You are on page 1of 3

Nazismo

O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo (em alemo: Nationalsozialismus), a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse perodo ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.[5][6][7][8]No Brasil, como em vrios outros pases, a apologia ao nazismo capitulada em lei como crime inafianvel.O nazismo frequentemente considerado por estudiosos como uma derivao do Fascismo. Mesmo incorporando elementos tanto da direita poltica quanto da esquerda poltica, o nazismo considerado de extrema direita.[9] Os nazistas foram um dos vrios grupos histricos que utilizaram o termo nacional-socialismo para descrever a si mesmos, e na dcada de 1920, tornaram-se o maior grupo da Alemanha. O Partido Nazista apresentou seus ideais no programa de 25 pontos do Nacional Socialista em 1920. Entre os elementos-chave do nazismo, h o anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo,[10][11], a eugenia, o antissemitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposio ao liberalismo econmico e poltico.[11][12][13]Na dcada de 1930, o nazismo no era um movimento monoltico, mas sim uma combinao de vrias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo. Alguns grupos, como strasserismo, faziam inicialmente parte do movimento nazista. Uma de suas motivaes foi a insatisfao com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspirao judaica-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial. Os males da Alemanha ps-guerra foram crticos para a formao da ideologia e suas crticas Repblica de Weimar ps-guerra. O Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha em 1933.Em resposta instabilidade criada pela Grande Depresso, os nazistas procuraram um terceiro jeito de gerenciar a economia do seu pas, sem que tenha ideais comunistas ou capitalistas.[14][15] O governo nazista efetivamente acabou em 7 de maio de 1945, no Dia V-E, quando os nazistas incondicionalmente renderam-se s potncias Aliadas, que tomaram a administrao da Alemanha at que o pas formasse o seu prprio governo democrtico.

Fascismo
Fascismo uma doutrina totalitria orbitando a extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itlia, a partir de 1919 e durante seu governo (19221943 e 19431945). A palavra "fascismo" deriva de fascio, nome de grupos polticos ou de militncia que surgiram na Itlia entre fins do sculo XIX e comeo do sculo XX; mas tambm de fasces, que nos tempos do Imprio Romano era um smbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos tambm ficaram conhecidos pela expresso "camisas negras", em virtude do uniforme que utilizavam.

O fascismo uma corrente prtica da poltica que ocorreu na Itlia, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias. Surgiu no perodo entre guerras, e abriu caminhos para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.A palavra fascismo com o tempo foi associada a qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas tcnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentao econmica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e em alguns casos at na xenofobia, privilegiando os nascidos no prprio pas, apresentando uma certa apatia ou indiferena para com os imigrantes.Benito Mussolini, professor primrio e mais tarde jornalista, fundou o Partido Nacional Fascista, originrio de um movimento paramilitar que ele mesmo criara para combater as agitaes e as greves organizadas por outros socialistas e movimentos de esquerda. O Fascio di Combatimento, ou Esquadra de Combate, que deu origem ao fascismo, buscou seu nome na expresso fascio, que significa feixe de varas. O feixe de varas, simbolizando unio e fora, vem do latim fesce, um feixe de varas que, junto com uma machadinha, era levado pelo litor,

uma espcie de oficial de justia que, na Roma Antiga, seguia os magistrados para executar as decises da justia, com poderes para coagir, incluindo a aplicao de castigos fsicos.O fascismo italiano assumiu que a natureza do Estado superior soma dos indivduos que o compem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para os servir. Todos os assuntos dos indivduos so assuntos do Estado.O fascismo tinha como principais caractersticas: o totalitarismo, a liderana carismtica, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo, o expansionismo e o companheirismo entre os fascistas.No totalitarismo, as liberdades do indivduo eram suprimidas e o povo era subordinado ao poder sem limites do Estado. Na liderana carismtica, os fascistas demonstravam muita importncia personalidade. O corporativismo substitua os rgos representativos como sindicatos, pelos corporativos, comandados por representantes dos empresrios, dos trabalhadores e reuniam-se para dirigir e planejar a economia. O nacionalismo afirmava que a nao era a forma suprema de desenvolver as comunidades humanas. O militarismo tinha na guerra um tipo de seleo dos mais fortes e capazes e um instrumento de fortalecimento e e regenerao dos povos. O expansionismo tinha como ideia principal a conquista territorial e o domnio de outros povos ditos "inferiores".Um trao caracterstico do fascismo foi o corporativismo de Estado, realizado atravs de um partido nico e de sindicatos nacionais subordinados ao Estado. No seu modelo corporativista de gesto totalitria, as vrias funes do Estado podiam ser desempenhadas por entidades particulares, sem que fossem nacionalizadas, mas cabia ao Estado planejar e inspecionar a sua ao. A atividade privada era deste modo empregue pelo Estado, o qual podia decidir suspender a suas atividades se no atuasse de acordo com as instrues e os planos superiormente estabelecidos. o Estado quem define a utilidade e a direo de todas as atividades da Nao, seja no campo poltico, econmico, social ou cultural.O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades econmicas e sociais do primeiro ps-guerra, e na grande depresso dos anos 1930, quando as elites polticas se mostravam incapazes de integrar as massas atravs da frmula democrtica parlamentar ou quando existia um crescimento socialista ou comunista paralelo assustando as classes mdias.A composio social dos movimentos fascistas foi historicamente a de pequenos negociantes, burocratas de nvel baixo e as classes mdias. O fascismo tambm encontrou sucesso nas reas rurais, especialmente entre agricultores, e na cidade entre as classes trabalhadoras. Um aspecto importante do fascismo que ele usa os seus movimentos de massa para atacar as organizaes que se reivindicam das classes trabalhadoras - partidos operrios e sindicatos. O lder fascista foi em regra um ator exagerado, procurando seduzir as massas populares para o seu papel messinico.

O fascismo segundo Mussolini


Benito Mussolini, num discurso proferido na Cmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".[nota 1][13][14]Mais tarde, num artigo da Enciclopedia Italiana, de 1931,[15] escrito por Giovanni Gentile e Benito Mussolini, o fascismo , alm de explicitado nas suas principais linhas filosficas, descrito como uma doutrina cujo "fundamento a concepo do Estado, da sua essncia, das suas competncias, da sua finalidade. Para o fascismo o Estado um absoluto, perante o qual indivduos e grupos so o relativo. Indivduos e grupos so "pensveis" enquanto estejam no Estado".[nota 2]Nesse texto de 1932, Mussolini identifica "no grande rio do fascismo", as correntes que nele vo desaguar, e que tero as suas fontes em Georges Sorel, Charles Peguy, Hubert Lagardelle do Movimento Socialista, e nos sindicalistas italianos que, entre 1904 e 1914, teriam trazido um novo tom ao ambiente do socialismo italiano - Angelo Oliviero Olivetti da Pagine Libere, Orano de a Lupa, o Enrico Leone de Divenire sociale.Em 1928, na "Autobiografia" ditada a Richard Washburn Child, Mussolini disse que estudou muito o risorgimento e o desenvolvimento da vida intelectual italiana depois de 1870, que "meditou muito com os pensadores alemes", que admirava os franceses, e que um dos livros que mais o tinha interessado fora "A Psicologia das Multides" de Gustave Le Bon. Colocando-se o problema da revoluo, Mussolini rejeitava o bolchevismo, e que, a ser realizada uma revoluo em Itlia, esta deveria ser "tipicamente italiana", firmando-se "nas dimenses magnificentes das ideias de Giuseppe Mazzini e com o esprito de Carlo Pisacane"[16]Em 1932, Mussolini diz que o fascismo ter recebido muitas influncias, mas que estas no constituram o fascismo: "um partido que governa totalitariamente uma nao, um fato novo na histria".[nota 3] E acrescenta que "no h pontos de referncia ou de comparao" com os seus antecessores. No entanto, Mussolini diz tambm no mesmo texto que o francs Ernest Renan teve "iluminaes pr-

fascistas"[nota 4] e que o fascismo fez seu o duplo conselho de Mazzini: "Pensamento e Aco".[17]Entre os antecessores, em 1932, "Renan e Mazzini so afinal os nicos autores a quem Mussolini aceita pagar algum tributo intelectual." Com estas ressalvas, Mussolini insiste no entanto em proclamar a "novidade do fascismo", apresentando, em apndice (edio de 1935), as referncias que remetem para os seus prprios discursos e textos.[18]Mussolini diz-nos tambm neste texto o que o fascismo no . O fascismo no se filia no pensamento contra-revolucionrio: Mussolini no toma "Joseph de Maistre como seu profeta"; Mussolini diz que o fascismo respeita a Igreja, mas recusa a sua religio, a "eclesiolatria",[nota 5] como lhe chama.O corpo do texto est dividido em duas partes: 1. Ideias fundamentais; e 2. Doutrina Poltica e Social.
Ideias fundamentais

