Questões elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com – www.tecnaula.

blogspot.com

Tema: segundo reinado Questões aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 – Escola Villare

O que é correto afirmar sobre o período regencial brasileiro

a-) Durante esse período, que vai da saída de D. Pedro I até que D. Pedro II atingisse a maioridade, o Brasil virou uma república, tendo tido nesse tempo três presidentes que recebiam o nome de regentes b-) Durante esse período, que vai da independência do Brasil até D. Pedro I atingir a maioridade, o Brasil envolveu-se em uma importante guerra, conquistando a região do Uruguai c-) Durante esse período, que vai do fim do governo de D. Pedro II até o começo da república, o Brasil envolveu-se em uma importante guerra, conquistando a região do Paraguai d-) Durante esse período, que está situado entre o fim do governo de D. Pedro I e o começo do de D. Pedro II muitas revoltar ocorreram, regiões lutando pela sua independência contra o império brasileiro e-) Durante esse período que ocorre antes do governo de D. Pedro I, a região das minas gerais estava produzindo grande quantidade de ouro e pedras preciosas.

Qual era a capital do Brasil durante a época do Império? a-) São Paulo b-) Rio de Janeiro c-) Brasília d-) Salvador e-) Fortaleza

Abaixo estão propagandas de alguns dos produtos mais antigos produzidos em indústrias brasileiras.

-

Sobre a industrialização no Brasil explique a-) Sua relação com o café b-) Sua relação com a cidade de São Paulo

c-) A questão do tipo de industrialização que ocorreu d-) Vimos que existem 3 categorias nas quais se encaixam as indústrias. Compare a categorização das indústrias no Brasil no século XIX com a categoria das indústrias existentes no Brasil nos dias de hoje.

A foto abaixo é de um outdoor português atual, criado pelo PNR (Partido Nacional Renovador – um importante partido português) Compare esse tipo de propaganda com relação à imigração e as idéias por trás delas com as propagandas de imigração ao Brasil no século XIX que vimos durante o trimestre e a intenção por trás delas.

Podemos dizer que o Brasil na época de D. Pedro II era uma monarquia que na prática era absolutista, mas no papel parlamentarista. Explique o porquê disso. Cite e explique as causas de pelo menos duas revoltas ocorridas durante o período regencial brasileiro Qual era a capital do Brasil durante a época do Império?

O Brasil na segunda metade do século XIX começou a investir pesadamente na produção de café, também chamado de "ouro verde". Sobre a produção de café responda: a-) por que motivo o café era tão valioso? b-) qual a relação entre o café e a industrialização de São Paulo? O governo monárquico no Brasil tinha 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Explique qual a função de cada um desses poderes em nosso país.

3 delas representram seriados diferentes de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 80. São eles: Jetsons, Flintstones e He-Man. E também há uma imagem do longa metragem de animação da Cinderela. Isolando ao menos 4 elementos presentes nestas imagens, relacione elas com o American Way of Life.

(Fuvest-2008) Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Império. Baseado nos dados desse censo, o mapa 1 apresenta a distribuição de escravos nas províncias brasileiras em relação à população total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de índios aldeados em relação ao total de escravos nessas mesmas províncias e nesse mesmo ano. Considere os mapas abaixo e seus conhecimentos para analisar as frases:

I. As maiores populações de escravos do Império, naquele período, estavam concentradas principalmente em províncias do atual sudeste brasileiro, onde, na época, se desenvolvia, de forma acelerada, a cultura do café. II. A grande parte dos índios aldeados do Império, relativamente à população de escravos, distribuía-se por territórios que hoje correspondem às regiões Norte e Centro-Oeste, onde trabalhavam na extração da borracha e em atividades mineradoras.

III. A baixa porcentagem de escravos, vivendo nas províncias da porção nordeste da atual região Nordeste do país, é indicativa do pouco dinamismo econômico dessa sub-região, naquele período. Está correto o que se afirma apenas em: a-) I b-) I e II c-) I e III d-) II e III e-) III

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful