You are on page 1of 4

25 maneiras de decorar com tinta

Confira ideias para renovar a casa mudando a cor de objetos, mveis, paredes, portas e janelas. Atualize o interior e o exterior da sua casa com uma nova pintura. Traga energia e otimismo, crie uma atmosfera calma e relaxante e renove os mveis antigos com novas cores e acabamentos. Confira como:

Interiores 1- Crie um espao mais ntimo pintando o teto com uma cor mais escura. Isso dar a iluso de um teto mais baixo. 2- Suavize um ngulo estranho de uma parede pintando todo o ambiente com uma nica cor. 3- Para um efeito moderno, tente pintar as paredes e os acabamentos da mesma cor. Utilize uma tinta fosca nas paredes e uma semi-brilho nos arremates. 4- Faa um espao pequeno parecer maior e mais arejado pintando o teto de branco ou com uma cor mais clara que a utilizada nas paredes.

Exteriores 5- Pinte a porta de entrada com uma cor que se destaque em relao ao restante da casa. Tente um azul histrico ou um vermelho-rubi, cores que voc no v todos os dias. 6- O exterior da casa tem um papel importante em como o mundo, ou pelo menos os vizinhos, veem voc. Ento, renove a pintura a cada trs ou seis meses, para que ela nunca fique com aparncia muito desgastada. 7- Se voc quer revigorar a sua casa sem ter que pintar toda a fachada, renove os acabamentos. Branco e cores neutras, dependendo da cor da casa, podem facilmente modernizar a aparncia. 8- Persianas e balaustres so os lugares perfeitos para colocar suas cores favoritas e decorar usando tinta.

Cores 9- Se voc realmente quer definir a atmosfera em um ambiente, use tons de tinta diferentes para trazer energia ou calma, calor ou frescor. 10- Roxos acinzentados, verdes queimados e vermelhos envernizados refletem um classicismo feminino, inspirado por bordados, apliques e mveis antigos, que esto de volta em grande estilo. 11- Combine imagens de natureza com tons de verde-azulado, ameixa e argila. 12- Se voc tem muita madeira escura na moblia, adicione uma influncia extica, pintando as paredes com um azul ou roxo profundos. 13- Expressar sua individualidade na escolha das cores pode resultar em combinaes mais inesperadas de estilo e design.

14- Se voc tmido em relao ao uso de cor, pinte todas as paredes de branco. A ausncia de cor to eficaz quanto a presena dela. 15- Use uma variedade de tons neutros e divirta-se misturando vrias texturas nos ambientes para deixar as coisas interessantes. 16- Ao escolher uma cor forte, tenha certeza de que ela combina com todo o esquema de cores do ambiente.

Efeitos 17- Efeitos de pintura como estncil e textura despertam interesse e surpresa. Pense nesses efeitos como uma obra de arte sem moldura enfeitando suas paredes. 18- Use listras claras texturizadas para criar um sofisticado visual francs, especialmente se voc utilizar tons de azul, amarelo ou branco. Essa uma tcnica sutil para adicionar textura e brilho a um cmodo. 19- Crie um mural divertido no teto, como nuvens ou cu noite. uma tima maneira de decorar o quarto das crianas. 20- Afresco uma tcnica de pintura tima, que ajuda a esconder imperfeies na superfcie da parede. Ela resulta em um visual suave e mosqueado que adiciona profundidade s paredes. 21- Adicione cor s paredes neutras, selecionando uma rea na parede ou no teto e pintando-a com uma cor diferente e contrastante cor principal. Essa tcnica conhecida como colour blocking.

Detalhes e acessrios 22- Apresente uma parede ao final de um corredor pintando-a com uma cor contrastante e dramtica, que servir para traz-la visualmente frente. 23- D vida nova a cadeiras, gavetas, cmodas, mesas e escrivaninhas com novas cores ou nova camada de tinta. Voc ficar surpreso como aquela cadeira velha e feia se transformar, rapidamente, em sua nova pea favorita. 24- Entre em contato com o Pollock que existe dentro de voc aplicando e espalhando gotas de tinta em um objeto ou mvel. Certifique-se de que o objeto seja pintado com uma cor slida, de preferencia preto ou branco, antes de comear a jogar tinta nele. 25- Destaque a cozinha pintando-a com uma cor forte. Pinte a parede atrs da pia ou os armrios com uma cor que voc adora (e possa conviver).

As melhores cores para os ambientes da casa


Belas cores e um ambiente agradvel podem modificar o esprito e o nimo dos moradores de uma residncia.
foto: Color Futures 2012

Utilizar cores em todos os ambientes da casa, dos mveis pintura das paredes, uma forte tendncia de decorao, mas importante tomar cuidado para no deixar o ambiente muito carregado e saber utilizar as tonalidades para trazer boas emoes, tranquilidade e timas energias.

O importante mesmo saber que tipo de sensaes se quer transmitir, diz a arquiteta Vanessa Trad. A profissional recomenda utilizar uma colorao diferente para cada ambiente - o branco, por exemplo, que muito utilizado em cozinhas, tende a dar um ar mais clean, transmitindo calma, mas caso no seja bem utilizado, pode tambm passar a ideia de frieza e impessoalidade. Para aqueles que querem dar uma cor a mais na sua cozinha e fugir do branco, uma boa dica o laranja, que tende a estimular o apetite, alm de ajudar na criatividade e na comunicao.

Para os quartos infantis, Vanessa indica as cores pastis, como o verde claro, que tende transmitir equilbrio e sade, ou mesmo o azul claro, que remete a serenidade. Para as meninas, o rosa pastel, que estimula emoes positivas. A cor pode ser um artifcio timo para reforar as energias positivas, quando usadas de forma correta, ou provocar uma real diminuio energtica, causando irritao e perturbao quando mal empregadas, esclarece ela.

Uma das cores que se deve tomar cuidado o vermelho, pois, como se trata de um tom muito vibrante, perigoso quando utilizado em excesso, ou at mesmo em um ambiente inapropriado pode causar excitao e nervosismo, mas se utilizado com parcimnia, tambm pode ser muito

positivo, j que o vermelho ativa as reas da autoestima e da prosperidade. De um modo geral, nos projetos de arquitetura e decorao, buscamos energizar positivamente os ambientes com as cores, de modo a fazer com que o dia a dia de quem vive ou mora ali seja mais calmo, prspero e saudvel, explica a arquiteta.

Para quem no quer se arriscar muito nas misturas de tons, mas quer inovar sem riscos de carregar o ambiente, interessante utilizar cores neutras para as paredes e mveis, como, por exemplo, o marrom, e apenas alguns objetos mais coloridos, que podem dar vida ao ambiente, deixando-o com um novo aspecto. Os adesivos e os papis de parede, que so tendncias atuais, quadros e molduras, tambm podem trazer cores discretas aos lugares.

importante primeiramente definir o perfil e hbitos da pessoa que ir habitar aquele ambiente, independente de ser jovem, idoso, beb ou adulto, orienta a arquiteta. Belas cores e um ambiente agradvel podem modificar o esprito e o nimo dos moradores de uma residncia.

You might also like