“Roberto Simonsen”

Processos de Corte

Curso: Técnico em Mecânica 2DM

São Paulo 06/2009

“Roberto Simonsen”

Diretor: João Roberto Campaner Coordenador: Rosivaldo Andrade Catão Agradecimento pela atenção e dedicação dos Professores: Carlos Fagundes José Carlos de Castro

“O futuro tem vários nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.” Vitor Hugo

2

“Roberto Simonsen” Curso: Técnico em Mecânica .2DM José Germano Nascimento Andrade n°11 Luiz Carlos Paim n°16 Luiz Ricardo n°17 Marcelo Custódio Alves n°18 Nilson Alves n°19 São Paulo 06/2009 3 .

.......................Sumário Introdução............ 16 Onde é utilizado?........................................................................................ 19 Conclusão.......................................................6 O Processo de Corte de Metais por Plasma ................................................................................................................................................ 12 Vantagens do jato d'água................... 17 Quando usar e não usar o corte a laser…………………………………………………………………….......................... 17 Quais os tipos de Lasers aplicados no Processo de Corte?............................................................................................................................ 18 Vantagens e desvantagens do laser…………………………………………………………………………............................................................................................................. 9 Resumo do processo de Corte por Plasma..................................................................................... 14 Corte a laser O que é o Laser?.............. 7 Aplicações do Corte Plasma................................................................................................................................... 16 Qual as vantagens do Corte Laser para a indústria?............ 13 Aplicações..6 Cortando com o Plasma.............................. 21 Referencias bibliográficas........................................................................................................................................................ 8 Como dimensionar o Equipamento de Corte Plasma................... 10 Como o jato d'água atua................ 9 Corte por jato de água O que é o jato d'água?............. 22 4 ............................................................................................................ 16 Qual a eficiência deste processo?....................................................... 11 Processo do jato d'água....................................................................................... 16 Como ocorre o processo de Corte Laser?............................................................................................................................................................................ 5 Corte a plasma Definição de Plasma .......................

pequenas e complexas. corte a jato d’água e corte a laser). vantagens e desvantagens. Com esse trabalho. aplicações. temos a finalidade de facilitar o entendimento sobre o assunto tratado( corte a plasma.Introdução Este trabalho tem como objetivo demonstrar alguns dos processos de corte avançados utilizados na indústria hoje em dia.bem como seus processos. 5 . Através desses processos iremos mostrar cada um dos tipos de corte. os que são mais utilizados dependendo do tipo de peças.

em virtude da velocidade e precisão do corte. Se adicionarmos energia em forma de calor ao sólido (gelo). água e vapor. principalmente o aço inoxidável e o alumínio. A ionização dos gases gera a criação de elétrons livres e de íons positivos junto com os átomos de gás. o gás torna-se eletricamente condutor. temos o gelo. Quando uma quantidade substancial de calor for adicionado ao gás. Quando isso ocorre. este se transforma em plasma. Plasma é um gás eletricamente condutor. teremos a mudança de estado para o líquido (água) e se mais calor for adicionado teremos o gás (vapor).Corte a Plasma O Processo de Corte de Metais por Plasma O Processo de Corte Plasma foi desenvolvido desde os anos 50 para cortar metais condutores. nas instalações industriais e nas oficinas em geral como excelente ferramenta para o corte de metais. As fotos acima mostram aplicações do Processo Corte Plasma Definição de Plasma Os três estados da matéria são sólido. Para a substância mais conhecida. tornando-se assim o plasma. 6 . a água. Hoje é o processo com maior crescimento na indústria. com a característica de transportar corrente. líquido e gasoso.

Como a tocha plasma. No relâmpago. para que ocorra a transferência do arco plasma 2) Posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho 3) Começar o corte a partir da borda da peça de trabalho 7 . como aparece na natureza é o relâmpago. como o aço carbono. o alumínio e outros metais eletricamente condutores. o relâmpago conduz eletricidade de um lugar a outro. aço inoxidável. os gases do ar são gases ionizados. e a alta velocidade do gás remove o material derretido. Cortando com o Plasma O corte a Plasma é um processo que utiliza um bico com um orifício para constrigir o gás ionizado em alta temperatura até que possa se utilizado para cortar secções de metais. O arco Plasma derrete o metal.Um exemplo de plasma. Segue exemplo da técnica de operação do corte de metais por Plasma: 1) Fixar o grampo terra/obra na peça a ser cortada.

4) Em seguida prosseguir com o corte do material nas dimensões necessárias para o trabalho. Aplicações do Corte Plasma Com o processo de corte Plasma é possível cortar também fora da posição plana. onde a qualidade 8 . mesas CNC. entre outros dispositivos de automação. tornando o processo versátil em diversas aplicações onde o objetivo é cortar metais. utilizar tartarugas de corte. Obs: O uso de guias ou esquadros é indicado para manter o corte na medida necessária e também cortes em linhas retas. a técnica indicada é iniciar o corte com o bico inclinado. 5) No caso do corte iniciar no meio da chapa ou para fazer furos. A foto acima mostra o corte Plasma mecanizado com tartaruga A principal aplicação do processo é na preparação de juntas para a soldagem.

. alumínio.Sem necessidade de pós operação.Outras aplicações que necessitam cortar metais como: aço carbono. Os principais mercados atendidos pelo processo de corte Plasma são: .Processos eficiente de corte.Manutenção em geral.Carrocerias metálicas.Usinas de açucar e álcool. . . Como dimensionar o Equipamento de Corte Plasma O equipamento de corte Plasma é dimensionado conforme a espessura do material a ser cortado.Móveis metálicos.Preparação de juntas para a soldagem. .Soldagem – corte e preparação dos conjuntos a serem soldados.Hypertherm Resumo do processo de Corte por Plasma .Reparo e manutenção. . . . Segue tabela com as informações sobre corrente e espessura de: Fonte: Manual de operação Powermax 1650 .Sucata & Ferro e Aço. é a principal informação do equipamento de corte plasma.Velocidade e facilidade na operação. .Indústrias agrícolas.Funilarias. . ferro fundido. . .Usinas siderúrgicas.Processo muito seguro. . fazendo a relação entre corrente X espessura. . . cobre. 9 . comprimento do corte e velocidade de corte. . A grandeza elétrica corrente. é possível cortar metais desde 0.Corta uma ampla faixa de espessuras (Dependendo da capacidade do equipamento. não utiliza perigosos cilindros de oxigênio e gás combustível e nem mangueiras transportando elementos combustíveis. .de corte sem a pós operação de limpeza para remoção de escórias facilita o processo de operação seguinte. aço inoxidável.5mm até 60mm de espessura).Caldeirarias. .Autopeças & automotiva. .Estruturas metálicas.

Este processo foi inicialmente utilizado para corte de madeira. Com o passar do tempo e com o avanço tecnologico o processo de corte com jato d’agua foi evoluindo e hoje é reconhecido e utilizado de forma industrial. alumínio. . Os processos de produção utilizando o corte com jato d’agua podem ser subdividos em tres formas: Unidimensional (slitering).000 até 90. Corte por jato de água O Processo de corte com jato d’agua nasceu em 1968. Este processo consiste na utilização de um ou mais bicos de corte. espessura e planicidade. Nas últimas quatro décadas. inoxidável. não é necessária a limpeza posterior com esmeril).Não super aquece o material (Devido a alta velocidade de avanço. ferro fundido). cobre.ZTA é muito pequena). É o sistema mais utilizado na usinagem de metais como o Titânio . plastico. "O jato d'água é.em geral fixos com uma pressao e vazão constantes.000 PSI. disparadamente. o grande envolvimento da KMT Waterjet com a tecnologia de altíssima pressão contribuiu enormemente para desenvolver ainda mais os recursos do corte a jato d'água 10 . Aços Inóx e Carbono.o qual trabalhou em parceria com a empresa McCartney.. O jato d'água permite tremenda flexibilidade e versatilidade de fabricação e admite mais possibilidades de corte. e feita atraves de um CNC. coleta água corrente normal. afirmou um orgulhoso empresário do ramo de serviços a jato d'água e laser sob encomenda que conta com equipamentos da KMT Waterjet. etc. O processo Bidimensional onde utilizamos os eixos x e y.Perfura sem pré-aquecimento. bronze.1mm e 0. a escolha depende da dureza e espessura do material a ser seccionado. O que é o jato d'água? A tecnologia de corte a jato d'água consiste em um nível avançado e exclusivo de automação capaz de cortar quase todos os materiais com eficiência e manter um custo compensador. onde os materiais a serem cortados sao macios como papel. espumas. resumidamente. vidro e materiais densos e duros até 200mm de espessura. Franz da Universidade de Columbia (EUA). . Existem duas maneiras de utilizaçao do jato d’agua : com ou sem abrasivo. consistindo na pressurizaçao da água de 21. Atraves de um processo usando-se energia mecânica. por isso. placa de gesso. . pedra. ceramica. pressuriza o líquido em até 60. O orifício e o tubo de focalização produzem um jato preciso de água pura ou com abrasivo. criando bordas bem acabadas prontas para aplicação em produtos finalizados. produtos alimenticios. . a tecnologia mais flexível e desejável do ramo e produz resultados de incrível confiabilidade". materiais de isolamento. a altura z e dependente do material a ser usinado.Corte limpo (O corte não deixa escória. liberados atraves de um orificio de focalizaçao com diametro entre 0.000 psi e o libera através de um orifício de diamante e um tubo de focalização.Corta qualquer metal condutor (Aço carbono.As chapas de espessura fina não se deformam. . dependendo de sua dureza.6 mm. compostos. teve como seu criador Norman C. atual KMT Warterjet Systems Inc.Alta velocidade de corte. .Permite cortar placas empilhadas. O jato d'água. a zona térmica afetada .

uma válvula liga/desliga de controle pneumático e um bico de corte abrasivo que contém a câmara de mistura especializada. a KMT Waterjet fornece uma unidade de abrasivo que consiste basicamente em um reservatório. a granada e o coríndon com tamanho de partícula entre 50 e 120 mesh (0. um sistema de alimentação. Em seguida. dentre eles.137 bar) para produzir a energia necessária ao corte.Como o jato d'água atua A energia necessária ao corte de materiais é obtida através de altíssima pressurização da água. Quando há necessidade de abrasivos.2 a 0. a olivina. 11 . Primeiro. formando um jato intenso focalizado por um pequeno orifício de diamante. O processo é aplicável a jatos somente d'água e abrasivos. a bomba de altíssima pressão ou o intensificador pressuriza a água corrente normal a níveis de pressão de até 60. Há duas etapas principais envolvidas no processo de corte a jato d'água.O corte de materiais mais duros requer a adição de um abrasivo de malha fina ao jato de corte. a água é focalizada através de um orifício de diamante para formar um intenso jato cortante.5 mm). No caso de aplicações de corte abrasivo.000 psi (4. Vários materiais abrasivos que podem ser usados. alimenta-se a câmara de mistura abrasiva – situada no corpo da cabeça de corte – com granada (mineral) visando produzir um jato abrasivo extremamente poderoso. O jato se move à velocidade exercida.

muitas com capacidade de corte reverso ou espelhado). se a mesa terá uma serra ou um cortador de plasma preso a ela. pedra. de acordo com as saídas definidas pelo controlador CNC. Certas vezes. O equipamento de movimentação pode variar. para adaptação a materiais não planos ou mais espessos. a energia residual do jato é dissipada em um tanque coletor Mach 3. Unidimensional No corte reto. O abrasivo é então introduzido no jato de corte em uma câmara de mistura especial situada na cabeça de corte abrasivo. as velocidades são altas e o sistema é quase sempre somente de água. confiabilidade e umidade residual mínima. o sistema pode utilizar várias cabeças Bidimensional A aplicação mais difundida é a mesa de corte 2D. Dentre as características importantes.qualquer material com densidade consistente 12 . três vezes superior à velocidade do som. dentre elas. juntas. Após o corte. cerâmica. A água é então transportada para um bico de corte abrasivo ou de água pura. pois a cabeça de corte precisa esta bem próxima do material a ser cortado. de mesas de 0. Após a filtragem. Esse tipo de sistema é o mais adequado para a rápida produção de vários tipos de peças de inúmeros materiais. O corte abrasivo permite que materiais mais duros sejam cortados mais rapidamente com a aceleração do processo de erosão. A cabeça de corte se move em eixos X-Y. O tamanho das máquinas varia bastante. a água é introduzida na unidade por intermédio de uma bomba intensificadora e um filtro. compostos. Para atingir essas pressões.6 m X 0. as aplicações podem ser subdivididas por dimensão. Esse processo de filtragem é muito importante porque a água deve estar limpa antes de atingir pressões altas para proteger as peças pressurizadas e produzir um jato de corte uniforme.O abrasivo é primeiramente armazenado no reservatório pressurizado e transportado para um conjunto de medição que controla a quantidade de partículas alimentadas ao bico. a água ingressa no cilindro de alta pressão onde é pressurizada no nível desejado. Por usar fluxos muito pequenos (o consumo de água é bastante baixo). A estrutura do sistema costuma ser bastante simples. o eixo Z (altura) é controlável. As considerações mais importantes dizem respeito à velocidade de corte. dependendo da aplicação. chegando a robôs de múltiplos eixos. de cortador em cruz simples a sistemas 2D e máquinas 3D. é necessário usar um sistema de tratamento para a remoção de minerais da água. o que permite o corte de formatos e padrões complexos. Um software CAD/CAM combinado com controladores CNC converte desenhos ou comandos em caminhos programados digitalmente que são seguidos pela cabeça de corte. Há ainda muitas opções a considerar. Aplicações: metais. vidro .6 m a mesas enormes. podemos citar a velocidade de corte (algumas máquinas se movem a velocidades de até 115 metros por minuto) e o número de peças a serem cortadas (algumas máquinas têm várias cabeças. Em vários casos. Processo do jato d'água Tanto no jato d'água somente com água quanto no abrasivo. dependendo de como a pressão da água é que armazena o material do veio cortado e o abrasivo usado. usa-se com freqüência o jato d'água contínuo. O bico de corte pode ser estacionário ou integrado ao equipamento de movimentação.

superfícies irregulares e camadas empilhadas de materiais diversos. O empilhamento. materiais refletores. que recebem um eixo de rotação e giratório. dentre outros. Uma cabeça de corte de cinco eixos pode cortar cones em folhas de material plano. A velocidade de corte e o tempo de ciclo da peça são considerações bastante importantes. em que a cabeça de corte fica instalada em um braço robótico. Os materiais podem ser cortados em praticamente qualquer formato. elimina a necessidade de processos secundários de acabamento. 13 . o conteúdo e o acabamento superficial do material não são fatores críticos.capacidade de corte em qualquer direção • Perfura a maioria dos materiais sem furos iniciais • Corta praticamente qualquer material • Peças no formato final ou quase final (sem necessidade de processamento secundário em várias aplicações) • Necessidade mínima de retenção • Favorável ao meio ambiente • Reduz a emissão de partículas e gases perigosos • Não sobrecarrega os materiais . Por outro lado. sem endurecimento • Corte onidirecional . Y e Z. dobras e emissão de gases perigosos. As aplicações de robótica conseguem cortar materiais com forte curvatura e profundidade global. além dos eixos X. o que elimina essas conseqüências indesejáveis. em muitos casos. O corte a jato d'água é especialmente vantajoso no corte de formas complexas. A despeito da alta energia cinética do corte a jato d'água.sem zonas afetadas pelo calor.corte livre de estresse • Integração flexível com as máquinas • Poupa matérias-primas (veio de corte pequeno. os materiais cortados com o jato d'água não sofrem estresse térmico.Tridimensional Há dois subgrupos para aplicações 3D: aplicações de robótica. chanfrados. chanfros e furos em tubos. painéis de portas. painéis de instrumentos. como revestimentos internos do teto de automóveis. Outra grande vantagem é a capacidade do jato d'água de cortar materiais reforçados com fibra. Isso permite o corte de materiais que seriam queimados. aninhamento e seqüenciamento otimizam o material e podem reduzir significativamente os tempos de corte. Isso produz uma excelente qualidade de borda que. essas máquinas são extremamente versáteis. o método evita a deformação da peça e obtém alta precisão de corte sem produzir bordas esgarçadas ou rebarbas. Embora sejam mais caras. Devido ao fato dos processos mecânicos ocorrerem em um nível microscópico. Vantagens do jato d'água • Corte a frio . Alguns processos térmicos causam endurecimento da superfície. e mesas de corte. Situações de cantos acentuados. furos e formas com raios internos mínimos são todas possíveis. recursos de aninhamento) Uma das grandes vantagens é o corte a frio inerente ao jato d'água. derretidos ou partidos com o uso de outros métodos.

isolamento de vibrações. painel das portas) • Componentes de carroceria de fibra de vidro (de acordo com o modelo do carro). corta-fogo. etc. ou largura de corte. Não há necessidade de óleos ou emulsões. etc. Os metais muito espessos demonstram outra vantagem da tecnologia a jato d'água. titânio. Com o uso de água pura. etc. Esses materiais podem ser cortados a velocidades de centenas de metros por minuto. Com a adição de um abrasivo. • Espuma • Revestimento de caçamba de caminhão • Pára-choques ELETRÔNICA • Placas de circuito impresso (preenchidas e não preenchidas) • Desencapamento de cabos (coberturas de isolamento) PRODUTOS DE ESPUMA • Embalagens de espuma personalizadas • Interior/carroceria de automóveis (componentes de portas. plásticos finos. do jato d'água e os recursos de alinhamento de peças otimizam o uso do material e aumentam a economia. painel de instrumentos. isolante do capô. elastômero.O corte a jato d'água é particularmente "zeloso" com o meio ambiente. non-wovens (TNT). tapete. alimentos e muitos outros produtos. pedra. Materiais mais espessos também podem ser cortados com mais eficiência usando-se um sistema de jato d'água abrasivo. vidro a prova de balas. ligas de resistência térmica) • Peças de fuselagem de alumínio • Painéis do interior da cabine AUTOMOTIVO • Acabamentos internos (do teto. lascas nem emite gases perigosos. Aplicações Veja a seguir uma lista setores e aplicações de materiais específicos que conhecidamente fazem excelente uso da tecnologia de corte a jato d'água: AEROSPACIAL • Fuselagem de titânio de aeronaves militares • Componentes de motores (alumínio. Em um mundo de recursos limitados e matérias-primas de alto custo. o processo é limpo e não cria raspas. alvos de arco-e-flexa) 14 . Pode-se fazer ajustes na combinação dos diâmetros do orifício e do tubo de focalização e na trama e quantidade de abrasivo para obtenção das velocidades de corte mais economicamente compensadoras. como metais. o pequeno veio.) • Espumas densas (isolamento acústico. Normalmente. porta-malas. cerâmicas. painéis de instrumentos. é possível cortar tecidos. pode-se cortar facilmente materiais mais duros. isolamento.

) • Fatiamento de legumes (aipo.ALIMENTAÇÃO • Processamento de carnes (peixe congelado. motocicletas. etc. latão . EXÓTICOS E NÃO TRADICIONAIS • Material plano (alumínio. aço de ferramenta. aço inoxidável ). produtos médicos 15 . laminada (metal/fibra de vidro) • Borracha. etc. aglomerado de cortiça DESMILITARIZAÇÃO DE MUNIÇÕES • Armas químicas • Explosivos fortes MATERIAIS METÁLICOS.várias camadas de uma vez • Letreiros desportivos • Operações de corte • Fraldas. produtos de higiene feminina. titânio. aeronaves • Metal. pequenos motores. cogumelos.placas do ônibus espacial • Papelão corrugado para embalagens • Kevlar • Laminados (pressão baixa para perfurar sem deslaminação) • Cera • Plásticos (alta e baixa densidade) • Médicos (córnea) • Vidro de plástico • Acrílicos TRABALHOS ARTÍSTICOS EM PEDRA / VIDRO / METAL • Baixo relevo em pisos. cobre • Cerâmica (não processada e produtos finais) . nuggets ou tiras de frango.) • Lanches/bolos FIBRA DE VIDRO • Isolamento residencial (resistência térmica do tipo "cor-de-rosa") • Painéis de isolamento (geralmente folhas de 10 cm x 20 cm cortadas para se ajustar a aplicações específicas) • Cascos de embarcações (corte de aparas e furos para montagem do casco) • Carenagem de jet ski VEDAÇÕES • Automotivas. cobre. marinhas. tampos de mesa e parede • Trabalho artístico em metal • Pisos cerâmicos • Vidro plano com inúmeros contornos • Pedra decorativa para exteriores • Vidro colorido TECIDOS • Panos . aço doce. Teflon.

o Laser é o mais avançado processo tecnológico para corte termico. a crescente evolução tecnologica tem possibilitado. Onde é utilizado? Atualmente pode-se verificar a aplicação do Laser em áreas completamente deiversificadas. Entretenimento. Medicina. nos últimos anos. mas também por uma análise custo x benefício para o corte de metais. Marítimo. Controle dimensional. Metroviário. Aéreo) Implementos Agrícolas Vidros e Não . usinagem e gravação). em regiões muito localizadas em função do elevado gradiente térmico gerado. expandindo-se em grande escala no cenário mundial e particularmente. etc. tratamento termico superficial. tais como: Processamento de Materiais (soldagem. Equipamentos e Prestadores de Serviços) Eletroeletrônicos (Linha Branca e Marrom) Transportes (Rodoviário. Odontologia. Telecomunicações. como no caso do processamento de materiais não metálicos. verifica-se que a alta densidade de energia do faixe Laser promove a fusão e evaporação destes. corte. que possui como principais vantagens: • • • • • • • Alta precisão Excelente qualidade da superfície cortada Níveis mínimos de deformação. reduzindo perda de material Alta velocidade de corte Extrema versatilidade ao processar uma imensa variedade de materiais Sistema automatizado que possibilita o corte de figuras geométricas complexas com 2D ou 3D Somada a estas características. Quando aplicada no processamento de materiais. É com esta visão que o processo de CORTE LASER torna-se cada vez mais uma necessidade emergente em várias empresas. Ferroviário. a redução do custo do investimento inicial em equipamentos e o aumento da potência destes.Corte a Laser O que é o Laser? O Laser é a abreviação de "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation" . credenciando o pocesso do CORTE LASER como excelente opção não somente por uma avaliação exclusivamente técnica. Na verdade. no Brasil. É um sistema que produz um feixe de luz coerente e concentrado através de estimulações eletrônicas ou transmissões moleculares para níveis mais baixos de energia em um meio ativo (sólido.Metálicos Qual as vantagens do Corte Laser para a indústria? Costuma-se dizer que o "Laser é uma ferramenta de corte afiada e sem desgaste". emissões de fumos e ruídos Mínima Zona Termicamente Afetada (ZTA) Sangria extreita (Kerf). Na indústria de Processamento de Materiais a aplicação do Laser se faz presente nos seguintes mercados: • • • • • • Automobilistico (Montadoras e Autopeças) Transformação Mecânica (Máquinas. líquido ou gasoso). Qual a eficiência deste processo? 16 . ou seja Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

de alta velocidade e de excelente qualidade. somente ocorrerá qaundo adicionar-se a este poderoso feixe de energia um jato de gás. como se estivesse "abrindo o caminho para o corte". que obviamente seja compatível com o material a ser processado. pode-se concluir que um processo de corte contínuo. sua composição química e espessura Padrão de qualidade requerido ao corte e sua geometria Escala de produção Como ocorre o processo de Corte Laser? Com o entendimento de que o Laser promove a fusão e evaporação de materiais em regiões muito localizadas. pode-se destacar: • • • Tipo de material a ser processado. Quaius os tipos de Lasers aplicados no Processo de Corte? 17 .A eficiência do processo de CORTE LASER está principalmente relacionada à: • • • • • • • Correta seleção das características do Sistema de Geração do Laser Qualidade do sistema de posicionamento e movimentação relativa do conjunto material/cabeçote de corte Adequação de Layout Capacitação dos operadores e programadores Qualidade dos gases utilizados Qualidade das instalações de suprimento de gases Assistência técnica Existem muitas ofertas de Sistemas Laser no mercado e uma avaliação de todas as variáveis que influenciam nos complexos fenômenos envolvidos nesse processo é fundamental para obtenção dos resultados desejados. Entre as principais variáveis. Este gás é conhecido como Gás de Assistência. Os Gases de Assistência mais comumente utilizados são o Oxigênio e o Nitrogênio. Gás de Processo ou ainda Gás de Corte e tem fianlidade de expulsar as partículas do material.

 pois. produzindo pequenas larguras de corte e bordas retas. sem rebarbas e livre de óxidos. o meio ativo é formado por uma mistura de gases geralmente composta por Dioxido de Carbono. em percentuais variaveis que dependem da especificação de cada fabricante de equipamento. O fato de o laser de CO2 gerar uma imensa intensidade de calor não significa que ele possa vaporizar e cortar todos os metais conhecidos. Aços inoxidáveis – Chapas finas podem ser cortadas com excelente resultado. Laser a Gás Este tipo de Laser é concebido a partir de um meio ativo gasoso. tanto em termos de investimento quanto de produção Quando usar e não usar o corte a laser O uso de máquinas de corte a laser é recomendado quando as peças apresentarem formas complicadas e for exigido um acabamento de superfície praticamente livre de rebarbas na região de corte. Como esse processo não requer estampos de corte. A qualidade de corte é boa. Aços­ferramenta – São difíceis de cortar por outros métodos convencionais. pois cada material reage de forma diferente a esse tipo de energia. Apesar de sua designação. o alumínio reflete a luz e é bom condutor de calor. Nitrogênio e Hélio. como já foi dito. O Laser CO2 é o sistema de geração de feixe mais amplamente utilizado no processo de corte de materiais. mas apresentam boa qualidade de superf ície. quando cortados a laser. dificultando a concentração de energia 18 . espessuras e geometrias de corte Maior velocidade de corte em comparação com o Laser Nd:YAG Custo relativamente baixo por watt. A seguir são apresentados comentários sobre o comportamento de alguns materiais em relação ao corte a laser. utilizam-se. Aços não ligados – Podem ser facilmente cortados a laser. Alumínio e suas ligas – A espessura máxima que pode ser cortada a laser situa­se por volta de 4 mm a 6 mm. essencialmente. assim como para o processamento de materiais de uma forma geral. Sua principal limitação é a velocidade de corte mais baixa que o CO2. que produz potências médias relativamente baixas. principalmente se o gás de assistência for o oxigênio. é possível produzir rapidamente lotes pequenos e diversificados. dois tipos: • • Laser sólido Laser a Gás Laser sólido Este tipo de Laser é concebido a partir de um meio ativo sólido.Sua principal vantagem é a possibilidade de ser transmitido por fibras óticas. é assim justificada: • • Grande flesibilidade deste sistema referente a materiais.No que se refere à aplicação do Laser de Corte. Gases de Geração Laser ou ainda somente Gases Laser. Destaque para o Laser Nd:YAG. por causa do alto teor de carbono. Não é possível cortar chapas tão espessas como as de aços não ligados. Estes são os gases conhecidos como Gases de Formação Laser. A predominância do Laser CO2.

