You are on page 1of 8

BIOLOGIA 12 Ano

ESCOLA SECUNDRIA DE LEAL DA CMARA 2005/2006

TESTE: 2A

Nome....................................N.....T.......Data 9/12/2005 Durao: 90 m Nota: Os critrios de correco so os mesmos do teste anterior. 2 TESTE DE AVALIAO INDIVIDUAL Leia com ateno antes de comear a responder.

1. A fig, 1 ilustra uma experincia realizada com duas cobaias com o objectivo de estudar o funcionamento do aparelho reprodutor feminino.

A- uma cobaia qual foram retirados os ovrios. B- outra cobaia sem hipfise. A e B foram unidas por uma sutura lateral da pele e dos msculos abdominais, permitindo que o sangue dos dois animais se misturasse. Passado algum tempo, observou-se que os ovrios da cobaia B se hipertrofiaram, revelando numerosos folculos e corpos amarelos. 1.1. Indique duas hormonas inexistentes na cobaia A. 1.2. Indique uma hormona presente em grande quantidade na cobaia B. 1.3. Justifique a excessiva e permanente quantidade da hormona indicada na questo 1.2. Fig. 1

2. Escolha a opo que completa correctamente a afirmao: Na ovognese terminada a fase de multiplicao, espera obter-se, a partir de 100 ovognias, respectivamente, ovcitos I, ovcitos II e vulos funcionais em n de : A- 100, 100, 100. B- 100, 200, 200. C- 100, 200, 400. D- 200, 400, 400

3. A plula anticoncepcional feminina fornece continuamente estrognios e progesterona, impedindo a ovulao. Explique atendendo sua composio, o modo de aco da plula ao nvel do complexo hipotlamo/hipfise, referindo os consequentes efeitos sobre o ovrio.

4. Para que Louise Brown, o primeiro beb proveta, pudesse nascer, foi necessrio estudar profundamente o ciclo biolgico do Homem, muito especialmente o ciclo menstrual. Quando uma "menina" nasce, traz j nos seus ovros, todos os futuros vulos em diviso meitica. Esta travada, pouco antes do nascimento, em prfase I. S cerca de 24 horas antes de cada ovulao, reiniciada a meiose no ocito; 10 horas depois forma-se o 1 glbulo-polar. O 2 glbulo polar s se forma depois da penetrao do espermatozide no ocito II. Na fig. 2 B esto representados os primeiros passos seguidos para que Louise Brown fosse possvel. A fig. 2 A serve de termo de comparao, pois representa o desenrolar natural dos mesmos passos que esto indicados em B.

Fig. 2

4.1. Escolha a opo que completa correctamente a afirmao.

Para que a fecundao "in vitro" seja mais provvel, os mdicos induzem a maturao de mais de um folculo, o que se pode verificar, comparando o primeiro passo nos esquemas A e B. Para isso injectam na circulao sangunea da mulher, no incio do seu ciclo, uma hormona com propriedades idnticas s de:
A- LH B- FSH C- Estrognio

D- Progesterona 4.2. Escolha a opo que completa correctamente a afirmao. Mais tarde, e para que o momento da ovulao possa ser previsto com exactido, submetese a futura me a nova injeco hormonal. A hormona injectada deve ter propriedades idnticas a: A- LH B- FSH C- Estrognio D- Progesterona 4.3. Identifique os folculos representados no 3 passo do esquema B da fig. 2. 4.4. Refira o fenmeno que ocorre no passo 4 do esquema B da fig. 2. 4.5. Supondo que, durante as primeiras fases do desenvolvimento embrionrio, as divises celulares so sincrnicas (duram o mesmo tempo) e um ciclo celular dura cerca de um dia, quantos dias esteve Louise Brown no tubo de ensaio? 4.6. Os espermatozides utilizados na experincia do beb proveta formaram-se a partir de clulas situadas na periferia do tubo seminfero, no decurso de 4 etapas distintas. Estabelea as correspondncias entre os nmeros da coluna I e as letras da coluna II. COLUNA I 1. Multiplicao 2. Crescimento 3. Maturao 4. Diferenciao COLUNA II a) Concluso da diviso meitica, seguida de citocinese. b) Eliminao da maioria do citoplasma; formao de uma cauda; reorganizao dos organitos citoplasmticos. c)Armazenamento de pequena quantidade de substncia de reserva no citoplasma. d)Diviso dos ncleos das clulas por mitose, seguida de citocinese.

4.7. O ncleo do espermatozide tem de massa cerca de 3x10-12 gramas, enquanto que o ncleo da maioria das outras clulas do corpo humano tem o dobro da massa. Apresente uma explicao para este facto. 4.8.As clulas de Leydig situam-se na proximidade dos capilares sanguneos. Apresente uma vantagem para esta localizao. 5. Um casal dirigiu-se a uma consulta mdica com o objectivo de resolver o seu problema de infertilidade. Foram feitos vrios exames aos membros do casal, sendo o resultado de um desses exames o expresso no documento 1. Documento 1 Prametro
Volume de esperma N de espermatozides

