You are on page 1of 6

Bioqumica

1 (PUC-RS) No considerando os chamados cdons de terminao, correto afirmar que existem ______ cdons para especificar os aminocidos das molculas proticas nas clulas eucariticas. a) 64 b) 63 c) 62 d) 61 e) 60 2 (PUC-MG) A estrutura dos vrus extremamente simples. Possuem na regio central seu material gentico, que pode ser DNA ou RNA, e um revestimento, a cpsula, de natureza protica. Fazendo-se uma anlise bioqumica de substncias encontradas em um RNA-vrus, NO se encontra o seguinte elemento: a) Timina. b) Aminocidos. c) Polipeptdeos. d) Uracila. e)Adenina. 3 - (PUC-MG) Leia as afirmativas abaixo: I. A troca de uma nica base na molcula de DNA leva, obrigatoriamente, substituio de uma aminocido na cadeia polipeptdica correspondente. II. A duplicao do DNA ocorre de maneira semiconservativa. III. A DNA polimerase uma enzima especial que est diretamente envolvida na duplicao da molcula de DNA. A afirmativa est CORRETA em: a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas d) II e III, apenas. e) II, apenas. 4 - (PUC-MG) Observe a tabela abaixo: ANTICDON ( RNAt ) AMINOCIDO UGC CCU GCA ACU A M O R

a) A-M-O-R b) M-O-R-A c) R-O-M-A d) R-A-M-O e) O-M-A-R 5 (UFPA) Geneticistas e bioqumicos esto criando uma nova revoluo na Medicina, a terapia gnica. Os genes, que so em torno de 50000 a 100000, so formados por milhes de molculas menores, os _________, que compem a molcula de _________. Implantar um gene significa colocar no lugar exato, um conjunto completo de _________. (Superinteressante, nov.97) A alternativa que contm as palavras que completam, corretamente, as lacunas do texto acima a) aminocidos, protenas, enzimas b) cidos graxos, lipdeos, cidos graxos c) nucleosdeos, RNA, pentoses d) nucleotdeos, DNA, nucleotdeos e)fosfatos, pentoses, bases 6 (UFMG) O esquema abaixo apresenta as estruturas de uma flor. Todas as alternativas apresentam processos que podem ocorrer nessa flor,EXCETO a) polinizao. b) gametognese. c) produo de semente. d) autofecundao. 7 (PUC-RS) A matria viva, no decurso da evoluo, fundamentou-se em dois elementos bsicos: a) ligaes covalentes e hormnios. b) ligaes inicas e protenas. c) ligaes covalentes e lipdios. d) ligaes inicas e glicdios. e) ligaes covalentes e enzimas. 8 - (UFRN) Geraes sucessivas de bactrias da espcie Escherichia coli foram cultivadas num meio cuja nica fonte de nitrognio era o istopo 15N, o qual se incorporou nas molculas de DNA. Posteriormente, essas bactrias foram transferidas para um novo meio, onde existia o 14N como nica forma de nitrognio. Em relao ao experimento, pode-se prever que, nesse novo meio, a) ao final da 1 gerao, sero formadas molculas de DNA apenas com 15N e molculas apenas com 14N.

O polipeptdeo formado a partir de uma fita de DNA com a seqnciaACTTGCCCTGCA :

b) ao trmino da 1 gerao, todas as molculas de DNA apresentaro apenas 14N incorporado. c) ao trmino da 2 gerao, cerca de do DNA ser hbrido, sendo o restante no-hbrido. d) ao final da 2 gerao, cada molcula hbrida de DNA formar duas molculas, sendo uma hbrida e outra no .9 - (UERJ) O grfico abaixo compara a sntese de protenas em ovos fertilizados e no fertilizados de ourio-do-mar, podendo-se notar um grande aumento desse tipo de sntese nos ovos fertilizados. Essa sntese foi monitorada pela incorporao, na protena das clulas, do aminocido lisina marcado radioativamente com carbono C14. O antibitico actinomicina D inibe o processo de transcrio do DNA. No experimento demonstrado, ele foi adicionado junto com a lisina marcada. Analisando o efeito da adio do antibitico sobre a incorporao do aminocido na protena de ovos fertilizados, podemos concluir que: a) a estabilidade das protenas sintetizadas aps a fertilizao foi aumentada acentuadamente b) a velocidade de traduo de DNA em RNA foi bastante acelerada pela fertilizao dos ovos c) a velocidade de transcrio de RNA mensageiro em protena foi diminuda aps a fertilizao d) o RNA usado na sntese protica em ovos fertilizados j tinha sido anteriormente sintetizado Gabarito: 1-d 2-a 3-d 4-d 5-d 6-d 7-e 8-d 9-d

03. Observe a reao: Na reao para sntese de N-etil N-etil propanamida, formada uma ligao entre um tomo de carbono carbonlico e um tomo de nitrognio, conhecida como ligao amdica. Essa ligao, chamada peptdica, tambm comum em macromolculas de origem natural encontradas em seres vivos, as quais so: a) o amido b) os triglicerdeos c) o nilon 66 d) o glicognio e) as protenas 04. (UFMG) Qual das afirmaes abaixo correta? a) oses so glicdios que se hidrolisam. b) sides no se hidrolisam. c) a sacarose uma side. d) a sacarose uma ose. e) a glicose uma side. 05. (SANTA CASA) Leia com ateno o texto abaixo com a finalidade de descobrir o nmero de erros conceituais existentes: Aucares so substncias orgnicas que sempre se apresentam como polihidroxialdedo de frmula geral CnH2n 2On. Muitas vezes as molculas mais simples polimerizam-se dando origem a polissacridos, como amido e celulose, ambos facilmente digerveis pelos seres humanos. O nmero de erros conceituais :

01. Um aminocido possui o radical amino, que bsico, e o radical carboxila, que cido. Podemos dizer que um aminocido tem carter anftero. A alanina e a acetamida contm o esqueleto comum: O primeiro composto um aminocido e o segundo, uma amida. a) D as frmulas estruturais dos dois compostos. b) Qual deles apresenta isomeria ptica? 02. So dadas as estruturas da glicose e da frutose, dois acares presentes em vegetais. Quantos tomos de carbono quirais apresentam cada uma dessas molculas?

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 06. (USP) Os aucares apresentam, em geral, as seguintes propriedades: I. so razoavelmente solveis em gua. II. oxidam-se facilmente. As propriedades I e II so, respectivamente, devidas presena de: a) grupos aldedo e pontes de hidrognio. b) grupos hidroxilas e pontes de hidrognio.

c) pontes de hidrognio e grupos hidroxilas. d) pontes de hidrognio e grupos aldedo. e) grupos hidroxila e grupos carboxila. 07. (CESGRANRIO) Um poli-lcool formado por uma cadeia linear de carbono e contm um grupamento aldedico. Sua frmula geral Cn(H2O)n. Assinale, abaixo, o que achar mais correto: a) a substncia um lipdio. b) a substncia um aldedo graxo. c) a substncia uma aldo-hexose d) a substncia uma aldose e) a substncia a frutose. 08. (USP) Assinalar qual das afirmaes correta em relao glicose e frutose: a) ambas so aldo-hexoses da srie D. b) a glicose uma hexose e a frutose uma pentose. c) ambas so cetohexoses da srie L. d) ambas so dextrgiras. e) N.d.a. 09. (SANTA CASA) Existem duas formas ismeras da glicose que so interconvertidas em soluo aquosa, produzindo uma mistura de ambas, em equilbrio. Esse fenmeno denominado: a) polarizao b) anfoterismo c) conformao d) mutarotao e) n.d.a. 10. A hidrlise da sacarose produz: a) glicose b) frutose c) aldedo glicerino d) glicose e frutose e) manose Resoluo: 01. b) Alanina, pois apresenta carbono assimtrico ou quiral. 02. a) 4 tomos de C quirais b) 3 tomos de C quirais

03. E 04. C 05. C 06. D 07. D 08. E 09. D 10. D 01) (PISM UFJF/2009) Voc j deve ter observado um inseto caminhando pela superfcie da gua de uma lagoa. A propriedade da gua que permite que a pata do inseto no rompa a camada de gua : a) adeso. b) calor especfico. c) tenso superficial. d) calor de vaporizao. e) capilaridade. 02) (UEM/2010) Assinale o que for correto. 01) A gua uma molcula polar, por apresentar zonas positivas e negativas, em lados opostos. 02) A frmula geral dos monossacardeos (CH2O)n, em que o valor de n varia de 3 a 7. 04) O colesterol um esteroide presente na composio qumica da membrana plasmtica de animais, alm de atuar como substncia precursora dos hormnios testosterona e progesterona. 08) Os fosfolipdios possuem caractersticas qumicas semelhantes a detergentes, apresentando uma cauda hidrofbica (parte apolar) e uma cabea hidroflica (parte polar). 16) Os dissacardeos no so solveis em gua, mas so imediatamente aproveitveis como fonte de energia pelos organismos vivos. Soma: Resoluo: Soma: 15 Nota: O colesterol um lcool que entra na composio dos esteroides. Portanto, o colesterol no um esteroide, o que deixa o item 04 incorreto. 03) (UFV/2010) Abaixo esto esquematizadas as frmulas (I, II e III) de trs biomolculas. Com relao a essas molculas e o papel que desempenham como constituintes no metabolismo celular, assinale a afirmativa que apresenta dois conceitos INCORRETOS: a) I representa uma glicose e II forma a estrutura das protenas. b) II um aminocido e III participa da cadeia da hemoglobina. c) III atua como um polmero e II so anis da cadeia do amido. d) I e III participam de glicoprotenas e II da molcula de DNA.

Resoluo: Assunto: Bioqumica celular A molcula I no uma glicose (falta um grupo OH e h um grupo CH3 na estrutura, que no ocorre na glicose) ; a molcula II uma base nitrogenada (adenina) e a estrutura III indica um aminocido (monmero das protenas). Dessa forma, a opo C mostra 2 itens incorretos (III um monmero e II integrante dos cidos nuclicos e do ATP) e tambm a opo A aparece com dois erros. A questo foi anulada pela UFV. Resposta: A/C. 04) (ENEM/2007) Ao beber uma soluo de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substncia a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. b) inflamvel que, queimada pelo organismo, produz gua para manter a hidratao das clulas. c) que eleva a taxa de acar no sangue e armazenada na clula, o que restabelece o teor de oxignio no organismo. d) insolvel em gua, o que aumenta a reteno de lquidos pelo organismo. e) de sabor adocicado que, utilizada na respirao celular, fornece CO2 para manter estvel a taxa de carbono na atmosfera. 05) (UFV/2003) Recentemente a engenharia gentica possibilitou a transferncia de genes da rota de biossntese da provitamina A para o genoma do arroz (Golden Rice). De acordo com os autores do projeto, o consumo desse tipo de arroz poderia amenizar os problemas de carncia dessa vitamina em populaes de pases desenvolvidos. Em relao provitamina A, incorreto afirmar que: a) est associada ao beta-caroteno. b) sua deficincia est associada xeroftalmia. c) pode ser encontrada como provitamina na cenoura e abbora. d) sua deficincia est normalmente associada ao escorbuto. e) no biossintetizada pelo organismo humano. 06) (UFS/2008) As protenas so substncias que esto presentes em todos os seres vivos. As protenas so formadas por unidades menores, denominadas de: a) cidos nuclicos b) aminocidos c) monossacardeos

d) enzimas e) ligao peptdica 07) (UCPel/2006) Os lipdeos so molculas apolares que no se dissolvem em solventes polares como a gua. Com relao aos lipdeos, podemos afirmar que: I. so molculas ideais para o armazenamento de energia por longos perodos. II. importantes componentes de todas as membranas celulares. III. esto diretamente ligados sntese de protenas IV. servem como fonte primria de energia. V. a cutina, a suberina e a celulose so exemplos de lipdeos. A(s) alternativa(s) correta(s) (so): a) I, IV e V b) I e III c) II e IV d) II e V e) I e II 08) (UNIMONTES/2010) Os nutrientes so componentes dos alimentos que consumimos. Esto divididos em macronutrientes (carboidratos, protenas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, gua e fibras). Nos macronutrientes que esto os valores calricos dos alimentos. A figura a seguir ilustra a importncia de nutrientes no organismo humano. Analise-a. Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que MELHOR representa uma resposta para a pergunta indicada na figura. a) Sucos de frutas ctricas. b) Massas. c) Mel de abelha. d) Leite. 09) (UEFS/2011) As protenas so nutrientes que participam da estrutura celular. Ao serem ingeridas por mamferos, so degradadas sob ao de enzimas e do fludo gstrico e reaproveitadas pelo organismo. A partir dessas informaes sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, correto afirmar: a) A ao enzimtica aumenta a concentrao de nutrientes no organismo. b) A alimentao proteica variada supre o organismo de -aminocidos essenciais. c) As enzimas promovem a condensao de carboidratos durante a formao de protenas. d) As enzimas so incorporadas aos produtos finais da degradao de protenas no organismo. e) As enzimas aumentam a energia de ativao

e a velocidade de degradao de protenas no organismo dos mamferos. 10) (UESPI/2009) Vitaminas do complexo B podem desempenhar a funo de co-fatores enzimticos, e sua carncia pode provocar uma srie de enfermidades. Um exemplo de doena provocada pela carncia de vitaminas do complexo B : a) Escorbuto. b) Raquitismo. c) Xeroftalmia. d) Esterilidade. e) Beribri. 11) (UNIPAC/2010) Em nossa dieta, a ingesto de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser uma preocupao constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma srie de processos metablicos indispensveis sobrevivncia celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais e vitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares dependentes desses nutrientes. Relacione-as. COLUNA 1 1. Ferro 2. Enxofre 3. Iodo 4. Vitamina D 5. Vitamina B3 6. Vitamina K COLUNA 2 ( ) Auxilia a absoro de sais de clcio no intestino. ( ) Entra na composio da hemoglobina, importante no transporte do gs O2. ( ) Integrante da composio de certos aminocidos como a metionina e a cistena. ( ) Integrante de coenzimas relacionadas respirao celular e auxilia na manuteno do tnus muscular. ( ) Participa do mecanismo de coagulao sangunea. ( ) Integrante do hormnio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular. A sequncia correta de cima para baixo : a) 4 1 5 2 6 3 b) 5 6 1 2 4 3 c) 6 3 1 5 2 4 d) 4 1 2 5 6 3 e) 5 2 1 4 3 6 12) (UFCSPA/2006) Protenas so molculas grandes com muitas funes metablicas e estruturais. Associe os diferentes tipos de protenas (coluna da esquerda) s respectivas funes nos organismos (coluna da direita).

1. Actina ( ) Protena catalisadora 2. Hemoglobina ( ) Protena reguladora 3. Amilase ( ) Protena estrutural 4. Glucagon ( ) Protena transportadora A sequncia numrica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, : a) 1 4 2 3 b) 3 2 4 1 c) 3 4 1 2 d) 4 2 1 3 e) 4 3 2 1 13) (PISM UFJF)) Leia os textos abaixo e complete as informaes pedidas. TEXTO I Aps passar muito tempo sem se preocupar com sua sade, o Sr. Jos resolveu ir ao mdico e fazer uns exames de rotina. Em conversa com o mdico, relatou seus hbitos alimentares, ressaltando a preferncia por frituras e carnes gordurosas. O mdico ficou alarmado ante as preferncias alimentares de seu paciente, principalmente depois de ter analisado o resultado do seu exame de sangue e constatado um nvel de colesterol muito alto. Recomendoulhe, ento, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras. Analise a dieta recomendada pelo mdico, apresentando argumentos que a justifiquem. TEXTO II Depois de orientar o Sr. Jos quanto alimentao, o mdico explicou-lhe que uma dieta rica em gordura saturada e colesterol um dos fatores que pode contribuir para o acmulo de placas de gordura nas artrias. Com isso, as artrias vo ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue para os rgos do corpo. Alm disso, aumenta a probabilidade de formao de cogulos, os quais podem obstruir artrias importantes, como as que alimentam o corao. Nesse caso, pores maiores ou menores do msculo cardaco podem parar: o infarto do miocrdio, que pode provocar a morte. Apesar dos malefcios causados por sua alta concentrao, correto afirmar que o colesterol no importante para o funcionamento do organismo? Justifique sua resposta. Resoluo: Texto I: A recomendao mdica correta, uma vez que os vegetais no produzem colesterol e, assim, contribuem para a manuteno do nvel normal desse composto no organismo. Por outro lado, a ingesto exagerada de alimentos gordurosos provoca a alta do colesterol

circulante porque o fgado, rgo responsvel pela destruio do colesterol em excesso, perde esta capacidade quando a ingesto muito grande. Texto II: No, pois, o colesterol um importante componente da estrutura das membranas celulares, alm de ser o precursor de hormnios esterides (hormnios sexuais). Pode-se, ainda, citar a importncia do colesterol na formao da vitamina D3 e dos sais biliares, que atuam, respectivamente, na absoro de clcio e de cidos graxos no intestino. 14) (UFOP) As questes abaixo se referem a alguns dos componentes qumicos dos seres vivos. a) Mantendo-se constante a concentrao de uma enzima, o efeito da temperatura sobre a velocidade de reao pode ser representado pelo grfico abaixo: A partir de uma determinada temperatura ocorre o fenmeno conhecido como desnaturao. Explique esse fato com base na estrutura das enzimas. b) Considere a frase: A clara de ovo rica em protenas, portanto, tendo em vista seu valor nutricional, seria melhor ingeri-la crua. Indique se ela verdadeira ou falsa e justifique sua escolha. c) Considere os grupos de lipdeos: triglicerdeos, fosfolipdeos e ceras. 1) Qual desses um importante componente das membranas plasmticas? 2) Qual caracterstica estrutural do componente citado em 1 distingue-o dos demais e essencial para a estrutura das membranas? Resoluo: a) A desnaturao corresponde a alteraes na estrutura secundria e terciria das enzimas, com o conseqente comprometimento de sua funo biolgica. b) A afirmativa falsa, pois, crua ou cozida, a clara apresentar os mesmos componentes os aminocidos que sero absorvidos pelo organismo. c) 1. Os fosfolipdeos. 2. A ocorrncia de uma regio hidrofbica (cauda) e de uma regio hidroflica (cabea), o que faz com que essas molculas se organizem

em dupla camada, quando em total contato com a gua. 15) (UFES/2004) Sir Richard Francis Burton, famoso explorador ingls, em 1869 publicou um livro sobre suas viagens pelo Brasil. No rio Salgado, que desgua na margem direita do rio So Francisco, ele observou a presena de coqueiros, Cocos nucifera. Essas rvores existem em abundncia na costa, do Rio de Janeiro ao Par. Normalmente no frutificam nas regies interioranas. Ali [no rio Salgado], a distncia ao Atlntico era de 350 milhas em linha reta, e encontramos o coqueiro crescendo [...]. [O rio Salgado] tem guas salinas ou salitrosas. O coco-da-baa encontrado em muitos lugares onde o terreno, possivelmente um antigo leito do mar, compensa a falta do ar da atmosfera martima. Mais adiante, Burton relata que as guas so estomacais [...] e capazes de curar ou diminuir o bcio. (BURTON, Richard. Viagem de Canoa de Sabar ao Oceano Atlntico. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1977, p. 205-217) Responda: a) O que o bcio? b) Qual a caracterstica principal e o mecanismo de ao dessa doena? c) Possivelmente que substncia estava presente nas guas dessa regio do So Francisco que ajuda na cura do bcio? d) Do ponto de vista ecolgico, como explicar por que a distribuio do coco-da-baa no interior est restrita a antigos leitos de mares? Resoluo: a) Doena causada pela falta de iodo na dieta. b) A glndula tireide aumenta de tamanho, formando o papo caracterstico. O hormnio da tireide no produzido, e o quadro se assemelha ao do hipotireoidismo (movimentos lentos, intolerncia ao frio, obesidade...) c) Iodo. d) Provavelmente, sais de iodo so um fator limitante para o desenvolvimento de Cocus nucifera. GABARITO 01 - C; 02 - 15; 03 - A/C; 04 - A; 05 - D; 06 - B; 07 - E; 08 - D; 09 - B; 10 - E; 11 - D; 12 - C

You might also like