You are on page 1of 4

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Avaliao Captulo 4

Um planeta sem fronteiras


1.

Tema: A globalizao Leia o texto abaixo de Renato Ortiz, do livro Mundializao e cultura: Um carro esporte Mazda desenhado na Califrnia, financiado por Tquio; o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos Estados Unidos e no Mxico, usando componentes eletrnicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japo. O Ford Fiesta montado em Valncia (Espanha), mas os vidros vm do Canad; o carburador, da Itlia; o radiador da ustria; os cilindros, as baterias e a ignio da Inglaterra; os pistes da Alemanha; e o eixo de transmisso, da Frana. Uma campanha publicitria de cerveja, feita pela Saatchi & Saatchi, concebida na Inglaterra, rodada no Canad, editada em Nova York. Um filme-global, realizado para um pblico-alvo mundial, produzido por uma major de Hollywood, dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contm no elenco vedete internacionais, e as cenas se passam em vrios lugares do planeta. As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, so fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura; j a indstria de confeco norte-americana, quando inscreve em seus produtos made in USA, esquece de mencionar que eles foram produzidos no Mxico, no Caribe ou nas Filipinas.
(Extrado de http://www.cefetsp.br/edu/eso/introducaoglob.html , acesso em 17 de Junho de 2011)

a) A partir do texto acima, procure explicar o que a globalizao. b) Transcreva alguns trechos que caracterizem a sociedade globalizada.
2. Tema: As vrias interpretaes da globalizao

O economista Roberto Campos, quando vivo, era um dos maiores defensores do processo de globalizao, como se comprova no texto abaixo: A atual globalizao no uma conspirao americana para manter sua hegemonia. Os Estados Unidos so hegemnicos simplesmente porque ganharam a Segunda Guerra Mundial, pelo colapso do socialismo e por liderar a nova revoluo tecnolgica. A globalizao convive com movimentos de integrao regional, como a Unio Europeia, precisamente como contrapeso dominao americana. A globalizao no responsvel pelo desnvel industrial nem pela pobreza da periferia. Ao contrrio, foi a globalizao comercial e tecnolgica que permitiu o salto tecnolgico dos Tigres Asiticos e o alvio da pobreza na China, que, quinze anos atrs, exportava menos que o Brasil e hoje exporta quatro vezes mais. Como o comrcio internacional cresce quase o dobro do PIB mundial, os pases abertos ao comrcio e ao investimento vm crescendo muito mais que os de economia fechada.
(Extrado de http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/~pensadoresbrasileiros/RobertoCampos/em_defesa_dos_bodes.htm, acesso em 9 de setembro de 2010)

a) Segundo Roberto Campos, quais as vantagens econmicas trazidas pela globalizao? b) Apresente uma crtica ao cenrio otimista descrito por Roberto Campos.
3. Tema: As mudanas espaciais e os deslocamentos humanos promovidos pela globalizao

Globalizao e desenvolvimento industrial so temas que caminham em paralelo e que de acordo com Anthony Giddens: (...) Seu aspecto mais bvio a expanso da diviso global do trabalho, que inclui as diferenciaes entre reas mais e menos industrializadas no mundo. A indstria moderna se baseia intrinsecamente em divises de trabalho, no apenas ao que diz respeito s tarefas, mas tambm especializao regional em termos de tipo de indstria, capacitaes e a produo de matrias-primas. No h dvida de que ocorreu uma importante expanso de interdependncia global na diviso do trabalho desde a Segunda Guerra Mundial. Isto concorreu para a realizao de mudanas na distribuio mundial da produo, incluindo a desindustrializao de certas regies nos pases desenvolvidos e o surgimento dos Pases Recm-Industrializados no Terceiro Mundo.
(GIDDENS, Anthony. As consequncias da modernidade. SP: Editora Unesp. 1992. p. 80)

a) Aponte duas caractersticas da indstria moderna. b) A partir deste texto de Giddens, procure comentar o impacto trazido pelo surgimento dos BRICs no contexto econmico atual.

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Avaliao Captulo 4

Um planeta sem fronteiras


4. Tema: A acelerao do tempo e a Revoluo Industrial (Segunda e Terceira)

Se retornarnos a Marx e a suas previses quanto ao capitalismo, o socilogo ficou conhecido por afirmar, entre outras frases, que tudo o que slido desmancha no ar, fazendo referncia s transformaes cada vez mais aceleradas impelidas pelo sistema capitalista. Atualmente, possvel estender tal compreenso para nossa prpria percepo do tempo. Como diria o msico Lulu Santos, na cano Tempos modernos: Hoje o tempo voa amor/ Escorre pelas mos/ Mesmo sem se sentir. Tendo estas frases como referncia, procure ento relacionar a sensao de passagem do tempo com o desenvolvimento tecnolgico que impulsiona a globalizao econmica no mundo.
5. Tema: A desindustrializao e a terceirizao como fatores da Terceira Revoluo Industrial

O texto abaixo analisa os efeitos da globalizao sobre o setor industrial. Leia-o com ateno: Os espaos econmicos no mais coincidem com os espaos nacionais. A soberania poltica suplantada pela soberania econmica internacionalizada. Neste amplo processo de redefinio da produo capitalista, o Estado-nao progressivamente corrodo pela internacionalizao da economia, que desloca a produo e a base de criao do valor para espaos supranacionais, aliando-se a um sistema financeiro internacional que detm um fluxo de capital voltil que no est sob o comando de nenhum banco central, de nenhum governo. Este capital, livre das amarras nacionais, busca taxas de lucros mais atrativas e cria um tensionamento para a contabilidade nacional. A globalizao o processo de redefinio do padro de acumulao capitalista que redefine as aes do Estado-nao e cria um sistema complexo de produo e circulao de mercadorias ao nvel mundial. Entra em cena a produo flexvel como eixo desta nova fase da acumulao capitalista. Abordar a questo de algumas empresas abandonarem suas antigas matrizes (as transnacionais) e transferirem suas fbricas para outras localidades, economicamente mais atraentes.
(Extrado de http://www4.pucsp.br/pos/ecopol/downloads/edicoes/(16)lucia_cortes.pdf, acesso em 9 de setembro de 2010)

a) Quais so, segundo o texto, os efeitos da internacionalizao sobre o Estado-nao? Aponte-os. b) Explique o que a produo flexvel.
6. Tema: A globalizao econmica e seus efeitos

O texto abaixo foi retirado do site oficial do Frum Social Mundial: As alternativas propostas no Frum Social Mundial contrapem-se a um processo de globalizao comandado pelas grandes corporaes multinacionais e pelos governos e instituies internacionais a servio de seus interesses, com a cumplicidade de governos nacionais. Elas visam fazer prevalecer, como uma nova etapa da histria do mundo, uma globalizao solidria que respeite os direitos humanos universais, bem como os de todos os cidados e cidads em todas as naes e o meio ambiente, apoiada em sistemas e instituies internacionais democrticos a servio da justia social, da igualdade e da soberania dos povos.
(Extrado de http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=4&cd_language=1, acesso em 9 de setembro de 2010)

A partir do texto, explique qual a diferena entre a globalizao solidria proposta pelo Frum Social Mundial e o atual processo de globalizao em andamento.
7.

Tema: A aldeia global Assim como a roda era uma extenso do p humano, [McLuhan] observava, e o eixo uma extenso do brao, os meios de comunicao eltricos eram extenses do sistema nervoso central humano, e esses sistemas nervosos haveriam de fundir-se de maneira irresistvel. Suas predies no eram experimentais. A natureza humana agora seria diferente. O nacionalismo, produto da imprensa, tornar-se-ia impossvel. Em lugar dele, a aldeia global. Na aldeia global, predizia McLuhan, j no seria possvel isolar grupos raciais uns dos outros. Em vez disso, todos estariam irrevogavelmente envolvidos uns com os outros e seriam responsveis uns pelos outros. McLuhan advertia que a aldeia global no era uma prescrio de utopia. Na verdade, ela poderia com a mesma facilidade tornar-se um banho de sangue. Afinal de contas, perguntava ele, onde que encontramos os mais completos carniceiros? Nas aldeias. A aldeia global poderia reunir toda a humanidade para a carnificina to facilmente como para qualquer outra coisa.
(WOLFE, Tom. Os desdobramentos da aldeia global. Extrado de http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=360AZL004, acesso em 26 de agosto de 2010)

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Avaliao Captulo 4

Um planeta sem fronteiras


a) Explique o que significa aldeia global. b) A partir do texto, identifique fatores negativos resultantes da criao de uma aldeia global.
8. Tema: A economia global e as novas tecnologias

Leia atentamente os dois textos abaixo: TEXTO 1: A sociedade contempornea vem passando por inmeras mudanas em todas as reas do conhecimento humano. Os impactos produzidos nos ltimos tempos na sociedade atravs dos meios de comunicao altamente sofisticados como a TV, satlites, internet, tm provocado uma profunda modificao no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendncias das populaes mundiais, principalmente no Brasil. (...) As novas tecnologias auxiliam a sociedade em todos os ramos, tanto na medicina, quanto na agricultura, tanto na educao quanto nos esportes, e assim sucessivamente. A era da tecnologia produz um efeito crescente de desenvolvimento em todos os cantos do mundo, isso faz com que haja uma revoluo do prprio processo de compreenso do mundo.
(Extrado de http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/MarciaPalhares.pdf, acesso em 9 de setembro de 2010)

TEXTO 2: O contnuo avano tecnolgico global no parece estar garantindo que as sociedades futuras possam gerar, unicamente por mecanismos de mercado, postos de trabalho ainda que flexveis compatveis em qualidade e renda com as necessidades bsicas da populao mundial. A lgica da globalizao e do fracionamento das cadeias produtivas incorporou parte dos bolses de mo de obra barata mundiais sem necessariamente elevar-lhes a renda. Os postos de trabalho formal crescem menos que os investimentos diretos. Se, por um lado, surgem oportunidades bem remuneradas no trabalho flexvel, por outro, o setor informal tambm abriga o emprego muito precrio e a misria. E, especialmente nos pases da periferia, os governos comprometidos com a estabilidade no tm oramento suficiente e estruturas eficazes para garantir a sobrevivncia dos novos excludos.
(Extrado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141998000300019, acesso em 9 de setembro de 2010)

Os textos apresentam pontos de vista distintos quanto ao impacto das novas tecnologias na economia global. Redija um texto que utiliza argumentos do texto 2 para criticar os argumentos do texto 1.

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Avaliao Captulo 4

Respostas
1.

a) A globalizao corresponde ao processo em que o tempo e o espao so pulverizados como resultado do avano tecnolgico nos meios de comunicao e transportes, que possibilita rpidos deslocamentos, permitindo s empresas romper com a cadeia de produo que se encontrava em um nico local, passando a produzir peas em partes distantes do mundo de modo que o produto no possua uma nacionalidade, mas seja composto pelo trabalho de vrios pases distintos. b) Um carro esporte Mazda desenhado na Califrnia, financiado por Tquio; o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos Estados Unidos e no Mxico, usando componentes eletrnicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japo.

2. a) Ao dinamizar a produo mundial, a globalizao favorece as naes que se abrem a este proces-

so, passando por um salto tecnolgico e comercial considerveis, como foram os casos dos Tigres Asiticos e da China. b) Apesar do aparente impacto positivo, no se pode negar que a globalizao no afeta a sociedade como um todo, mas alguns bolses de riqueza; no caso especfico da China, preciso lembrar que a abertura ao mercado mundial no ocorreu sem uma enorme interveno do Estado chins, o que viola as bases gerais da globalizao, permitindo questionar o uso da China como exemplo de sucesso da globalizao.
3. a) Diviso do trabalho cada vez mais interdependente e especializao regional.

b) O surgimento dos BRICs leva ao nascimento do que pode aparentar um novo bloco de poder e influncia, desde que as quatro naes que o compe (Brasil, Rssia, ndia e China) avancem em seus respectivos processos de modernizao e levem a um novo equilbrio geopoltico mundial.
4. O avano tecnolgico nos meios de comunicao e nos transportes com o surgimento de novas mdias

e tecnologias de deslocamento levou a uma compresso do tempo, de modo que temos a sensao de que este sempre se encontra acelerado, no sendo possvel sentir sua passagem, sensao resultante do desaparecimento das fronteiras com o contato imediato, em tempo real, independentemente do local em que se estiver.
5. a) A internacionalizao faz com que o Estado-nao perca o controle sobre o setor produtivo e finan-

ceiro, com o deslocamento de empresas e capitais para outras regies sem que este possa tomar qualquer atitude para impedir estes movimentos, o que acaba por afetar seu lado contbil tambm. b) A produo flexvel resultado da aplicao do modelo toyotista de produo, onde a linha de produo flexvel, de modo a permitir que esta seja de um nmero maior de itens com caractersticas distintas, diversificando o que antes era padronizado.
6. A globalizao solidria se contrape globalizao financeira, tpica realidade que se impe ao mun-

do, de modo a fortalecer as diferenas criando bolses tecnolgicos e enormes reas de pobreza. A globalizao solidria do Frum Social Mundial pretende respeitar as diferenas, impedindo que os interesses financeiros excluam a populao da tomada de decises.
7.

a) Por aldeia global devemos entender a comunidade humana ligada aos meios de comunicao e mdias eletrnicas que facilitam a conexo em rede atravs da internet, levando informaes do mundo todo em tempo real, ligando as pessoas em tempo real, o que levaria superao das diferenas, j que as pessoas passariam a se conhecer. b) O fato de a aldeia global se tornar um meio para a disseminao da violncia e de outros valores negativos.

8. preciso entender que a revoluo tecnolgica nos meios de comunicao possibilita novas expe-

rincias e formas de convivncia, alm da maior dinamizao dos negcios e transaes financeiras. Estes benefcios e facilidades no so, no entanto, aproveitados da mesma forma por todos, sendo que o nmero de excludos da globalizao supera, em muito, aqueles beneficiados por seus efeitos internacionalizantes.

You might also like