You are on page 1of 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE QUMICA COORDENAO DE ENSINO TCNICO DISCIPLINA Introduo a Qumica Experimental

al - Turma: Mdulo 1 T2 Prof. Regina Ado Alunos: Patrcia Andrade Antunes Thamires Gomes Pereira Data da prtica: 20/04/2012

Mtodos para separao de Misturas - Filtrao simples e Filtrao vcuo, decantao e separao magntica -

Belo Horizonte 1 Semestre 2012

1 Introduo A decantao um mtodo utilizado para separar componentes de uma mistura slidolquido ou lquido-lquido de densidades diferentes [1]. Esta ser realizada de duas maneiras, simplesmente deixando o sistema em repouso at que ocorra a separao de seus componentes ou com o auxlio de um funil de decantao, que foi o mtodo escolhido na prtica. A separao magntica um processo de separao para misturas slidas, sendo que esta utiliza um im para atrair um metal que apresenta propriedades magnticas. Ou seja, um dos componentes da mistura tem que possuir propriedades magnticas. A filtrao um mtodo que consiste na separao de misturas heterogneas do tipo slidolquido. Para realizar a filtrao, a passagem da mistura feita atravs do papel de filtro. Para este existe uma grande variedade de porosidades e a escolha do papel feita levando em conta o tamanho e a natureza das partculas do slido [2]. Para a realizao de uma filtrao rpida recomenda-se a escolha de um papel de filtro qualitativo. Este apresenta uma velocidade maior durante o processo, mas pode ocasionar passagem de slido pelos poros. Para que no haja passagem de slido pelo papel, devese escolher o papel de filtro quantitativo, cujos poros so bem pequenos e fechados, levando a obteno de uma filtrao impecvel de slido-lquido. A filtrao pode ser feita por dois mtodos distintos: a filtrao simples, que funciona com um funil raiado (a escolha correta do funil muito importante, j que este deve ser sempre maior do que o papel de filtro. Isso garante uma aderncia correta do papel ao mesmo [3]) e auxlio da ao da gravidade; e a filtrao presso reduzida, na qual o funil raiado substitudo por um funil de Buchner, ajustado a um kitasato por meio de uma rolha de borracha com um furo, para proporcionar maior aderncia. O kitasato ligado a um tubo de borracha a um frasco de segurana vazio, que ligado a uma bomba de vcuo. No caso da filtrao simples, deve-se levar em conta a dobradura do filtro que ser utilizada, uma vez que existem dois tipos de dobras do papel de filtro e cada uma destas tem um diferente objetivo: A dobra lisa deve ser utilizada quando o objetivo da filtrao o liquido. Este tipo de dobra confere a um processo mais lento. J a dobra pregueada deve ser empregada quando o objetivo da filtrao o resduo slido, esta tcnica mais rpida do que a com a dobra lisa. A escolha entre os dois tipos de filtrao feita de acordo com a disponibilidade de tempo do laboratorista, uma vez que a filtrao a vcuo extremamente mais rpida do que a filtrao simples. Alm disso, a filtrao a vcuo mostra-se mais eficiente no processo de filtrao de partculas slidas muito pequenas. Esta prtica tem por objetivo a seleo do mtodo mais adequado e o tipo de equipamento a ser usado quando se deseja realizar a separao de misturas.

2 Parte Experimental

2.1 Materiais Funil de vidro raiado Funil de Buchner; Basto de vidro Bquer Pisseta Suporte universal Argola Kitassato m Funil de Decantao Bomba de vcuo. Papel de filtro: Especificaes : Marca: Framex Papel de filtro quantitativo Dimetro: 9 cm Cinza: 0,00005 g Faixa azul Tempo de filtrao: 1500 s 2.2 Reagentes Areia; Minrio de Ferro (Magnetita); Carvo; gua destilada. 2.3 EPIs Somente as luvas e o jaleco, uma vez que nesta prtica foram utilizados somente produtos no txicos. 2.4 Procedimento Decantao Criou-se em um funil de decantao, um sistema de gasolina + mistura aquosa de lcool. Esperou-se Aps conseguir que obter-se duas fases fossem formadas. Abriu-se a torneira do funil levemente para que a mistura aquosa de lcool fosse escoada. a diviso das fases, fechou-se a torneira. Dispensou-se a mistura aquosa de lcool para um recipiente previamente rotulado.

Abriu-se novamente a torneira at que toda gasolina sasse do funil de decantao. Dispensou-se a mesma em outro frasco rotulado.

Separao Magntica Colocou-se uma poro de mistura de areia e minrio de ferro em uma folha de papel; Passou-se um im por baixo da folha de papel para proporcionar a separao da magnetita e da areia, atravs do magnetismo.

Filtrao simples Colocou-se a argola no suporte universal, encaixando em seguida o funil raiado na mesma. Colocou-se um bquer devidamente posicionado por baixo da aparelhagem montada. Dobrou-se o papel de filtro em dobradura pregueada, introduzindo-o no funil e molhando em seguida para proporcionar maior aderncia. Verteu-se 30 mL da mistura de gua e carvo no funil aos poucos, tomando o cuidado para que a mistura no ultrapasse o limite do papel de filtro. Aguardou-se a concluso do processo de filtrao, marcando o tempo gasto com o cronmetro.

Filtrao sob presso reduzida ou a vcuo Colocou-se a rolha de borracha no kitasato, encaixando o funil de buchner(com o filtro de papel em seu interior) no mesmo em seguida; Engatou-se a extremidade aberta do kitasato ao tubo da bomba de vcuo; Ligou-se a bomba de vcuo, molhando o papel de filtro para proporcionar maior aderncia; Introduziu-se aos poucos a mistura de gua e carvo no funil de Buchner; Cronometrou-se o tempo gasto para a concluso do tempo gasto para a concluso do procedimento. 3 Resultados e Discusso Ao final da prtica com cada um dos mtodos, obteve-se resultados satisfatrios. Na filtrao simples, observou-se a total separao do slido e do liquido. No houve turbidez do liquido. Este bom resultado deve-se a escolha correta do papel de filtro de acordo com a textura dos gros do slido, que eram relativamente grossos, alem da maneira correta que a soluo foi filtrada. O mesmo resultado foi observado na filtrao vcuo e pelos mesmos fatores, com a observao de que o processo foi consideravelmente mais rpido. Vale ressaltar que o slido obtido na filtrao vcuo aparentou-se mais seco do que o da filtrao simples. Isso ocorreu devido suco provocada pelo vcuo.

No processo de decantao, obteve-se a gasolina e a mistura aquosa de lcool separadas. Esta ltima aparentou-se turva, em fator da gasolina estar miscvel em pequena quantidade na mistura aquosa. Para evitar essa turbidez, recomendou-se adicionar cloreto de sdio na mistura aquosa, aumentando a polaridade da mistura e consequentemente uma total imiscibilidade da gasolina com a soluo. No final da separao magntica obteve-se total separao das substncias, devido esse mtodo ser bem objetivo e eficiente na sua ao. 4 Concluso Com a prtica sobre separao de misturas filtrao simples e a vcuo, conclui-se que a escolha do papel de filtro fundamental para a obteno de um bom resultado. Alm do tamanho do funil, uma vez que este deve ser sempre maior do que o papel de filtro, a fim de garantir uma aderncia correta do papel ao mesmo. Vale ressaltar tambm, a importncia da escolha do tipo de filtrao, j que uma filtrao simples recomendada para liquido mais fluidos, com gros mais grossos e que no haja necessidade de uma grande rapidez no processo; e a filtrao a vcuo recomendada para gros mais finos, lquidos mais viscosos, alm de ser mais rpida ( utilizada a diminuio da presso no interior do frasco onde se vai recolher o filtrado) e fazer com que haja a menor quantidade de lquido possvel no resduo em questo [3]. A decantao um bom mtodo para separao de misturas de diferentes, porm deve ser realizado diversas vezes para que os resultados sejam satisfatrios. Alm disto, conclui-se que a separao magntica eficaz ao separar o minrio de ferro e suas impurezas, este processo e largamente utilizado.

5 Gerao de Resduos Ao fim dos dois procedimentos, os lquidos filtrados foram recolhidos para reutilizao. O carvo, resduo sobre o papel de filtro, foi para a estufa. 6 Referncias bibliogrficas

[1] NASCIMENTO, Marcus Vincius. Qumica: Processos de separao de misturas. Belo Horizonte: Pr-absoluto, 2009. 256 p.

[2] Cincias Fsico-Qumicas 10. ano; Alda Pereira e Filomena Cames; Texto Editores, 2004. <https://sites.google.com/site/aprendefisicoquimica/separar_misturas> Acesso em 3 de maio de 2012.

[3]

UNESP. Filtrao

vcuo. Disponvel

em:

<http://labjeduardo.iq.unesp.br/orgexp1/filtracaovacuo.htm>. Acesso em: 04 maio 2012. [4] Wikipdia . Filtrao. Disponvel em : < http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtra%C3%A7%C3%A3o> Acesso em : 04 de maio 2012.

Anexo Papeis de filtro e suas especificaes: Os filtros de uma empresa so especificados pelo nmero 589 e tem vrias texturas:

a) N 589 - faixa preta (mole) - textura aberta e mole que filtra rapidamente. Usos: precipitados grossos e solues gelatinosas. b) 589 - faixa branca (mdio) - Usos: precipitados mdios tipo BaSO4 e similares. c) 589 - faixa azul (denso) - Usos: precipitados finos como o do BaSO4 formado frio. d) 589 - faixa vermelha (extra-denso) - Usos: para materiais que tendem a passar para a soluo ou suspenses coloidais. e) 589 - faixa verde (extra-espesso) - Usos: no caso anterior quando exige-se dupla folha da faixa vermelha. f) 589-14 (fino) - Usos: filtrao de hidrxidos do tipo hidrxido de alumnio e ferro.[4]

You might also like