You are on page 1of 9

01

ELETRICISTA ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 40 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA II Questes Pontos 1a5 2,0 6 a 10 4,0

MATEMTICA II Questes 11 a 15 16 a 20 Pontos 1,5 2,5

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos 21 a 25 1,0 26 a 30 2,0 31 a 35 3,0 36 a 40 4,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03

04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no primeiro dia til aps a realizao das provas, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09

10

11 12

JUNHO / 2006

LNGUA PORTUGUESA II
50

A cincia de viver bem - Oua msica


No se culpe se voc daqueles que passam o dia todo com um fone de ouvido cantarolando por a. A msica tem efeitos muito benficos para a sade fsica e mental. J no de hoje que os cientistas vm estudando o fenmeno. Entre outras coisas, a msica pode acalmar, estimular a criatividade e a concentrao, alm de ajudar na cura de uma poro de doenas. Em 1999, uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da USP mostrou que crianas hiperativas conseguem atingir um grau de concentrao muito maior se estiverem ouvindo msica e no estamos falando de jazz ou bossa-nova, mas de rock pesado. A trilha sonora da pesquisa, que acompanhou crianas entre 9 e 10 anos, era composta pelo guitarrista sueco Yngwie Malmsteen. Embora muitos roqueiros toram o nariz para seu heavy metal meldico, inegvel que o cara faz um tanto de barulho. Pois essa uma bela resposta aos pais que implicam quando o filho estuda curtindo um som. Que o digam aqueles que aprenderam msica desde pequenos. Pesquisas canadenses provaram que crianas que estudaram msica precocemente tm desenvolvimento intelectual melhor do que as que no tiveram nenhum contato com ela. A msica capaz de mudar a freqncia das ondas cerebrais. J foi provado, por exemplo, que clssicos de compositores como Bach, Beethoven e Mozart deixam as ondas cerebrais com o mesmo comportamento, ou seja, com o mesmo potencial eltrico, de um indivduo em repouso, afirma Lus Celso Vilanova, mdico neurologista, professor da Unifesp (Universidade Federal de So Paulo). Esse estado chamado ritmo alfa e ocorre quando a pessoa est muito relaxada (...). Entre os clssicos citados, o austraco Wolfgang Amadeus Mozart merece um destaque na sua discografia. O poder do compositor vem sendo alvo de diversas pesquisas. A Universidade da Califrnia em Los Angeles mostrou, no incio da dcada de 90, que a execuo da Sonata para Dois Pianos em R Maior aumenta o nmero de conexes dos neurnios e melhora o raciocnio matemtico em estudantes. Uma vez que nosso organismo tambm tem um ritmo interno, ao entrar por nossos ouvidos, a msica faz contato com este ritmo, interagindo com as atividades biolgicas do nosso corpo. assim que trabalha a musicoterapia, muito aplicada e com bons resultados no tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer, epilepsia, esquizofrenia e depresso, entre outras doenas.

55

No existem indicaes que comprovem que a msica tenha o poder de curar algum. Mas podemos dizer que ela est diretamente associada promoo da sade, afirma Luiz Celso. Isso significa que ainda no possvel prescrever um Mozart em jejum ou duas doses de Beethoven aps as refeies. Feita essa ressalva, certo que eles podem, sim, trabalhar na preveno de uma doena que virou epidemia nos dias de hoje: estresse. At porque est mais do que provado que msica relaxa e muito.
Revista Superinteressante, jan. 2006.

10

1
Assinale a opo que NO traz uma idia presente no texto. (A) A msica contribui para a qualidade de vida do ser humano. (B) A audio de msica deve interferir em aspectos psicossomticos do homem. (C) O aprendizado precoce de msica influi beneficamente na cognio. (D) O estudo dos efeitos positivos da msica sobre a sade no atual. (E) O hbito de ouvir clssicos acelera a freqncia das ondas cerebrais nos indivduos.

15

20

25

2
Embora muitos roqueiros toram o nariz para seu heavy metal meldico, inegvel que o cara faz um tanto de barulho. (l. 15-17) Substituindo necessariamente o conectivo, um tempo verbal e um adjetivo, o significado da frase acima est mantido em: (A) Apesar de muitos roqueiros torcerem o nariz para seu heavy metal meldico, inquestionvel que o cara faz um tanto de barulho. (B) Embora muitos roqueiros torcessem o nariz para seu heavy metal meldico, inegvel que o sujeito faz um tanto de barulho. (C) Mesmo que muitos roqueiros toram o nariz para seu heavy metal meldico, fora de dvida que faz um tanto de barulho. (D) Por mais que muitos roqueiros tivessem torcido o nariz para seu heavy metal meldico, inegvel que o sueco faz um bocado de barulho. (E) Quando muitos roqueiros torciam o nariz para seu heavy metal meldico, inegvel que o guitarrista faz um tanto de barulho.

30

35

40

45

2
ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

3
Indique a opo em que o verbo implicar se encontra com o mesmo significado com que ocorre na sentena Pois essa uma bela resposta aos pais que implicam quando o filho.... (l.18-19). (A) A criao literria implica muita inspirao (B) O noivado, no sculo XX, implicava casamento. (C) O fato de a pessoa ser intelectual no implica em ser cansativa. (D) Os irmos implicam uns com os outros. (E) Muito estudo no implica em sucesso profissional.

7
A opo em que a palavra em destaque tem a mesma classe de palavra de as na frase ...as que no tiveram nenhum contato com ela. (l. 23-24) : (A) J no de hoje que os cientistas... (l. 4). (B) Em 1999, uma pesquisa feita no Instituto... (l. 8). (C) Que o digam aqueles que aprenderam msica... (l. 19-20). (D) A msica capaz de mudar a freqncia... (l. 25). (E) ... est diretamente associada promoo da sade, (l. 51).

4
Com base no 3o, 4o e 5o pargrafos, correto afirmar que: (A) quando a pessoa est muito relaxada, no est pensando em nada. (B) a msica clssica estimula o raciocnio lgico das crianas. (C) a msica de Bach, Beethoven e Mozart deixa as pessoas em ritmo alfa. (D) o desenvolvimento intelectual est diretamente relacionado msica que as pessoas ouvem. (E) crianas canadenses estudam msica para se desenvolverem intelectualmente.

8
Indique a opo que apresenta concordncia verbal adequada nas formas assinaladas. (A) A maior parte das pessoas precisam, ocasionalmente, pedir ajuda a um amigo. (B) Haviam muitos amigos interessados em ajud-lo a sair da crise financeira. (C) Alguns acham que se conta nos dedos os amigos realmente desinteressados. (D) Mesmo que acontea pequenos desentendimentos, as amizades devem ser preservadas. (E) Os ingredientes para se chegar a uma vida feliz inclui pelo menos uma relao de amizade.

5
A ressalva, mencionada no ltimo pargrafo do texto, refere-se ao fato de que: (A) no recomendvel ouvir msica na hora das refeies. (B) a msica no chega a substituir um medicamento. (C) uma msica de Mozart vale o mesmo que duas de Beethoven. (D) Mozart e Beethoven contribuem para a preveno de doenas. (E) Mozart e Beethoven so armas contra o estresse.

9
Indique a opo que NO apresenta pontuao adequada. (A) Amigos do prazer, engajamento e significado vida: isso que muitos chamam de felicidade. (B) Amigos do prazer, engajamento e significado vida isso que muitos chamam de felicidade. (C) Amigos do prazer, engajamento e significado vida; isso que muitos chamam de felicidade. (D) Amigos do prazer, engajamento e significado vida. isso que muitos chamam de felicidade. (E) Amigos do prazer, engajamento e significado vida, isso que muitos chamam de felicidade.

6
ao entrar por nossos ouvidos, a msica faz contato com este ritmo, interagindo com as atividades biolgicas do nosso corpo. (l. 43-45) As substituies propostas para as partes destacadas, que no prejudicam o significado do texto, so: (A) quando entra e interage. (B) como entra onde interage. (C) logo que entra at que interage. (D) se entra medida que interage. (E) se bem que entre a fim de que interaja.

10
Assinale a palavra que est grafada corretamente. (A) Atravz. (B) Derrepente. (C) Jeito. (D) Mecher. (E) Potncial.

ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

MATEMTICA II
11

14
O peso, em gramas, de um balde contendo n bolas de ferro dado pela funo abaixo. PESO = 8n + 150 Sabendo-se que todas as bolas so iguais, quando o peso for igual a 318g, ser correto afirmar que: (A) 0 n 6 (B) 7 n 12 (C) 13 n 18 (D) 19 n 24 (E) 25 n 30

As hastes de um compasso medem 10cm e formam um ngulo de 30. Ao girar o compasso, constri-se uma circunferncia que delimita uma rea, em cm2, de: (A) 100 (B) 100 (C) (100 50 (D) (200 100 (E) (200 50 ) ) )

15

12
2x 4y Considere o sistema

3z = 7 x + 3y 2z = 3
x+y+z=6

A figura acima mostra um quadrado ABCD de lado 3, repartido em 9 quadrados menores todos iguais que, por sua vez, esto divididos, cada um, em 4 pedaos iguais. A rea destacada vale: (A) 1,0 (B) 1,5 (C) 2,0 (D) 2,5 (E) 3,0

Com relao sua soluo, correto afirmar que x mltiplo de: (A) 2 (B) 3 (C) 5 (D) 7 (E) 11

16

13
Um carpinteiro fabrica 3 bancos em 2 horas. Seus aprendizes fabricam, cada um, 2 bancos em 3 horas. Quantos aprendizes, no mnimo, devem trabalhar com o carpinteiro para que essa equipe possa fabricar 7 bancos em 2 horas? (A) 7 (B) 6 (C) 5 (D) 4 (E) 3 A curva mostrada na figura perfeitamente simtrica com relao ao eixo . A funo f(x) fornece a rea esquerda )=0 de x entre a curva e o eixo , de modo que f( e f( ) = 1. Dessa forma, f(a) corresponde a: (A) f( a) (B) 0,5 f(a) (C) 0,5 f( a) (D) 1 f(a) (E) 1 f( a)

4
ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

17

20
Assinale a alternativa que corresponde ao grfico de y =

1 . x

A pirmide reta, ilustrada acima, tem base quadrada de aresta igual a 10cm, o ponto O como centro do quadrado, M como ponto mdio de AB, e VM = 13cm. O volume dessa pirmide, em cm3, : (A) 1 200 (B) 400 (C) 250 (D) 400 (E) 250

(A)

18

(B)

A funo cujo grfico est representado na figura acima : 5x (A) y = 5.sen (5x) (B) y = 5.sen ( ) 2 (C) y = 5.sen ( 5x ) (D) y = 5.sen ( x ) 5 3 2x ) (E) y = 5.sen ( 5

(C)

19
Observe a figura abaixo.

(D)

Da base de uma rampa, uma bola de futebol chutada obliquamente para o alto. A trajetria da bola tal que a x2 sua altura dada por y = 3x . A rampa tem 15m 4 de comprimento e seu ponto mais alto fica a 9m do cho. A altura em que a bola se encontra, em metros, quando cai sobre a rampa : (A) 6,75 (B) 7,25 (C) 9,00 (D) 12,50 (E) 13,50

(E)

ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
A propriedade dos materiais magnticos de se oporem ao estabelecimento de fluxo magntico denominada: (A) reatncia. (B) resistncia. (C) relutncia. (D) impedncia. (E) susceptncia.

24

S 24 2A 8 2F I1 10 1H

4F I2

12V

22

O circuito apresentado na figura encontra-se funcionando em regime permanente com a chave S aberta. Em um determinado instante, a chave S fechada. Imediatamente aps o fechamento da chave S, as correntes I1 e I2 , em ampres, que atravessam os capacitores so, respectivamente: (A) 3,50 e + 2,50 (B) 2,70 e + 2,25 (C) 1,50 e + 0,75 (D) 1,20 e + 1,20 (E) + 0,50 e + 0,75

25
Um sinal de tenso gerado pela soma de dois sinais de tenso senoidais de mesmas freqncias, defasados de 60, e com amplitudes de pico Vp e 2Vp. O valor eficaz desse novo sinal de tenso gerado : (A) (B) (C)

Considere que o capacitor do circuito da figura acima esteja completamente descarregado, quando em t=0 a chave fechada. A expresso matemtica da corrente eltrica I que passa pelo capacitor no instante t aps o fechamento da chave : (B) + 2,1 e 10t (A) + 2,0 e 5t (C) e 10t (D) 2,4 e 5t 10t (E) 2,4 e

Vp 14 2 Vp 10 2 Vp 6 2

23

(D) V 3 p (E)

26
Objetivando elevar para 1,0 o fator de potncia de um equipamento cuja potncia reativa solicitada da fonte de 25 kvar, ser necessria a instalao de um Banco de Capacitores, em kvar, de: (A) 5 (B) 10 (C) 15 (D) 20 (E) 25

No circuito mostrado acima, sabendo-se que a tenso no n A de 12V, a tenso da fonte E, em volts, ser: (A) 15,0 (B) 18,0 (C) 25,6 (D) 28,4 (E) 32,4

6
ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

27

+ VR +
V I 30

30

+
Z VZ

Z = (60 + j120)

O circuito apresentado na figura acima alimentado por uma fonte de tenso V senoidal. Assim, em regime permanente, a: (A) potncia ativa total consumida maior que a reativa. (B) tenso VZ est atrasada em relao corrente I. (C) tenso V est adiantada em relao corrente I. (D) tenso VZ possui amplitude de pico menor que VR. (E) amplitude de pico do sinal V a soma das amplitudes de pico de VR e VZ.

A figura acima representa um anel fabricado com material magntico cuja rea da seo reta igual a 1cm2. Um conjunto de espiras percorridas por uma corrente eltrica e enroladas no seu entorno produz um fluxo magntico no seu interior. Se este fluxo magntico for igual a 4x10-4 Webers, o valor da densidade de fluxo, medida em Teslas, ser de: (A) 40 (B) 4 (C) 0,4 (D) 0,04 (E) 0,0004

28 31
Quando, em motores de induo trifsicos, a corrente de partida muito alta, a partida direta no recomendada. Neste caso, a soluo realizar a partida indireta. Uma das formas de se fazer isso atravs das chaves tipo estrelatringulo (Y-) automticas. Com relao a este tipo de chave, NO correto afirmar que: (A) a corrente de partida fica reduzida para aproximadamente 1/6. (B) a tenso da rede deve coincidir com a tenso em tringulo do motor. (C) s pode ser aplicada a motores quando os seis terminais esto acessveis. (D) apresenta um custo reduzido para motores de baixa tenso. (E) se for acionada no momento incorreto, pode no trazer nenhuma vantagem para a rede eltrica.

Para o sistema trifsico equilibrado, apresentado acima, correto afirmar que as potncias complexas em cada uma das cargas que compem a carga trifsica assumem: (A) os mesmos mdulos e os mesmos ngulos. (B) os mesmos mdulos e ngulos defasados de 120o. (C) os mesmos mdulos e ngulos iguais a 0o. (D) mdulos diferentes e ngulos defasados de 120o. (E) mdulos diferentes e os mesmos ngulos.

29
Um osciloscpio encontrava-se com a base de tempo regulada para 10 ms por quadrcula. Ao visualizar um sinal senoidal, o tcnico observou que a senide se repetia a cada 6,3 quadrculas. O valor aproximado da freqncia deste sinal, em rad/s, : (A) 1 (B) 10 (C) 16 (D) 50 (E) 100

32
Para um transformador trifsico do tipo delta no primrio e estrela no secundrio, a relao de espiras entre os enrolamentos primrios e secundrios igual relao das respectivas tenses de: (A) linha e linha. (B) linha e fase. (C) fase e fase. (D) fase e linha. (E) fase e neutro.

ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

33
Variaes de tenso na rede eltrica acarretam diversos efeitos sobre as caractersticas dos motores de induo trifsicos. Admitindo-se a ocorrncia de variaes de tenso com valores prximos de 20% acima do nominal, uma das conse-qncias para o motor ser que o(a): (A) conjugado de partida diminuir. (B) fator de potncia aumentar. (C) temperatura do motor aumentar. (D) corrente de partida aumentar. (E) corrente de plena carga aumentar.

37
Em uma determinada indstria foi solicitado ao servio de manuteno eltrica a substituio do disjuntor de um circuito terminal, tendo em vista a ocorrncia de desligamentos freqentes. Aps uma minuciosa anlise, o tcnico de manuteno constatou que a causa dos desligamentos era a sobrecarga do circuito, devido instalao de diversos equipamentos no previstos em projeto. Sua concluso fundamentou-se em medies realizadas no local e no que est previsto na norma da ABNT, NBR 5410/2004. Com base nesta norma e na concluso do tcnico de manuteno, NO correto afirmar que nas condies previstas para a instalao desse circuito, a: (A) capacidade de conduo de corrente dos condutores vivos deve ser superior da nova corrente que percorre o circuito. (B) corrente nominal do dispositivo de proteo deve ser maior que a nova corrente que percorre o circuito. (C) corrente convencional de atuao do dispositivo de proteo deve ser menor do que a capacidade de conduo de corrente dos condutores vivos, multiplicada por 1,45. (D) corrente convencional de atuao do dispositivo de proteo deve ser igual capacidade de conduo de corrente dos condutores vivos. (E) nova corrente que percorre o circuito deve ser menor do que a capacidade de conduo de corrente dos condutores e, simultaneamente, menor do que a corrente nominal do dispositivo de proteo.

34
Uma das formas de se limitar a corrente de partida de um motor eltrico a utilizao de uma chave estrela-tringulo. Para tanto, necessrio que o motor seja: (A) monofsico. (B) monofsico e que possua os seus terminais acessveis. (C) monofsico ou trifsico e que possua seus terminais acessveis. (D) trifsico e que possua os trs terminais dos enrolamentos acessveis. (E) trifsico e que possua os seis terminais dos enrolamentos acessveis.

35
Com relao aos diferentes tipos de lmpadas utilizadas comercialmente, correto afirmar que as lmpadas: (A) fluorescentes sempre exigem a utilizao de reatores individuais. (B) incandescentes fornecem a melhor caracterstica de reproduo de cores entre todos os tipos de lmpadas. (C) de luz mista exigem a utilizao de reatores de baixo fator de potncia. (D) de vapor de sdio apresentam uma altssima eficincia luminosa. (E) de vapor de mercrio fornecem uma excelente reproduo de cores.

38
Sobre a classificao de sistemas dinmicos, considere as afirmativas a seguir. I - Num sistema linear no se pode aplicar o princpio da superposio. II - Um sistema linear que tem todos os parmetros (coeficientes de sua funo de transferncia) constantes dito invariante no tempo. III - Quando uma ou mais variveis de entrada de um sistema tem comportamento aleatrio, este classificado como estocstico. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

36
Aps o dimensionamento dos circuitos de uma instalao eltrica cujo esquema de aterramento o TN, o projetista constatou que, em um determinado circuito, a proteo contra contatos indiretos no se verificou. Entre as opes abaixo, aquela que NO soluciona o problema apresentado a(o): (A) troca do disjuntor de proteo por outro com desarme mais rpido. (B) diminuio do comprimento do circuito. (C) diminuio das cargas neste circuito. (D) utilizao de DR. (E) aumento da bitola do fio do circuito.

8
ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

39

40
Um processo industrial necessita ser monitorado atravs de trs sinais digitais A, B e C. Um alarme dever ser acionado pelo sinal digital Y, em nvel lgico alto, quando o sinal C estiver: i) ii) iii) em nvel lgico baixo; ou em nvel lgico alto com o sinal A em nvel baixo; ou em nvel lgico alto simultaneamente ocorrncia de um nvel baixo no sinal X, onde X=AB.

A figura acima apresenta um circuito eletrnico em que o amplificador operacional pode ser considerado ideal. A expresso que corretamente relaciona o sinal de sada VS com o sinal VE : (1 + (A) V = 10 S (1 + R3 ) R1 R3 ) R4

O circuito que implementa a lgica correta do sinal Y :

(A)

R2 V R1 E

(B)

(1 + (B) V = 5 S (1 +

R2 ) R1 R3 ) R4

R 2 VE R1

(C)

(1 + (C) VS = 5 (1 +

R1 ) R2 R4 ) R3

(D) + R2 V R1 E (E)

(1 + (D) VS = 5 (1 +

R1 ) R2 R4 ) R3

R4 V R3 E

(1 (E) VS = 5 (1 +

R2 ) R1 R3 ) R4

R1 V R2 E

ELETRICISTA ESPECIALIZADO(A)

You might also like