You are on page 1of 13
Analista em Gestão de Recursos Hídricos Nome Identidade Órgão Exp.: Assinatura COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E
Analista em Gestão de Recursos Hídricos
Nome
Identidade
Órgão Exp.:
Assinatura
COMISSÃO DE PROCESSOS
SELETIVOS E TREINAMENTOS
Fone: (81) 3412-0800
Fax: (81) 3412-0808

www.pciconcursos.com.br

Português SUPERIOR

TEXTO 1

A solução está sob a terra

A incessante busca da Humanidade por recursos naturais que possibilitem sua sobrevivência e desenvolvimento caracteriza o painel de constantes rivalidades entre as nações ao longo da história. Os conflitos territoriais podem se resumir, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos. É dentro desse contexto que se insere a questão da água.

Por muito tempo considerada infinita e não valorável pela sua visível abundância, a água representa recurso natural de imprescindível utilidade para a humanidade, constituindo bem de valor econômico limitado na superfície terrestre. Além de viabilizar a sobrevivência humana, a água proporciona dignidade à vida dos indivíduos através do atendimento das necessidades mais básicas, como higiene e saneamento. Essencial para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável, a água tem sido o alvo de numerosas conferências e debates regionais, nacionais e internacionais, focalizando uma enorme quantidade de temas relacionados com o assunto. De fato, não se pode conceber crescimento sem água.

As recentes tendências apontam que três áreas principais correm risco de sofrer severa escassez de água até o ano de 2025: o Oriente Médio, a Ásia do Sul e a África. Identificam-se, não por acaso, com as regiões de constantes conflitos bélicos ou de grave questão social. A crise da água, no entanto, ultrapassa os limites territoriais, pois a função ambiental desse recurso interfere nos processos em nível global. As águas estão em constante movimento (ciclo hidrológico), o que demonstra que o impacto de ações antrópicas localizadas tem ressonância mundial. Ademais, há aquíferos subterrâneos que perpassam as fronteiras de vários países. Por isso, nenhum Estado pode se eximir da tarefa de garantir, através da conservação e preservação dos recursos hídricos, a qualidade de vida de seus povos e das futuras gerações.

Nesse contexto, qual será o papel do Brasil na atual questão da água? O gigante sul-americano é, sem dúvida, um dos expoentes da nova consciência ambiental, motivado pela percepção da necessidade de preservação da vasta biodiversidade e da conservação dos abundantes recursos naturais. As realizações do Brasil no setor de água são significativas e isso o tem colocado como inovador e líder emergente nessa matéria.

As ações do Brasil devem, pois, servir de exemplo para outros países. Em outras palavras, deve-se encarar a atuação brasileira interna da proteção das águas como modelo a ser seguido, o que, com certeza, melhora a imagem do Brasil no exterior, favorecendo sua inserção política. Outra maneira de atuação é através da formação de grupo de pressão, composto por outros expressivos países em desenvolvimento engajados com a questão da água, contra as ações poluidoras de países desenvolvidos e de suas respectivas empresas transnacionais.

Especificamente nesse contexto, o Direito assume lugar primordial, na condução dos avanços na conservação dos recursos hídricos, pois ele pode ser instrumentalizado a serviço da proteção das águas. E, neste âmbito de atuação, o Brasil tem um dos regimes jurídicos mais avançados do mundo.

O moderno sistema jurídico de água envolve a implementação de normas internas de gestão e conservação, considerando a água como bem ambiental, recurso natural limitado dotado de valor econômico, assegurando que sua gestão deva sempre proporcionar o uso múltiplo das águas, e estabelecendo a bacia hidrográfica como unidade territorial e a descentralização como tônica dominante para a concreção de Políticas Nacionais de Recursos Hídricos. Compreende também normas de garantia da tutela civil (indenização por danos), penal (responsabilidade criminal) e administrativa (multas e concessões de outorgas) em matéria de águas.

Mas necessita, ainda, de formas de efetivação do direito fundamental à água, o que envolve prestações positivas por parte do Estado, como ações de saneamento básico, provimento de água potável de qualidade e em quantidade suficiente e a segurança de que, em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.

O campo do Direito Internacional, por sua vez, não pode ficar defasado. O Brasil deve promover a conclusão de tratados multilaterais de combate à poluição hídrica e a efetivação da responsabilidade internacional dos Estados por danos causados. Também compete ao Brasil a ampliação das normas ambientais comunitárias, de modo a harmonizar a legislação dos países em integração no que se refere à gestão e proteção dos recursos hídricos. Por fim, a toda a nação brasileira cabe lutar pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de implementação do direito humano à água.

Murilo Otávio Lubambo de Melo. Texto disponível em:

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/a_solucao_esta_sob_a_terra.html. Acesso em 06-12-2010. Adaptado.

01. Texto 1 trata, primordialmente:

  • A) dos iminentes conflitos territoriais que ameaçam a vida humana no planeta, motivados pela disputa por espaços nos quais há abundância de água.

  • B) do relevante papel que cabe ao Brasil desempenhar no cenário mundial, em relação ao

  • C) da pífia atuação brasileira no que tange às questões que envolvem a água e de como essa atuação vem denegrindo a imagem do Brasil no exterior.

  • D) da defasagem do Brasil na área de Direito Internacional, evidenciada pela não conclusão de tratados multilaterais de combate à poluição hídrica.

tratamento

e

à

preservação

dos

recursos

  • E) da descrição das três áreas em que se verifica

hídricos.

maior risco de haver grave escassez de água até o ano de 2025: o Oriente Médio, a Ásia do Sul e a África.

www.pciconcursos.com.br

  • 02. Analise as informações apresentadas a seguir.

1)

Embora já tenha sido tratada como um recurso

2)

infinito e sem valor, a água, atualmente, é considerada um recurso natural finito e imprescindível para a sobrevivência da humanidade. Devido a sua inquestionável importância para a

3)

vida no planeta e a seu papel fundamental no combate à pobreza, a água tem sido objeto de variadas discussões em diversos meios. As questões que envolvem a água não devem

4)

ser de interesse particular, mas, sim, de interesse geral, uma vez que ações humanas localizadas repercutem mundialmente e há casos de aquíferos subterrâneos cuja extensão ultrapassa as fronteiras de um único país. Na questão da água, dentre outras maneiras possíveis de atuação, o Brasil pode adotar políticas internas de proteção e de preservação de seus recursos que sirvam de exemplo a ser imitado por outras nações.

