You are on page 1of 5

Comisso Europeia Rede Judiciria Europeia - Espanha

1. Qual , na prtica, o significado da expresso responsabilidade parental? Quais so os direitos e as obrigaes de um titular de responsabilidade parental? A responsabilidade parental constituda pelos direitos e deveres das pessoas singulares, normalmente os progenitores, ou de pessoas colectivas, sobre a pessoa e a propriedade do menor, decidida por lei ou deciso judicial. Caso os progenitores no vivam juntos, a responsabilidade parental sobretudo aplicvel guarda e ao direito de visita. 2. Regra geral, quem tem a responsabilidade parental sobre o filho? Os progenitores tm a responsabilidade parental sobre os filhos. No caso de separao, divrcio, ruptura ou de no coabitao dos progenitores, os direitos e deveres sobre os filhos, a sua pessoa e os seus bens, pertencem a ambos os progenitores, salvo em situaes excepcionais. Se os progenitores viverem separados, a responsabilidade parental ser exercida pelo progenitor com quem o filho habita. No entanto, a pedido do outro progenitor, o juiz poder decidir que a responsabilidade parental seja conjunta, sendo esta a situao habitual. 3. Se os progenitores forem incapazes ou no quiserem exercer a responsabilidade parental sobre os filhos, pode ser nomeada outra pessoa em seu lugar? Caso os progenitores no demonstrem capacidade suficiente para exercer a responsabilidade parental, o direito espanhol autoriza para o efeito a nomeao de outros familiares, de pessoas ou instituies, mediante deciso administrativa ou judicial, consoante os casos.

4. Caso os progenitores se divorciem ou separem, como que se determina a responsabilidade parental para o futuro? No caso de divrcio ou de separao dos progenitores, a responsabilidade parental pode ser determinada do seguinte modo:

A pedido de ambos os progenitores mediante apresentao de uma conveno reguladora (Convenio Regulador) que dever ser aprovada pelo tribunal. Por deciso judicial no caso de processos litigiosos.

A responsabilidade parental enquanto instituto protector dos filhos incumbe a ambos os progenitores. As modalidades de guarda dos filhos podem ser resumidas do seguinte modo:

A atribuio da guarda a um nico progenitor a modalidade mais utilizada, tanto nas separaes e nos divrcios por mtuo consentimento como nos processos litigiosos. A atribuio conjunta da guarda, com alternncia dos perodos em que os filhos esto com um ou com outro dos progenitores, deve ser requerida e concedida principalmente nos casos em que existe comum acordo entre os progenitores. A ttulo excepcional, em funo das circunstncias, a guarda dos filhos pode ser atribuda por deciso judicial a outra pessoa, a pedido dos prprios progenitores ou directamente pelo juiz. Se a guarda da criana for confiada a uma entidade pblica, a situao mantm-se inalterada, no sendo atribuda a sua guarda a nenhum dos progenitores.

5. Se os progenitores conclurem um acordo sobre a questo da responsabilidade parental, quais as formalidades que tero de ser respeitadas para que o acordo seja legalmente vlido? Os progenitores que cheguem a um acordo sobre a responsabilidade parental tm de apresentar uma conveno reguladora assinada da qual constem expressamente, para alm de outras medidas, os seguintes acordos sobre:

A guarda dos filhos. O regime de visitas. O exerccio da responsabilidade parental. A utilizao do domiclio familiar. A penso de alimentos dos filhos.

A conveno reguladora apresentada com o respectivo pedido ao tribunal de primeira instncia competente, devendo ser ratificada em tribunal pelos progenitores e, aps a audio dos filhos caso estes tenham capacidade para o efeito, o juiz valida os acordos. Se os acordos forem considerados positivos para os filhos, o juiz aprova-os no quadro da aco de separao, de divrcio ou de medidas definitivas sobre a guarda e a obrigao de alimentos dos filhos, sempre que os progenitores no sejam casados. 6. Se os progenitores no estiverem de acordo sobre a questo da responsabilidade parental, quais so os meios alternativos para resolver o conflito sem recorrer a tribunal? A mediao familiar constitui o meio alternativo por excelncia, em contrapartida s decises judiciais, para se chegar a um acordo entre as partes. Para que tenham fora executiva, os acordos adoptados devem ser sempre aprovados por deciso judicial. 7. Se os progenitores recorrerem a tribunal, sobre que assuntos o juiz poder decidir em relao aos filhos? Na deciso judicial, o juiz deve sempre pronunciar-se sobre as seguintes medidas, no interesse dos filhos, procurando no separar os irmos, e aps ter ouvido os menores se estes possurem capacidade para o efeito e, em qualquer caso, se tiverem idade superior a 12 anos:

As decises judiciais sobre a guarda e os cuidados, atribudos a um dos progenitores ou a ambos, e a educao. O regime de visitas dos progenitores, indicando quando, onde e como podero comunicar com os filhos e t-los na sua companhia. A ttulo excepcional, este direito de visita pode ser limitado ou suspenso se ocorrerem circunstncias graves, ou se houver incumprimento grave e reiterado dos deveres por parte de algum progenitor. A atribuio da responsabilidade parental, e se for necessrio e no interesse dos filhos sobre o seu exerccio total ou parcial por um dos progenitores, inclusivamente sobre a privao da mesma se for justificada. A penso de alimentos, a pagar por cada progenitor para satisfazer as necessidades dos filhos, tendo em conta as circunstncias econmicas em causa e adoptando as medidas necessrias com vista a assegurar a sua eficcia. Nos casos em que no h acordo entre os progenitores, a atribuio do domiclio familiar e dos objectos de uso comum, em que ser dada prioridade aos filhos.

8. Se o tribunal decidir que um dos progenitores ter a guarda exclusiva da criana, isto significa que essa pessoa pode decidir tudo o que se refere vida do filho sem consultar o outro progenitor?

Regra geral, a responsabilidade parental incumbe aos progenitores. Por conseguinte, o poder de deciso e de resoluo sobre tudo o que se refere vida do filho pertence a ambos os progenitores, mesmo que a guarda s esteja atribuda a um deles. No caso de no haver acordo entre os progenitores sobre as decises a adoptar em relao aos filhos, por exemplo, no que diz respeito a questes escolares e de educao, escolha do estabelecimento de ensino ou das actividades extra-escolares, aos cuidados de sade, escolha do mdico, formao pessoal para decidir o nome ou a crena religiosa ou escolha do local ou pas de residncia dos filhos, etc., qualquer dos progenitores pode recorrer ao tribunal, a fim de resolver o litgio em causa. O juiz, aps ouvir ambos os progenitores e os filhos, caso estes possuam capacidade para o efeito, atribuir o poder de deciso a um dos progenitores, mediante deciso no susceptvel de recurso. Se o desacordo persistir ou existirem outras causas que afectem gravemente o exerccio da responsabilidade parental, o juiz poder atribuir a um dos progenitores, total ou parcialmente, a faculdade de deciso ou inclusivamente de repartio das respectivas funes. Todas estas medidas podem ser adoptadas por um perodo mximo de dois anos. 9. Se o tribunal decidir que os progenitores tero a guarda conjunta da criana, qual o significado de tal deciso na prtica? Nas situaes em que os progenitores tm a guarda conjunta dos filhos, os cuidados dirios e a assistncia directa prestados criana por cada progenitor so alternados por perodos previamente determinados e que podem coincidir com a durao dos perodos escolares, tais como os trimestres ou o ano lectivo. Os perodos de frias so tambm repartidos entre os progenitores. Esta modalidade de guarda rara, embora seja mais frequente nos processos de divrcio por mtuo consentimento a pedido dos progenitores.

10. A qual tribunal (ou outra autoridade) se deve recorrer para interpor uma aco sobre responsabilidade parental? Quais as formalidades que devem ser respeitadas e quais os documentos que devem ser juntos com a petio inicial? Nos processos de separao ou de divrcio por mtuo consentimento, a competncia recai sobre o tribunal de primeira instncia do ltimo domiclio comum do casal ou do domiclio de qualquer um dos requerentes. Nos processos litigiosos em matria matrimonial, a competncia incumbe ao tribunal de primeira instncia da comarca do domiclio conjugal. No caso de os cnjuges residirem em comarcas diferentes, o demandante pode optar pelo tribunal da comarca do ltimo domiclio do casal ou da residncia do requerido. Nos processos relativos exclusivamente guarda e aos alimentos dos filhos cujos progenitores no so casados, a competncia incumbe ao tribunal de primeira instncia da comarca do ltimo domiclio comum dos progenitores. No caso de residirem em comarcas diferentes, o requerente pode optar pelo tribunal da comarca do domiclio do requerido ou da residncia do menor. 11. Qual o regime processual aplicvel nestes casos? possvel recorrer a um procedimento de urgncia? Os procedimentos aplicveis nestes casos so os seguintes:

No caso de acordo entre as partes, aplica-se o procedimento por mtuo consentimento previsto no artigo 777 da Lei de Enjuiciamiento Civil para a separao, o divrcio, e a adopo de medidas definitivas sobre a guarda e a obrigao de alimentos dos filhos, quando os progenitores no so casados. Quando no h acordo entre as partes, aplica-se o procedimento litigioso previsto nos artigos 770 e 774 da Lei de Enjuiciamiento Civil igualmente para os processos

matrimoniais e relativos aos filhos, por no existir casamento celebrado entre os progenitores. Nos casos urgentes, pode ser solicitada a adopo de medidas de acordo com os seguintes procedimentos:

Medidas provisrias prvias apresentao do pedido de anulao, separao, divrcio ou nos processos relativos guarda dos filhos e obrigao de alimentos. Estas medidas so regidas pelos artigos 771 e 772 da Lei de Enjuiciamiento Civil.

Est expressamente previsto que se existirem motivos urgentes podem ser adoptadas as referidas medidas na primeira deciso proferida, com carcter imediato.

