Questões elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com – www.tecnaula.

blogspot.com

Tema: islamismo Questões aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 – Escola Villare Abaixo há uma foto de um afresco na cidade de Ankara, na atual turquia, trata-se da parede de uma mesquita otomana. Analise atentamente e responda:

a-) Quem são os três seres representados à esquerda? b-) O que está representado no desenho? c-) Quem é a figura escura no centro do desenho? d-) Compare essa imagem com a imagem da pergunta 1. Quais as principais semelhanças e as principais diferenças entre ambas?

Escolha 3 aspectos da religião ou cultura islâmica que tenhamos estudado em nossas aulas e explique aqui com suas palavras. Abaixo há duas imagens acerca da volta de Maomé de Medina para Meca, a primeira abaixo feita na Arábia Saudita, a segunda feita pelos turcos, ambos povos islâmicos que ainda existem na atualidade. Historicamente esse episódio marcou o início da expansão do islamismo por três continentes.Comparando as duas imagens podemos ver

Explique como surge o islamismo b-) Quais são as principais diferenças entre o islamismo e o cristianismo? Comparando as duas figuras, como o autor de cada uma viu o ocorrido? Busque elementos das imagens que justifiquem sua resposta.

Abaixo há duas imagens diferentes sobre o mesmo episódio. Ambas se referem à volta do profeta Maomé à cidade de Meca, onde este junta o povo da cidade na Kaaba, passando os ensinamentos que teriam sido ditados a ele pelo anjo Gabriel:

Como cada uma das imagens demonstra que teria ocorrido este acontecimento? Qual as opções abaixo não é uma obrigação de todo islâmico a-) Fazer uma guerra santa contra as pessoas que são de outra religião – chamada Jihad

b-) Fazer uma peregrinação à cidade de Meca ao menos uma vez na vida c-) Fazer cinco orações diárias voltadas para a cidade de Meca d-) Entregar doações de alimento ou dinheiro aos pobres e-) Proclamar diante de várias pessoas que Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta Quando os Otomanos invadiram Constantinopla em 1453, destruíram todas as imagens de todos os santos cristãos, passagens das bíblias, entretanto uma única imagem permaneceu na principal igreja “Santa Sofia” que havia se transformado em Mesquita Islâmica. Trata-se da imagem abaixo:

a-) Quem está representado na única imagem que os islâmicos não destruíram? b-) Por que motivo, segundo a religião islâmica, mesmo eles sendo contra as imagens, não aceitaram destruir a imagem da pessoa acima? c-) Produza um texto entre 8 e 12 linhas explicando as principais diferenças e semelhanças entre os islâmicos e os Cristãos.