Frequência do ano passado Escolha multipla: 1.

No tecido conjuntivo ósseo, os osteoclastos promovem a libertação do cálcio ósseo que ficará armazenado: nenhuma 2.O tecido conjuntivo caracteriza-se por: Nenhuma 3.As moléculas de glicosaminoglicanos e de proteoglicanos: são constituintes da substância fundamental 4.No tecido conjuntivo encontramos: Todas 5.A capacidade de resiliência e resistência à tensão, apresentada pelo tecido cartilagineo deve-se: aos proteoglicanos e fibras de colagénio 6.O tecido ósseo é um tecido especializado: todas 7.A osteogénese acontece em dois processos distintos: A ossificação encondral e membranosa, para os ossos longos e chatos, respectivamente 8.Comparativamente, a composição histoquímica de cartilagem articular e o osso: Nenhuma 9.A capsula articular: é uma estrutura fibrosa que separa o meio intra-articular do meio envolvente. 10.A inervação articular: todas 11.A enartrose é uma articulação que permite a realização de movimentos segundo: Três planos e três eixos. 12.Uma articulação classificada como condilartrose, as superfícies articulares apresentam a forma de: superfícies de contorno circular em que uma é concava e outra convexa. 13.A articulação em que uma das superfícies articulares tem a forma de um cilindro em torno do qual gira uma segunda superfície, classifica-se como uma: Trocóide 14.Nos receptores proprioceptivos que se localizam na articulação, os receptores de ruffini: Todas 15.Quanto à estabilidade articular são importantes: a morfologia das superfícies articulares 16.Na coluna vertebral descrevemse: quatro curvaturas, duas lordoses e duas cifoses 17.O disco intervertebral é: uma estrutura de fibrocartilagem que se encontra entre as apófises vertebrais 18.No disco intervertebral: os pratos cartilagineos encontram-se entre os corpos vertebrais e os discos intervertebrais 19.A região cervical apresenta: uma articulação entre o atlas e o axis do tipo trocóide 20.A promover a estabilidade da coluna vertebral encontramos: todas 21.Na região dorsal as suas vértebras diferenciam-se das restantes por: todas

22.No membro superior a articulação gleno-umeral: apresenta um bordalete articular 23.Na região articular braço antebraço (cotovelo) distingue-se: a articulação entre o contorno da cabeça do rádio e a pequena cavidade sigmóide do cúbito. 24.A articulação coxo-femural é: uma articulação triaxial do tipo enartrose. 25.Na articulação Fémuro-tibial, a estabilidade articular é aumentada por: todas Espaços: 1.A membrana sinovial consiste numa membrana delgada, macia, flexível e móvel que contacta através da sua camada sub-íntima com a capsula articular.
2.Tradicionalmente são considerados três factores que contribuem para a estabilidade articular: a forma das superfícies articulares; os elementos de contenção passiva; os elementos de contenção activa. 3.A estabilidade do conjunto formado pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide da omoplata é garantida anteriormente pelos ligamentos glenoumerais e pela existência do menisco/tendão. 4.A articulação primo-cárpicametacárpica realiza-se entre o trapézio e o -----------, sendo classificada como uma enartrose. 5.As costelas contactam a coluna dorsal realizando as articulações Costosomática e Costo-transversáreas. Respostas: 1.Observe a figura 1 e descreva a estrutura antómica, identificando-a Disco Intervertebral – nas quais têm duas porções principais, no centro o núcleo pulposo de textura semi-líquida e a envolve-lo, o anel fibroso, formado por fibras de colagénio. Distinguem-se os pratos cartilagineos que se encontram entre os corpos vertebrais e os discos. 2.Identifique as superfícies articulares da articulação gleno-umeral, classificando a articulação. As superficies articulares são a cavidade glenóide da omoplata e a cabeça do úmero, classificação - Guantrose. - No estudo da histologia humana consideram-se: 4 tipos de tecidos fundamentais c/ diferentes funções. - O tecido Epitelial tem como funções principais: Revestimento de superfícies cavidades e secreção. - No Epitélio glandular as: Glândulas endócrinas lançam os seus produtos para os vasos sanguíneos através dos ductos. - O tecido Epitelial é: Avascular e Enervado. - O corpo celular ou pericárdio é: Centro trófico da célula. - O tecido conjuntivo classifica-se em: Tecido conjuntivo propriamente dito – Laxo e Denso. - A cartilagem hialina: Todas. - A passagem de nutrientes para o interior da cartilagem articular resulta de: Mecanismo de inibição. - A cartilagem articular: Toda.

