You are on page 1of 5

16 Tipos de Pessoas (Análise de Personalidade pelo Método MBTI e Keirsey) Usado por profissionais de RH ou de forma teórica para entendermos

pessoas e culturas. OBJETIVO Primeiro, gerar um melhor entendimento sobre as pessoas. Exemplo: a necessidade que as empresas têm de ver se o candidato tem determinadas características. Todos têm habilidades específicas e podem contribuir de formas diferentes para o rendimento da empresa. Uma pessoa extrovertida pode ser um ótima vendedora, mas será que ele será tão competente lidando com questões duras de administração e planejamento? Por outro lado, alguém calado e introvertido pode ser o ideal fazendo o planejamento estratégico daquilo que será dito, das relações causais e etc. Segundo, é uma forma de compreendermos melhor as pessoas pelo mundo, cada um com seu jeito de ser. Algumas culturas têm predominância desse ou daquele tipo de pessoa. Os japoneses, são conhecidos por serem mais quietos e competentes; os franceses, podem ser vistos como mais duros ; os ingleses, como reservados ; os americanos como exploradores , etc.. O sistema O sistema é baseado em Jung (psicólogo de corrente alternativa à de Freud) e divide os seres humanos em 16 tipos diferentes de pessoas com a combinação dos resultados de 4 diferentes análises. Todos agem em todos os níveis, o que o teste busca são preferências individuais: o que predomina em cada pessoa: 1 Extroversão X Introversão (O Fluxo de Energia Mental)

Extroversão é quando agimos no mundo . Somos extrovertidos quando conversamos com alguém (falar e escutar), preparamos comida ou consertamos algum objeto. Enfim, a extroversão acontece quando interagimos com o mundo. Introversão é quando pensamos e refletimos . Somos introvertidos quando lemos um livro, pensamos sobre o que fizemos ou dissemos, prestamos atenção ao que estamos sentindo ou refletimos sobre determinado problema em nossas vidas.

fechamos um assunto para seguirmos em frente. sem planejar. pensamos em sentidos ocultos sob aquilo que as pessoas dizem ou fazem. ou quando vemos as coisas em contexto. Pela intuição quando descobrimos uma nova forma de fazer as coisas. fazemos as coisas de última hora. decidimos não aceitar um trabalho pois não gostamos do ambiente de trabalho ou decidimos ir a algum lugar para estar mais perto de alguém que gostamos. concreta. em detrimento daquilo que seria o que mais gostamos . Emocional quando decidimos comprar algo por que gostamos. agendamos compromissos. ou seja. por cima . Somos perceptivos quando adiamos decisões a fim de verificar as outras opções disponíveis. quando recolhemos informações de uma forma literal. Isso acontece quando comemos algo. decoramos um discurso. seguimos os passos de um plano ou percebemos a mudança de temperatura e iluminação. deixamos de falar algo porque pode magoar alguém. formulamos e expressamos julgamentos. 4 Julgador X Perceptivo (Nossas atitudes em relação ao mundo externo) Somos julgadores quando fazemos listas do que fazer. 3 Racional X Emocional (Como tomamos decisões) Racional quando fazemos pesquisas e escolhes com base em nossas reais necessidades. forma-se uma tabela: E S F P Extrovertido Sensitivo Emocional Perceptivo I N T J Introvertido Intuitivo Racional Julgador . pensamos sobre as implicações futuras do que fazemos. pois já temos outras em bom estado. ou fazemos planos para a realização de tarefas. Juntando tudo.2 Sensitivo X Intuição (Como recolhemos informações) Pelos sentidos quando utilizamos nossos cinco sentidos para recolher informações. decidimos o que fazer conforme as coisas forem evoluindo. quando fazemos a coisa certa . escolhemos não comprar uma camisa nova. agimos espontaneamente.

que o caracteriza melhor.As combinações levam a 16 tipos de pessoas. cada uma com uma forma diferente de ver o mundo e de interagir com ele. Todas com suas características fortes e fracas. Para cada um existe um título . Os tipos possíveis são (em parêntesis uma denominação alternativa): ISTJ ESTJ ISFJ ESFJ ISTP ESTP ESFP ISFP ENTJ INTJ ENTP INTP ENFJ INFJ ENFP INFP The Duty Fulfillers (inspectors = os inspetores do dever ) The Guardians (supervisors= os supervisores ) The Nurturers (protectors = os protetores ) The Caregivers (providers = os provedores ) The Mechanics (crafters = os restauradores ) The Doers (promoters= os promotores / fazedores ) The Performers (igual= os artistas ) The Artists (composers= os compositores ) The Executives (fieldmarshals= os executivos / comandantes ) The Scientists (mastermind= os cientistas / mentores ) The Visionaries (inventors= os inventores / descobridores ) The Thinkers (architets= os pensadores ) The Givers (teachers= os ensinadores ) The Protectors (counselors= os defensores ) The Inspirers (champions= os inspiradores ) The Idealists (healers= os idealistas ) Em português: ENFJ/ENFP/ENTJ/ENTP/ESFJ/ESFP/ESTJ/ESTP/INFJ/INFP/INTJ/INTP/ISFJ/ISFP/ISTJ/ISTP/ .