Características do SCRUM Scrum é baseado em pequenas equipes.

Ele permite a comunicação entre os membros da equipe que se auto - organizam. Diferente de alguns tipos de desenvolvimento o scrum envolve o cliente, ele se torna parte do desenvolvimento do projeto. Entre as principais características do Scrum podemos citar: · Scrum é um processo ágil para gerenciar e controlar o desenvolvimento de projetos. · Scrum é um processo que controla o caos resultante de necessidades e interesses conflitantes. · Scrum é uma forma de aumentar a comunicação e maximizar a cooperação · Scrum é uma forma de detectar e remover qualquer impedimento que atrapalhe o desenvolvimento de um produto. · Scrum é escalável desde projetos pequenos até grandes projetos em toda empresa. Dono do produto: Define as funcionalidades do produto, decide datas de lançamento e conteúdo, ajusta funcionalidades e prioridade, aceita ou rejeita o resultado dos trabalhos Lider da equipe scrum máster: Representa a gerência para o projeto ● Responsável pela aplicação dos valores e práticas do Scrum ● Remove obstáculos ● Garante a plena funcionalidade e produtividade da equipe ● Garante a colaboração entre os diversos papéis e funções Equipe: Entre 5 e 9 pessoas. Programadores, testadores, desenvolvedores de interfaces, etc. Ele divide em varias etapas para o desenvolvimento essas etapas são o que eu caracterizam o scrum essas seguintes praticas.

bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. após a reunião.O líder da equipe atua como um mediador entre a equipe e qualquer influência que seja preciso mudar no projeto. Podese começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. o Scrum Master e todo o Scrum Team. Scrum máster . Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog. Cabe a equipe determinar a quantidade de itens do Product Backlog que serão trazidos para o Sprint Backlog. Scrum Team . O Sprint Planning Meeting .é uma reunião de 2 a 4 semanas na qual estão presentes o Product Owner. já que é ela quem irá se comprometer a implementá-los. Outra função do scrum máster é o de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as práticas de Scrum. A equipe faz perguntas durante a reunião de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas técnicas. Durante o Sprint Planning Meeting. a equipe então determina quais são as tarefas que podem ser completadas ate o próximo sprint. o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe.é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings.É a equipe que esta trabalhando no projeto. . O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Durante a reunião é priorizado os itens do product backlog.é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. Com o tempo. O Sprint Backlog . motivando-os e mantendo o foco na meta da Sprint. o Product Backlog cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários Product Owner .Product Backlog . Durante um sprint o scrum master atualiza ele para observar quanto tempo à equipe ira gastar para completar algumas tarefas que ainda não foram completadas sempre sendo caculadas.é uma lista de tarefas que o Scrum Team se compromete a fazer em um Sprint.

Sprint Review . Feitos sempre no mesmo lugar na mesma hora e pela manha sempre antes de iniciar o trabalho mais uma vez. principalmente culturais na empresa. Maximo de 2 horas de preparação a equipe inteira participa.Observa o que funciona e o que não funciona. · Continuar fazendo. Todos em pé.O eu você fará hoje? 3ª .Reunião feita a cada dia do sprint (diária). ● Feita após cada Sprint. Esta reunião tem como objetivo falar do foi feito anterior e alguns impedimentos ocorridos.O que você fez ontem? 2ª . escolhe o que vai fazer. obtendo resultados satisfatórios O fortalecimento do trabalho de time: cada um sabe o que o outro faz. ● Tipicamente de 15 a 30 minutos. ● Toda a equipe participa. as responsabilidades estão visíveis existe transparência e alinhamento . duração de 15 minutos. A equipe inteira se junta e discute o que gostariam de Começar a fazer · Parar de fazer.Há algum impedimento no seu caminho? Retrospectiva do sprint . Aplicar Scrum traz várias mudanças. nunca para resoluções de problemas. 1ª . No daily scrum são utilizadas 3 perguntas que podem explicar aos envolvidos nos projetos o seu andamento.A equipe apresenta o que atingiram durante o sprint tipicamente toma a forma de um demo de uma nova funcionalidade ou da arquitetura por baixo Informal. Resultados com uso do SCRUM O projeto sempre é entregue no prazo e orçamento previsto.Daily scrum .

Acreditamos. O Scrum é uma das metodologias mais utilizadas no processo de desenvolvimento de softwares. que nos próximos anos o número de empresas a utilizar o Scrum e outros métodos de desenvolvimento ágil. Conclusão Para maioria das empresas desenvolvedoras de software. aumente consideravelmente. Estímulo aos relacionamentos e integração entre os membros da equipe. a adoção de métodos ágeis tem se tornado uma alternativa viável. Maior visibilidade do desempenho da equipe e de cada membro. Incentivo ao compartilhamento e disseminação do conhecimento. Maior participação e satisfação do cliente. que já trabalham com modelos antigos (especialmente o Cascata) mostram-se muitas vezes receosos em implantar o desenvolvimento ágil. . mas sem esquecer de valorizar as pessoas que o desenvolvem. Porém o grande problema da utilização dessa metodologia é simples sua aceitação: grandes empresas. onde está sempre visando a satisfazer o cliente com a entrega adiantada e contínua de um software de ótima qualidade. portanto. minimizando conflitos.para atender o objetivo do projeto.

org/iso/ptbr/. 6 Ed. Engenharia de Software. – São Paulo : McGrawHill. Agile Software Development with SCRUM. Hall.03/12/2008 [MAN01] Manifesto for Agile Software Development. ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DA LITERATURA SOBRE O MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ÁGIL SCRUM .com: Derrubando Mitos .agilealliance. acessado em 12/11/2010 [PRE01] Pressman. Roger S. REVISÃO. acessado em acessado em 13/11/2010 [MAN02] Agile Alliance. disponível em www.org. BEEDLE. disponível em http://agilemanifesto. Ken. Danilo. 2002 [SIM01] Simpol 2009: ANAIS. 2006 [SCH01] SCHWABER. AGILE 2008 – Palestra .Scrum na Globo. Mike.Referências [AG01] BARDUSCO.

Alexandre Lazaretti e VILAIN. Uma análise do método ágil Scrum conforme abordagem nas áreas de processo Gerenciamento e Desenvolvimento de Requisitos do CMMI .[ZAN01] ZANATTA. Patrícia.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful