You are on page 1of 3

Impedindo a Perda do Conhecimento da Empresa

Henrique Montserrat Fernandez

Reter talentos e o incentivo obteno por parte dos colaboradores de novas competncias profissionais, gera benefcios mtuos e evita a perda do conhecimento da empresa. Entretanto, isso ainda insuficiente para a organizao, uma vez que, seu conhecimento est disperso nos crebros das pessoas, o que mais cedo ou mais tarde, tende a diluir esse conhecimento e mesmo, pode p-lo a perder, principalmente com o advento do crescimento do negcio. Visando evitar que isso ocorra, uma organizao em crescimento deve utilizar maneiras de evitar essa perda.

Convertendo o Conhecimento O Conhecimento pode ser tcito quando sua fonte for informal e basicamente estiver armazenado na cabea das pessoas -- e explcito quando a fonte for essencialmente textual, como, por exemplo, em livros, relatrios, bancos de dados de computador, ou outras mdias acessveis por qualquer pessoa. Um tipo de conhecimento to importante quanto o outro. Mas como o conhecimento tcito, na maior parte das vezes, est disponvel apenas na cabea das pessoas envolvidas em determinada atividade ou tomada de deciso, isso dificulta em muito a disseminao e o uso futuro desse conhecimento. Portanto, converter o conhecimento de um tipo no outro fundamental. Existem quatro tipos de converso de conhecimento, descritos no livro Criao de Conhecimento na Empresa (1997 - Ed.Campus), de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, professores da Universidade Hitotsubashi no Japo: - Tcito para Tcito (atividade de socializao): atravs do compartilhamento de informaes e conhecimento entre pessoas e equipes essencialmente quando uma pessoa fala para outra(s); - Tcito para Explcito (atividade de externalizao): realizado quando transpomos algo que est em nossas cabeas para relatrios; quando descrevemos processos por escrito (ex.: ISO 9000); gravamos dados em arquivos, ou mesmo vdeos, por exemplo; - Explcito para Explcito (atividade de combinao): quando geramos atravs da disseminao dos conhecimentos explcitos o chamado aprendizado

organizacional, efetuado quando, por exemplo, divulgamos relatrios por e-mail; quando acessamos as pastas de procedimentos da empresa etc.; - Explcito para Tcito (atividade de internalizao): quando geramos resultados (tomamos decises) atravs da aplicao do que foi aprendido atravs das fontes textuais.

Qualidade e Informao: A Exigncia do Negcio Hoje, muito comum uma empresa ter de atender certos pr-requisitos de qualidade de seus clientes para poder fazer negcios com eles. Por exemplo, na indstria automobilstica, as montadoras exigem de seus fornecedores o atendimento da Norma QS-9000. Uma das normas mais comuns e amplamente implementadas no Brasil e no mundo nos anos 90 foi a ISO 9000. Inicialmente como modismo e diferencial de marketing (leia-se propaganda), a norma rapidamente espalhou-se entre as empresas brasileiras. Trabalhei vrios anos com essa norma e sei que h muitas empresas que no a levam a srio como deveriam. Algumas delas acabam relaxando de tal forma aps a certificao, que podem perder o certificado conferido. Trata-se de um tolo desperdcio de tempo, dinheiro, credibilidade e principalmente oportunidade, perder a certificao to duramente obtida. Empresas que agem assim no deveriam nem cogitar sua certificao. Uma das coisas que cansei de frisar a empresrios em se tratando de normas da qualidade que sua utilizao estratgica para as empresas. Os ganhos obtidos atravs da organizao das atividades e principalmente do conhecimento que se acaba resgatando, preservando e difundindo pela organizao o que realmente vale a pena para a empresa, muito mais do que apenas o ttulo de empresa certificada, ou a exigncia contratual feita por algum cliente. S para se ter uma idia de como til, a norma ISO 9000 conta com excelentes mecanismos de controle tais como anlises crticas peridicas do sistema da qualidade em si, dos contratos e dos pedidos dos clientes, alm de auditorias internas da qualidade, passando pelos processos de aquisio e relacionamento com os fornecedores, inspeo e ensaios dos produtos/servios realizados ou adquiridos, controle dos equipamentos de medio utilizados nos processos, do treinamento necessrio e recebido pelos Recursos Humanos envolvidos, bem como, enfatizo, o registro e controle de todos esses processos e dos dados obtidos em sua utilizao.

Baseando-se nessas abordagens e adotando atitudes pr-ativas, a empresa s tem a ganhar atravs do eficiente uso do conhecimento adquirido, armazenado e difundido e da parceria com seus recursos humanos.

O autor: Henrique Montserrat Fernandez Administrador de Empresas com ps-graduao em Anlise de Sistemas e MBA em E-management pela FGV/RJ. Com mais de 30 anos de atuao profissional, trabalhou em empresas de mdio e grande porte, tais como Copersucar, SENAC, SEBRAE, entre outras. Com vasta experincia em cargos tcnicos e gerenciais, foi tambm professor universitrio na dcada de 90, alm de possuir ampla vivncia em treinamento empresarial. especialista em RH, finanas, logstica e nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc., desenvolvendo inclusive, softwares para essa rea. Atual Diretor da Zamplex Consultoria, autor dos livros Falir Jamais! e Evitando a Falncia - Garanta o Sucesso de Seu Negcio, alm de escritor de vrios artigos sobre gesto empresarial e educao, publicados em jornais, revistas e mais de uma centena de sites na internet.

You might also like