Verbos Copulativos, Transitivos e Intransitivos 1.Verbos Copulativos: São verbos de ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito.

Os verbos copulativos são: ser, estar, continuar, parecer, ficar, permanecer... Ex.: A Aia era leal. 2.Verbos Transitivos: são acompanhados por complementos directos e /ou indirectos. 2.1- Verbos Transitivos Directos: São acompanhados por complementos directos. Ex. A Aia salvou o príncipe. 2.2- Verbos Transitivos Indirectos: São acompanhados por complementos indirectos. Ex. O Ramos telefonou ao Silvestre. 2.3- Verbos transitivos directos e indirectos: São acompanhados por complementos directos e indirectos. Ex. A Rainha ofereceu um tesouro à Aia. 3. Verbos Intransitivos: Não são acompanhados por complementos directos nem indirectos. Ex. A Aia morreu.

Os deuses juntaram-se no Olimpo.1.4.2. construa uma que contenha uma oração coordenada conclusiva. c) Uma palavra derivada por sufixação. Inicie a frase transcrita por amanhã.Passe a primeira frase para a voz passiva. Os portugueses encontraram povos de outras culturas.3. Amanhã.A partir das frases transcritas. Os portugueses eram aventureiros."Cesse tudo o que a Musa antiga canta.1. passando a forma verbal para o futuro. Camões pediu ___________________________________ 3.Escreva a primeira frase substituindo a expressão destacada por um pronome. indique: a) Um complemento directo. " Passe os versos transcritos para o discurso indirecto. Divida o seguinte verso em sílabas métricas e classifique-o: "Já no largo Oceano navegavam" ____________________ 2. d) Um verbo no pretérito imperfeito do indicativo. ________________________________________________ 3. ________________________________________ .Das frases transcritas. __________________________________________________ 3. / Que outro valor mais alto se levanta. __________________________________________________ 3. 3. qual seria a palavra que procurarias no dicionário? 4. b) Um predicativo do sujeito. e) Um sujeito: f) Um complemento determinativo: g) Um verbo transitivo directo: h) Se não soubesse o significado de “culturas”.

permanecer. Só o verbo ser é sempre copulativo. Predicado verbal — É constituído por um verbo significativo.. (verbo copulativo) Além dos indicados. Os rapazes jogam futebol. . Esta paisagem é bonita."uma carta". precisando. andar. ou verbo predicativo). daí que ele assuma formas diferentes. por isso. O núcleo do predicado é sempre um verbo. Esse complemento pode ligar-se directamente ao verbo (complemento directo) ou por intermédio de uma preposição (complemento indirecto). (verbo significativo) O meu irmão está doente. portanto. O meu irmão está em casa. Em alguns casos o verbo exige os dois tipos. O meu sobrinho já nasceu. continuar. perdem o seu sentido próprio e funcionam como copulativos. (CD . Verbos transitivos São aqueles que.. se revelam insuficientes para exprimir integralmente a acção."à tia") Predicado nominal — O núcleo do predicado é um verbo de ligação (verbo copulativo. conforme a natureza do verbo. Verbos intransitivos — São aqueles que possuem sentido completo. de ser completados."futebol") O presidente falou ao país. ("bonita" . possuindo embora significação. que podem ser intransitivos ou transitivos. sem significação definida. ficar."ao país") A Maria escreveu uma carta à tia. de qualquer complemento. há outros verbos significativos que podem ser usados como copulativos. (CI . parecer. em certos contextos. Esse elemento designa-se predicativo do sujeito. é aquilo que se declara acerca de um sujeito. constituinte essencial da oração. não carecendo. CI .predicativo do sujeito) Os principais verbos de ligação são: ser. Os restantes são verbos de significação definida que.Predicado O predicado. estar. pelo que exige a presença de um elemento que lhe conceda sentido. (CD .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful