A influência dos sistemas embarcados na sociedade contemporânea

Ramiro L. V. Zahlouth, Matheus F. Freire Instituto de Ciências Exatas e Naturais – Universidade Federal do Pará
ramiroserge@gmail.com, matheusfreire.cbcc@gmail.com

Abstract. The embedded systems are in full development since the 40s. After thirty years have become more present in people's lives. They changed the day to day and have become virtually invisible due to its constant use for various specific tasks. Some devices have multiple functions and are such as handheld computers. This type of system has great influence in contemporary society and brought many new trends, changing customs that were already practically rooted in society. Resumo. Os sistemas embarcados estão em pleno desenvolvimento desde a década de 40. Depois de trinta anos se tornaram mais presentes na vida das pessoas. Eles mudaram o dia-a-dia e se tornaram praticamente invisíveis devido ao seu constante uso para diversas tarefas específicas. Alguns dispositivos apresentam diversas funções e são como computadores de bolso. Este tipo de sistema exerce grande influência na sociedade contemporânea e trouxeram consigo muitas tendências novas, mudando costumes que já estavam praticamente enraizados na sociedade.

1. Introdução
O avanço tecnológico proporcionou melhorias na qualidade de vida da sociedade em geral, principalmente nos séculos XX e XXI. De certa forma, tudo ficou mais fácil. Agora é mais simples se locomover de um lugar a outro, comunicar-se com pessoas que estão longe e esquentar uma comida em poucos segundos. Essas facilidades não seriam possíveis sem a ajuda da computação embarcada. Os sistemas embarcados estão presentes no cotidiano e o objetivo deste artigo é retratar esta realidade, mostrando como eles avançaram ao longo dos anos e a infuência que eles provocam na sociedade contemporânea. O artigo inicia com um breve histórico e uma definição para sistemas embarcados. Em seguida há um tópico que mostra como eles se apresentam no cotidiano das pessoas durante o século XXI. Por último, se fala dos principais impactos que este tipo de tecnologia provocou e ainda provoca na sociedade.

2. Histórico E Definição
Sistema embarcado é praticamente um computador embutido em um dispositivo menor com um microcontrolador que gerencia o sistema. O que o diferencia de um computador comum é a sua utilização para fins específicos com funções pré-determinadas. Na figura 1 se encontram alguns exemplos de computadores embarcados comuns no cotidiano das pessoas.

Figura 1. Exemplos de sistemas embarcados

Os sistemas embarcados evoluíram muito em aproximadamente setenta anos de história (1940-2011), mas seu grande desenvolvimento se deu, de fato, na década de 1980 com o surgimento dos microcontroladores. Antes disso, seu uso era mais voltado para fins militares. O primeiro sistema embarcado moderno foi o Apollo Guidance Computer, que era um painel de controle utilizado no projeto Apollo. Praticamente na mesma época foi criado o Autonetics D-17, primeiro sistema embarcado produzido em larga escala que era uma espécie de computador guia para o míssil Minuteman. Ao longo de quarenta anos (1970-2011) as pesquisas nesta área foram intensas e o uso deste tipo de sistema se tornou cada vez mais comum. Os primeiros microprocessadores e microcontroladores surgiram entre as décadas de 1970 e 1980, como o Zilog Z80 que foi amplamente usado em microcomputadores e sistemas embarcados. Outro microprocessador importante foi o Motorola 68000 muito utilizado em sistemas de alto custo no início da década de 1980. A partir da década de 1990, uma nova tendência veio se apresentando no mercado: a redução de custos e o aumento do poder de processamento unido à funcionalidade. De certo modo, uma das principais características que definem um sistema embarcado foi se perdendo ao longo do tempo. Este tipo de sistema é geralmente utilizado com um fim específico. No século XXI o que se vê é a grande funcionalidade e uma quantidade quase ilimitada de opções ao usuário em um único dispositivo. O processador Advanced RISC Machine (ARM) ocupa pouco espaço, consome pouca energia e tem um alto desempenho. Ele é muito utilizado em sistemas embarcados na atualidade e possui grande versatilidade. A atual tendência no mercado possibilitou seu uso em larga escala e sua difusão. Atualmente os sistemas embarcados estão dominando o mercado, principalmente no âmbito da telefonia móvel. Eles estão presentes no nosso cotidiano e muitas vezes nem nos damos conta disso.

3. Sistemas Embarcados Na Atualidade
Com o avanço tecnológico e as novas descobertas na área da computação embarcada, este tipo de sistema se tornou cada vez mais comum no cotidiano das pessoas. Praticamente tudo que é feito no dia-a-dia envolve algum tipo de tecnologia ou aplicação de embarcados, desde os afazeres domésticos até a rotina de um escritório. O controle remoto da TV, um aparelho de som, uma calculadora de mão e um forno de microondas constituem sistemas embarcados que são largamente utilizados. São sistemas simples que realizam funções específicas. Existem outros sistemas mais sofisticados e com maior desempenho. O exemplo mais presente atualmente é o aparelho de celular. No início ele possuía uma interface simples e poucas funções, mas hoje já é praticamente um computador de bolso. Seu uso cresceu muito nos últimos anos. No Brasil, por exemplo, 36,6% da população possuía celular em 2005 segundo dados do IBGE. Em 2008 este número pulou para 53,8%. A indústria fonográfica também se desenvolveu bastante com os anos. O surgimento dos antigos walkmans permitiu que os jovens da época “criassem verdadeiras ‘barreiras musicais’ em torno de si” (CASTELLS, 2000). Esses aparelhos caíram no esquecimento após o surgimento do MP3, MP4 e outras de suas versões que não se limitavam apenas à música, mas reproduziam vídeos e outros tipos de mídia. A Apple, sob o comando de Steve Jobs mudou muitos conceitos relacionados tanto ao setor fonográfico como à indústria de embarcados em geral, com a introdução do iPod no mercado seguido depois pelo iPhone e iPad. Existem outros dispositivos que exercem funções variadas e estão ao pouco ganhando seu espaço no mercado. Um deles é o tablet, que é uma espécie de prancheta eletrônica que possibilita o acesso à internet e outros recursos existentes em um computador pessoal, embora sua memória e poder de processamento sejam mais reduzidos. A nível nacional, a urna eletrônica representa um grande avanço na democracia e já foi introduzida em alguns países com o intuito de evitar fraudes eleitorais.

4. Influência Na Sociedade Contemporânea
Se for feito um estudo comparativo sobre como as pessoas se comportavam na década de 50 e no século XXI, praticamente todas as discrepâncias que serão constatadas estão relacionadas ao avanço tecnológico. Neste ponto, a computação embarcada tem papel fundamental, pois transformou e ainda transforma o modo de vida de toda a sociedade. Iniciando a análise nas rotinas cotidianas, se percebe que pequenos hábitos se transformaram completamente. Outros deixaram de existir assim como alguns que foram incorporados ao dia-a-dia. Há 60 anos ninguém pensava em passar o dia navegando na internet ou jogar vídeo game com os amigos. O passatempo dos jovens era brincar de pião, peteca e empinar papagaio. Enquanto isso os mais velhos ficavam ligados no rádio ou então iriam dançar nos grandes bailes da época. Hoje, os hábitos, rotinas e lazer são outros. A internet faz parte da vida de praticamente todas as pessoas. Ela liga a sociedade a uma espécie de teia. As novas tecnologias da informação tornam possível esta realidade. Segundo Pierre Lévy “a autoestrada eletrônica remete a um conjunto de normas de software, de cabos de cobre ou de

fibras óticas, de ligações por satélite etc. Por outro lado, o ciberespaço visa um tipo particular de relação entre as pessoas” (LÉVY, Pierre 1999). Os sistemas embarcados estão intimamente ligados a esta “teia”. Através de seu smartphone, uma pessoa pode passar horas navegando, lendo e-mails, vendo notícias do mundo inteiro etc. Antigamente não era tão fácil conhecer pessoas novas e ter acesso à informações de lugares distantes. Ainda comparando as duas linhas de tempo, muitas outras facilidades foram possíveis graças ao avanço da computação embarcada. Na década de 50, a máquina de lavar não era digital e não fazia tudo pela dona de casa. Assim como a geladeira. Esquentar uma comida podia demorar algum tempo. As compras eram todas feitas em cheque ou a vista mesmo. Na atualidade, todos os afazeres domésticos tomam bem menos tempo e são bastante facilitados. Esquentar uma comida, por exemplo, pode levar apenas alguns segundos. A geladeira pode descongelar sozinha e a lavadora faz praticamente tudo. O cartão de crédito é o amigo (e às vezes inimigo) de todas as horas pra muita gente e evita ter de levar um monte de dinheiro para fazer compras. No âmbito da educação, as aulas se tornaram informatizadas. Muitos professores usam projetor de imagens ou quadro digital para dar aulas, tornando-as mais interativas. A modalidade de ensino a distância tem se tornado cada vez mais popular e é possível graças ao avanço da internet. Até de seu uma celular o aluno pode ter acesso aos materiais de aula disponíveis. É claro que como tudo na vida, os sistemas embarcados também tem o seu lado negativo. Sua influência tem se tornado cada vez mais forte na sociedade. Essa força tem tomado grandes proporções. As pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes deste tipo de tecnologia. Uma pessoa que não tenha celular acaba se tornando “incomunicável”, além de ser tachada como antiquada ou atrasada. Além disso, ninguém mais se contenta em acessar a internet apenas de sua casa. É preciso um smartphone, um PDA ou um tablet para isso. Além destes, o Ipad virou mania entre os jovens e se tornou praticamente “obrigatório” ter um. Nesta dependência, as coisas simples da vida acabam sendo muitas vezes deixadas de lado. Muitas pessoas praticamente não têm mais vida social fora da rede ou de jogos eletrônicos. Esses problemas fazem parte do mundo contemporâneo que está em constante mutação. A computação embarcada vem fazendo seu papel e provavelmente ainda o fará por muito tempo. Muitos avanços sem dúvida virão num futuro próximo. “As mudanças estão ocorrendo em toda parte, ao redor de nós, mas também em nosso interior...” (LÉVY, Pierre, 1993).

5. Considerações Finais
A computação embarcada apresenta fundamental importância na sociedade contemporânea, moldando muitos hábitos e costumes e facilitando muitos processos. Processos estes que ocorrem nas casas das pessoas, nas escolas, no ambiente de trabalho, nos grandes centros comerciais etc. Ela tem se tornado cada vez mais necessária e

indispensável à sociedade. Sua influência sempre estará presente e, por mais que o mundo que se conhece hoje mude completamente, o impacto que causou sempre será lembrado.

Referências Lévy, Pierre (1993), Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Editora 34 (Coleção Trans). Lévy, Pierre (1999), Cibercultura, Editora 34 (Coleção 34). Castells, Manuel (2000). A cultura da virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento de redes interativas. In Sociedade em Rede, paginas 413-462. Paz e Terra.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful