You are on page 1of 17

Vinte e cinco rvores de Lisboa

Apresentao

a cidade, as rvores melhoram a qualidade do ar, produzindo oxignio atravs da fotossntese, evitam a eroso segurando a terra e evitando que a chuva a arraste, amenizam o clima, so uma fonte de alimento e refgio para muitos animais e embelezam as ruas, avenidas e jardins. Em Lisboa existem mais de 600.000 rvores: rvores com diferentes tamanhos, cores e formatos, pertencentes a 200 espcies diferentes, cada uma com as suas caractersticas e o seu valor. Algumas dessas espcies so autctones e outras vieram de outras regies do mundo, mas todas se adaptam melhor ou pior ao clima da nossa cidade. Com este Guia, queremos convidar-te a descobrir e conhecer 25 rvores de Lisboa. Nestas pginas encontrars 25 espcies de rvores mais frequentes, assim como as suas caractersticas, o seu valor e utilidade, algumas curiosidades e a referncia a alguns locais da cidade onde poders encontrar cada uma delas. A Cmara Municipal de Lisboa planta, cuida e protege as rvores da cidade mas tambm tu podes ajudar! Para gostarmos e percebermos a importncia das coisas, temos que as conhecer. Por isso, pega no teu Guia e mos--obra! Nas pginas seguintes encontrars o ndice, uma pgina que te ensina a utilizar o Guia e um glossrio de palavras mais difceis. Sempre que andares por Lisboa, olha para as rvores com olhos de ver, descobre que rvores existem em cada local por onde passas, na tua rua, no teu bairro e tambm na tua escola. As rvores de Lisboa agradecem-te

A Cmara Municipal de Lisboa

Como usar este guia Pinheiro-manso


ndicepinea Pinus

Como usar este guia


Pgina-tipo

L 150

Longevidade aproximada Medida em anos, pode ser Pouco Longeva (PL), Longeva (L) ou Muito Longeva (ML). Nome comum o nome mais utilizado no dia-a-dia. Pode variar consoante o pas e at a regio.
Sobreiro
Quercus suber

Folhagem Pode ser caduca, persistente ou marcescente. Origem Pode ser autctone ou no autctone com identificao da origem.
Sudoeste Europeu Norte de frica

Accia-bastarda Accia-do-Japo Azinheira Brdo

Nome comum

Sophora japonica Acer negundo

Robinia pseudoacacia

Nome cientfico

Pgina 9 8

Altura Medida em metros.

Quercus rotundifolia Quercus robur

10

Carvalho-alvarinho Choupo-branco Choupo-negro

Carvalho-cerquinho

Populus alba

Quercus faginea

12 14 16 13

11

ML 1000

Cipreste-comum Eucalipto Freixo Ginkgo

Populus nigra

Espinheiro-da-Virgnia

Cupressus sempervirens Eucalyptus globulus Ginkgo biloba Gleditsia triacanthos

15 17

Nome cientfico Em latim, este nome igual em todo o mundo. A primeira palavra corresponde ao gnero; a segunda espcie. Famlia Grupo taxonmico que compreende um ou mais gneros. Cada gnero pode integrar uma ou vrias espcies.

10 m 20 m
Fagceas

Copa

Larga e arredondada, sem forma regular.

Fraxinus angustifolia Jacaranda mimosifolia Celtis australis Olea europaea Cercis siliquastrum Phoenix canariensis Pinus pinea Platanus x hybrida Quercus suber Tipuana tipu

Jacarand Olaia

20 22 24 23 25 21

19

18

Ldo-bastardo Oliveira

Tronco

Grosso e largo, casca (cortia) castanho-avermelhada, flexvel e muito resistente ao fogo.

Palmeira-das-Canrias Pinheiro-manso Pltano

26 28 27

Pltano-bastardo Sobreiro Tlia-prateada Tipuana Ulmeiro

Acer pseudoplatanus Tilia tomentosa Ulmus procera

Escala comparativa Com esta figura humana mais fcil perceber a real dimenso da rvore. Florao indica Este smbolo quando que surgem as flores. Frutificao Este smbolo indica quando que surgem os frutos.

Pequenas e simples, com 2,5 a 10 cm de comp., verde-escuras, brilhantes na pgina superior e acinzentadas na inferior, ovadas com margens muito serradas.

Folhas

30 32 31

29

Flores

As dispostas em cachos de 5 a 6 cm, medem 4 a 8 cm de comp.. As apresentam-se isoladas ou em pequenos grupos. Abril~Maio, at Outubro.

Abunda no Parque Florestal de Monsanto, podendo ser ainda observado no Castelo de So Jorge, na Mata de Alvalade e na Quinta da Bela Vista.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Frutos

Bolotas secas e cilndricas, com 2 a 4,5 cm de comp., castanho-amareladas, ovais e revestidas por uma cpula que parece um Final do Vero~Incio Inverno. carapuo.

do tronco do sobreiro que, de dez em dez anos, se extrai a cortia. A cortia constitui um ptimo isolante contra o frio e o calor, sendo utilizada em inmeros materiais de isolamento na construo de edifcios e no fabrico de rolhas e outros objectos. com essa finalidade que o sobreiro cultivado desde a antiguidade.

Curiosidades

Glossrio As palavras a cinzento esto descritas no Glossrio.


3

Como usar este guia


Glossrio

L 150
camada de clulas vivas. Tambm se pode chamar floema ou lber. Comp. Comprimento. Composta (folha) Folha que se divide em fololos, ou seja, formada por vrios limbos pequenos ligados ao mesmo pecolo. Copa Conjunto dos ramos e folhas. Corola formada pelas ptalas da flor e pode ser envolvida pelas spalas (clice). Dimorfismo foliar Diz-se das plantas onde possvel encontrar folhas de formas diferentes (por exemplo, em ramos superiores e inferiores, em jovem e em adulta, etc). Diica (planta) Diz-se de uma planta que tem s flores femininas ou masculinas. Eroso Fenmeno da natureza, provocado pela chuva, vento e outros factores ambientais, que consiste em desagregar e transportar as partculas mais finas, quebrar rochas e agregados e conduz diminuio da fertilidade dos solos. As plantas reduzem-na, protegendo os solos. Espcie Conjunto dos indivduos com maior afinidade gentica e caractersticas comuns, podendo reproduzir-se entre si. Estame Pea masculina da flor, constituda por filete e antera onde se encontra o plen. Famlia Grupo taxonmico entre a Ordem e o Gnero. Nas plantas, o nome em latim das famlias termina em acea. Flor rgo reprodutor das plantas angiosprmicas constitudo pelo clice, spalas, ptalas, androceu (estames) e gineceu (carpelos). Folha rgo da planta que capta a luz solar, onde se realiza a fotossntese e onde se do as trocas gasosas (respirao, transpirao). Fololo Parte ntegra de uma folha composta, correspondente a um limbo parcial.

Pinheiro-manso
Pinus pinea
Fotossntese Processo que transforma energia luminosa em energia qumica processando o dixido de carbono e outros compostos, gua e sais minerais, em compostos orgnicos e produzindo oxignio. Fruto um ovrio amadurecido que contm as sementes da planta. Gnero Grupo taxonmico entre a famlia e a espcie; inclui uma ou mais espcies. Gineceu Parte feminina de uma flor, constitudo por ovrio, estilete e estigma. Glabra (folha) Superfcie lisa, sem plos. Hermafrodita (flor) Uma flor que tem rgos reprodutivos femininos e masculinos. Inflorescncia Um grupo de flores no mesmo caule. Imparipinulada Diz-se de uma folha composta que tem fololos em ambos os lados do eixo principal e que rematado por um dos fololos que existem em nmero mpar. Larg. Largura. Lobada (folha) Folha cujo recorte do limbo dividido em pores arredondadas. Longevidade Tempo de vida que pode, geralmente, ser atingido pela rvore. Mcula Mancha. Monica (planta) Apresenta rgos masculinos e femininos na mesma planta. Marcescente (folha) Folha que no se desprende imediatamente aps murchar, podendo coexistir com as folhas novas. Oposta (folha) Plantas que apresentam duas folhas em cada n. Pgina (folha) Face da folha; inferior ou superior. Pecolo P da folha que une a bainha ao limbo. Pednculo P da flor ou do fruto.
5

Masculino Feminino
Agulha Folha rija, estreita e longa apresentada por algumas espcies de rvores pertencentes s conferas (pinheiros, abetos e cedros). Alterna (folha) As plantas de folhas alternas tm apenas uma folha em cada n. Amentilho Inflorescncia em espiga densa pendente. Androceu Parte masculina de uma flor. rvore Planta dividida em trs partes principais: copa, tronco e razes. rvore classificada de interesse pblico rvore que pelo seu porte, estrutura, idade, raridade ou ainda por valor histrico ou cultural se distingue de outros exemplares. O Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas o organismo responsvel por esta classificao (acto publicado na forma de aviso, na pgina de internet da Autoridade Florestal Nacional). Autctone As espcies autctones so as que podem existir naturalmente no local em que se encontram. Bolota Fruto do carvalho, sobreiro e azinheira, provido de cpula e casca grossa. Brctea Folha modificada em forma de escama, geralmente menor do que a folha vulgar. Cacho Tipo de inflorescncia que apresenta flores com p curto. Caduca (folha) As rvores de folha caduca perdem todas as suas folhas em menos de um ano, ficando nuas at nascerem as novas. Clice Conjunto das spalas da flor. Cpsula Fruto seco que liberta as sementes, atravs de mecanismos especiais de abertura. Casca Camada protectora que cobre o tronco. A parte externa est morta mas por baixo dela existe uma
4

Persistente ou Perene As folhas das rvores de folha perene ou persistente caem e so sempre substitudas de modo a que a rvore nunca fique sem folhas. Ptalas Partes das flores que constituem a corola e protegem os estames; normalmente coloridas, ajudam a atrair os insectos que fazem a polinizao. Pubescente (folha) Superfcie coberta de plos. Raiz Nas rvores, costuma ser muito forte e serve para se fixarem na terra e para absorverem do solo a gua e as substncias minerais que necessitam. Estes constituem a seiva bruta e sobem atravs do tronco e dos ramos at s folhas. Recompostas (folhas) Folha formada por diversas folhas compostas em torno de um eixo central. Smara Fruto seco com um prolongamento em forma de asa. Semente Estrutura reprodutora que contm uma planta embrionria e uma reserva alimentar. Spalas Abas externas que protegem o boto da flor e constituem o clice. Serrada (folha) Folha cujo recorte do limbo aparenta dentes agudos e inclinados. Simples ( folha ) Diz-se de uma folha no composta. Taxonomia ou Sitemtica Cincia que classifica e denomina os seres vivos. Tronco Caule mais ou menos grosso que suporta o peso dos ramos que dele partem. A seco do tronco mostra uma srie de anis que indicam a idade da rvore, j que cada anel corresponde a um ano. Vagem Fruto seco que se abre ao comprimento de ambos os lados. Variedade Conjunto de indivduos que, embora pertenam mesma espcie, possui caractersticas prprias que os distingue dos mais pertencentes mesma espcie.

Para saber mais

Pinheiro-manso
Pinus pinea

L 150
Fagceas

Livros
Beatriz e o Pltano Ilse Losa Edies ASA A rvore em Portugal Francisco Caldeira Cabral Gonalo Ribeiro Telles Assrio & Alvim O meu primeiro livro da Natureza A. Wilkes Civilizao rvores de Portugal e Europa C. J. Humphries F.A.P.A.S. Dicionrio escolar da natureza David Burnie Civilizao Editora Atlas bsico de botnica Llus Borrs Didctica Editora Enciclopdia Visual: rvores David Burnie Verbo Guia dos parques, jardins e geomonumentos de Lisboa Naturterra Cmara Municipal de Lisboa

Sites
Cmara Municipal de Lisboa www.cm-lisboa.pt Lisboa Verde lisboaverde.cm-lisboa.pt Autoridade Nacional Florestal www.afn.min-agricultura.pt Agncia Portuguesa do Ambiente www.apambiente.pt ICNB - Instituto da Conservao da Natureza e Biodiversidade www.icnb.pt LPN - Liga para a Proteco da Natureza www.lpn.pt Quercus - Associao Nacional de Conservao da Natureza www.quercus.pt Arborium - Atlas de rvores de Leiria www.arborium.net Naturlink www.naturlink.sapo.pt rvores e arbustos de Portugal arvoresdeportugal.free.fr Associao rvores de Portugal www.arvoresdeportugal.net

Accia-bastarda
Robinia pseudoacacia

L 150

25 m

Amrica do Norte e Central

Accia-do-Japo
Sophora japonica

L PL 150 70

25 m

China Japo Coreia

Leguminosas

Leguminosas

Copa

Larga, arredondada e com abertas.

Copa

Arredondada e sem forma regular.

Tronco

Liso com casca castanho-escura nas rvores jovens, tornando-se mais cinzenta e fendida nas rvores adultas.

No Jardim da Praa da Alegria, no Jardim do Campo Grande, na Mata da Madre Deus, ao longo da Avenida da Liberdade e ainda na Avenida Infante Dom Henrique.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Fino, com ramos retorcidos, casca rugosa e fendida, castanho-acinzentada ou escura.

Folhas

Compostas, imparipinuladas, com 15 a 20 cm de comp., com 7 a 21 fololos elpticos e margem inteira.

Flores

Inflorescncia com flores brancas com pequeno clice dourado, com 1 ou 2 cm, perfumadas e comestveis. Abril~Maio.

Frutos

Vagens estreitas e compridas com 5 a 10 cm de comp., verde-acastanhadas. Agosto~Setembro.


8

Por ser muito parecida com as accias foi chamada accia-bastarda; no entanto, esta rvore no pertence ao mesmo gnero das verdadeiras accias. Recebeu o nome Robinia em homenagem ao seu introdutor na Europa, Jean Robin, jardineiro de Henrique IV, que semeou em 1624 a primeira rvore desta espcie. A sua madeira, cuja cor amarelo-limo pouco frequente, tem diversas aplicaes. H quem acredite que esta planta pode ter usos medicinais: para preparar um tnico ou fortificante, devem macerar-se 15 gramas das suas flores em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, agitar todos os dias e, depois, filtrar. Dever ser tomada uma colher de sopa antes do almoo e duas antes do jantar.

Curiosidades

Folhas

Compostas, imparipinuladas, com 15 a 25 cm, verde-escuras, ovais de margens inteiras.

uma rvore ornamental e de sombra, mais utilizada em alinhamento nos passeios dos jardins e avenidas, como se pode observar na Avenida da Liberdade, na Avenida Ressano Garcia ou ainda no Parque Eduardo VII.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Flores

Inflorescncia piramidal com pequenas flores brancas, com clice branco. Meados do Vero.

Frutos

Vagens verde-escuras, entre 5 e 8 cm, compridas e comprimidas entre sementes. Outubro~Novembro.

Tem inmeras propriedades medicinais: os seus botes florais so muito utilizados na indstria farmacutica. Em Portugal, a accia-do-Japo, quando se encontra longe das cidades, porque o vento ou algum animal transportaram as suas sementes para uma floresta natural, pode tornar-se uma praga, pois cresce mais depressa do que as outras espcies, roubando-lhes o espao e os nutrientes. Em Lisboa, a plantao da accia-do-Japo controlada, no havendo esse perigo. 9

Curiosidades

Azinheira
Quercus rotundifolia

L 500 150

20 m
Fagceas

Brdo
Acer negundo

L 200

12 m 20 m
Acerceas

Amrica do Norte Mxico

Copa

Arredondada ou oval, no muito alta.

Copa

Larga, esfrica mas irregular, com ramos numerosos e erguidos.

Tronco

Casca cinzento-parda, com fendas pequenas e pouco profundas.

Folhas

Tal como o sobreiro, existe em grandes ncleos nas principais matas e parques da cidade, abundando no Parque Florestal de Monsanto, fazendo parte de povoamentos classificados de interesse pblico. Vale ainda a pena ver os melhores exemplares de Lisboa no Jardim Botnico da Ajuda.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Curto, casca lisa e cinzenta nas rvores jovens, tornando-se fendida na superfcie e mais escura com a idade.

Simples, arredondadas, verde-escuras e glabras na pgina superior e esbranquiadas e pubescentes na pgina inferior, com as margens recortadas.

Flores

Verde-acinzentadas, muito pequenas, em cachos de 5 a 13 cm. Abril~Maio.

Frutos

Bolotas castanho-claras, ovais, que consistem numa grande semente com 1,5 a 3,5 cm de comp. com uma cpula em forma de carapuo. Outubro~Novembro.
10

Esta rvore, muito abundante em Portugal, forma extensos montados chamados montados de azinho. A azinheira uma das poucas rvores que, por ser to valiosa, tem uma proteco especial em Portugal (Decreto-Lei n. 155/ 2004) porque, em certas situaes de temperatura alta e secura extremas, associada a outros arbustos, forma um matagal que constitui a nica proteco do solo. As azinheiras jovens so arbustos cujas folhas tm picos nas pontas e so parecidas com as do azevinho e do carrasco. Nas rvores adultas, a forma da folha diferente redonda. Nesta espcie existe dimorfismo foliar.

Curiosidades

Folhas

Compostas, imparipinuladas, com 5 a 15 cm de comp., verde-claras, com 3 a 5 fololos ovais, longos, grosseiramente dentados.

Flores

Existe em locais to diferentes como no Jardim do Campo Grande, no Jardim da Estrela, na Mata do Vale do Silncio, no Miradouro de Santa Catarina, no passeio ribeirinho ao longo da Avenida da ndia entre o Cais do Sodr e a Praa do Comrcio e ainda na Rua Rodrigues Sampaio. No Parque Bensade existe um povoamento de rvores classificadas de interesse pblico, onde podemos encontrar esta espcie.

Onde podemos v-la em Lisboa?

rvore diica: as so inflorescncias erectas avermelhadas enquanto que so pendentes branco-amareladas. Maro~Abril.

Frutos

Pequenas smaras verde-amareladas, com duas longas asas em arco. Setembro~Outubro.

Foi introduzida na Europa nos finais do Sc. XVII: para facilitar a propagao da espcie, as sementes do brdo tm duas asas que lhes permitem voar e disseminar-se. A variedade cultivada pelo Homem variegatum apresenta folhas com um mosaico verde e amarelo. um exemplar feminino, muito usado com fins ornamentais. 11

Curiosidades

Carvalho-alvarinho
Quercus robur

L 300

30 m 45 m
Fagceas

Carvalho-cerquinho
Quercus faginea

L 300

20 m
Fagceas

Copa

Alta e larga, com forma irregular.

Copa

Abobadada e rala.

Tronco

Alto e largo, casca clara e lisa nas rvores jovens, tornando-se, com o envelhecimento, mais gretada e castanho-escura.

Folhas

Embora existam alguns exemplares no Marqus de Pombal, no Parque Florestal de Monsanto que abundante, encontrando-se um pouco por todo o lado. O Parque do Calhau um dos espaos onde se encontra o carvalho-alvarinho.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Normalmente direito, com casca acinzentada ou pardo-acinzentada, com muitas gretas pouco profundas, nas rvores mais velhas.

Simples, verdes na pgina superior e plidas na inferior, castanho-alaranjadas no Outono, com 5 a 19 cm de comp., lobadas, formando lobos assimtricos.

As flores so espigas pendentes verde-amareladas de 5 a 13 cm de comp. e as so avermelhadas, em grupos de 2 ou 3 flores muito pequenas. Maro~Abril.