Encontram-se no Texto 1 as informações:

  • A) 2, 3 e 4, apenas.

  • B) 1, 3 e 4, apenas.

  • C) 1, 2 e 4, apenas.

  • D) 1, 2 e 3, apenas.

  • E) 1, 2, 3 e 4.

  • 03. As informações presentes no Texto 1 autorizam o leitor a concluir que:

    • A) a busca pelo domínio de territórios em que a água seja um recurso disponível tem sido, ao longo da história, a causa exclusiva das constantes rivalidades entre as nações.

    • B) apesar da vasta biodiversidade e da abundância de recursos naturais que se encontram no Brasil, no que se refere à água, ainda não despontamos no cenário internacional.

    • C) no que concerne ao tratamento dos recursos hídricos, nosso sistema jurídico, por ser ainda arcaico, não implementou normas internas de gestão e conservação da água.

    • D) o sistema jurídico brasileiro pode vir a ser um dos mais poderosos instrumentos de que o país dispõe para conduzir os avanços na preservação dos recursos hídricos.

    • E) o Direito Internacional teve um papel dos mais relevantes no sentido de levar o Brasil a ter uma atuação decisiva na conclusão dos tratados multilaterais de combate à poluição hídrica.

  • 04. Assinale a alternativa na qual os termos destacados e os termos dados entre parênteses estão em relação de sinonímia, no contexto em que se inserem.

    • A) Os conflitos territoriais podem se resumir, em várias situações, à tentativa de expandir

  • ou

    confirmar (retificar) a soberania estatal sobre determinados espaços.

    • B) De fato, não se pode conceber (entrever) crescimento sem água.

    • C) A crise da água, no entanto, ultrapassa (extrapola) os limites territoriais.

    D)

    Por isso, nenhum Estado pode se eximir (se

    precaver)

    da

    tarefa

    de

    garantir,

    através

    da

    conservação e preservação dos recursos hídricos, a qualidade de vida de seus povos e das futuras gerações.

    E)

    Outra maneira de atuação é através da formação de grupo de pressão, composto por outros expressivos países em desenvolvimento engajados (aviltados) com a questão da água.

    05. Assinale a

    alternativa na qual a relação semântica

    dada entre parênteses está apresentado.

    correta para

    o trecho

    A)

    “Além de viabilizar a sobrevivência humana, a

    água proporciona dignidade à vida dos indivíduos através do atendimento das necessidades mais

    básicas.” (ADIÇÃO)

     

    B)

    “A crise da água, no entanto, ultrapassa os limites

    territoriais, pois a função ambiental desse recurso

    interfere nos processos em nível global.” (CONCLUSÃO)

    C)

    “O gigante sul-americano é, sem dúvida, um dos expoentes da nova consciência ambiental, motivado pela percepção da necessidade de preservação da vasta biodiversidade e da

    conservação dos abundantes recursos naturais.”

    (CONDIÇÃO)

     

    D)

    “As ações do Brasil devem, pois, servir de

    exemplo para outros países.” (CONSEQUÊNCIA)

    E)

    “Também compete ao Brasil a ampliação das normas ambientais comunitárias, de modo a harmonizar a legislação dos países em

    integração no que se refere à gestão e proteção

    dos recursos hídricos.” (CAUSALIDADE)

     

    06. “[

    ]

    necessita, ainda, de formas de efetivação do

    direito fundamental à água, o que envolve [

    ]

    a

    prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.” O valor semântico do prefixo presente no termo sublinhado ajuda o leitor a inferir que ele significa o ato de:

    A)

    cessar de prover habitação.

     

    B)

    deixar de aprisionar.

     

    C)

    saciar a sede.

     

    D)

    realizar desinfecção.

     

    E)

    não dissecar.

     

    07. Assinale

    a

    alternativa

    em

    que

    as

    regras

    de

    concordância foram obedecidas.

     

    A)

    Ao longo da história, sempre houveram conflitos cuja causa principal envolvia a água.

    B)

    A busca por soluções pacíficas para os conflitos sobre a água são urgentes.

    C)

    Falta, de fato, líderes que assumam a responsabilidade por resolver a questão da água.

    D)

    Nos debates sobre a água, não se podem menosprezar as necessidades de cada nação.

    E)

    Em nosso país, ainda precisa ser adotado várias medidas de conservação da água.

    www.pciconcursos.com.br

    08. Os conflitos territoriais podem se resumir, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.” Nesse trecho, a crase é obrigatória, e parcialmente explicada pela regência

    do termo „resumir‟. Assinale a alternativa na qual as

    regras de regência não foram obedecidas.

    • A) Os conflitos territoriais podem atrelar-se, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.

    • B) Os conflitos territoriais podem dever-se, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.

    • C) Os conflitos territoriais podem corresponder, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.

    • D) Os conflitos territoriais podem se restringir, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.

    • E) Os conflitos territoriais podem resultar, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar a soberania estatal sobre determinados espaços em que se localizam valiosos recursos.

    TEXTO 2

    Planeta Água

    Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão ...

    Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população ...

    Águas que caem das pedras No véu das cascatas Ronco de trovão E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos ...

    [

    ...

    ]

    Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra ...

    Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água ...

     

    Guilherme Arantes. Letra disponível em:

    http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/.

     

    Acesso em 06-12-2010. Adaptado.

    • 09. Pode-se afirmar que, de forma poética, o autor do Texto 2 aborda seu tema na mesma perspectiva que o autor do Texto 1. O Texto 2 coincide com o Texto 1 na visão de que:

    • A) “a

    água

    tem

    sido

    o

    alvo

    de numerosas

    conferências e debates regionais, nacionais e

    internacionais.”

     
    • B) “o impacto de ações antrópicas localizadas tem ressonância mundial.”

    • C) “a crise da água ultrapassa os limites territoriais, pois a função ambiental desse recurso interfere nos processos em nível global.”

    • D) “a água representa recurso natural de imprescindível utilidade para a humanidade.”

    • E) “a toda a nação brasileira cabe lutar pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de implementação do direito humano à água.”

    • 10. Embora em todo o Texto 2 a água seja mostrada “em movimento”, é correto afirmar que os versos que, explicitamente, ilustram o ciclo hidrológico mencionado no Texto 1 (3º §) são:

      • A) Água que nasce na fonte / Serena do mundo / E que abre um / Profundo grotão”

      • B) “Águas que caem das pedras / No véu das cascatas / Ronco de trovão / E depois dormem tranquilas / No leito dos lagos / No leito dos lagos ” ...

      • C) “Águas que movem moinhos / São as mesmas

    águas / Que encharcam o chão / E sempre voltam humildes / Pro fundo da terra / Pro fundo

    da terra ” ...

    • D) Terra! Planeta Água / Terra! Planeta Água / Terra! Planeta Água ” ...

    • E) Águas escuras dos rios / Que levam / A fertilidade ao sertão / Águas que banham aldeias / E matam a sede da população ” ...

    • 11. São as mesmas águas / Que encharcam o chão”. Assim como a palavra destacada, também se grafa com ch a palavra:

      • A) enchoval.

      • B) inchaço.

      • C) vechame.

      • D) encherto.

      • E) troucha.

    www.pciconcursos.com.br

    TEXTO 3

    TEXTO 3 Imagem disponível em: www.guiaecologico.wordpress.com. Acesso em 06-12-2010. 12. De maneira caricatural, o Texto 3

    Imagem disponível em: www.guiaecologico.wordpress.com. Acesso em 06-12-2010.

    12. De maneira caricatural, o Texto 3 objetiva retratar a possibilidade, cada vez menos remota, de um futuro em que:

    • A) as águas do planeta estejam disponíveis apenas para os ricos e poderosos.

    • B) as famílias do planeta tenham aprendido a sobreviver sem água.

    • C) a humanidade tenha encontrado, em outro planeta, um recurso que substituiu a água.

    • D) a escassez de água tenha sido estendida a outros planetas.

    • E) as fontes de água do planeta já tenham sido extintas.

    Informática
    Informática

    13. Em

    relação

    aos

    dispositivos

    de

    E/S

    de

    um

    computador, analise as proposições abaixo.

    1)

    O driver de um dispositivo é um programa

    2)

    específico que faz a comunicação entre o dispositivo e o sistema operacional. A tecnologia Plug and Play permite a

    3)

    configuração automática dos novos dispositivos instalados no computador. Quando um dispositivo está desabilitado no

    4)

    Windows XP, o gerenciador de dispositivos apresenta um X em vermelho sobre o dispositivo. O monitor é o responsável pelo envio de dados

    5)

    RGB para o periférico padrão de saída, a fim de que o usuário possa visualizar instantaneamente o que está se passando no computador. As placas de expansão IDE suportam o padrão do barramento DDR 2.

    Estão corretas:

     

    A)

    1, 2, 3 e 5, apenas.

    B)

    1 e 2, apenas.

    C)

    1 e 3, apenas.

    D)

    3, 4 e 5, apenas.

    E)

    1, 2, 3, 4 e 5.

    14. Sobre o Microsoft Word 2007, é correto afirmar que:

     

    A)

    na guia início encontram-se opções como: inserir uma tabela, quebra de página e alterar margens.

    B)

    por padrão, o formato docx do Word 2007 é acessível em versões anteriores, sem a

    necessidade de instalar

    qualquer

    pacote

    de

    compatibilidade.

    C)

    é possível inserir imagens no texto sem a necessidade de qualquer programa adicional.

    D)

    uma vez que um documento foi salvo em um formato ou tipo, este não poderá mais ser modificado.

    E)

    o comando imprimir intervalo de páginas 1, 10 imprimirá as páginas de 1 a 10.

    15. Qual a interface apropriada para a instalação de um drive CDROM?

    A)

    PS/2

    B)

    PCI

    C)

    IDE/ATA

    D)

    PCI Express

    E)

    AGP

    www.pciconcursos.com.br

    16. Em um monitor de microcomputador sob controle do

    MS

    Windows,

    uma

    resolução

    de

    tela

    mais

    alta

    • 19. A respeito das características do armazenamento de dados, analise as proposições abaixo.

    ocasionará:

     

    1)

    Partição é a porção de um disco rígido tratada

    A)

    redução do tamanho dos itens e da área de

    nenhuma alteração no tamanho dos itens,

    como se fosse uma unidade independente.

    B)

    trabalho.

    somente na qualidade da imagem.

    2)

    3)

    O uso de partições garante a proteção dos arquivos em caso de defeitos no disco rígido. Formatação é a operação que prepara o disco

    C)

    aumento do tamanho dos itens e da área de trabalho.

    para ser usado. Cada sistema operacional tem seu método próprio de formatação.

    D)

    aumento do tamanho dos itens e redução do tamanho da área de trabalho.

    Está(ão) correta(s):

    E)

    redução do tamanho dos itens e aumento do tamanho da área de trabalho.

    A)

    1, 2 e 3.

     

    B)

    1 e 3, apenas.

         

    C)

    1 e 2, apenas.

    17. Considerando

    o

    ambiente

    Windows,

    quando

    um

    aplicativo deixa de responder (ou trava), a primeira tentativa para solucionar o problema deve ser:

    D)

    E)

    2 e 3, apenas.

    3, apenas.

    A)

    acionar o gerenciador de tarefas e reiniciar o computador.

    • 20. Em relação ao MS Windows, analise as proposições abaixo.

    B)

    desligar o computador.

     

    1)

    Com o cursor do mouse posicionado em uma

    Estão corretas:

    C)

    reiniciar o computador através do botão RESET.

     

    D)

    acionar o gerenciador de tarefas e finalizar o aplicativo.

     

    área livre do lado direito da janela do Windows Explorer, dentro de uma pasta específica,

    E)

    reiniciar o aplicativo que não está respondendo.

     

    pode-se criar uma subpasta nova clicando no

    18. Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o

    1) O microprocessador, popularmente chamado

    2)

    botão esquerdo do mouse e selecionando PASTA e depois NOVA. Quando um atalho de arquivo é excluído da

    conjunto de componentes eletrônicos e placas que se comunicam através de barramentos. Sobre os componentes do computador, analise as proposições a

    3)

    área de trabalho do Windows, exclui a cópia do arquivo associado. Device driver de microcomputadores com

    seguir.

    sistema operacional Windows 2000 é software para que o dispositivo de hardware funcione

     

    de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.

    2)

    3)

    4)

    4)

    corretamente. O software Microsoft Windows tem como principal finalidade gerenciar todos os recursos

    A placa-mãe é uma placa de circuito impresso eletrônico que integra todos os componentes

    5)

    de hardware e software do microcomputador. Para alternar entre um programa em execução

    vitais ao funcionamento do computador pessoal. Na placa tipo On-board, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa-mãe, como vídeo, modem,

    e outro devemos acionar as teclas Ctrl+Tab.

    som e rede, que podem ser facilmente

    A)

    1, 2, 3, 4 e 5.

    B)

    1, 3, 4 e 5, apenas.

    substituídos em caso de defeito.

    C)

    1, 2 e 5, apenas.

    Memória RAM (Random Access Memory), ou

    D)

    1, 4 e 5, apenas.

    memória de acesso aleatório, é um tipo de

    E)

    3 e 4, apenas.

    memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. Placa de vídeo (ou placa gráfica) é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao usuário. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

     

    5)

    O disco rígido é um sistema lacrado que contém discos de metal recobertos por material magnético, onde os dados são gravados através de cabeças. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.

    Estão corretas, apenas:

     

    A)

    1, 2, 3 e 4.

    B)

    1, 3, 4 e 5.

    C)

    2, 4 e 5.

    D)

    1, 4 e 5.

    E)

    3 e 4.

    www.pciconcursos.com.br

    Conhecimentos Gerais

    • 21. De acordo com a Constituição Federal, em relação ao meio ambiente:

    1)

    incumbe ao Poder Público exigir, na forma da

    2)

    lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental. aquele que explorar recursos minerais fica

    3)

    obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei. as condutas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, desde que tenham sido responsabilizados civilmente pelos danos causados.

    Está(ão) correta(s):

    A)

    2, apenas.

    B)

    1 e 3, apenas.

    C)

    2 e 3, apenas.

    D)

    1 e 2, apenas.

    E)

    1, 2 e 3.

    • 22. Cabe à Agência Nacional de Águas ANA:

     

    1)

    supervisionar, controlar e avaliar as ações e atividades decorrentes do cumprimento da legislação federal pertinente aos recursos hídricos.

    2)

    disciplinar,

    em

    caráter

    normativo,

    a

    3)

    4)

    implementação, a operacionalização, o controle e a avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. fiscalizar os usos de recursos hídricos nos corpos

    Estão corretas:

    de água de domínio da União. definir e fiscalizar as condições de operação de

    reservatórios por agentes públicos e privados, visando a garantir o uso múltiplo dos recursos hídricos.

    A)

    1 e 3, apenas.

    B)

    3 e 4, apenas.

    C)

    1, 2 e 3, apenas.

    D)

    1 e 4, apenas.

    E)

    1, 2, 3 e 4.

    • 23. de

    Quanto às

    outorgas

    direito de

    uso de recursos

    hídricos de domínio da União, assinale a alternativa correta.

    A)

    O prazo para início da implantação do empreendimento objeto da outorga é de três anos.

    B)

    O prazo para conclusão da implantação do empreendimento projetado é de oito anos.

    C)

    O prazo para vigência da outorga de direito de uso é de até 35 anos.

    D)

    Os prazos de vigência das outorgas de direito de uso de recursos hídricos serão fixados ao livre arbítrio da Agência Nacional de Águas ANA.

    E)

    O prazo máximo para vigência da outorga de direito de uso é improrrogável.

    24. Em relação ao aproveitamento das águas públicas, de acordo com o Decreto nº 24.643/34, analise as proposições a seguir.

    1)

    O uso comum das águas pode ser gratuito ou

    2)

    oneroso. Toda concessão ou autorização se fará por

    3)

    tempo fixo. Se o interesse público o exigir, a navegação

    4)

    poderá ser preterida, sempre que ela não sirva efetivamente ao comércio. Os utentes das águas públicas de uso comum são obrigados a se abster de fatos que prejudiquem ou embaracem o regime e o curso das águas, e a navegação ou flutuação, sem exceção.

    Estão corretas:

     

    A)

    1, 2 e 3, apenas.

     

    B)

    2, 3 e 4, apenas.

    C)

    1, 3 e 4, apenas.

    D)

    1 e 2, apenas.

     

    E)

    1, 2, 3 e 4.

     

    25. De

    acordo

    com

    a

    Lei

    12.984/2005,

    a

    Política

    Estadual

    de

    Recursos

    Hídricos

    baseia-se

    nos

    seguintes fundamentos:

     
     

    1)

    2)

    3)

    a água é um bem de domínio público.

    em situações de escassez, o uso exclusivo dos

    recursos hídricos é o consumo humano. a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar o uso múltiplo das águas.

    4)

    a gestão dos recursos hídricos deve ser centralizada no Poder Público.

    Estão corretos:

     

    A)

    2 e 4, apenas.

     

    B)

    2 e 3, apenas.

    C)

    1 e 4, apenas.

    D)

    1 e 3, apenas.

    E)

    1, 2, 3 e 4.

     

    26. Constituem

    diretrizes

    gerais

    de

    ação

    para

    implementação Hídricos:

    da

    Política

    Estadual

    de

    Recursos

     

    1)

    2)

    3)

    integração da gestão de recursos hídricos com

    a gestão ambiental. articulação da gestão de recursos hídricos com

    a do uso e ocupação do solo. atuação preventiva e de mitigação de eventos críticos.

    4)

    maximização dos benefícios sociais em detrimento dos econômicos resultantes do aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos e minimização dos impactos ambientais.

    Estão corretas:

     

    A)

    1, 2 e 3, apenas.

     

    B)

    2, 3 e 4, apenas.

    C)

    1, 3 e 4, apenas.

    D)

    1 e 2, apenas.

     

    E)

    1, 2, 3 e 4.

     

    www.pciconcursos.com.br

    • 27. Compete à Agência Pernambucana de Águas e Clima

    30. A gestão sistemática dos recursos hídricos requer:

    APAC:

    A)

    dissociação dos aspectos qualitativos e

    1)

    elaborar relatório anual sobre a situação dos

    quantitativos relacionados ao uso da água.

    recursos hídricos estaduais.

    B)

    adequação da gestão de recursos hídricos aos

    2)

    determinar aos municípios gestão integrada

    valores sociais e culturais da região, colocando

    3)

    dos recursos hídricos. exercer o poder de polícia administrativa,

    em plano secundário os determinantes políticos e econômicos.

    fiscalizando o cumprimento da legislação dos recursos hídricos.

    C)

    integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.

    4)

    celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e municipais, permitida a delegação

    D)

    conversão de interesses de determinados segmentos da sociedade em interesses coletivos.

    5)

    de atribuições que importem de atos de poder de polícia. manter atualizada a base cartográfica da hidrografia do Estado.

    E)

    o acesso controlado à informação e à participação pública como complemento à democracia representativa.

    Estão corretas:

     

    Conhecimentos Específicos

    • A) 1, 3 e 5, apenas.

     
    • B) 2, 3 e 4, apenas.

    • C) 1, 2 e 5, apenas.

    31. Sobre ciclo hidrológico, assinale a alternativa incorreta.

    • D) 1, 4 e 5, apenas.

    A)

     
    • E) 1, 2, 3, 4 e 5.

    Detenção é a parte da precipitação que fica retida na vegetação, em depressões do terreno e em construções.

    • 28. A participação da população no espaço público de gestão de recursos hídricos é assegurada legalmente através de:

    B)

    Escoamento superficial é constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento subterrâneo.

    • A) representação dos usuários no Colegiado da Diretoria da ANA Agência Nacional de Água.

    C)

    A maior parte da evaporação se dá a partir dos oceanos, e não a partir dos lagos e rios.

    • B) audiências públicas periódicas junto às instâncias de poder político.

    • C) delegação dos órgãos executivos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

    • D) representação no Conselho Nacional, nos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e nos

    D)

    E)

    Percolação é o processo pelo qual a água entra

    no solo e nas formações rochosas até o lençol freático.

    Evapotranspiração é a parte da água existente no solo que é utilizada pela vegetação e é eliminada pelas folhas na forma de vapor.

    Comitês de Bacia Hidrográfica.

    32. Sobre

    o

    fenômeno

    da

    precipitação

    pluviométrica,

    • E) execução da Política de Recursos Hídricos nas

    analise as proposições abaixo.

    diferentes instâncias político-administrativas.

     

    1)

    A influência da latitude sobre as precipitações resulta da distribuição desigual das pressões e

    2)

    • 29. Segundo a Lei Estadual 12.984, de 30 de dezembro de 2005, compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica COBH:

    temperaturas, ou seja, da circulação atmosférica ao longo dos meridianos. As nuvens formadas sobre os oceanos vão

    • A) aprovar as propostas para o plano de utilização, conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica, promovendo a divulgação e debates.

    aumentando à medida que avançam para o interior dos continentes, de forma que é de se esperar um aumento do total de precipitação

    • B) fixar critérios e quantitativos para isenção de outorgas de direito de uso de recursos hídricos.

    • C) discutir e aprovar o Plano Estadual de Recursos Hídricos PERH.

    • D) dirimir quaisquer conflitos de competência entre os órgãos componentes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco - SIGRH/PE.

    3)

    4)

    com o aumento da distância à costa. A pluviosidade decresce com a altitude até uma determinada altura, passando então a crescer. O fato de uma encosta ou vertente ser mais ou

    menos protegida contra a ação de ventos influencia nas precipitações, uma vez que estas são muito influenciadas pelas correntes eólicas.

    Estão corretas, apenas:

    • E) habilitar as organizações civis para participação

    A)

    1 e 4.

    na gestão de recursos hídricos do Estado de

    B)

    2 e 4.

    Pernambuco.

    C)

    1 e 3.

    D)

    3 e 4.

    E)

    2 e 3.

    www.pciconcursos.com.br

    33. Quanto

    aos

    instrumentos

    da

    Política

    Nacional

    de

    35. Quanto à distribuição de

    água no Planeta Terra, é

    Recursos Hídricos, analise as proposições a seguir.

    correto afirmar que:

    1)

    Os

    Planos

    de

    Recursos

    Hídricos

    deverão

    A)

    a água doce é distribuída de maneira

    conter as propostas para a criação de áreas

    heterogênea no espaço e homogênea no tempo,

    sujeitas

    à restrição de uso,

    com

    vistas

    à

    o que pode ser evidenciado pela presença de

    proteção dos recursos hídricos.

     

    desertos, caracterizados por baixa umidade e

    2)

    O

    uso de recursos hídricos mesmo que seja

     

    florestas tropicais com alta umidade.

    para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural, não estará dispensado da

    B)

    a água, na sua forma líquida, é encontrada em vários pontos do universo, na terra, nos espaços interestelares, nos satélites, nos cometas,

    obrigatoriedade de outorga pelo Poder Público.

     

    planetas e na atmosfera de algumas estrelas.

    3)

    No caso de necessidade premente de água

    C)

    os ambientes de água doce no planeta podem

    para

    atender

    a

    situações

    de calamidade,

    ser classificados em dois grupos: os lênticos,

    inclusive as decorrentes de condições

    como os rios, nascentes e as corredeiras; e os

    climáticas

    adversas,

    poderá

    ensejar

    na

    lóticos, como os lagos e os pântanos.

    suspensão parcial ou total, em definitivo ou por prazo determinado da outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

    D)

    o uso do solo é fator de importância na ocorrência de água natural, uma vez que o desmatamento diminui a evapotranspiração e aumenta a sua

    4)

    É objetivo do Sistema Nacional de Informações

    capacidade de infiltração.

    sobre Recursos Hídricos reunir, dar

    E)

    A presença de reservatórios de água doce

    consistência

    e

    divulgar

    exclusivamente

    os

    construídos pelo homem altera a ocorrência de

    dados e informações sobre a situação quantitativa dos recursos hídricos no Brasil,

    cabendo ao Sistema Nacional de Meio

     

    vapor atmosférico que podem modificar o ciclo hidrológico.

    Ambiente a divulgação dos dados de

    36. A

    água

    é

    uma

    das

    substâncias

    que

    possui

    qualidade.

    propriedades

    anômalas

    quando

    comparada

    com

    Estão corretas:

     

    outras substâncias químicas. À luz dessa

     

    especificidade, analise as proposições.

     
    • A) 1 e 3, apenas.

     
    • B) 1 e 2, apenas.

     

    1)

    Em geral, a massa específica das substâncias

    diminui tanto para temperaturas mais altas

    2)

    3) A água possui ponto de ebulição

    interações da molécula da água não são

    5)

    • C) 2 e 3, apenas.

    aumenta com a diminuição da temperatura,

    • D) 3 e 4, apenas.

    com exceção da água, que apresenta a maior

    • E) 1, 2, 3 e 4.

    massa específica a aproximadamente 4°C e, a partir dessa temperatura, a massa específica

    34. Quanto à infraestrutura de recursos hídricos existente no Brasil, é incorreto afirmar que:

     

    quanto para mais baixas. O baixo calor específico da água faz com que a

    • A) das principais bacias hidrográficas do continente sul-americano, a bacia amazônica e a bacia do Prata são de fundamental importância para o Brasil.

    • B) no contexto ecológico e econômico, os pequenos rios e riachos que fluem na Floresta Amazônica e no cerrado são importantes por serem coletores de material alóctone, que é transportado para outros sistemas de maior porte.

    • C) do ponto de vista quantitativo, o uso de sistemas hídricos próximo à costa é considerado relevante, o que ocasiona muitos impactos e eutrofização nas águas costeiras.

    mesma absorva o calor que vem do sol e de outras fontes, evitando extremos de temperatura em regiões e organismos.

    exageradamente alto em comparação com outras substâncias, devido à presença das ligações de pontes de hidrogênio. 4) Na superfície (interface líquido-ar), as

    compensadas pelo ar e, como consequência, interliga-se mais fortemente com as moléculas vizinhas da superfície, criando o fenômeno da

    • D) o Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está

    • E) a Amazônia e o Pantanal mato-grossense são de

    tensão superficial.

    localizado na região centro-leste da América do Sul, entre o Brasil (840.000Km²), Paraguai (58.500Km²) e o Uruguai (58.500Km²).

    fundamental importância do ponto de vista de reserva de água e como sistemas ecológicos únicos no planeta, em função de suas altas

    O fato de a água ter baixo calor de vaporização é importante para o meio ambiente, pois aproximadamente um terço da energia solar

    que chega à superfície do planeta terra é dissipado na evaporação da água de rios, lagos e oceanos.

    Estão corretas.

    biodiversidades e diversidades de habitat, além

    A)

    1, 2, 3, 4 e 5.

     

    do enorme potencial de usos múltiplos de suas

    B)

    2, 4 e 5, apenas.

    águas.

    C)

    1, 2 e 4, apenas.

    D)

    2, 3 e 5, apenas.

    E)

    1, 3 e 4, apenas.

    www.pciconcursos.com.br

    • 37. Quanto aos requisitos de qualidade e usos prioritários para águas doces, salobras e salgadas estabelecidos na legislação ambiental brasileira pertinente, é incorreto afirmar que:

      • A) a água usada para abastecimento doméstico deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas, tais como isentas de organismos patogênicos e substâncias tóxicas, para prevenir danos à saúde e ao bem-estar do homem.

      • B) a água usada na indústria, em seu processo produtivo, como solvente em lavagens e em processos de resfriamento, não possui requisito de qualidade genérico para todas as indústrias.

      • C) a irrigação representa o uso mais intenso dos recursos hídricos, sendo responsável pelo maior consumo de água doce do mundo.

      • D) as águas doces classificadas como “classe especial”, segundo a Resolução CONAMA 357/2005, são destinadas à proteção das comunidades aquáticas em terras indígenas.

      • E) as águas destinadas à recreação de contato primário possuem padrões específicos de qualidade definidos em norma ambiental vigente.

  • 38. Quanto aos padrões de qualidade de água, assinale a alternativa correta.

    • A) O CONAMA estabeleceu as classes e padrões de qualidade de água bruta doces, salobras e salinas para o Brasil, deixando a fixação dos padrões de lançamento de águas residuárias pelos Órgãos Ambientais Estaduais (OEMAS).

    • B) Os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde são utilizados no Brasil para determinação das classes de qualidade de água bruta subterrânea, quando estas forem ser utilizadas para abastecimento público.

    • C) Os padrões de lançamento de efluentes são geralmente muito mais rígidos em termos de valores do que os de qualidade, em função de ser levada em consideração no primeiro a vazão do efluente, bem como a capacidade de autodepuração do corpo receptor.

    • D) Em amostras individuais procedentes de poços para abastecimento sem distribuição canalizada, a norma de qualidade de água potável do Ministério da Saúde tolera a presença de coliformes totais, na ausência de Escherichia coli, devendo nesta situação ser investigada a origem da ocorrência, tomadas as providências imediatas de caráter corretivo e preventivo e realizada nova análise de coliformes.

    • E) O CONAMA estabeleceu as classes e padrões de qualidade de água bruta doces, salobras e salinas para o Brasil, deixando a fixação dos padrões de potabilidade de águas superficiais pelos Órgãos Ambientais Estaduais (OEMAS).

  • 39. O processo de autodepuração num corpo hídrico receptor se desenvolve ao longo tempo. Considerando a dimensão do corpo hídrico como predominantemente longitudinal, podem-se associar os estágios de sucessão ecológica a zonas fisicamente identificáveis no corpo hídrico. Assinale a alternativa que apresenta a sucessão ecológica correta.

    A)

    Zona de águas limpas zona de decomposição passiva zona de degradação zona de recuperação zona de águas limpas.

    B)

    Zona de águas limpas zona de degradação zona de decomposição ativa zona de recuperação zona de águas limpas.

    C)

    Zona de águas limpas zona de degradação ativa zona de decomposição anaeróbica zona de recuperação zona de águas limpas.

    D)

    Zona de águas limpas zona de decomposição ativa zona de degradação zona de recuperação zona de águas limpas.

    E)

    Zona de águas limpas zona de degradação zona de recuperação zona de águas limpas.

    40. Quanto

    aos

    parâmetros

    de

    qualidade

    das

    águas,

    analise as proposições abaixo.

     
     

    1)

    A cor verdadeira é determinada a partir da

    2)

    3)

    remoção da parcela de turbidez da cor aparente e se constitui num dos padrões de lançamento de efluentes definido na Resolução CONAMA 357/2005. A dureza da água é um parâmetro de qualidade

    classificada como dureza carbonato e dureza não carbonato, dependendo do ânion a que esteja associada. A dureza carbonato é correspondente à alcalinidade, enquanto as demais formas são caracterizadas como dureza não carbonato. O aumento da temperatura aumenta a solubilidade (concentração de saturação) do oxigênio dissolvido, portanto em dias mais quentes observamos maior disponibilidade de oxigênio em corpos hídricos, favorecendo a vida aquática.

    4)

    A determinação da forma predominante de nitrogênio pode oferecer subsídios na identificação do estágio de poluição, ou seja, o nitrogênio na forma de amônia indica poluição recente, já o nitrogênio na forma de nitratos indica poluição mais antiga.

    Estão corretas, apenas:

     

    A)

    1, 2 e 3.

    B)

    2 e 4.

    C)

    2, 3 e 4.

    D)

    1 e 4.

    E)

    1 e 2.

    www.pciconcursos.com.br

    41. Quanto às fontes de poluição das águas, analise as proposições abaixo.

    1)

    Um dos tipos de poluição mais frequente nas

    2)

    grandes cidades é a poluição difusa, a qual tem como principal exemplo a descarga em um rio de um emissário transportando os esgotos de uma comunidade. O processo de contaminação ambiental refere-

    3)

    se à transmissão de substâncias ou microorganismos nocivos à saúde pela água, não ocorrendo necessariamente desequilíbrio ecológico. De maneira análoga, o processo de poluição ambiental não implica necessariamente riscos à saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos afetados. A presença de matéria orgânica proveniente do

    4)

    despejo de esgoto doméstico no meio aquático pode causar destruição da fauna ictiológica e de outras espécies aeróbicas, em razão de consumo do oxigênio dissolvido pelos organismos decompositores, e não pela presença de substâncias tóxicas nesses despejos. Os detergentes sintéticos têm causado danos maiores em águas interiores do que em águas oceânicas, sendo em geral mais tóxicos para os peixes do que para o homem. Entre os principais efeitos danosos impostos ao meio ambiente estão a formação de uma película superficial que dificulta as trocas gasosas entre o ar e a água, vedação dos estômatos das plantas e órgãos respiratórios dos animais.

    Estão corretas, apenas:

    • A) 2 e 3.

     
    • B) 1 e 2.

    • C) 3 e 4.

    • D) 1 e 4.

    • E) 1 e 3.

    42. Em

    relação

    à

    estratificação

    térmica,

    analise

    as

    proposições a seguir, sobre o comportamento ambiental dos lagos.

    1)

    Em um reservatório estratificado, o local de

    2)

    produção do oxigênio é o hipolímnio, junto à superfície, coincidindo com a zona de luz ou eufótica. A zona termoclina, além de dificultar a

    3)

    passagem do calor da superfície para o fundo dos corpos de água, dificulta também a passagem do oxigênio dissolvido, que se dá apenas por meio de difusão molecular. A água do epilímnio apresenta baixo potencial

    4)

    de redução, levando à liberação do ferro e do manganês a partir do sedimento de fundo e a concentrações crescentes de fosfato, amônia, silicatos, carbonatos, íons cálcio e de gás sulfídrico. No epilímnio, o fitoplâncton utiliza o CO 2 no processo de fotossíntese, em parte retirado da solução em equilíbrio de bicarbonato de cálcio, o que induz a precipitação de carbonato de cálcio.

    Estão corretas, apenas:

    A)

    1, 2 e 4.

    B)

    2 e 4.

    C)

    2, 3 e 4.

    D)

    1 e 3.

    E)

    1, 3 e 4.

    43. Quanto

    aos

    efeitos

    indesejáveis

    da eutrofização,

    assinale a alternativa incorreta.

     

    A)

    Dependendo do grau de crescimento bacteriano, pode ocorrer, em períodos de mistura total da

    massa líquida (inversão térmica), mortandade de peixes e reintrodução dos compostos reduzidos em toda a massa líquida.

    B)

    O processo de eutrofização acelera o assoreamento, aumenta a acumulação de matérias e de vegetação, tornando um lago cada vez mais raso, até vir a desaparecer.

    C)

    O aumento da produtividade do corpo d‟água causa uma diminuição da concentração de bactérias heterotróficas que se alimentam da matéria orgânica das algas e de outros microorganismos mortos, aumentando o oxigênio dissolvido do meio líquido.

    D)

    Investigações epidemiológicas têm mostrado elevada correlação entre a presença de grandes concentrações de algas azuis e epidemias de distúrbios gastrintestinais.

    E)

    A eutrofização de corpos d‟água utilizados para

    irrigação compromete os sistemas de bombeamento, em virtude da obstrução além do crescimento de macrófitas nos canais.

    44. Quanto

    à

    contaminação

    por

    microorganismos

    patogênicos na água, analise as proposições abaixo.

     

    1)

    Os coliformes e outros organismos que habitam

    2)

    3)

    no trato intestinal não apresentam mortalidade natural quando expostos a condições ambientais diferentes do ambiente dominante dentro do sistema humano. A Escherichia coli é uma bactéria pertencente

    ao grupo dos coliformes fecais, e se reproduz exclusivamente no interior do intestino humano, não se reproduzindo, portanto, no solo e na água. A interpretação da cinética de mortandade de microorganismos patogênicos demonstra que quanto maior a concentração de organismos maior a taxa de remoção, fazendo com que a mortalidade seja mais rápida em rios poluídos do que nos limpos.

    4)

    Um dos principais indicadores de contaminação fecal em água são as bactérias do grupo coliformes totais (CT), que têm sido isoladas de fezes de animais de sangue quente, exceto dos seres humanos.

    Estão corretas, apenas:

     

    A)

    1, 2 e 4.

    B)

    3 e 4.

    C)

    1 e 3.

    D)

    1 e 4.

    E)

    2 e 3.

    www.pciconcursos.com.br

    45. Quanto

    ao

    parâmetro

    quantitativo

    de

    águas

    residuárias, é incorreto afirmar que:

    • 47. Na relação rio/aquífero, um rio que é alimentado pelo aquífero é denominado:

    A)

    nas grandes cidades, a variação da vazão das

    • A) efluente.

    águas residuárias é amortecida devido à

    • B) confluente.

    diversidade de atividades e costumes, e pelo

    • C) influente.

    comportamento dos grandes interceptores, que

    • D) criptorreico.

    podem atuar como reservatórios de amortecimento de cheias.

    • E) endorreico.

    B)

    no caso da determinação de vazão para dimensionamento da tubulação de águas

    • 48. A disponibilidade explotável (ou recursos explotáveis) de um aquífero corresponde:

    residuárias, deve ser acrescida a vazão de infiltração através das juntas e paredes das canalizações, caixas de passagem e dos poços

    • A) a toda água que se pode tirar dos poços atualmente existentes.

    de visita.

    • B) ao volume de água de recarga anual do aquífero.

    C)

    no modelo de esgotamento tipo sistema separador, a vazão parasitária que consiste de águas pluviais clandestinas deve ser considerada

    a vazão persistente se refere a uma vazão maior

    • C) ao volume que ainda se pode retirar do aquífero além daquele que já vem sendo retirado, mantendo-se o equilíbrio dos exutórios naturais.

    no dimensionamento dos coletores ou da estação

    • D) à potencialidade do aquífero.

    D)

    de tratamento.

    • E) à reserva reguladora acrescida de uma parcela da reserva permanente a ser definida num

    • 49. Acerca dos conceitos de águas subterrâneas, assinale

    ou menor que a vazão de projeto, que permanece por um tempo continuado de algumas horas ou dias, devido a fatores atípicos, mas eventualmente repetitivos e que podem interferir

    determinado tempo de explotação do aquífero.

    a alternativa incorreta.

    E)

    no comportamento da estação de tratamento.

    • A) O movimento das águas subterrâneas inclui

    • B) A água que percola através da superfície do solo

    em pequenas comunidades, a variação horária da vazão tem menor amplitude à noite, quando a população está dormindo, e torna-se máxima nos períodos de atividades típicas de uso de banheiros e cozinhas, na parte da manhã e à tarde.

    46. Quanto

    às

    tecnologias

    de

    tratamento

    de

    águas

    residuárias existentes, analise as proposições abaixo.

    deslocamentos laterais em que ocorrem gradientes hidráulicos em direção a áreas de descargas dos aquíferos.

    forma aquíferos não confinados, em contraste com aquíferos confinados, onde há água retida por solos mais permeáveis.

     

    1)

    Na ultrafiltração, a emulsão circula por

    2)

    3)

    • C) No subsolo, a porção superior da zona saturada é ocupada pelas águas subterrâneas situadas na região capilar e mantidas pela tensão superficial.

    membranas, fazendo com que as moléculas pequenas, como a da água, a atravessem, enquanto que as maiores continuam circulando, dando-se, dessa forma, a

    • D) A zona insaturada se estende da superfície até profundidades que vão de menos de um metro a algumas centenas de metros em regiões semi- áridas e é formada por água e ar.

    separação de diferentes substâncias que compõem a emulsão. No processo de filtração biológica, o filtro de

    • E) Todos os tipos de rochas ígneas, sedimentares ou metamórficas confinam águas subterrâneas nas diferentes regiões.

    alta taxa possui recirculação do efluente, conseguindo a mesma eficiência dos de baixa taxa, embora opere com cargas hidráulicas bem maiores. Os separadores água-óleo são empregados no tratamento de alguns despejos industriais, como, por exemplo, na recuperação de óleos emulsionados e lanolina de águas residuárias de lanifícios.

    4)

    No processo de lodos ativados, os protozoários e rotíferos atuam no polimento das águas residuárias, os primeiros consumindo pequenos flocos biológicos de partículas que não sedimentaram, e os segundos consumindo bactérias dispersas que não flocularam.

    Estão corretas:

     

    A)

    1 e 2, apenas.

     

    B)

    2 e 4, apenas.

    C)

    1, 3 e 4, apenas.

    D)

    1 e 3, apenas.

    E)

    1, 2, 3 e 4.

    www.pciconcursos.com.br

    50. A Política Nacional de Recursos Hídricos estabelece que o gerenciamento integrado dos recursos hídricos deve ser descentralizado e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades, refletindo esses princípios nos comitês de bacias hidrográficas. À luz da referida política, assinale a alternativa que não representa atribuição legal desses comitês.

    • A) Promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes.

    • B) Estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.

    • C) Propor ao Conselho Nacional e aos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos as acumulações, derivações, captações e os lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso de recursos hídricos, de acordo com os domínios destes.

    • D) Aprovar propostas de instituição dos Comitês de Bacia Hidrográfica e estabelecer critérios gerais para a elaboração de seus regimentos.

    • E) Acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da bacia e sugerir as providências necessárias ao cumprimento de suas metas.

    www.pciconcursos.com.br