Sob o ttulo "ideias fundamentais", os assuntos surgem distribudos por 13 pargrafos, mas com as notas arrumadas no anexo em 11 ttulos:[19]

1. Concepo filosfica. Apresenta o fascismo como ao (prtica) e pensamento (ideia) poltico. Considera que toda a ao contingente ao espao e ao tempo, havendo no seu pensamento um "contedo ideal que a eleva a frmula de verdade na histria superior do pensamento".[nota 6] Diz que "para se conhecer os homens preciso conhecer o homem; e para conhecer o homem preciso conhecer a realidade e as suas leis";[nota 7] no h um conceito de Estado que no seja uma concepo da vida e do mundo. 2. Concepo espiritual. a partir de uma "concepo espiritual" que o homem definido pelo fascismo. Na sua concepo, o homem um "indivduo que nao e ptria";[nota 8] h, na sua perspectiva, "uma lei moral que liga os indivduos e as geraes numa tradio e numa misso";[nota 9] 3. Concepo positiva da vida como luta. A sua "concepo espiritual" define-se por oposio ao materialismo filosfico do sculo XVIII; sendo antipositivista, porm positiva ([nota 10]); no cptica, nem agnstica, nem pessimista.[nota 11] Pretende o homem activo e impregnado na aco com toda a sua energia. O que se aplica ao indivduo, aplica-se nao; 4. Concepo tica. Tem uma concepo tica da vida, "sria, austera, religiosa";[nota 12] o fascismo desdenha a vida "cmoda"; 5. Concepo religiosa. O homem visto numa relao imanente com uma lei superior, com uma Vontade objectiva que transcende o indivduo particular e o eleva a membro de uma sociedade espiritual.[nota 13] 6. Concepo histrica e realista. O homem visto como um ser na histria, num fluxo continuo em processo de evoluo; tem no entanto uma viso "realista", no partilhando o optimismo do materialismo filosfico do sculo XVIII que via o homem a caminho da "felicidade" na terra; 7. O indivduo e a liberdade. A concepo fascista definida como "anti-individualista", colocando o Estado antes do indivduo;[nota 14] o liberalismo negou o Estado no interesse dos indivduos particulares, o fascismo reafirma o Estado como a verdadeira realidade do indivduo.[nota 15] Para o fascismo, tudo est no Estado - a sua concepo totalitria.[nota 16] Para o fascismo, fora do Estado no h valores humanos ou espirituais. 8. Concepo do Estado corporativo. "No h indivduos fora do Estado, nem grupos (partidos polticos, associaes, sindicatos, classes)";[nota 17] defende um corporativismo no qual os interesses so conciliados na unidade do Estado;[nota 18] diz-se contrrio ao socialismo que reduz o movimento histrico luta de classes e, analogamente, tambm contrrio ao sindicalismo. 9. Democracia. O fascismo ope-se democracia que entende a nao como a maioria, descendo o seu nvel ao maior nmero; o fascismo considera-se no entanto como "a mais pura forma de democracia se o povo for considerado do ponto de vista da qualidade em vez da quantidade", como uma "multido unificada por uma ideia, que vontade de existncia e de potncia: conscincia de si, personalidade".[nota 19] O fascismo defende "uma democracia organizada, centralizada, autoritria", exercida atravs do partido nico. 10. Concepo do Estado. Para o fascismo a nao no cria o Estado; o Estado que cria a nao. Considera o Estado como a expresso de uma "vontade tica universal", criadora do direito, e "realidade tica". Na sua concepo o Estado "que d ao povo unidade moral, uma vontade, e portanto uma efectiva existncia".[nota
20]

11. Realidade dinmica. Na concepo fascista o Estado deve ser o educador e o promotor da vida espiritual. Para alcanar o seu objetivo, quer refazer no a forma da vida humana, mas o contedo, o homem, o carcter, a f.[nota 21]A filosofia do fascismo, tal como a definiu Mussolini, assim uma filosofia essencialmente moderna e modernista.

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

You might also like