RESULTADOS DO ESPERMOGRAMA Valor observado


5 mL 22 milhes / mL

Valores de referncia

2-5 ml > 20 milhes / mL

Mobilidade dos espermatozides Morfologia dos espermatozides Leuccitos

0,2 % 90 % sem flagelo 0,4 milhes / mL de esperma

> 50 % + de 1/3 normais < 1 milho / mL de esperma

5.1. Transcreva a letra da opo que completa correctamente a afirmao. De acordo com o doc. 1, o nmero de espermatozides com flagelo no volume total de esperma analisado aproximadamente de: A- 11 milhes B- 99 milhes C- 2,2 milhes D- 19,8 milhes 5.2. Explique a provvel causa de infertilidade do casal, relacionando-a com dois dados do documento 1. 5.3. Analise o documento 2. Algumas das tcnicas de Procriao Medicamente Assistida (PMA) presentemente utilizadas so a inseminao artificial (IA), a transferncia intratubria de gmetas (GIFT), a transferncia intratubria de zigotos (ZIFT) e a microinjeco -injeco intracitoplasmtica de esperma (IICE). , Pela IA, d-se a transferncia mecnica dos espermatozides, previamente recolhidos e tratados, para o interior do aparelho genital feminino. Atravs da GIFT, os dois tipos de gmetas, espermatozides e ovcitos (previamente isolados), so transferidos para o interior das trompas uterinas de modo que s a se d a sua fuso. Por meio da ZIFT, ambos os tipos de gmetas so colocados in vitro em condies apropriadas para a sua fuso. A microinjeco (IICE) uma tcnica em que um nico espermatozide seleccionado e injectado de forma directa no ovcito.
Relatrio-Parecer sobre Reproduo Medicamente Assistida 3/CNE/93 e Miriam Stoppard, Concepo, Gravidez e Parto, 2004

5.3.1.Transcreva a letra da opo que completa correctamente a frase. Das tcnicas de PMA referidas no documento 2, a que oferece maior probabilidade de sucesso para a resoluo do problema deste casal a: ABCDIICE GIFT IA ZIFT

6. A fig. 3 representa o resultado do cruzamento de ces de uma determinada raa.

Fig. 3

6.1. Classifique o tipo de hereditariedade verificada na transmisso da cor do plo destes ces. 6.2. Indique o gentipo dos ces brancos, pretos e malhados. 6.3. Indique se verificada alguma das leis de Mendel nestes cruzamentos. Justifique.

7. Escolha a opo que completa correctamente a afirmao. Se desejamos saber se um indivduo homozigtico ou heterozigtico para dois pares de genes que codificam caractersticas diferentes, devemos cruz-lo com um indivduo: A- heterozigtico para um par de genes e homozigtico recessivo para o outro par. B- homozigtico recessivo para os dois pares de genes. C- homozigtico dominante para um par de genes e homozigtico recessivo para o outro par. D- homozigtico dominante para os dois pares de genes.

8, Escolha a opo que completa correctamente a afirmao. Qual dos seguintes gentipos no ser encontrado entre os filhos de um casal com gentipos AaBBCc e aabbcc? A- AaBbCc. B- AaBbcc. C- AaBBCc. D- aaBbCc. E- aaBbcc.

9. O cruzamento de uma planta de flores vermelhas com uma de flores brancas resultou uma gerao F1 totalmente constituda por plantas com flores cor-de-rosa. Da autofecundao das plantas de F1 foram obtidas 100 sementes, que foram plantadas em vasos individuais e originaram 100 plantas. Antes que dessem flores, os vasos foram distribudos a diversas pessoas, uma delas voc. Qual a probabilidade de que a sua planta venha a produzir flores vermelhas? (Indique os clculos que efectuar)

10. Na espcie humana comum a miopia, uma anomalia visual hereditria.

Considere um casal, ambos com viso normal, em que o primeiro filho nasceu mope, fig. 4.

Mopes

Fig. 4

10.1. O gene para a miopia dominante ou recessivo em relao ao seu alelo para a viso normal? Justifique. 10.2. Representando a miopia pela letra M/m, procure interpretar no diagrama da fig. 4 a transmisso desta caracterstica entre os membros da famlia, indicando os gentipos dos indivduos 1, 3, 5 e 7. 11. O periquito da Austrlia pode apresentar quatro fentipos distintos quanto colorao da sua plumagem: amarelo, azul, verde ou branco.

Fig. 5

11.1. Escolha a opo que completa correctamente a afirmao. Os cruzamentos evidenciados referem-se a casos de: A- Monoibridismo. B- Diibridismo. C- Triibridismo. D- Tetraibridismo. 11.2. Determine os gentipos dos indivduos 1, 4 e 6. 11.3. Indique os fentipos e as respectivas propores, resultantes de um cruzamentoteste efectuado com o indivduo 5. Justifique recorrendo ao xadrez mendeliano.

12. A figura 6 representa a rvore genealgica de uma determinada famlia relativamente aos grupos sanguneos do sistema ABO e do sistema Rh.

Fig. 6

12.1. Mencione os dados que permitem afirmar que os indivduos 1 e 2 so heterozigticos relativamente s caractersticas em estudo. 12.2. Escreva o(s) gentipo(s) possveis dos indivduos 4 e 10. 12.3. Se o indivduo 2 necessitar de uma transfuso de sangue, explique por que razo pode ou no receber do indivduo 1.

COTAES:

FIM

Questo 1.1. 1.2. 1.3. 2. 3. 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. 4.8. 5.1. 5.2. 5.3.1 6.1. Cotao 6 3 10 6 10 6 6 4 4 6 6 8 6 6 8 6 5 Questo 6.2. 6.3. Cotao 6 8 7. 6 8. 6 9. 8 10.1. 10.2 11.1. 11.2. 11.3. 12.1. 12.2. 12.3. 8 8 6 6 10 8 6 8
Total 200

You might also like