You are on page 1of 2

Aula 7 srie

A Dana Expressionista O expressionismo alemo teve seu auge em 1920, reflexo da Primeira Guerra Mundial. Neste perodo, Rudolf Von Laban j realizava estudos e anlises de movimentos, sendo seguido posteriormente por outros nomes da dana Na dimenso visual seleo, transcrio e codificao sero diretas, ser delimitada uma cena, em seguida uma tomada coletiva da coreografia, e finalmente um levantamento dos elementos escolhidos para anlise: cenrio, figurino, movimentao, iluminao msica e efeitos complementares, pois Butoh prope um estranhamento na movimentao corporal, com ritmo e peso especfico. A questo ser explcita sobre fundamentos tericos, ticos e prticos da tcnica, abrindo um espao onde o trabalho possa ser debatido, aliando-o tambm ao contexto histrico-social do expressionismo. O Teatro expressionista anti-realista; dispensa a imitao da fala coloquial e dos ambientes familiares no palco; fala em estilo potico ou declamatrio e prefere cenrios fantsticos, que j no so mero fundo da ao teatral, mas participam dela como se fossem personagens mudos. Tudo isso no esta, porm, a servio de um teatro potico, mas de propaganda de idias: em vez do individualismo quase anarquista de Ibsen, o Socialismo e o Comunismo; em vez do ceptismo ibseniano, uma religiosidade livre, mas esperanosa; em vez do feminismo de Ibsen, a luta dos sexos e das geraes, o homem defendendo-se das mulheres e os filhos em revolta contra os pais, atitudes apoiadas em teorias psicanalticas. um teatro revolucionrio e, ao memso tempo, fantstico. O criador do teatro expressionista o sueco Strindberg, que depois de uma fase de naturalismo extremado caiu no extremo oposto, de teatro simblico-religioso. Sua influncia, pouco sensvel na Frana e na Inglaterra, foi grande na Rssia e nos E.U.A., mas sobretudo na AlemanhaUm centro do Expressionismo fantstico no teatro a Blgica. Ao Expressionismo se deve a renascena do teatro nos E.U.A. Durante o sculo XIX s houve (como na Inglaterra vitoriana) peas poticas para a leitura; os palcos estavam, ainda no comeo deste sculo, dominaodos por homens como Belasco e outros autores de dramalhes populares. A salvao veio dos amadores, que se transformaram, alis, com o sucesso, em atores profissionais. Para realmente entendermos o movimento expressionista, necessitamos conhecer a viso do mundo alemo. Sem duvida tanto o romantismo quanto o expressionismo so os dois movimentos artsticos que mais refletem a cultura alem. Longe de afirmarmos que estes movimentos sejam exclusividade do povo alemo eles apenas demonstram respectivamente a passionalidade e a inquietao espiritual deste povo.

Caractersticas Bsicas

O movimento expressionista nasce na Alemanha por volta da 1905 seguindo a tendncia de pintores do final do sculo XIX, como Czanne, Gauguin, Van Gogh e Matisse, a fundao nesta data da sociedade dos artistas Die Brcke (A Ponte) marcou o incio de uma nova forma de arte que se diferencia do fauvisme francs, principalmente no que se refere sua emoo social. Duas caractersticas podem ser consideradas fundamentais no movimento

expressionista: A reao contra o passado, o expressionismo no reage apenas contra este ou aquele movimento, contra o naturalismo ou os vrios movimentos vigentes na Alemanha na poca, mas reage, sem mais, contra todo o passado; o primeiro movimento cultural que deve ser compreendido, antes de mais nada, por uma rebelio contra a totalidade dos padres, dos valores do ocidente. A arte cessa de gravitar em torno de valores absolutos. Umas das grandes influncias vem sem dvida de Freud, e isto por duas razes. Em primeiro lugar a psicanlise liberta do passado . Transportando isto em termos de cultura, podemos dizer que a psicanlise liberta da tradio, da histria. Em segundo lugar, a perspectiva de Freud a da subjetividade; ao contrrio do que acontece na psicologia clssica, a raiz dessa nova subjetividade impessoal: o inconsciente foge alada daquilo que se considerava ser a pessoa, e a subjetividade torna-se mais annima. Se devssemos escolher uma palavra para definir o expressionismo esta palavra seria o grito. Pois o expressionismo e o grito que brota de uma solido radical, o grito de um homem identificado ao grito. Grita-se porque s resta o grito, expresso de um sem-sentido radical. Por isso freqente encontramos personagens destitudas de identidade; ou bem a identidade se fragmenta, chegando a plurificar-se em diversas personagens, ou ento negada transformando a personagem em uma espcie de marionete.

You might also like