Flores

Frutos

Bolotas oblongas, castanho-claras, ovais e com 15 a 40 mm de comp. As bolotas amadurecem e caem em Outubro.
12

A sua madeira rija, pesada e resistente humidade utilizada no fabrico de mveis e barcos. Tambm se obtm dele substncias para tinturas e as bolotas so um bom alimento para porcos. O nome druda deriva de uma palavra celta que significa carvalho. Os Drudas eram sacerdotes e reuniam-se em carvalhais para fazerem rituais misteriosos e recolherem o visco (um parasita com propriedades medicinais). Na Pennsula Ibrica o carvalho representa a fora e a resistncia e a sua folha o smbolo do ICN e da QUERCUS. Os bugalhos que podem confundir-se com as bolotas so formaes esfricas resultantes da picada de insectos.

Curiosidades

Folhas

Simples, verde-escuras, ovais, com 2 a 11 cm de comp. e margens dentadas.

Existe em pequenos conjuntos, muito espalhados por todo o Parque Florestal de Monsanto integrando povoamentos de rvores classificadas de interesse pblico. Se visitares a Zona Vedada do Espao Monsanto, pede ao guia para te mostrar um carvalho-cerquinho.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Muito pequenas, amarelo-esverdeadas, encontrando-se as agrupadas em cachos finos e as em pontos solitrios, dentro de uma pequena cpula. Abril~Maio.

Flores

Frutos

Bolotas cilndricas, castanho-claras, com 15 a 35 mm de comp., com uma cpula em forma de carapuo. As bolotas amadurecem no incio do Outono.

uma espcie de folha marcescente. muito utilizada para construo e marcenaria. Esta uma das espcies com distribuio mais alargada no nosso pas j que cresce em todo o tipo de solos e aguenta bem as variaes climticas. Consta que, durante o imprio romano, se podia ir de Lisboa (Olisipo) at Roma sob cobertura de uma grande floresta que, no primeiro troo, era de carvalho-cerquinho. A esta espcie tambm se d o nome de carvalho-portugus. 13

Curiosidades

Choupo-branco
Populus alba

L 150 200

30 m
Salicceas

Europa sia frica

Choupo-negro
Populus nigra

L PL 150 100

20 m 35 m
Salicceas

Europa sia | frica Amrica

Copa

Ampla e um pouco irregular.

Copa

Estreita e irregular ou em forma de coluna, dependendo da variedade.

Tronco

Com casca lisa branca ou verde-acinzentada, nas rvores com mais idade apresenta mculas escuras e fendas.
Na Mata do Vale do Silncio, onde juntamente com choupos-negros, constituem a maior alameda da cidade composta por estas duas espcies. Existe uma rvore classificada de interesse pblico do mesmo gnero mas da espcie Populus x canadensis, no Parque dos Lilazes.

Tronco

Curto e direito, com casca castanho-acinzentada que escurece e ganha sulcos profundos com a idade.
Onde podemos v-la em Lisboa?

Folhas

Folhas

Ovadas nos ramos baixos e lobadas nos mais altos, verde-escuras na pgina superior e brancas na inferior, com 6 a 12 cm de comp., ligeiramente dentadas.

Simples, verde-claras brilhantes, com 10 cm de comp., mais ou menos triangulares e com margens finamente dentadas.

Flores

rvore diica: as flores formam amentilhos, avermelhadas, maiores e menos densas que as as quais so amarelo-esverdeadas. Maro~Abril.

Frutos
14

Cpsulas pequenas e avermelhadas, com gros algodonados. Junho.

Distingue-se dos outros choupos por ter a pgina inferior branca, enquanto que os outros as tm verdes, cinzentas ou prateadas. A sua madeira muito utilizada no fabrico de fsforos. Actualmente, j no so plantadas em Lisboa porque as suas razes destroem a calada e os passeios.

Curiosidades

so pequenas, dispostas em As amentilhos finos e compridos, com 5 cm com 6 a 7 cm e verde-amareladas; as e castanho-avermelhadas. Fevereiro~Maro.

Flores

Existem choupos-negros ao longo da Avenida Almirante Reis ou na Mata do Vale do Silncio onde, juntamente com choupos-brancos, constitui a maior alameda da cidade composta por estas duas espcies.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Frutos

Verdes, muito pequenos e em forma de boto, com 4 a 6 mm. Quando esto maduros abrem-se e soltam sementes Abril~Maio. cobertas de algodo.

muito parecido com o choupo-branco, distinguindo-se por ter folhas menos claras na pgina inferior e mais arredondadas. A sua madeira leve, macia, branca e de pouca durabilidade, empregando-se no fabrico de fsforos, colheres de pau e caixas. uma rvore que cresce rapidamente, apresenta muita resistncia poluio e exige poucos cuidados. Nas cidades muito utilizada porque o seu crescimento em altura permite complementar a forma dos prdios. 15

Curiosidades

Cipreste-comum
Cupressus sempervirens

ML 600

20 m 30 m

Sudeste da Europa

Espinheiro-da-Virgnia
Gleditsia triacanthos

PL 100

40 m

Amrica do Norte

Cupressceas

Leguminosas

Copa

Alta e muito estreita, com ramos erguidos.

Copa

Alta e estreita, de forma quase regular.

Tronco

Tronco

Muito fino e direito, casca castanho-avermelhada com fendas pouco profundas.

Folhas

Parecem escamas muito pequenas enfiadas umas nas outras, com 0,5 a 1 mm de comp., com margens inteiras e verde-escuras. Muito pequenas, com 4 a 8 mm de comp., parecendo pinhas em miniatura, amarelo-esverdeadas. As surgem no extremo dos ramos enquanto as em cones solitrios ou em grupo. Maro~Maio.

Flores

Em quase todos os cemitrios, como o de Benfica, o do Alto de So Joo ou o dos Prazeres. Tambm existem belos exemplares nas tapadas da Ajuda e das Necessidades. Se passares perto do Viaduto do Campo Grande vers ciprestes muito bem alinhados.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Fino, direito, casca castanho-escura, com espinhos, que tambm existem nos ramos.

Folhas

Compostas ou recompostas, verde-claras, com 10 a 12 cm de comp., apresentando fololos muito pequenos e em forma de lana. Inflorescncia com flores muito pequenas, com 2 a 3,5 mm de comp., branco-esverdeadas, com clice achatado e dividido em forma de estrela com um estame em cada ponta. Junho.

Flores

Frutos

Secos e duros, com 25 a 40 mm de comp., esfricos com faces achatadas (escamas de proteco). Inicialmente verdes e, com o amadurecimento, tornam-se cinzentoMaro~Maio. -amarelados.
16

Diz-se que o facto de ser normalmente plantada perto dos cemitrios se deve forma da copa, que semelhante a uma vela. Estariam, assim, a velar os mortos. Muitas pessoas acham por isso, que tem um ar triste e misterioso mas a sua forma alta, estreita e elegante, embelezando qualquer espao verde. Alis, no passado, a sua utilizao era sinnimo de nobreza e, no norte do pas, a sua presena era frequente junto aos solares.

Curiosidades

Disposta em alinhamento, no passeio ribeirinho entre Alcntara e Belm ou na Avenida da ndia.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Frutos

Vagens estreitas, curvas e muito comprimidas, verde-claras, com 3 a 4,5 cm de comp., de bordos grossos. Outubro, permanecendo todo o Inverno na rvore.

Como o seu prprio nome indica, tem muitos espinhos. Estes so uma defesa contra os predadores e, no caso do ser humano, deve evitar-se o contacto sem a devida proteco (luvas). A sua madeira utilizada na construo de estruturas como pavimentos e carroarias de veculos de carga ou em carpintaria, para mobilirio macio. 17

Curiosidades

Eucalipto
Eucalyptus globulus

PL 150

30 m 60 m
Mirtceas

Austrlia

Freixo
Fraxinus angustifolia

L 200

25 m
Oleceas

Copa

Alta, larga e espaosa, sem forma regular.

Copa

Estreita e alta, sem forma regular e com os ramos erguidos.

Tronco

Alto, liso, casca acastanhada, que cai nas suas partes mais altas.

Folhas

Nas rvores adultas so simples, verde-escuras, longas e estreitas, em forma de foice, com 10 a 30 cm de comp. e com margens inteiras.

Existem magnficos exemplares no Parque Florestal de Monsanto e no Parque Recreativo dos Moinhos de Santana. Na Quinta das Conchas existe um exemplar classificado como rvore classificada de interesse pblico e no Parque Bensade possvel encontrar um povoamento classificado, constitudo por vrias espcies, entre as quais esta rvore.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Alto e direito, casca acinzentada, com gretas pouco profundas.

rvore frequente na cidade de Lisboa, que se pode encontrar em espaos ajardinados, como o Jardim do Campo Grande e o Jardim da Estrela, ou ento alinhada ao longo de passeios, como na Avenida das Foras Armadas.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Folhas

Flores

Pequenas, amarelas, geralmente isoladas em pednculos muito curtos. Outubro e Junho.

Frutos

Secos, angulosos com seis lados, com 10 a 15 mm por 15 a 30 mm de comp., apresentando numa das faces, um disco grande, liso e grosso. Meses de Inverno.
18

Durante as horas mais quentes nos dias de Vero, as suas folhas orientam-se paralelamente aos raios solares para perderem menos gua por evaporao. Por isso, no seria boa ideia utilizar esta espcie como rvore de sombra. Por ser uma espcie que cresce muito rapidamente, consome muita gua e esgota os solos podendo acelerar o processo de desertificao. Assim, a lei probe a sua plantao em solos com aptido agrcola e solos esquelticos. tambm conhecido por eucalipto-azul-da-Tasmnia porque as suas folhas, enquanto jovens, so azuladas. O mel de eucalipto de excelente qualidade.

Curiosidades

Compostas, imparipinuladas, verde-escuras, com 15 a 25 cm de comp., com 5 a 13 fololos pequenos e estreitos, em forma de lana e com margens finamente serradas. Cachos pequenos, amarelo-esverdeados, com ptalas estreitas e longas, muito afastadas, sem coroa ou clice. Abril~Maio, antes das folhas.

Flores

Frutos

Pequenas smaras, amarelo-pardas, em forma de lana com uma asa retorcida, de 3 a 5 cm de comp.. Setembro~Outubro.

uma rvore que, no seu meio natural, cresce nas margens de ribeiros e rios; na cidade, exige muitos cuidados em relao rega. O freixo uma das nossas folhosas mais importantes, tanto ecolgica como industrialmente. A sua madeira, dura e pesada, utiliza-se tanto na indstria de mobilirio como no revestimento de interiores. Pela sua grande consistncia e dureza, ideal para fabricar escadas, aparelhos desportivos e cabos de ferramentas. Antigamente, os criadores de animais davam-lhes folhas de freixo, acreditando que, por isso, estes no adoeciam. Esta das primeiras rvores de folha caduca a ter folhas na Primavera, sendo considerada um seu prenncio. da famlia da oliveira. 19

Curiosidades

Ginkgo
Ginkgo biloba

ML 1500

30 m

China

Jacarand
Jacaranda mimosifolia

L 200

15 m

Brasil

Ginkgoceas

Bignoniceas

Copa

Larga e irregular, piramidal quando jovem, com ramos muito virados para fora.

Copa

Larga e arredondada, de forma irregular, com os ramos erguidos.

Tronco

Largo, casca castanho-acinzentada, lisa quando jovem, ganhando fissuras com a idade.

Folhas

Simples, verde-claro plido, com 10 a 12 cm de comp., em forma de leque, com um rasgo central, margens irregularmente serradas, adquirem um tom amarelo-limo antes de cair.

so cachos rvore diica: as flores amarelos, de 6 a 8 cm de comp., e as tambm amarelas, tm a forma de pequenas Abril. bolsas pedunculadas.

Flores

frequente como rvore de jardim ou alinhamento preferindo-se exemplares porque o fruto, que s se forma nas rvores , suja muito os passeios e tem um cheiro desagradvel. Existe no Jardim do Campo Mrtires da Ptria, no Jardim do Largo da Luz, no Jardim do Prncipe Real e no Parque Eduardo VII. No Jardim Botnico existem exemplares . Na Praa Paiva Couceiro existe um exemplar classificado oficialmente como rvore de interesse pblico.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco Folhas

Pouco largo, casca castanho-escura, e rugosa. Grandes, imparipinuladas, recompostas em 80 a 150 fololos pequenos, verde-amarelados. Algumas folhas no caem no Inverno.

Nozes, verde-claras, com 25 a 30 mm de comp., ovais, envoltas por uma parte carnuda. Outubro. S nas rvores e quando ambos os sexos existem no mesmo espao.

Frutos

Esta espcie considerada um fssil vivo, pois existia j no tempo dos dinossauros, h mais de 150 milhes de anos. Apesar disso, s foi introduzida na Europa no Sc. XVIII. As folhas tm propriedades medicinais, sendo muito utilizadas para melhorar o funcionamento do crebro. O ginkgo resistente poluio e radioactividade tendo sido a primeira rvore a recuperar as suas folhas aps a bomba de Hiroshima.

Curiosidades

Pequenas, at 6 cm de comp., piramidais, azul-violeta, alinhadas em pequenos cachos nos extremos dos ramos. Maio~Junho, antes do aparecimento das folhas, podendo haver uma segunda fase em Setembro~Outubro. Secos e achatados, cpsulas em forma de castanhola, 5 a 8 cm de comp. e de larg., verdes de incio e tornando-se escuros com a maturao. Perduram muito tempo na rvore, antes de se abrirem ao meio, libertando as minsculas sementes que voam e se dispersam com o vento.

Flores

O jacarand existe no centro da cidade (Rua Castilho, disposto em alinhamento, Parque Eduardo VII), no Restelo, no Jardim Botnico da Ajuda, no Jardim da Estrela, onde se encontra espalhado em pequenos grupos ou isolado.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Frutos

uma das poucas rvores a ter o mesmo nome comum em quase todos os idiomas do mundo. Alm disso, tem dois nomes cientficos porque em 1822 foi identificada por duas pessoas que lhe deram nomes cientficos diferentes: jacaranda mimosifolia e jacaranda ovalifolia. Os frutos lembram castanholas, mas quando amadurecem e se entreabrem, compreende-se porque que em francs esta rvore tambm tem o nome de rvore das ostras. 21

Curiosidades

20

Ldo-bastardo
Celtis australis

L 200

25 m 30 m
Ulmceas

sia

Olaia
Cercis siliquastrum

PL 100

10 m

Mediterrneo

Leguminosas

Copa

Arredondada e com vegetao muito fechada, com ramos flexveis.

Copa

Redonda e aberta, em forma de guarda-sol, com ramos erguidos.

Tronco

Pouco largo, forte, casca lisa e cinzenta. Simples, verde-escuras, em forma de ponta de lana, com 7 a 15 cm de comp., de margens serradas.

Folhas

Flores

Muito pequenas, amarelas, com poucas ptalas e muito salientes do clice, dispostas em pequenos grupos dispersos nas Maio. extremidades dos ramos.

rvore muito utilizada em Lisboa, que pode ser encontrada disposta em alinhamento na Alameda D. Afonso Henriques ou na Rua Ferreira Borges, ou em pequenos conjuntos nas Praas Duque da Terceira (Cais do Sodr) e da Alegria e no Jardim do Prncipe Real. No Jardim do Palcio Pombal (perto da Rua de O Sculo) existem dois exemplares classificados oficialmente como rvores de interesse pblico. Tambm possvel encontrar outro exemplar classificado na Avenida de Berlim (Nascente).

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Fino, baixo, casca castanho-escura e lisa.

Folhas

Grandes, simples, com 7 a 12 cm de comp., verde-claras, em forma de corao. Pequenas, cor-de-rosa, com 1 a 2 cm de comp., em grupos de 3 a 6 flores inseridos nos ramos Maro~Abril, antes e tambm no tronco. das folhas.

Na Rua Mouzinho da Silveira, na Quinta das Conchas, ao p da fachada do lado direito da S de Lisboa e no Parque Eduardo VII. Existe ainda um belo exemplar no Jardim Nuno lvares (em Santos), o qual atingiu o pleno desenvolvimento desta espcie.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Pequenas bagas pedunculadas, com 9 a 12 mm de dimetro, verde-escuras e pendentes, comeam por ser verdes, depois avermelhadas e quando esto maduras so negras. Setembro, mas permanecem na rvore mesmo depois da queda das folhas.
22

Frutos

uma rvore muito resistente poluio. A sua madeira muito utilizada para a produo de cabos para ferramentas, remos e tonis. Se gostares de criar bichos-da-seda, podes tambm aliment-los com as folhas do ldo. tambm conhecida por ginginha-do-Rei devido aos seus frutos, que so doces e comestveis. Do seu tronco extrai-se um corante amarelo.

Curiosidades

Flores

Vagens espalmadas, com cerca de 8 cm de comp., avermelhadas, contendo sementes Setembro, permanecendo pretas. os frutos muito tempo na rvore.

Frutos

A olaia, pela beleza e quantidade das suas pequenas mas vistosas flores, muito utilizada em Lisboa como espcie ornamental. Esta rvore j conhecida entre ns desde o Sc. XVI. Conta a lenda que Judas se enforcou numa olaia, sendo por isso tambm conhecida por rvore-de-Judas. Alm disso, por ter folhas em forma de corao h tambm quem lhe chame rvore-do-amor! 23

Curiosidades

Oliveira
Olea europaea

ML 3000

5m 15 m
Oleceas

Mediterrneo Oriental

Palmeira-das-Canrias
Phoenix canariensis

L 300

20 m

Ilhas Canrias

Palmceas

Copa

Larga e arredondada, ligeiramente achatada.

Copa

Em forma de coroa, com longas e enormes folhas erguidas e viradas para fora em direces opostas umas das outras.

Tronco

Curto e largo, erecto nas rvores jovens, tornando-se cada vez mais retorcido e cheio de cavidades com a idade, casca cinzento-parda.

uma rvore que existe h muito em Lisboa, desde o tempo em que era explorada comercialmente. Pode ser observada no Jardim da Torre de Belm, no Parque das Naes e onde antes existiam quintas que foram ocupadas devido ao crescimento da cidade de Lisboa (caso da rea circundante Estao do Metro da Pontinha).

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Largo e direito, castanho-acinzentado e com fortes salincias, pois formado pelas vrias camadas de folhas antigas, cujas bases no caram e endureceram com o crescimento da rvore, ficando sobrepostas.

Em Lisboa a palmeira mais abundante, encontrando-se normalmente dispersa em espaos verdes, como no Jardim da Estrela e no Parque Eduardo VII, ou ento em alinhamento como na Avenida da Liberdade, ou isolada no centro de pequenas pracetas, como em Alfama.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Folhas

Pequenas, simples, em forma de lana, com 1 a 8 cm de comp., verde-escuras na pgina superior e prateadas na pgina inferior. Muito pequenas, brancas e cheirosas, agrupadas em cachos pendentes cnicos, Maio~Junho. com 12 a 20 cm de comp..

Flores

Azeitonas, pequenas, primeiro verdes e negras depois de amadurecerem, com 1 a 3,5 cm de comp., ovais e corpo carnudo. Fim do Vero; as azeitonas levam quase um ano inteiro a amadurecerem.
24

Frutos

uma rvore com enorme longevidade: existem oliveiras com mais de 3.000 anos! O ser vivo mais antigo da Pennsula Ibrica uma oliveira situada no Concelho de Tavira, Algarve. O seu fruto, a azeitona, tem elevado valor nutritivo para o ser humano e comestvel, depois de curada, ou transformada em azeite. J na Antiguidade o azeite era utilizado na cozinha, para iluminao e tambm com fins litrgicos. O ramo de oliveira utilizado como smbolo cristo porque a Bblia refere que a pomba enviada por No trouxe um ramo de oliveira como anunciador de que o dilvio tinha terminado. Em Portugal existe uma variedade autctone: o Zambujeiro.

Curiosidades

Folhas

Compostas, verde-escuras, rijas e muito compridas, at 7 m de comp., em forma de lana, divididas em fololos. Parecem autnticas penas gigantes de ave.

Flores

Muito pequenas, alaranjadas, agrupadas em cachos pendentes e longos at 2 m. Maro~Abril.

Frutos

Carnudos, assemelham-se a pequenas tmaras cor-de-laranja, at 3 cm, ovais e agrupados em enormes cachos redondos e apertados. Junho~Agosto.

Existe um pouco por todo o lado, tendo a sua utilizao sido incrementada na dcada de 50 por se identificar com destinos tursticos exticos. Anteriormente era utilizada em quintas como smbolo da riqueza colonial. Um dos aspectos mais curiosos das palmeiras o facto de o seu tronco, uma vez formado, no engrossar. uma rvore que se transplanta facilmente e que tem um crescimento lento: com menos de 30 anos no permitem que se aproveite a sua sombra porque tem folhas at muito abaixo. Uma rvore com 10 metros pode ter mais de 100 anos! Actualmente, abriga muitos exemplares de periquito-gigante-verde-de-coleira-rosa, recentemente chegado a Lisboa. 25

Curiosidades

Pinheiro-manso
Pinus pinea

L 120

30 m
Pinceas

Pltano
Platanus x hybrida

L 200

30 m 40 m

sia Pennsula Balcnica

Platanceas

Copa

Muito larga e achatada, em forma de guarda-sol.

Copa

Alta, esfrica, irregular e ampla.

Tronco

Muito alto e direito, casca castanho-acinzentada que se destaca em placas deixando marcas vermelho-alaranjadas.

Existe em pequenos conjuntos, como na Praa de Armas do Castelo de So Jorge, ou em grandes extenses, como no Parque Florestal de Monsanto. Se procurares um belo alinhamento de pinheiro-manso, dirige-te Avenida Cardeal Cerejeira e se quiseres ver um exemplar classificado como rvore de interesse pblico, ento podes encontr-lo no Campo dos Mrtires da Ptria, na margem do lago, junto ao abrigo dos patos.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Largo com casca lisa, geralmente castanho-clara, cheia de manchas esbranquiadas e arredondadas.

Folhas

Transformadas em agulhas, verde-escuras, com 10 a 20 cm de comp., rijas e finas, alinhadas aos pares (acicular) e flexveis.

Muito pequenas, parecendo pinhas em miniatura, muito alinhadas e encaixadas nos extremos mais so amarelas e as jovens dos ramos. As so verdes. Maro~Maio.

Flores

Pinhas, secas, ovais, com 8 a 14 cm de comp. e 7 a 10 cm de larg., so verdes em novas e castanhas durante a maturao, revestidas por escamas rijas que protegem as sementes (pinhes). Precisam de 3 anos para amadurecer, caindo os pinhes no Outono.
26

Frutos

As suas sementes, os pinhes, so muito nutritivas, sendo muito apreciadas, especialmente no Natal. Esta rvore, pela forma e densidade da sua copa, das melhores espcies existentes em Lisboa para dar sombra e abrigo a pequenas aves ou mesmo aos esquilos, que muitas vezes l constroem o seu ninho, como acontece no Parque Florestal de Monsanto. As naus que dobraram o Cabo da Boa Esperana tiveram na sua construo pinheiro-manso de Alccer do Sal, tendo o prprio Bartolomeu Dias escolhido as rvores a usar. de realar que a colheita de pinhas est regulamentada (Decreto-Lei 528/1999 de 10 de Dezembro) proibindo esta operao entre 1 de Abril e 15 de Dezembro.

Curiosidades

Folhas

Simples, largas, verde-amareladas, entre 12 a 25 cm, em comp. e larg., com 3 ou 5 lobos, com entradas profundas e salincias pontiagudas. Muito pequenas, verdes, agrupadas numa inflorescncia esfrica com pednculo comprido. Abril~Junho.

uma rvore muito frequente em Lisboa, quer em jardins, como no caso do Jardim do Campo Grande, no Campo Pequeno, ou na Quinta das Conchas, quer em Avenidas, como poders constatar em plena Avenida da Repblica. No Largo do Arco da Torre existe um e no Parque Monteiro-Mor existem dois exemplares classificados oficialmente como rvores de interesse pblico.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Flores

Frutos

Parecem ourios esfricos, com cerca de 2,5 a 3 cm de dimetro, que acabam por se desintegrar no Inverno. Outubro.

Os seus troncos mais altos so procurados pelas aves de tamanho mdio, como o gaio e a rola, para fazerem os seus ninhos espaosos. Por vezes, os plos largados pelas folhas jovens provocam reaces alrgicas em algumas pessoas. Ilse Losa escreveu o livro infantil Beatriz e o Pltano (Ed. ASA), 1976, no qual conta a histria de uma criana que se tornou herona por defender um pltano que existia na sua rua. 27

Curiosidades

Pltano-bastardo
Acer pseudoplatanus

L 200

35 m
Acerceas

Oeste Asitico

Sobreiro
Quercus suber

ML 1000

10 m 20 m
Fagceas

Sudoeste Europeu Norte de frica

Copa

Larga, em forma de abbada, com os ramos erguidos.

Copa

Larga e arredondada, sem forma regular.

Tronco

Direito, casca cinzenta, fendida, criando placas que por vezes descamam.

Tronco

Folhas

Simples, com 10 a 15 cm de comp., verde-escuras, com entradas que a dividem e do uma forma que faz lembrar uma mo, com margens serradas. Inflorescncia com pequenas e numerosas flores, amarelas, em forma de estrela, dispostas em cachos abertos e pendentes com 6 a 12 cm. Abril.

Flores

No Jardim das Amoreiras, no Jardim do Largo da Luz, na Parque da Bela Vista e em alinhamento na Rua Ferno Mendes Pinto. No Parque Bensade existe um povoamento de rvores classificadas de interesse pblico constitudo por vrias espcies, entre elas a Acer spp..

Onde podemos v-la em Lisboa?

Grosso e largo, casca (cortia) castanho-avermelhada, flexvel e muito resistente ao fogo.

Folhas

Pequenas e simples, com 2,5 a 10 cm de comp., verde-escuras, brilhantes na pgina superior e acinzentadas na inferior, ovadas com margens muito serradas.

Abunda no Parque Florestal de Monsanto, fazendo parte de povoamentos classificados de interesse pblico. Pode ainda ser observada no Castelo de So Jorge, na Mata de Alvalade e no Parque da Bela Vista.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Frutos

Pequenos, disposto aos pares, com 6 cm de larg., verdes com traos vermelhos, apresentando duas asas largas que fazem um ngulo recto entre ambas. Outubro.
28

Embora no seja do mesmo gnero dos pltanos verdadeiros, semelhante aos mesmos na aparncia, por isso se apelidou de bastardo. A sua madeira muito utilizada em carpintaria de pormenor, na construo civil e no fabrico de artigos desportivos e de brinquedos. Esta folha est representada na bandeira do Canad.

Curiosidades

dispostas em cachos de 5 a 6 cm, As medem 4 a 8 mm de comp.. As apresentam-se isoladas ou em pequenos Abril~Maio, at Outubro. grupos.

Flores

Frutos

Bolotas secas e cilndricas, com 2 a 4,5 cm de comp., castanho-amareladas, ovais e revestidas por uma cpula que parece um Final do Vero~Incio Inverno. carapuo.

do tronco do sobreiro que, de dez em dez anos, se extrai a cortia. A cortia constitui um ptimo isolante contra o frio e o calor, sendo utilizada em inmeros materiais de isolamento na construo de edifcios e no fabrico de rolhas e outros objectos. com essa finalidade que o sobreiro cultivado desde a antiguidade. O sobreiro, tal como a azinheira so espcies protegidas (Decretos-Lei 169/2001 e 155/2004) 29

Curiosidades

Tlia-prateada
Tilia tomentosa

ML 500

20 m
Tiliceas

Pennsula Balcnica

Tipuana
Tipuana tipu

L 200

25 m

Amrica do Sul

Leguminosas

Copa

Larga e volumosa, fazendo lembrar ligeiramente uma pirmide.

Copa

Alta e sem forma regular, com os ramos descados.

Tronco

Largo e pouco alto, casca cinzento-esverdeada, inicialmente lisa e, mais tarde, gretada.

Folhas

Simples, com 4 a 9 cm de dimetro, estreitas e arredondadas, verde-escuras, bastante rugosas e mais claras na pgina superior, com margens inteiras. Pequenas, muito aromticas, plidas, no extremo de finos pednculos dispostos em inflorescncias pequenas e abertas. Os pednculos esto soldados a uma brctea verde mais clara que as folhas e muito Maio~Junho. caracterstica das tlias.

Na Praa da Alegria, no Jardim do Prncipe Real, no Jardim da Estrela e no Jardim das Amoreiras. Na Avenida Infante Santo existe em alinhamento. Existe um povoamento de rvores classificadas de interesse pblico constitudo por vrias espcies, entre elas a Tilia spp. no Parque Bensade.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Tronco

Muito forte e bastante retorcido, casca escura quase negra. .

Folhas

Flores

Frutos

Pequenos e esfricos, com 6 a 12 mm de dimetro, verde-azeitona, em cachos Outubro~Novembro. pendentes.


30

A infuso das flores tem propriedades calmantes e existem mesmo rvores que so plantadas apenas para a colheita das suas flores. A madeira muito boa para a escultura e a marcenaria. A maior tlia existente em Portugal (Paredes) tem 22 metros de altura e 24 de dimetro de copa e, segundo o seu proprietrio (citado Alves, L., 1992) a colheita da sua flor ocupa 20 homens durante 3 dias! Para os germnicos, as tlias eram rvores sagradas com poderes mgicos que protegiam os guerreiros.

Curiosidades

Compostas, verde-amareladas, cerca de 4 cm, com 11 a 21 pares de fololos ovais com margens inteiras.

Na Praa Duque de Saldanha, em alinhamento na Avenida Elias Garcia e no passeio ribeirinho entre o Cais do Sodr e a Praa do Comrcio. Na Praa de So Bento e no Jardim Nuno lvares, existem alguns exemplares classificados oficialmente como rvores de interesse pblico.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Flores

Pequenas, amarelo-douradas, agrupadas em cachos. Junho~Agosto.

Frutos

Vagens, verde-claras, tornando-se castanhas com o amadurecimento. Cada vagem possui uma asa larga e membranosa de 5 cm de comp. e, na maior parte dos casos, uma s semente. Outubro~Novembro.

uma das rvores preferidas dos arquitectos paisagistas, especialmente no alinhamento ao longo de alamedas nas cidades porque a transparncia das suas folhas verde-claras e a sua distribuio por andares, tornam-na numa rvore muito luminosa com uma sombra muito agradvel. Embora seja uma rvore de folha caduca, tem folhas durante quase todo o ano porque a sua caducidade tardia (fim do Inverno) e as novas nascem logo no incio da Primavera. 31

Curiosidades

Ulmeiro
Ulmus procera

L 300

30 m
Ulmceas

Copa

Larga e cilndrica, com vegetao fechada, um pouco mais estreita em baixo, com os ramos principais erguidos.

Tronco

Largo, casca castanho-acinzentada, profundamente gretado e muito spera.

Folhas

Simples, com 3 a 9 cm de comp., verde-escuras na pgina superior e claras na inferior, arredondadas e mais finas na ponta, com margens serradas e assimtricas junto ao pecolo. Esverdeadas, pequenas agrupadas em cachos, hermafroditas Fevereiro~Maro.

Existem belos exemplares no Jardim Constantino e na Avenida da Liberdade, sendo um pouco mais abundante e crescendo espontaneamente no Parque Florestal de Monsanto.

Onde podemos v-la em Lisboa?

Flores

Smaras achatadas, ovais ou arredondadas, com 7 a 18 mm de comp., com uma asa muito larga. Os frutos amadurecem e comeam a cair entre Abril e Maio antes das folhas estarem formadas.
32

Frutos

considerada uma das melhores rvores de sombra, j utilizada para esse efeito pelos romanos, podendo surgir na cidade de forma espontnea, sem ser plantada, o que aconteceu e continua a acontecer no Parque Florestal de Monsanto. A sua madeira era utilizada no sculo passado para fabricar carros e peas de mquinas que tivessem de resistir a golpes fortes. O ulmeiro j foi das rvores mais representativas de Portugal. Nos ltimos tempos, especialmente em Lisboa, um fungo e dois insectos provocaram a morte de muitas destas rvores.

Curiosidades

You might also like