenmeno onde diferenas entre espcies similares, cujas distribuies se sobrepem geograficamente, esto acentuadas em regies onde as espcies coexistem mas esto minimizadas ou no existem onde a distribuio das espcies no se sobrepem. Radiao adaptativa a denominao dada ao fenmeno evolutivo pelo qual se formam, num curto espao de tempo, vrias espcies a partir de uma mesma espcie ancestral no qual diversos grupos se separaram, ocupando simultaneamente vrios nichos ecolgicos livres, eventualmente dando origem a vrias espcies diferentes. Seleo natural um processo da evoluo proposto por Charles Darwin e aceito pelo mainstream da comunidade cientfica como a melhor explicao para a adaptao e especializao dos seres vivos como evidenciado pelo registro fssil. Outros mecanismos de evoluo incluem deriva gentica, fluxo gnico e presso de mutao. O conceito bsico de seleo natural que caractersticas favorveis que so hereditrias tornam-se mais comuns em geraes sucessivas de uma populao de organismos que se reproduzem, e que caractersticas desfavorveis que so hereditrias tornam-se menos comuns. A seleo natural age no fentipo, ou nas caractersticas observveis de um organismo, de tal forma que indivduos com fentipos favorveis tm mais chances de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fentipos menos favorveis. A microevoluo a ocorrncia de mudanas de pequena escala na frequncia gentica de uma populao, ao longo de um nmero reduzido de geraes. Estas alteraes ocorrem ao nvel ou abaixo do nvel taxnomico da espcie. Especiao o processo evolutivo pelo qual as espcies de ser vivo se formam. Este processo pode ser uma transformao gradual de uma espcie em outra (anagnese) ou pela diviso de uma espcie em duas por cladognese.
Resposta correta: E

15. f(aa) = 0,25 f(Aa) = ? f(aa) = f(a) f(a) f(a)2 = 0,25 f(a) = 0, 25 f(a) = 0,5 f(A) + f(a) = 1 f(A) = 1 0,5 f(A) = 0,5 f(Aa) = 2 x f(A) x f(a) f(Aa) = 2 x 0,5 x 0,5 f(Aa) = 0,50
Resposta correta: C

16. Se 9100 indivduos de 10000 apresentam fentipo dominante, podemos inferir que h 900 indivduos homozigotos recessivos, proporcionando-os uma frequncia de 0,09, o que nos leva frequncia de 0,3 do alelo recessivo. O alelo dominante, ento, possui frequncia de 0,7. Aplicando a frmula p2 + 2pq + q2, chegamos aos nmeros: 9% de homozigotos recessivos, 49% de homozigotos dominantes e 42% de heterozigotos. Indivduos que possuem pelo menos um alelo recessivo so homozigotos recessivos ou heterozigotos. 0,42 + 0,09 = 0,51 ou 51%.
Resposta correta: E

17. O daltonismo relacionado a dois alelos localizados no cromossomo X: D, que condiciona normalidade, e d, que condiciona daltonismo. Para que um homem seja daltnico, basta que ele possua um alelo d; para que a mulher seja daltnica, so necessrios dois alelos d. Se 90 homens entre 1000 so daltnicos, podemos dizer que a frequncia do alelo d 0,09 (90/1000) ou 9%. A frequncia de homozigotos recessivos (no caso, mulheres) dada por 0,09 x 0,09 = 0,0081 ou 0,81%.
Resposta correta: A

Resolues
18. ( F ) A frequncia de indivduos de fentipo recessivo 0,09 ou 9%. ( V ) O que equivale a 42%. ( V ) Apresentam fentipo dominante aqueles que so homozigotos dominantes ou heterozigotos. Dessa forma, (0,42 + 0,49) x 200 = 182. ( F ) A frequncia do alelo dominante 0,7 ou 70%. ( V ) Como no h presses seletivas em uma populao em equilbrio de Hardy-Weinberg, as frequncias tendem a se manter. ( F ) A quantidade de homozigotos recessivos dada por 0,09 x 200 = 18.
Resposta correta: F, V, V, F, V, F

Biologia 1

19. 360 (BB) f(B) = ? 480 (Bb) f(Bb) = ? 160 (bb) 1000 indivduos f (Bb) = f (Bb) = 480 = 0, 48 1000

720(B) + 480(B) 1200 = 2000 genes 2000

f(B) = 0,6
Resposta correta: D

20. Pop 1000 indivduos f(cc) = 9% (0,09) f(cc) = f(c) . f(c) f(c)2 = 0,09 f(c) = 0,3 f(C) + f(c) = 1 f(c) = 0,7 f(cc) = 0,7 x 0,7 = 0,49 f(Cc) = 2 x 0,7 x 0,3 = 0,42
Resposta correta: D

AnotAes

3a Srie Pr-VeStibular | Volume 1 | Biologia 1

You might also like