You are on page 1of 2

I. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas seguintes assertivas: 1.

( ) A respirao controlada pelo centro respiratrio no bulbo, que recebe informaes sensoriais dos quimiorreceptores centrais no tronco enceflico, de quimiorreceptores perifricos nos corpos carotdeos e articos e de mecanorreceptores nos pulmes e nas articulaes. ( ) Os quimiorreceptores centrais so sensveis principalmente s alteraes do pH do lquor, sendo que diminuies do pH provocam hiperventilao. ( ) Os quimiorreceptores perifricos so sensveis principalmente ao O2, sendo a hipoxemia o que provoca hiperventilao. ( ) O reflexo envolvendo os quimiorreceptores cerebrais- o crebro se torna isqumico, a P CO2 cerebral aumenta e o pH diminui os quimiorreceptores bulbares detectam essas alteraes e comandam um aumento na atividade simptica o que acarreta um aumento da vasoconstrio arterolar um aumento da RPT e o sangue redirecionado ao crebro, mantendo sua perfuso. ( ) O ANP estimula a contrao do msculo liso vascular, o que resulta em vasoconstrio e aumento na RPT. ( ) Sem dvida, o mecanismo mais importante para a transferncia de lquido atravs da parede capilar a osmose, impulsionada pelas presses hidrosttica e osmtica foras de Starling. ( ) Na hiptese metablica quanto maior a atividade metablica, maior ser a produo dos metablitos vasodilatadores vasodilatao das arterolas. ( ) Os esfncteres pr-capilares so interruptores que determinam o fluxo sangneos nos capilares. ( ) O edema se formar quando h uma filtrao aumentada ou quando a drenagem linftica est comprometida. ( ) A presso arterial diminui nas pequenas artrias e com maior intensidade diminui nas arterolas. ( ) Na aterosclerose, os depsitos de placas nas paredes arteriais diminuem o dimetro das mesmas, tornando-as mais duras e menos complacentes. ( ) A capacidade inspiratria o volume corrente mais o volume inspiratrio de reserva e o volume residual. ( ) O espao morto fisiolgico o voluma de gs somente dos alvolos, que no participa das trocas gasosas. ( ) No exerccio, ou nas doenas em que a resistncia das vias areas fica aumentada, os msculos expiratrios podem ajudar no processo. ( ) No sistema respiratrio, importncia primordial. somente a complacncia do pulmo tem

2. 3. 4.

5. 6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

( ) O sulfactante sintetizado, a partir de cidos graxos, pelas clulas alveolares do tipo II. ( ) Na expanso, a presso alveolar torna-se positiva e o ar flui para fora dos pulmes.

18. 19. 20.

( ) Durante a expirao forada, a contrao dos msculos expiratrios tambm aumenta a presso intrapleural. ( ) A saturao percentual da hemoglobina funo direta da Po 2 , como expressa a curva de dissociao O 2 -hemoglobina. ( ) Os desvios para a direita da curva de dissociao O 2 -hemoglobina ocorrem quando h menor afinidade da hemoglobina pelo O 2 , reduo que se reflete no aumento do P 50 . ( ) O efeito do P CO2 e do pH sobre a curva de dissociao O 2 -hemoglobina chamada de efeito Bohr. ( ) No controle da respirao, o centro inspiratrio controla o ritmo bsico da respirao e prolonga a durao da rajada de potenciais de ao pelo nervo frnico. ( ) O centro pneumotxico desliga a inspirao, limitando a durao da rajada de potenciais de ao pelo nervo frnico. ( ) Os quimiorreceptores perifricos so os mais importantes para o controle, minuto a minuto, da respirao. ( ) A respirao controlada pelo centro respiratrio no bulbo, que recebe informaes sensoriais dos quimiorreceptores centrais no tronco enceflico, de quimiorreceptores perifricos nos corpos carotdeos e articos e de mecanorreceptores nos pulmes e nas articulaes. ( ) Os quimiorreceptores centrais so sensveis principalmente s alteraes do pH do lquor, sendo que diminuies do pH provocam hiperventilao. ( ) Os quimiorreceptores perifricos so sensveis principalmente ao O2, sendo a hipoxemia o que provoca hiperventilao. ( ) Os ventrculos se despolarizam to rapidamente quanto os trios, porque a velocidade de conduo dos sistema His-Purkinje igual a do sistema de conduo atrial. ( ) Na contrao ventricular isovolumtrica, a presso ventricular aumenta de modo dramtico nessa fase, mas o volume permanece constante, pois os trios se encontram vazios, sem retorno venoso. ( ) Os quimiorreceptores perifricos nos corpos carotdeos e articos so principalmente sensveis s diminuies na presso parcial de O 2 a PO 2 e sensveis a aumentos da P co2 e diminuies do pH. ( ) Quando a P O2 diminui, h uma velocidade de disparo aumentada dos nervos aferentes dos corpos carotdeos e articos, o que inibe os centros vasoconstritores simpticos vasodilatao aumento da atividade do para simptico. ( ) O reflexo envolvendo os quimiorreceptores cerebrais- o crebro se torna isqumico, a P CO2 cerebral aumenta e o pH diminui os quimiorreceptores bulbares detectam essas alteraes e comandam um aumento na atividade simptica o que acarreta um aumento da vasoconstrio arterolar um aumento da RPT e o sangue redirecionado ao crebro, mantendo sua perfuso.

21. 22.

23. 24.

25.

26. 27. 28.

29.

30.

31.

32.

You might also like