A palavra mnemônica provém do termo grego menmóne, que significa recordação. Pode se aplicar a qualquer técnica de memorização.

Mesmo assim, é mais utilizada para designar técnicas baseadas em palavras, em especial os acrônimos e os versos. Algumas dicas são minhas, outras retirei da internet. Agradeço aos autores delas por contribuir para com nossos alunos. Boa prova para todos. Fiquem com Deus. Vou torcer MUITO por vocês.

1)

FUNDAMENTOS: SOCIDIVAPLU

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como

fundamentos:

I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

sexo. .erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. raça. II .construir uma sociedade livre.garantir o desenvolvimento nacional.2) OBJETIVOS FUNDAMENTAIS: TODOS SÃO VERBOS Art. cor. IV . sem preconceitos de origem. III . idade e quaisquer outras formas de discriminação.promover o bem de todos. justa e solidária. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I .

à liberdade. garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida. nos termos seguintes: . 5º Todos são iguais perante a lei. sem distinção de qualquer natureza. à segurança e à propriedade. à igualdade.3) Direitos e deveres PREVISTOS NO CAPUT DO ARTIGO 5º : V PSIL: Art.

de Presidente e Vice-Presidente da República.de III .) § 3º .de IV .da arreira diplomática.4) ALGUNS CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS – MP3.de Ministro de Estado da Defesa(Incluído pela Emenda Constitucional nº 23.COM MINISTRO DO STF PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE PRESIDENTE DA CAMARA PRESIDENTE DO SENADO CARREIRA DIPLOMÁTICA OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS MINISTRO DA DEFESA Art.de Ministro do Supremo Tribunal Federal.. II .São privativos de brasileiro nato os cargos: I . V .de oficial das Forças Armadas. 12.. VI . Presidente do Senado Federal. Presidente da Câmara dos Deputados. VII . São brasileiros: (. de 1999) c .

Brasília é a Capital Federal. § 2º .Os Territórios Federais integram a União. U . o Distrito Federal e os Municípios. 18. e sua criação. os Estados.5) ENTES FEDERADOS AUTONOMOS: MDEU Art. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a nião. todos autônomos. § 1º . nos termos desta Constituição. transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

marítimo. c aeronáutico. espacial e do trabalho. Compete privativamente à União legislar sobre: I . penal. .direito ivil. processual. eleitoral. agrário. comercial. 22.6) RAMOS DO DIREITO QUE SÃO DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO Civil Agrário Penal Aeronáutico Comercial Eleitoral Trabalho Espacial Processual Marítimo Art.

ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União. de 1998) V . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19. dos Estados. destinam-se apenas às atribuições de direção. do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade.as funções de confiança. exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo tivo. também. chefia e assessoramento. impessoalidade.6 – Não confunda Função de confiança com Cargo de Comissão Confiança escreve-se com F ou com G? Conf + EFE Função de Confiança é para o servidor de provimento efetivo Art. publicidade e eficiência e. 37. moralidade. condições e percentuais mínimos previstos em lei. a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos. e os cargos em comissão. de 1998) efe .

definir as áreas de sua atuação. neste último caso. de 1998) . cabendo à lei complementar. 37 (. (lembre-se que a fundação de direito Público tem natureza de autarquia.7) Saiba rimar! Lei CrIA AutarQUIA.) XIX . que é pessoa jurídica de Direito Público. empresa pública e fundação de Direito Privado) são pessoas jurídicas de Direito Privado Art. As demais (sociedade de economia mista. de sociedade de economia mista e de fundação..somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública. portanto é pessoa jurídica de Direito Pùblico também). (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19..

escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de Art. depois de aprovada Art. no mínimo) TST – Trinta subtrai três (27 ministros) TSE – muda o t de lugar – SET (7 membros. escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos. escolhidos: Superior Tribunal Militar compor-se-á de quinze Ministros vitalícios. no mínimo. trinta e três Ministros.8) STF – Somos um time de Futebol (11 Ministros) STJ – Somos Todos de Jesus. no mínimo. 123. Idade em que Jesus Morreu (33 Ministros. sessenta e cinco anos de idade. sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45. Art. 111-A. 101. 104. nomeados pelo Presidente da República. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á. no mínimo) STM – Somos Todos Mocinhas – idade em que a mulher debuta (15 membros) O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros. de sete membros. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros. de 2004) Art. O . 119. de notável saber jurídico e reputação ilibada. nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal. Art.

três dentre oficiais-generais da Aeronáutica. quatro dentre oficiais-generais do Exército. sendo três dentre oficiais-generais da Marinha. todos da ativa e do posto mais elevado da carreira. e cinco dentre civis.a indicação pelo Senado Federal. .

incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica. 127. do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. a indivisibilidade e a independência funcional. essencial à função jurisdicional do Estado. § 1º . O Ministério Público é instituição permanente. .8) PIUI – Princípios institucionais do Ministério Público Promotor natural (doutrina e jurisprudência) Indivisibilidade Unidade Independência Funcional Art.São princípios institucionais do Ministério Público a unidade.

disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. orientará a elaboração da lei orçamentária anual. .os orçamentos anuais. as dIretrizes. de forma regionalizada. II .9) AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS SÃO DE INICIATIVA EXCLUSIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO PPA – DOM LDO – MP Art.o plano plurianual. 165.A capital para o exercício financeiro subseqüente. lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. incluindo as despesas de § 2º . objetivos e metas da administração pública federal § 1º . plano plurianual estabelecerá. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I .as diretrizes orçamentárias.A lei que instituir o para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. III .

incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica.no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios. aos Presidentes dos Tribunais de Justiça. com a aprovação dos respectivos tribunais.O encaminhamento da proposta. compete: I . 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. § 1º . 127. § 2º . O Ministério Público é instituição permanente.10 – MP LDO (É A MESMA DICA MNEMÔNICA ACIMA) Cabe ao Ministério Público elaborar a sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na LDO Art. § 3º .O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária lei de diretrizes dentro dos limites estabelecidos na orçamentárias. com a aprovação dos respectivos tribunais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45. aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores. § 4º Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias. para fins de consolidação da proposta orçamentária anual. . essencial à função jurisdicional do Estado. do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. os valores aprovados na lei orçamentária vigente.Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias. ouvidos os outros tribunais interessados.no âmbito da União. ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º. de 2004) VALE PARA O JUDICIÁRIO TAMBÉM! Art. o Poder Executivo considerará. II .

§ 3º Se os órgãos referidos no § 2º não encaminharem as respectivas propostas orçamentárias dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias. de 2004) . os valores aprovados na lei orçamentária vigente. para fins de consolidação da proposta orçamentária anual. ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 1º deste artigo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45. o Poder Executivo considerará.

11 – São Patrimônio Nacional FA MA PM ZC SM Cerrado e caatinga não são. Ele quer ter: FA (Floresta Amazonica) MA (Mata Atlantica) José mora com seu Pai e sua mãe PM José é mineiro e vai morar na praia ZC – Zona Costeira ou SM – Serra do Mar . segundo a Constituição José quer passar na prova da OAB.

bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá. a Mata Atlântica. e sua utilização far-se-á.A Floresta Amazônica brasileira. dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente. 225. inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. na forma da lei. . a Serra do Mar. § 4º .Art.lo para as presentes e futuras gerações. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful