You are on page 1of 6

Tecnologia de Treinamento

A tecnologia educacional envolve um modo sistmico de planejamento, avaliao, estrutura do processo total da aprendizagem e de ensino. De forma cientfica e multidisciplinar.
Hoje as empresas apostam novamente em cursos de aperfeioamento, usando a tecnologia para atrair o maior nmero de empregados e reduzir os custos dos programas. As empresas se deram conta de que capacitar os colaboradores exige um investimento pequeno em relao ao retorno que eles tero em longo prazo. Treinar uma forma de reter seus empregados e motiv-los e, por consequncia, garantir rentabilidade. Em tempos de busca pela to almejada alta performance das equipes, em que a corrida pelo melhor rendimento das pessoas o maior foco, treinar tornou-se imprescindvel. Treinando, os colaboradores adquire conhecimento e habilidade para ter um desempenho eficaz em determinada funo.

Que aperfeioa as estratgias obtendo um padro de comportamento bem melhor na organizao. Que pode ser desdobrado em dois tipos de sistemas: Sistema fsico ou concreto: so recursos instrucionais como mquinas, instalaes, veculos e etc. Sistemas conceituais ou abstratos: so formas e contedos a serem transmitidos, como programas e contedos de treinamento. A tecnologia de treinamento est ligada a recursos didticos, pedaggicos. A Tecnologia da Informao (TI) esta influenciando os mtodos de treinamento e reduzindo custos operacionais. Est havendo uma mudana com novas tcnicas como: Recursos audiovisuais: imagens e informaes em udio so ferramentas de comunicao muito forte. O DVD um grande aliado, pode ser apresentado no local e na ocasio adequados. Teleconferncia e videoconferncia: o uso do equipamento de udio e vdeo que permite que pessoas em lugares diferentes assistam e interajam em reunies ao mesmo tempo. Comunicao eletrnica: a Tecnologia da Informao est to avanada que permite que pessoas dentro de uma organizao receba mensagem de voz pelo correio de voz (voice mail). Correio eletrnico: e-mail uma forma de comunicao eletrnica, onde podemos enviar mensagens eletrnicas atravs da internet ou intranet. Tecnologia de multimdia: a comunicao eletrnica que integra voz vdeo e texto, codificados digitalmente e transportados por redes de fibras pticas. Ensino a distncia: denominado e-learning, ensino on-line ou treinamento baseado na web. So transmitidos por videoconferncia, DVDs, internet, palmtop ou TV

interativa. A transmisso do contedo educacional pode ser feita atravs de computador internet privada ou extranet. Sempre com orientao de um instrutor ou tutor durante todo processo educacional. Pode ser feito com dois tipos de abordagem. Aprendizagem sncrona: a aprendizagem distncia em tempo real. Onde o instrutor comunica-se de modo on-line e direto com cada um. utilizado um quadro branco (keyboard) para visualizar o processo, e os alunos podem interagir levantando mos eletrnicas. Parte do contedo pode ser distribuda via web ou em papel; Aprendizagem assncrona: a aprendizagem em que a interao entre instrutores, tutores e alunos ocorre de maneira imprevista. Aprendizagem hbrida: a aprendizagem que combina tanto o mtodo tradicional de ensino quanto por meio de tecnologia (e-learning).
Dessa forma fica claro que de acordo a Campbell, nem sempre o tipo mais eficaz de T&D o mais atrativo e que a iluso de aprender substitui muitas vezes a verdadeira aprendizagem.

Campbell localiza duas linhas mestras que caracterizam as atuais concepes psicolgicas em T&D: A primeira compe-se de teorias psicolgicas sobre aprendizagem, aborda novas direes em psicologia relacionadas com problemas de seleo de pessoal e treinamento, trazendo novas maneiras de lidar com os selecionados. A segunda linha bsica da psicologia do T&D abrange desenvolvimentos recentes em tcnicas e procedimentos como novos modelos de DO, com grande administrativa de Mouton, a abordagem da pesquisa e ao de Baer, Zaner, o perfil organizacional de Likert, etc. McGehee e Thayer apontam alguns critrios que ajudam a ponderar s escolhas de tcnicas mais adequadas ao alcance dos objetivos de treinamento:
1. Tipo de comportamento a adquirir (habilidades motoras, verbais, atitudes etc.).

2. 3. 4. 5.

Nmeros de funcionrios a serem treinados. Nvel atual de capacitao dos treinandos. Diferenas individuais entre os treinandos. Relao de custo/benefcio do programa. 6. Incorporao de princpios de aprendizagem, como motivao, oportunidade para aplicao prtica, reforo, conhecimento dos resultados, significado e superaprendizagem.

POR Dyana Viana de Souza - 201107021481 Elisa Silveira Hintz - 201107049181 Silvia Cristina do Rosrio - 201107020395 Suzane Leonardo da Fonseca - 201107049415

Trabalho Apresentado

professora Vera Lucia Brtolo Vires Na disciplina de Treinam. E Desenvolvimento Como complemento da nota de Av2

Duque de Caxias Maio de 2012

Concluso
As empresas que no souberem aproveitar os benefcios da tecnologia, sobre tudo no treinamento, tero prejuzos no futuro.

Bibliografia
CHIAVENATO,Idalberto.Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.7 ed. Sao Paulo: Manole, 2009.

Introduo

A Tecnologia de Treinamento esta se avanando com o passar do tempo com novas tcnicas para uma boa aprendizagem como a teleconferncia e videoconferncia, comunicao eletrnica, os recursos audiovisuais, o correio eletrnico, o ensino a distancia e etc. Onde com isso podemos ter um bom treinamento capacitando e aprimorando o trabalho motivando os colaboradores para terem conhecimento, habilidade e atitude e com isso eficincia e eficcia em uma determinada funo. Para isso se faz necessrio alguns tipos de abordagens como aprendizagem sncrona, assncrona e hibrida para o alcano do objetivo da organizao. A tecnologia educacional envolve um modo sistmico de planejamento, avaliao, estrutura do processo total da aprendizagem e de ensino. De forma cientfica e multidisciplinar.

You might also like