- No tecido ósseo: Os osteocitos são as células ósseas definitivas. No eixo central do esqueleto osteoarticular encontramos a coluna vertebral, composta por quatro regiões. As 24 Vertebras estão separadas entre si por uma estrutura discóide de constituição fibrocartilaginea, onde se distingue duas porções principais: ao centro o núcleo pulposo, de textura semi-liquída e a envolve-lo, o anel fibroso, formado por fibras de colagénio. Os pratos cartilagineos encontram-se fortemente unidos aos núcleo e anel fibroso através das fibras de colagénio, conssistindo numa fina lâmina de cartilagem hialina. A coluna vertebral desempenha funções de protecção de estruturas nervosas, suporte, dissipação e transmissão de forças axiais devidas á posição bipede. As vertebras desenvolvem duas zonas articulares: as articulações intersomaticas do tipo semi movel, e as articulações inter-apofisárias, do tipo artrodia. A articulação escápulo-umetal acontece entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide, classifica-se como uma artrodia em que são permitidos movimentos nos vários eixos. Nesta articulação encontramos um Debrum que aumenta a superfície articular, a cápsula articular é reforçada superiormente pelo ligamento caraco-umeral e anteriormente os três ligamentos glenoumerais.

Verdadeiro /Falso (correcção) V- Os constituintes articulares que asseguram a união das peças ósseas na articulação são:a cápsula articular e os ligamentos. F- A cápsula articular é uma estrutura cartilagínea (fibrosa) que separa o meio intra-auricular do meio envolvente. V- A cápsula adere internamente à camada sub-intima da membrana sinovial. V- A cápsula articular é constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. V- Os fibroblastos são as células predominantes da cápsula articular. F- O ácido hialurónico presente na substância fundamental, confere-lhe propriedades elásticas (viscosidade) , importantes para a cápsula articular. F- Os ligamentos à distância têm como função manter as superfícies articulares separadas ( ligar dois ossos entre si). V- Os ligamentos podem ser capsulares, extra capsulares, intra articulares. V- Na constituição histológica dos ligamentos encontramos feixe de fibras de colagénio e fibras elásticas. F- Os ligamentos são poucos (mais) resistentes à atracção e muito (menos) resistentes á torção. V- Os ligamentos são elementos de contenção. F- A membrana sinovial reveste externamente ( internamente) a cápsula articular. V- A membrana sinovial é constituída por tecido conjuntivo especializado com uma camada abundantemente vascularizada. F- A íntima é a camada vascularizada (avascular) e onde se encontram os sinoviocitos. F- A membrana sinovial tem a capacidade de( reabsorver o liquido que

produz) permitir a passagem do liquido sinovial para o interior da articulação. V.Os receptores nervosos localizados na cápsula articular são receptores da dor (receptores de ruffini/paccini) .o liquido sinovial apresenta propriedades viscoelásticas e plásticas devido.meniscos e debruns são estruturas ósseas (fibracartilagineas) que contribuem para melhorar a estabilidade articular F.a membrana sinovial apresenta capacidade fagocitária V. F.As características do liquido sinovial contribui para que este dificulte (facilite) o deslizamento das superfícies articulares F. ao ácido hialurónico.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful