You are on page 1of 30

Movimentao Manual de Cargas

Elaborado por: Teresa Matos

Cento de Formao Profissional do Seixal

Cludia Toledo

Cento de Formao Profissional do Seixal

ndice

Cento de Formao Profissional do Seixal

ndice de Imagens
Imagem 1- Anatomia Humana.....pg. 5 Imagem 2 No conformidades de Ergonomia na construo civil...pg. 7 Imagem 3 No conformidades na movimentao manual de cargaspg.10 Imagem 4 Hrnias discais.....pg.10 Imagem 5 Nervo Citico...pg.10 Imagem 6 Obra de construo civil...pg.10 Imagem 7 Execuo de uma parede de alvenaria.........pg.10 Imagem 5 Analise da tarefa.......pg.10

Cento de Formao Profissional do Seixal

1 Introduo
Este trabalho vem no mbito do curso de Higiene e Segurana no trabalho, no Modulo de Ergonomia. Ao fazermos este estudo, escolhemos a movimentao manual de cargas em construo civil na profisso de pedreiro, onde nos vamos focar mais na tarefa de levantamento de alvenarias. A Movimentao Manual Cargas, so os riscos ergonmicos mais frequentes na Construo Civil e podem gerar cansao, problemas na coluna, perda de produtividade, doenas profissionais e dores fsicas. A Interveno ergonomia nesta actividade difcil, mas se houver observao e anlise das tarefas podemos adaptar o trabalho, para que seja feito da melhor maneira possvel e de acordo com a anatomia e capacidade fsica do ser humano. Obtendo com isso significativos ganhos ergonmicos.

Cento de Formao Profissional do Seixal

2 Ergonomia
Ergonomia estuda a actividade profissional, para melhor poder adaptar o trabalho ao Homem em total segurana e conforto para uma melhor e maior produtividade.

Cincia que visa o mximo rendimento, reduzindo os riscos do erro humano a um mnimo, ao mesmo tempo que trata de diminuir a fadiga e eliminar, dentro dos possveis, os perigos para o trabalhador. Estas funes so realizadas com a ajuda de mtodos cientficos e tendo em conta, simultaneamente, as possibilidades e limitaes humanas devido a anatomia, fisiologia e psicologia OMS - Organizao Mundial de Sade

Imagem 1 Anatomia Humana

Cento de Formao Profissional do Seixal

2.1 Vertentes da Ergonomia


Como Tcnicas de Higiene e Segurana no Trabalho podemos implementar a ergonomia no posto de trabalho de duas formas distintas:

Ergonomia de correco age sobre um posto de trabalho j existente implementando alteraes, com o objectivo de proporcionar o bem-estar do trabalhador e consequentemente da sade, da satisfao e da produtividade. Ergonomia de concepo actua na fase inicial de um posto de trabalho e s implementada aps conhecidas as exigncias de cada tarefa e capacidades ou limitaes do trabalhador.

Ambas as vertentes de Ergonomia tm como objectivo proteger a sade fsica, mental e social do trabalhador.

Cento de Formao Profissional do Seixal

2.2 Implementao da Ergonomia no posto de trabalho


A implementao da Ergonomia na Construo Civil um grande desafio, devido dificuldade de aplicar medidas preventivas e/ou correctivas. Isto deve-se diversidade das tarefas executadas, improvisao, necessidade de produo, hbitos pr-adquiridos e pouca ou nenhuma formao. A Ergonomia devia ser vista como uma mais-valia, pois um factor significativo de qualidade e produtividade, num mercado cada vez mais exigente e competitivo. Neste trabalho pretendemos mostrar a importncia dos conceitos ergonmicas no sector da construo civil e mostrar a forte ligao entre a melhoria das condies de trabalho e os objectivos da qualidade.

Imagem 2

Cento de Formao Profissional do Seixal

3 Movimentao Manual de Carga

A Movimentao Manual de Cargas pode ser definida como qualquer operao de transporte ou sustentao de uma carga, que devido s suas caractersticas ou a condies ergonmicas desfavorveis, comporte riscos para a segurana e sade dos trabalhadores. Movimentao Manual de cargas pode ser caracterizada por qualquer uma das seguintes aces, executada por um ou mais trabalhadores: Puxar Empurrar Elevar Transportar Arrear

E mesmo que a carga a movimentar no seja muito pesada ou volumosa, a baixa eficincia do sistema muscular humano torna este trabalho pesado pois esta pressupe a utilizao do corpo do trabalhador como prprio instrumento de trabalho, provocando rapidamente fadiga com consequncias graves, podendo aumentar o risco de ocorrncia de acidentes de trabalho e aparecimento de doenas profissionais. Mas o risco de ocorrerem incidentes ou acidentes, no se devem s a exigncia do trabalho fsico mas tambm a natureza da prpria carga a exigncia da actividade.

Cento de Formao Profissional do Seixal

Como tal Movimentao Manual de Cargas est associada a vrias profisses, no entanto h algumas que assumem um papel de destaque como por exemplo a construo civil, que uma actividade susceptvel de envolver vrios riscos para o trabalhador. S se deve recorrer Movimentao Manual de Cargas quando no houver equipamentos mecnicos disponveis, caso no seja possvel o trabalho deve ser organizado de forma que vrias pessoas o executem. O enquadramento legal do presente trabalho o Decreto-lei abaixo referido, e segue em anexo lista de verificao de acordo com o mesmo.

- O empregador deve adoptar medidas de organizao de trabalho adequadas ou utilizar os meios apropriados, nomeadamente equipamentos mecnicos, de modo a evitar a movimentao manual de cargas pelos trabalhadores. Decreto-lei n 330/ 93, 25 de Setembro

10

Cento de Formao Profissional do Seixal

3.1 No conformidades na movimentao manual de cargas


As movimentaes manuais de cargas que esto para alm da capacidade fsica dos trabalhadores, ou ainda da aplicao de mtodos de trabalho imprprios, tem varias consequncias que vo desde:

Aumento do nmero de acidentes e incidente; Aumento do absentismo; Elevada incidncia de traumatismos msculos esquelticos; Aparecimento de patologias nomeadamente: Hrnias discais; Lumbagos;

Citica;

Imagem 3

11

Cento de Formao Profissional do Seixal

Hrnias discais consistem numa ruptura parcial do disco intervertebral, para fora do espao entre as vrtebras, podendo assim exercer um efeito de compresso sobre as razes nervosas adjacentes, provocando dor. Geralmente surgem na zona inferior das costas (coluna lombar) e costumam afectar s uma perna.
Imagem 4

Lumbagos situao dolorosa da regio lombar ocorrida aps um esforo brusco. Citica caracterizada por uma dor muito intensa ao longo do trajecto do nervo citico e suas ramificaes.

Imagem 5

12

Cento de Formao Profissional do Seixal

3.2 Regras de boas prticas na movimentao manual de cargas

Antes de iniciar mos qualquer operao que envolva a movimentao manual de cargas temos que ter em conta 4 pontos fundamentais: Caractersticas e tipo de carga a movimentar: Constituio da carga (forma, volume, material); Localizao da carga; Peso da carga; Esforo fsico exigido na tarefa: Intensidade das foras que necessrio exercer; Tipo de rgo ou msculos envolvidos na manipulao da carga; Frequncia de movimentos repetidos; Condies Fsicas dos Trabalhadores: Sexo; Idade; Capacidade e condio fsica no momento; Exigncias especificas de cada actividade em particular: Percurso e deslocamentos que os trabalhadores tm que percorre; Condies ambientais do local/espao de trabalho; Durao e frequncia dos ciclos de trabalho.

13

Cento de Formao Profissional do Seixal

3.3 Ms prticas na movimentao manual de cargas


A movimentao manual de cargas tem riscos e perigos a ela associados, entre eles temos: Carga demasiado pesada, demasiado volumosas e difcil de agarrar, Carga mal equilibrada ou com contedo sujeito a oscilaes;

Carga mantida ou posicionada a grande distncia do corpo ou com toro /flexo do corpo;

Inexistncia de espao suficiente para o trabalhador se movimentar juntamente com a carga; Movimentao de cargas a diversos nveis (ex. ter que transportar cargas entre diferentes pisos);

Pavimento degradado e com desnveis;

Condies ambientais desfavorveis (temperatura, humidade, velocidade do ar); Realizao de esforos que solicitem, a coluna vertebral por perodos demasiadamente prolongados; Necessidade de movimentos de abaixamento ou elevao com cargas demasiado grandes ou pesadas; Ritmos de trabalho excessivo sem possibilidade de os trabalhadores efectuarem pequenas pausas

14

Cento de Formao Profissional do Seixal A continuao ao longo do tempo de algumas destas no conformidades, pode provocar srias leses aos trabalhadores ou ainda, determinados tipos de acidentes ou incidentes. Caso sejam identificadas, deve-se proceder a respectiva correco atravs dos vrios princpios ergonmicos.

Grfico 1-Explica as varias interaces entre os vrios factores que conduzem a leso na regio lombar

3.4- Recomendaes para a movimentao manual de cargas


15

Cento de Formao Profissional do Seixal


Adaptar

pegas ergonmicas na carga manuseada para facilitar o levantamento e transporte; Evitar manuseamento de cargas no adequadas em termos de volume ou peso; Sempre que possvel manter a carga em planos elevados relativamente ao solo antes de proceder elevao; O trabalhador deve evitar rir, espirrar, tossir ou outros movimentos bruscos aquando movimentam uma carga; Evitar movimentos de toro em torno do corpo; A carga transportada deve ser sempre suportada pela coluna e membros inferiores, a coluna vertebral deve servir como elemento de suporte e no de elemento de articulao; Ter em considerao a robustez fsica do trabalhador conforme a idade, o sexo, etc. Movimentao Manual de Cargas deve ser feita em zonas em que o pavimento se encontre nivelado e desobstrudo de obstculos; Sempre que possvel, utilizar meios mecnicos de elevao e transporte de cargas; Procurar distribuir simetricamente a carga; Os braos devem estar posicionados junto ao corpo; Manter a carga na posio mais prxima possvel do eixo vertical do corpo; Movimentar cargas por rolamento, sempre que possvel; Usar os braos como um travo, devem suster a carga e no levant-la; Deve-se adoptar uma postura correcta: Ombros para trs Costas direitas Joelhos flectidos Quando o trabalho implica movimentos repetidos deve-se fazer pausas acompanhadas de alguns exerccios.

16

Cento de Formao Profissional do Seixal

4 Movimentao manual de cargas na actividade do pedreiro

4.1 - Introduo
Numa obra de construo civil o ambiente reconhecidamente hostil, pois predominam cargas elevadas e posturas inadequadas. Neste trabalho, fizemos um estudo sobre uma obra de construo civil, onde analisamos ao pormenor o posto de trabalho, de um pedreiro de alvenaria. As tcnicas de anlise empregadas, foram a observao sistemtica de todas as etapas no levantamento de alvenaria.

Imagem 6

17

Cento de Formao Profissional do Seixal

4.2 Descrio do posto de trabalho


A frente de obra estudada a execuo de uma parede de alvenaria interior. A unidade de produo montada e nela esto localizados, todos os recursos e equipamentos necessrios e dispostos de maneira que no houvesse grandes problemas, em relao a circulao e a grandes deslocamentos. Para o transporte vertical usado o guincho e para o horizontal o carinho de mo. No final da execuo das paredes deste piso todos os equipamentos necessrios so transferidos para o piso superior.

Imagem 7

4.3 Anlise da tarefa


18

Cento de Formao Profissional do Seixal

4.3.1 Informaes
O pedreiro recebe a informao do encarregado, que de acordo com o projecto lhe indica a posio de onde so colocadas as paredes interiores, o tamanho de tijolo usado e a largura das juntas ou seja como deve ser executada toda a alvenaria.

Imagem 8

4.3.2 Ambiente no trabalho

19

Cento de Formao Profissional do Seixal As condies ambientais so variadas, o que exige a adaptao frequente do organismo s variaes de temperatura, de iluminao e de presso sonora, entre outras. O nvel de iluminao natural varia conforme a fase de execuo, no inicio do levantamento da alvenaria h um alto nvel de iluminao natural que vai diminuindo a medida que as paredes vo sendo levantadas. O nvel de presso sonora sempre alto devido a betoneira para a produo de argamassa e tambm por vrios rudos provenientes de toda a obra. Quanto s condies de segurana no trabalho, o contacto das mos com a argamassa exigem o uso de luvas. Os ps tambm merecem ateno devido a possibilidade de queda de objectos. Nesta obra observou-se apenas o uso de capacete e botas no ocorrendo o uso de luvas.

4.4 Descrio da tarefa


20

Cento de Formao Profissional do Seixal

O pedreiro no levantamento de alvenarias procede de acordo com a sua experiencia prtica, embora obedecendo a alguns requisitos.
I.

O trabalhador com a colher tira da um pouco de massa da caixa da argamassa e coloca-a sobre o tijolo anteriormente assentado, repetindo esta tarefa por trs vezes; Retira o tijolo do cho com a mo no dominante; Coloca o tijolo no local do assentamento, apoiando-o com as duas mos; Bate 3 vezes com a colher de pedreiro em cima do tijolo; Retira o excesso de massa volta do tijolo assentado; Verifica o prumo; Eventualmente o trabalhador pega no carrinho de mo, sai do posto de trabalho, vai at ao local onde os tijolos se encontram arrumados, carrega o carrinho de mo com os tijolos e volta empurrando o carrinho de mo at ao posto de trabalho.

II. III. IV. V. VI. VII.

4.5 Analise das posturas

21

Cento de Formao Profissional do Seixal Na obra o acesso e o deslocamento de forma geral, possuem condies satisfatrias. As posturas assumidas no trabalho reflectem-se nos problemas de sade e nas queixas constantes de dores lombares. A altura dos materiais gera vrias situaes desfavorveis. A principal refere-se caixa de argamassa que se encontra ao nvel dos ps, a outra em relao aos tijolos, que medida que a parede executada, a pilha de tijolos diminui e a altura da parede aumenta. Como instrumento de trabalho, o pedreiro utiliza sobretudo, ferramentas manuais tais como colher, nvel, prumo, linha e metro. Os equipamentos auxiliares mais usados so os cavaletes metlicos e os andaimes. Tanto os andaimes como as caixas de argamassa so difceis de transportar por s uma pessoa.

5 Sugestes de correco ergonmica

22

Cento de Formao Profissional do Seixal Atravs da anlise, das posturas incorrectas a que os trabalhadores esto expostos, e s no conformidades na execuo das tarefas de um ponto de vista ergonmico passamos a descriminar as medidas correctivas.

I. II. III. IV. V. VI.

Posicionamento dos materiais em frente aos trabalhadores, evitando o uso de tores de coluna; Proporcionar plataformas para colocao de materiais, evitando as inclinaes de coluna durante o trabalho de p; Disponibilizar joelheiras para que o trabalhador se ajoelhe no cho, durante as etapas iniciais de levantamento de paredes; Proporcionar a utilizao de colheres de pedreiro com cabos ergonmicos, evitando esforar punhos, cotovelos e ombros; Utilizao de tijolos menores e mais leves de modo a minimizar a carga aos membros superiores; Fiscalizar e obrigar o uso dos equipamentos de proteco individual

Posies incorrectas

Posies incorrectas

23

Cento de Formao Profissional do Seixal

Posies incorrectas

Posies incorrectas

24

Cento de Formao Profissional do Seixal

Posies incorrectas

Posies incorrectas

25

Cento de Formao Profissional do Seixal

Nota: Todas as imagens deste trabalho esto devidamente autorizadas conforme Lei de Proteco dados dos Trabalhadores.

6 Concluso

26

Cento de Formao Profissional do Seixal Como do conhecimento da opinio pblica, o sector da construo civil est a atravessar uma grande crise econmica. Logo isto vai afectar negativamente a Higiene e segurana no trabalho pois o empregador, no a v como um investimento, mas sim como um custo difcil de suportar. Por sua vez a implementao da ergonomia no posto de trabalho duplamente difcil, pois encontramos na construo civil um ambiente hostil em que as condies fsicas e ambientais so determinantes para a ocorrncia de acidentes e ou doenas profissionais. Por outro lado todas as medidas que possamos adoptar para minimizar o desconforto do trabalhador, quando este executa as suas tarefas so provisrias pois variam de obra para obra. A anlise ergonmica feita neste trabalho permitiu concluir que os factores ambientais e fsicos em conjugao com a organizao do trabalho na obra e a higiene e segurana do trabalho, podem influenciar em muito a sade e bem-estar dos trabalhadores.

Bibliografia

27

Cento de Formao Profissional do Seixal

Movimentao Manual de Cargas - Cmara Municipal de... Www.cm-sintra.pt/

Perigos e riscos associados movimentao manual de cargas no... osha.europa.eu/pt/publications/factsheets/73

Movimentao Manual de Cargas Www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/EBD903D9.../JorgePedro...

28

Cento de Formao Profissional do Seixal

Anexos

29

Cento de Formao Profissional do Seixal

Lista de Verificao Conforme Decreto-Lei 330/93 1. Movimentao manual de cargas Empresa

ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1 9 2 0 2 1
O seu empregador adopta, quando possvel, meios mecnicos, que evitem a movimentao manual de cargas? No sendo possvel a adopo de meios mecnicos, so adoptados os meios manuais necessrios? O empregador procede anlise de riscos aquando da movimentao manual de cargas? Os trabalhadores transportam carga superior a 30 kg em operaes ocasionais e superior a 20 kg em operaes frequentes? (demasiado pesada) Os trabalhadores transportam cargas muito volumosas ou difceis de agarrar? Os trabalhadores transportam carga em equilbrio instvel ou com contedo sujeito a deslocaes? A carga em causa necessita de ser manipulada distncia do tronco, ou com a sua flexo ou toro? No final do transporte da carga, costuma sentir dores nas costas, ombros, braos, pescoo ou pernas? Transportam manualmente carga susceptvel, de caractersticas fsicas que de provoque leses no trabalhador, nomeadamente em caso de choque? Transportam cargas que obriguem a um movimento brusco da carga e do corpo, para a movimentar? Transportam cargas em que o transporte seja efectuado com o corpo em posio instvel (inclinado, torcido)? O espao de movimentao horizontal e suficiente, ou tem de subir e/ou descer? O pavimento irregular, implicando riscos de tropeamento ou escorregamento? O pavimento tem desnveis que impliquem movimentao manual de cargas em diversos nveis (com perigo de queda em altura)? O local tem condies de trabalho que no permitem ao trabalhador movimentar as cargas a uma altura segura ou numa postura recta (com constrangimentos de espao de manobra e altura)? O pavimento ou ponto de apoio so instveis? Fazem esforos fsicos que solicitem, nomeadamente, a coluna vertebral e sejam frequentes ou prolongados? O perodo de descanso fisiolgico ou de recuperao existe e suficiente (est avaliado e determinado de acordo com o esforo? Percorre grandes distncias de elevao, descida ou transporte? So os trabalhadores que controlam a cadncia do transporte da carga (podendo parar para recuperar da fadiga)? So informados, formados e consultados sobre as caractersticas, riscos da carga e as medidas de preveno a aplicar?

30

OBS.

NO

SIM

You might also like