You are on page 1of 44

AR CONDICIONADO

1 DEFINIO Processo de tratamento do ar de maneira a controlar simultaneamente a qualidade(pureza), distribuio, velocidade, temperatura e umidade do ar para o ambiente tratado.

AR CONDICIONADO

2 AR CONDICIONADO PARA CONFORTO. O conforto trmico ou as relaes entre o ambiente e os seres humanos tm sido percebidos, avaliados e at pesquisados. O conforto trmico ou a sensao de bem estar influenciado diretamente pelas : a) condies ambientais ( temperatura; umidade relativa do ar, movimento do ar ) b) tipo de roupa;
2

AR CONDCIONADO

A temperatura corporal est entre 36 e 37C . Abaixo desses valores mecanismos de termoregulao so acionados como a vasoconstrio, arrepios e aumento da taxa metablica na tentativa de se elevar a temperatura corporal.

AR CONDCIONADO

Acima desses valores o mecanismo de termo regulao, diminui a temperatura corporal por processos como a vasodilatao (os capilares aproximam-se da superfcie cutnea, havendo uma transferncia de energia para o exterior) e a produo de suor , que evapora e diminui a temperatura ao nvel da pele.
4

AR CONDCIONADO

A principal funo do suor no eliminar toxinas, mas regular a temperatura interna do corpo. Suamos sempre que nossa temperatura interna aumenta, e isso sinal de que nosso 'sistema de refrigerao' est equilibrado

AR CONDICIONADO

O corpo humano gera 58,2 Watts/m2 de superficie corporal em condies de repouso. Uma pessoa adulta tem em mdia 1,8 m2 de superficie corporal o que resulta em aproximadamente 105 Watts. Essa energia tambm responsvel por manter aquecido o corpo humano. Contudo o excesso ( ou a falta ) precisa ser transferido para outro meio para manter a temperatura corporal em equilibrio. Para que isso acontea a temperatura desse outro meio deve ser adequada para para permitir o fluxo de energia.

AR CONDICIONADO

CONFORTO E PRODUTIVIDADE
Condio Reduo do rendimento do grupo testado 9% 15% 23% 28%

Atmosfera fria com ar parado ( estagnado) Atmosfera quente com ar em movimento Atmosfera quente com ar parado ( estagnado ) Atmosfera quente com alta umidade

AR CONDICIONADO

3 RELEMBRANDO CONCEITOS DE FSICA

Condensao Processo de transformao de uma substancia do estado gasoso para o estado liquido. O processo de condensao acompanhado de liberao de energia trmica pelo fludo que para condensar entrega energia ao meio . As variaes de temperatura e presso juntas ou separadamente causam a condensao. Exemplo: um copo com gua gelada ( 5C p. ex. ) em um ambiente a 25C fica suado por fora pois a umidade do ar condensa formando gotculas. Ao mesmo tempo a temperatura da gua no interior do copo comea a aumentar pois recebeu energia da condensao da gua alm da troca de calor com o ar .
8

AR CONDICIONADO

Evaporao Processo de transformao de uma substancia do estado liquido para o estado gasoso. O processo de evaporao acompanhado de consumo de energia trmica ou seja a substancia para evaporar absorve energia trmica do meio. As variaes de temperatura e presso juntas ou separadamente causam a evaporao.

AR CONDICIONADO

Calor latente a grandeza fsica relacionada quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substncia deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do slido para o lquido, do lquido para o gasoso e vice versa.

Q = m.cL
10

AR CONDICIONADO

Calor sensvel a quantidade de calor que provoca apenas a variao da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensvel (Q) que um corpo de massa (m) recebe diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura. (t)

Q = m.c.t c = calor especifico


11

AR CONDICIONADO

4 CONDIES AMBIENTAIS DE CONFORTO. Temperatura o fator de maior influencia para que um ambiente possa estar dentro dos padres de conforto aceito pelas normas vigentes. Contudo um conceito subjetivo pois h variaes entre as percepes de bem estar de cada individuo.

12

AR CONDICIONADO

Umidade A quantidade de gua dissolvida no ar denominada Umidade Relativa (UR), ir determinar a capacidade do ar de absorver a umidade gerada pelo suor. Se a UR for alta o suor no evapora to facilmente causando desconforto pois o corpo comea a ficar molhado impregnando roupas e causando odores.

13

AR CONDICIONADO

Movimento do ar A velocidade do ar no entorno do individuo pode causar desconforto se estiver acima dos limites aceitveis influenciando diretamente nas trocas de calor. Um fluxo de ar diretamente sobre uma parte do corpo causa desconforto pela diferena de temperatura imposta ao individuo

14

AR CONDICIONADO

Qualidade do ar Ar uma mistura de gases onde predominam o Nitrogenio (78%), Oxigenio (20,9%), outros gases (1,1% - CO2-ArgonioNenio-) e vapor de gua. A quantidade de vapor de gua depende da presso atmosfrica e temperatura. Em condies normais de presso e temperatura h em torno de 4% de vapor de gua no ar. A qualidade do ar pode ser alterada por contaminantes slidos, gasosos ou pela variao na quantidade dos gases que compem o ar natural. Por exemplo em uma sala fechada ocupada por pessoas sem renovao de ar a quantidade de CO2 aumentar tornando-se um contaminante do ar .
15

AR CONDICIONADO

5 CARGA TRMICA Definio a quantidade de calor a ser retirada ou fornecida ao ar para manter o ambiente nas condies desejadas. A carga trmica composta pelas carga trmica gerada dentro do ambiente tratado e a carga trmica externa gerada pela diferena de temperatura interna e externa e a insolao que incide sobre as paredes e janelas.

16

AR CONDICIONADO

Carga trmica externa -Vizinhos onde no h climatizao - Insolao

17

AR CONDICIONADO

Carga trmica interna - Pessoas -Equipamentos -Iluminao -Motores eltricos ( Ver tabelas nas paginas 53 a 60 ABNT-16401-1 )

18

AR CONDICIONADO

Carga trmica caractersticas do imvel A transmisso de calor est diretamente relacionada aos tipos de materiais utilizados na construo do imvel como por exemplo: - espessura das paredes interna e externa - Materiais de revestimento interno e externo - Cor das paredes - tipo de iluminao ( quente ou fria ) - quantidade de janelas
19

AR CONDICIONADO

Unidades usuais em ar condicionado - Quilocalorias / hora ( kcal/h) - Quilowatts ( kw ) - Toneladas de refrigerao TR * - Unidade trmica britnica/hora ( Btu/h) * Energia necessria para derreter uma tonelada de gelo em 24 horas

20

AR CONDICIONADO

Converso de unidades

21

AR CONDICIONADO

6 - EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR

Os equipamentos ou sistemas de condicionamento de ar tem por funo bsica transferir energia trmica de um ambiente para outro, alm do tratamento do ar.

22

AR CONDICIONADO

Ciclo de refrigerao

Ambiente Interno

Ambiente Externo

23

AR CONDICIONADO

AR CONDICIONADO DE JANELA ( ACJ)

24

AR CONDICIONADO

AR CONDICIONADO DE JANELA ( ACJ)

25

AR CONDICIONADO

SPLIT SYSTEM

26

AR CONDICIONADO

SPLIT SYSTEM

27

AR CONDICIONADO

Split parede ou High-wall

28

AR CONDICIONADO

Split piso teto

29

AR CONDICIONADO

Split piso teto instalao tpica

30

AR CONDICIONADO

Split para duto ou split dutado

Evaporador

Condensadores

31

AR CONDICIONADO

Split Cassete - instalao aparente para ser usado embutido no forro de gesso Evaporador

Condensadores

32

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED Condensao a ar - condensador remoto

33

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED - Condensao a ar condensador remoto

34

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED Condensao a ar - condensador Acoplado ou Incorporado

35

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED Condensao a ar - condensador incorporado

36

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED Condensao a gua

37

AR CONDICIONADO

SELF CONTAINED Condensao a gua

38

AR CONDICIONADO

CHILLERS Equipamentos para resfriar gua. Usados para grandes instalaes.

39

AR CONDICIONADO

Chiller condensao a ar

40

AR CONDICIONADO

41

AR CONDICIONADO

CHILLER CONDENSAO A GUA

42

AR CONDICIONADO

43

AR CONDICIONADO

Literatura
Norma Brasileira ABNT NBR-16401-1 Projeto das Instalaes ABNT NBR-16401-2 Parmetros de conforto trmico ABNT NBR-16401-3 Qualidade do ar interior ASHRAE American Society of Heating, Refrigeranting and Air-conditioning Engineers Industrial Ventilation ABRAVA Assiciao Brasileira de Refrigerao , Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento

44

You might also like