Medidas provisrias resultantes da admissibilidade do pedido de procedimento em matria matrimonial ou relativo aos filhos, tal como nos casos anteriores. Estas medidas so regidas pelo artigo 773 da Lei deEnjuiciamiento Civil.

12. Posso obter apoio judicirio para custear o processo? Uma pessoa pode beneficiar de apoio judicirio gratuito total ou parcial, sempre que reuna as condies necessrias para tal, de acordo com a Lei de Assistencia Jurdica Gratuita. (Ver Justicia Gratuita Espaa). 13. possvel recorrer de uma deciso sobre responsabilidade parental? Para determinar quais as decises que podem ser objecto de recurso, importa estabelecer uma distino entre todas as decises susceptveis de serem pronunciadas em matria de responsabilidade parental, nomeadamente:

Todas as decises proferidas em processos litigiosos podem ser objecto de recurso para a Audiencia Provincial. As decises em processos por mtuo consentimento s podem ser objecto de recurso igualmente para aAudiencia Provincial sempre que for acordada uma medida no prevista na conveno reguladora. A lei no prev qualquer recurso contra as decises relativas a medidas provisrias prvias, a medidas provisrias ou ao exerccio da responsabilidade parental.

14. Em certos casos, poder ser necessrio recorrer a um tribunal ou outra autoridade para executar uma deciso sobre responsabilidade parental. Qual o procedimento aplicvel nestes casos? No caso em que uma deciso judicial sobre responsabilidade parental no executada voluntariamente, pode interpor-se uma aco para o tribunal de primeira instncia que proferiu essa deciso para que declare a execuo coerciva da medida ou das medidas no cumpridas; Sero identificados o acrdo ou a deciso cujo cumprimento se pretende e a pessoa contra a qual se decide tal execuo. 15. O que deverei fazer para obter o reconhecimento e a execuo, em Espanha, de uma deciso sobre responsabilidade parental proferida pelo tribunal de outro Estado-Membro? Qual o procedimento aplicvel nestes casos? As decises proferidas num Estado-Membro em matria de exerccio da responsabilidade parental em processos matrimoniais em relao a um filho comum, com fora executiva nesse Estado-Membro e que tenham sido notificadas, sero reconhecidas em Espanha a pedido de qualquer parte interessada, sem necessidade de outro procedimento, em conformidade com o disposto no Regulamento (CE) n 2201/2003 do Conselho, 27 de Novembro de 2003, relativo

competncia, ao reconhecimento e execuo de decises em matria matrimonial e de regulao do poder paternal em relao aos filhos comuns do casal. Para requerer a execuo, deve ser apresentado um pedido para esse efeito no tribunal da comarca onde se encontra o menor e se pretende a execuo, sendo necessrios um advogado e um procurador; esse pedido deve ser acompanhado de cpia da deciso que se pretende executar que rena os requisitos necessrios da sua autenticidade, em conformidade com o formulrio normalizado que figura no Anexo V. Para as situaes no previstas no citado regulamento no que diz respeito responsabilidade parental dos filhos nascidos fora do casamento, e enquanto se aguarda a entrada em vigor e a aplicao da actual proposta de Regulamento do Conselho relativo competncia, ao reconhecimento e execuo de decises em matria matrimonial e em matria de responsabilidade parental (publicada no Jornal Oficial de 27 de Agosto de 2002) , as decises sero reconhecidas segundo as normas gerais de exequatur, podendo ser executadas uma vez reconhecidas em conformidade com o direito espanhol.

16. A

que tribunal necessrio recorrer para se opor, em Espanha, ao reconhecimento de uma deciso sobre responsabilidade parental proferida pelo tribunal de outro Estado-Membro? Qual o procedimento aplicvel nestes casos?

Em Espanha, para recorrer de uma deciso em matria de responsabilidade parental proferida noutro Estado-Membro, o interessado deve dirigir-se ao tribunal de primeira instncia onde pretende que essa deciso seja reconhecida e invocar a falta de um dos fundamentos de no reconhecimento previstos no Regulamento (CE) n 1347/2000. Os fundamentos susceptveis de serem invocados so os seguintes: a deciso de reconhecimento manifestamente contrria ordem pblica; a deciso foi proferida sem que ao filho tenha sido oferecida a possibilidade de ser ouvido; se o acto que determinou o incio da instncia no tiver sido objecto de citao ou notificao parte revel, excepto se estiver estabelecido que a deciso foi aceite por essa pessoa; se a deciso infringe o exerccio da responsabilidade parental de uma pessoa a quem no foi oferecida a possibilidade de ser ouvida; se a deciso for inconcilivel com outra deciso proferida ulteriormente. 17. Qual a lei aplicvel numa aco sobre responsabilidade parental quando o filho ou as partes no residam em Espanha ou tenham nacionalidades diferentes? A lei aplicvel numa aco em matria de responsabilidade parental a lei pessoal do filho; no caso de esta no poder ser determinada, ser aplicvel a lei da sua residncia habitual.

You might also like