 também apresenta tendência a refletir a luz. Para o corte de peças não planas.Cobre e suas ligas – Assim como o alumínio. • Cortes especiais . o corte a laser proporciona cortes retos. cerâmica. que ajuda a eliminar as gotas aderentes de metal fundido.sob consulta • Peças precisas • Acabamentos com tolerâncias decimais Vantagens e desvantagens do laser Por ser uma forma de energia concentrada em pequena área. Titânio e suas ligas – Pode ser cortado a laser. têxteis. He. desde que a zona de corte seja protegida por um gás inerte (CO2 . que evita a oxidação pelo ar. zona mínima afetada pelo 19 . Na face posterior do corte deve ser injetado um gás igualmente inerte. é extremamente importante a proteção contra radiação refletida. Outros materiais – O laser corta ainda vários outros materiais não­metá­ licos como: polímeros. rochas etc. N2). couro. pequena largura de corte.

como madeira e couro.calor. a pequena variedade de potências disponíveis. permite cortar peças de formas complexas e não requer a troca de “ferramenta de corte” cada vez que é substituído o material a ser cortado. 20 . Desfeito o mistério em torno do laser. a formação de depósitos de fuligem na superfície. É um sistema de fácil automatização. no corte de PVC. O laser representa uma tecnologia nova e pouco familiar para uma boa parte das empresas metalúrgicas. não causando distorções e não se desgastando. mínima distorção e arestas de excelente qualidade. no corte de materiais não-metálicos. Por ser uma luz. Do lado das desvantagens. não entra em contato direto com a peça. que limitam o corte a espessuras relativamente baixas e a materiais que apresentem baixa reflexão da luz. acostumadas aos sistemas convencionais de corte. a formação de produtos tóxicos (ácido clorídrico). Mas a superação das limitações atuais e a construção de sistemas mais adequados às necessidades e disponibilidades financeiras das pequenas e médias empresas são perspectivas que tornam o laser uma tecnologia de grande potencial para o futuro próximo. pode-se destacar: o alto custo inicial do sistema. você agora sabe que essa forma de energia pode fazer muito mais do que tocar suas músicas preferidas num “CD player” ou enfeitar o céu em noites de grandes espetáculos.

21 . corte a jato d’água e corte a laser são essenciais nos processos de fabricação de produtos que exijam alta precisão de corte bem como perfis complexos em que processos convencionais de usinagem não atendem as solicitações do projeto. pode-se concluir que os processos de corte aqui citados corte a plasma.Conclusão Após a realização do presente trabalho.

fem.kmtwaterjet.Referencias bibliográficas • • • • • www.com.metalica.bibvirt.br/index.kmtwaterjet.futuro.php/textos/didaticos_e_tematicos/telecurso_2000_ cursos_profissionalizantes/ 22 .usp.br http://www.br/~sergio1/graduacao/EM335/apostila.htm www.pdf http://www.com.unicamp.br/process/process3.com.br http://www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful