You are on page 1of 3

Resumo das Principais Obrigaes Empresariais

ALGUMAS INFORMAES IMPORTANTES I Parte __________________________________________________________________ DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Seguro de Acidentes de Trabalho obrigatrio para todas as empresas que tenham empregados e/ou gerentes ao seu servio, estagirios e/ou formandos, que estejam na dependncia econmica da empresa em proveito da qual se presta o servio (art. 283 e 284 do Cdigo do Trabalho, regulamentado pela Lei 98/2009, de 4 de Setembro) Segurana, higiene e sade no trabalho Obrigatrio para todas as empresas que tenham empregados e/ou gerentes ao seu servio, estagirios e/ou formandos, que estejam na dependncia econmica da empresa em proveito da qual se presta o servio (art. 282 n 2 do Cdigo do Trabalho, regulamentado pela Lei 102/2009, de 10 de Setembro) Inscrio dos empregados na Segurana Social Tm que ser feita nas 24 horas anteriores admisso de novos trabalhadores, do prprio dia via internet desde que j tenha vnculo. (Lei n 110/2009, com a redaco dada pelo DL 330/98, de 2 de Novembro) Horrio de Trabalho Afixao obrigatria em local bem visvel, depois de devidamente comunicado ACT. (art. 216 Cdigo do Trabalho) Mapa de Frias do Pessoal Obrigatoriedade em possuir um mapa de frias, com indicao do incio e termo dos perodos de frias de cada trabalhador, dever ser elaborado at 15 de Abril de cada ano e afixado nos locais de trabalho, entre esta data e 31 de Outubro (art. 241 do Cdigo do Trabalho). Registo do Pessoal Obrigatoriedade em manter permanentemente actualizado o registo do pessoal em cada um dos seus estabelecimentos, com indicao dos nomes, datas de nascimento e admisso, modalidades dos contratos, categorias, promoes, retribuies, datas de incio e termo das frias e faltas que impliquem perda da retribuio ou diminuio dos dias de frias (art. 127, n 1, alnea j) do Cdigo do Trabalho). Trabalho Suplementar Registo Obrigatrio - O empregador deve ter um registo de trabalho suplementar em que, antes do incio da prestao de trabalho suplementar e logo aps o seu termo, so anotadas as horas em que cada uma das situaes ocorre (ns. 1 a 9 do art. 231 do Cdigo do trabalho). Este registo deve ser mantido durante 5 anos. Relatrio nico Empregador tem que entregar junto da entidade responsvel pela rea laboral, entre 16 de Maro a 15 de Abril (Portaria n. 55/2010). Este relatrio rene as seguintes informaes: Quadro de pessoal; Comunicao trimestral de celebrao e cessao de contratos de trabalho a termo; Relao semestral dos trabalhadores que prestaram trabalho suplementar; Relatrio da formao profissional contnua; Relatrio da actividade anual dos servios de segurana e sade no trabalho; Balano social; Registo de greves.

ALGUMAS INFORMAES IMPORTANTES I Parte (CONTINUAO) __________________________________________________________________ DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Registo de tempo de trabalho - Deve ser mantido em local acessvel e de consulta imediata, um registo que permita apurar o nmero de horas de trabalho prestadas pelo trabalhador, por dia e por semana, incluindo dos trabalhadores que esto isentos de horrio de trabalho, com indicao da hora de incio e de termo do trabalho, bem como das interrupes ou intervalos que nele no se compreendam para que se possa apurar o nmero de horas de trabalho prestadas pelo trabalhador, bem como das prestadas em acrscimo ao perodo normal de trabalho (art. 202 do Cdigo do Trabalho); Assegurar que o trabalhador que preste trabalho no exterior da empresa vise o registo imediatamente aps o seu regresso empresa, ou envie o mesmo devidamente visado, de modo que a empresa disponha do registo devidamente visado no prazo de 15 dias a contar da prestao (art. 202 do Cdigo do Trabalho); Manter durante cinco anos o registo dos tempos de trabalho, bem como a declarao expressa do trabalhador em como renuncia a dias de frias em substituio da perda de retribuio por motivos de falta e o acordo do empregador relativamente ao trabalho prestado para compensao dos perodos de ausncia ao trabalho efectuada por iniciativa do trabalhador (n 4 do art. 202 do Cdigo do Trabalho). Registo de processos de recrutamento Todas as entidades devem manter durante cinco anos o registo dos processos de recrutamento efectuados (art. 32 do Cdigo do Trabalho). Informao disponvel aos trabalhadores A entidade empregadora deve afixar na empresa, em local apropriado, a seguinte informao relativa aos direitos e deveres do trabalhador: o Sobre direitos e deveres dos trabalhadores em matria de Parentalidade (Directiva do Conselho Europeu n 91/533/CEE, transposta no Cdigo do Trabalho); o Sobre direitos e deveres dos trabalhadores em matria de igualdade e no discriminao (n 4 do art. 24 do Cdigo do Trabalho); o Sobre a existncia de postos de trabalho permanentes que se encontrem disponveis na empresa (art. 144 n 4 do Cdigo do Trabalho)

ALGUMAS INFORMAES IMPORTANTES II Parte __________________________________________________________________ DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE Mapa do Horrio de funcionamento do estabelecimento Obrigatoriedade de estar afixado em local visvel e poder ser requerido junto da Cmara Municipal ou Associao Local. (art. 5 DecretoLei n 48/96 alterado pelo Decreto-Lei 126/96) Inventrio das existncias Obrigatoriedade de efectuar uma contagem fsica reportada a 31/12 de cada ano e posterior valorizao a preo de custo sem IVA. Facturas, vendas a dinheiro ou documentos equivalentes Obrigatoriedade de emisso em funo dos valores e com os elementos respectivos (art. 35 CIVA) Perda de metade do capital No Balano Social, o Capital Prprio no pode ser inferior a metade do capital (art. 35 do Cdigo das Sociedades) Livros Selados As sociedades so obrigadas a possuir livro de Actas os livros de Inventrio e balanos Dirio Razo so facultativos desde Julho/2006, qualquer destes livros podem ser escriturados por meios informticos. Livros de Reclamaes Obrigatoriedade de todos os fornecedores de bens ou prestadores de servios que tenham contacto com o pblico de possuir e disponibilizar o livro de reclamaes (Decreto-Lei n 156/2005, com a redaco dada pelo Decreto-Lei 371/2007 de 6 de Novembro) SAF-T (PT) II Sistema de Controlo ao software Os sujeitos passivos de IRC que organizem a sua contabilidade e facturao com recurso a meios informticos, esto obrigados a produzir um ficheiro para fornecer Administrao Fiscal quando solicitado. (Portaria n 1192/2009)). Os programas de facturao devem ainda estar devidamente certificados pela DGCI (Portaria n 363/2010 de 23 de Junho) Obrigatoriedade de afixao de preos Todos os bens ou servios devem ter os seus preos afixados. Nestes valores devero estar includas todas as taxas e impostos, nomeadamente o IVA. (Dec. Lei 138/1990 alterado pelo Dec. Lei n 162/99) Cadastro Comercial Todos os titulares de estabelecimentos do ramo de comrcio por grosso ou a retalho, e empresas de venda por correspondncia, ao domiclio ou equiparadas so obrigadas a proceder ao registo dos seus estabelecimentos. (Dec. Lei n 462/99 de 5 de Novembro). No caso dos estabelecimentos de Restaurao e Bebidas o cadastro (Decreto-Lei n 234/2007, de 19 de Junho) NOTA: Esto aqui transcritas de uma forma resumida as principais obrigaes legais. No dispensa uma leitura cuidada dos respectivos diplomas que as regulamentam. Para mais informaes. contactar os nossos departamentos de Contabilidade/Fiscalidade ou Recursos Humanos Parede, Janeiro/2011

You might also like