Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências

Livro Eletrônico III Como criar e-books/flip books usando o site http://issu.com
Unidade didática I: Inovações tecnológicas e as novas formas de ensinar
Autor: Prof. Dr. Márcio Marques Martins

http://cientistadigital.posterous.com

ÍNDICE
1.Introdução 2.Instalando complementos no MS Office 3.Usando o Zamzar para salvar em PDF 4.Criando o e-book no Issuu.com 5.Inserindo metadados 6.Visualizando o e-book 7.Obtendo o código de incorporação 8.Criando uma conta no issuu

1.INTRODUÇÃO (voltar ao índice) Você sabe como criar um e-book? Não? Que tal aprender agora? A partir de qualquer arquivo de texto você pode gerar um livro eletrônico simples. Primeiramente você tem que criar um arquivo no Word ou no PowerPoint. Depois, você tem que recheá-lo com imagens, textos, links, ou o que mais desejar. figuras,

Finalmente, você tem que salvá-lo em formato PDF. Essa parte pode ser complicada para alguns, vamos aprender algumas técnicas? Isso pode ser feito de duas formas: I. II. Instalando um complemento no Microsoft Office para salvar seus arquivos nesse formato. Usando o zamzar.com para auxiliar nessa tarefa.

Parte I – Instalando complementos no MS (voltar aoOffice índice)
O MS Office não salva os seus arquivos em formato PDF voluntariamente. Felizmente, a própria Microsoft percebeu essa necessidade dos seus usuários e resolveu disponibilizar um complemente que adiciona essa capacidade aos famosos Word, Excel e Powerpoint. Vamos ver como instalar esse complemento? Clicando no link a seguir, o download do complemento começará automaticamente:

http://goo.gl/U2V3q
Esse complemento só serve para o Microsoft Office 2007, ok? Agora, clique no arquivo que você baixou e instale (basta ir clicando em seguir). Não vão tentar instalar no Microsoft Office 2010, não vai funcionar!

Após o complemento ter sido instalado, basta solicitar ao Word ou Powerpoint que salve seu arquivo em PDF.

Parte II – Usando o Zamzar para salvar em (voltar ao índice) PDF
Caso você não possua um Word instalado, vou explicar a segunda forma de obter um PDF. Com o arquivo Word ou Powerpoint em mãos, aponte seu navegador preferido (Mozilla Firefox, Chrome, Safari ou Opera) para o seguinte endereço: http://zamzar.com

Clique no botão “Escolher arquivo” e selecione-o do seu computador.

Agora, selecione o formato PDF na lista ao lado (Step 2).

Insira seu e-mail na caixa (Step 3).

Agora, clique no botão “Convert” (Step 4).

Clique em “OK”.

Aguarde enquanto o site faz o upload do seu arquivo!

Não se preocupe, ele avisará quando o upload for concluído.

Aguarde alguns minutos, pois às vezes os pedidos de conversão de arquivos são muitos e o site demora a dar uma resposta.

Aproveite para dar uma checada no seu e-mail, pois assim que a conversão ficar pronta o Zamzar enviará uma mensagem para você contendo o link para download (veja imagem abaixo).

Após clicar no link do e-mail, uma nova janela se abrirá no seu navegador.

Clique no botão indicado e baixe o arquivo em formato PDF Divirta-se criando o seu e-book conforme as instruções dadas na 2ª etapa (a seguir).

Criando o e-book no Issuu.com
(voltar ao índice)

Antes de mais nada, você deve possuir uma conta no http://issuu.com. (Ao final do tutorial, vou mostrar como se cria a conta no issuu). Partindo do princípio de que você possui uma, vamos em frente. Entre no site, clique em “LOGIN”.

A janela abaixo surgirá, insira seu e-mail e senha e clique em “Log In”.

Essa deve ser a aparência do site ao conectar corretamente.

Clique no botão azul “UPLOAD” lá no canto superior direito.

A tela muda para algo parecido com a figura abaixo.

Clique no botão azul “Browse” e selecione o seu arquivo PDF.

Eis o nosso arquivo PDF que virará um e-book.

Inserindo metadados
(voltar ao índice)

Preencha com os dados pertinentes ao seu livro eletrônico, assim ele ficará mais visível às ferramentas de busca do Google e assemelhados. (Dica: não use palavras acentuadas ou com caracteres especiais no campo “keywords”).

É necessário escolher algumas categorias nas quais o seu e-book vai se encaixar. Ao final do processo, clique no botão azul “Upload file” e aguarde até que o livro seja armazenado completamente no servidor do http://Issuu.com.

Aguardando....

Visualizando o e-book
(voltar ao índice)

Após concluído o upload do arquivo PDF, o seu livro aparecerá em uma espécie de estante virtual.

Ao clicar no livro na “estante”, você é levado para uma tela parecida com essa.

Se você clicar no livro, a tela muda para algo parecido com a figura abaixo.

Obtendo o código de incorporação
(voltar ao índice)

Caso você queira compartilhar com seus conhecidos ou postar o livro eletrônico em um blog, clique no botão “Get embed code”.

Copie o código em azul e branco e cole em um post no seu blog (não esqueça de habilitar o modo HTML). Não esquente, postar o livro em um blog será objeto de um outro tutorial.

Criando uma conta no issuu
(voltar ao índice)

Preparei um vídeo (um screencast, na verdade) que ensina como criar uma conta no issuu. Assista-o clicando no link abaixo: http://www.screencast.com/t/fOjqdYnnX0xh

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful