A QUALIDADE DA VOZ

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

A voz a serviço da música, utiliza o sopro e possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas. Nenhum instrumento é comparável a ela, sendo a única a ter o privilégio de poder unir o texto à melodia. Mas, só emociona dependendo da sensibilidade e da musicalidade do intérprete que, além das notas e palavras, necessita conceber em suas interpretações a melhor forma de sentir e expressar e que não está escrito. Para o cantor , a voz passa a desempenhar o papel de intrumento musical onde ele desenvolve a atividade artística e intelectual a qual a inteligência participa, mas a primazia é dada à expressão e à emoção. A voz é, para quem canta, o seu Eu interior que de forma vibrante, libera pensamentos e sentimentos. É também verdade que o cantor expressará de modos diferentes esse canto interiorizado e sentido segundo sua concepção da obra a ser interpretada e das infinitas nuances da sua voz. Seu poder expressivo refletirá tanto seu temperamento como sua personalidade . A voz e a personalidade estão estreitamente relacionadas e são inseparáveis já que traduzem o ser humano na sua totalidade. Entre o corpo e a voz existe uma íntima relação. É com eles que o cantor exterioriza sua afetividade e desempenha o papel intermediário entre o público e a obra musical. Mas, para isso é ´preciso que ele possua uma técnica precisa e impecável a fim de poder dominar as inúmeras dificuldades que vai encontrar.

da espessura. do mordente. o número . condiçãoões estas. que o som fundamental. fechamento glótico e qualidade das mucosas. da posição mais ou menos alta da laringe. Estas diferentes formas acústicas são realizadas por mecanismos extremamente delicados. O timbre é definido de diferentes maneiras.O TIMBRE . por todo um conjunto de movimentos musculares e pela maior ou menor tonicidade. ã . do brilho que cresce e decresce com as modificações da intensidade e estão em correlação com a tonicidade das cordas vocais.. e . Mas o timbre pode ser tranformado com a utilização de certos métodos que o modificam. é. da pressão sub-glótica. Fala-se da amplitude que corresponde às sonoridades extensas e redondas. O . essenciais à qualidade do timbre. enquanto é a realização do mecanismo fisiológico da voz que pemitirá desenvolver e apreciar o timbre natural do cantor. vai ser enriquecido ou embobrecido voluntariamente segundo a ordem. ó . É modificando o volume. u ) A riqueza do timbre está em função do uso dos resonadores. a intensidade dos harmônicos que o acompanham e que são filtrados nestas cavidades conforme a altura tonal e a vogal. i . É o resultado dos fenômenos acústicos que se localizam nas cavidades supra-laríngeas. emitido pela laringe. ( a. o . ê . a tonicidade dessas áreas. assim como da morfologia. Fala-se do seu colorido e estes está diretamente relacionado com a forma dos ressonadores. assim como a dos lábios e das bochechas.

A AFINAÇÃO DA VOZ Ela é o par da homogeneidade. A afinação é regulada por movimentos extremamente delicados. sua leveza e seu poder emocional. Assim como uma acomodação das cavidades de ressonância._ . eles " empurram ". Alguns cantores cantam "baixo” porque eles não sustentam o sopro devido a uma hipotonia muscular. Ele se caracteriza por modulações de frequência.cantor pode variar voluntariamente as qualidades integrantes da voz. outros cantam muito alto . O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringolaringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e . seja por excesso de pressão ou porque o sopro se gasta rápido demaiso O som em geral localizado muito "em cima" é errado e desafina O Vibrato Ele tem um efeito estético evidente e um papel primordial porque ele dá a voz sua riqueza expressiva. Trata-se da pressão e da tonicidade bem distribuidas que irão determinar uma coaptação adequada das cordas vocais.. (na razão de cinco a sete vibrações por segundo). Estas flutuações são criadas pelo cantor e tem uma ação musical importante. acompanhadas de vibrações sincrônicas da intensidade de dois a três decibéis e da altura ¼ de tom e ½ tom que tem uma influência sobre o timbre. Pelo domínio de um conjunto de sensações as quais é preciso ficar muito atento associado ao controle auditivo vigilante.

é preciso buscar uma sensação de a1argamento. É ao mesmo tempo a consciência de um trabalho muscular necessário para a preparação de uma forma. uma sensação de mobilidade e de movimentos. como uma sensação de resistência. . da musculatura da laringe . um todo inseparável e homogêneo. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas. É uma atividade muscular que só pode se desenvolver e adquirir qualidades emocionais e expressivas buscando um conjunto de sensações proprioceptivas e cinestesicas que se apóiam nas leis da física. da acústica. determinado pela interação entre os diferentes órgãos vocais e respiratórios. principalmente. ao mesmo tempo. muito difusa. _____Quanto às cavidades supra-laringeas. A Função Vocal _------_________página_ 16. seu grau de flexibilidade e eficácia. uma atitude na qual os fenômenos acústicos e articulatórios vão se realizar normalmente e estarão associados a uma ligeira tensão. sobre sua posição. de sustentação firme e ágil ao nível da cinta abdominal. da parte inferior do tórax e da região para-vertebral. ______Esta sensação de tonicidade muscular que é. ______A função vocal é um conjunto. Sem vibrato a voz é achatada. da fonética e da fisiologia dos órgãos. inexpressiva e sem calor humano. No que diz respeito a respiração esta é sentida. informa sobre a atividade dos órgãos. ______Ela é vivida como um fenômeno vibratório e como uma sensação global de movimentos e de trabalho muscular. de afastamento dos pilares que vai repercurtir ao nível do véu palatino e da parede faringea.laríngea. do grande reto.

mas são essenciais para o cantor. Para os sons graves. pois.O trabalho dos músculos. meio utilizado para chegar a um resultado sonoro. O conjunto destas sensações deve ser completado pelo controle audio-fonatório. por um lado as possibilidades de dominar a voz que ele escuta por via aerea e. um conjunto de vibrações buco-faringeas. o que indiretamente acarretara a postura fonatória . já que o rendimento acústico e controlado pelo ouvido. para os agudos. encontrar um equilíbrio entre a pressão expiratória e a emissão vocal. É ai o lugar da voz como dizem os cantores. a riqueza harmônica do som laríngeo e a altura tonal . Assim o cantor utilizará. _____ A aquisição da voz cantada se dá. pela escuta da propria voz. de seu mecanismo. Se o cantor não quiser forçar a sua voz. de metáforas. deverá estar atento às sensações intemas -musculares e vibrat6rias pois estas não variam e não dependem do lugar onde ele se encontra. ele escuta mal e sua voz Ihe parece ensurdecida. Lugar este que eles buscam com a ajuda de sons de boca fechada . ____ Aos principiantes é preciso dar informações sensoriais e vibratórias. ___ As sensações auditivas variam em função do lugar onde o cantor se encontra e em função da acústica.membranosa situada ao longo da coluna vertebral. nasais e laringeas que chegam ao ouvido intemo por intermédio da via óssea. que permitam as coordenações musculares que agem diretamente sobre a respiração e ao mesmo tempo sobre os órgãos vocais e articulatórios. ____ O professor deverá dar exemplos e explicações coerentes e válidas que permitirão. como auxilío destas sensações. isto é. Elas constituem um meio eficaz de domínio após um longo treinamento. que os professores de canto utilizam um vocabulário de expressões imaginárias. Algumas vezes lhe parece que sua voz vibra demais. por outro lado. o que permite avaliar e apreciar a qualidade dos sons. através de exercícios e de procedimentos complementares. de seu colorido. É para facilitar a pesquisa destas diferentes sensações. que são o resultado das atitudes e das relações complexas cuja conscientização é indispensável para a qualidade e estabilidade vocal. chegam pelos músculos abaixadores da laringe. pelos músculos elevadores deste órgão. concretizada por uma dinâmica generalizada . os movimentos dos orgãos. de evocações subjetivas acrescentadas da representação mental do som . ao aluno. ____ Estas sensações não são percebidas pelo ouvinte. e a consciência do tremor vibratório estão associados a propagação da onda sonora através da cavidade faríngea que segue a parede músculo. Outras vezes. a uma sensação vibratória sentida de modos diferentes segundo a mobilização da laringe.

Vozes Masculinas. _______Tenor dramático . de Wagner. de Mussorgski. etc. esta é a voz dos principais personagens da ópera antiga francesa (Lully. de uma parte das óperas italianas. ________Tenor lírico. Tenor Barítono Baixo Do2 ao Ré 4 Sol1 ao Lá3 Do1 ao Fá3 Voz Aguda Voz Intermediária Voz Grave Derivações da sub-classificação das VOZES MASCULINAS Tenor ______Contratenor . ou Barítono francês . Exemplo: Tannhäuser. ou nas óperas de Mozart e de Rossini. Baixo _______Baixo cantante . próxima da voz de tenor. Campra. Exemplo: Almaviva. de Rossini. de Verdi.Mais à vontade nos graves e capaz de efeitos dramáticos. ______Baixo-barítono . que iguala ou mesmo ultrapassa em extensão a de um contralto (Voz Grave Feminina). ______Barítono verdiano . mais naturalmente lírica do que dramática. Tipo de voz bem próxima da anterior. Exemplo: Wotan. mais luminosa e ainda mais cheia no registro médio. Muito apreciada antes de 1800. _____Tenor ligeiro . protagonista da ópera homônima de Wagner Barítono ______Barítono "Martin". voz ligeira e suave. de Debussy. Rameau). por exemple. Exemplo: Pelléas. Exemplo: Boris Godunov. . em Il barbiere di Siviglia [O brabeiro de Servilha]. protagonista da ópera de mesmo nome. do contralto das cantatas de Bach. de Mozart. que emite notas agudas com facilidade.Voz brilhante.Com relação à anterior. em Die Walküre [A Valquíria].Exemplo: o protagonista da ópera Rigolleto. Tamino.Voz próxima à do barítono.Voz de homem muito aguda. na ópera Pelléas et Mélisande. mais luminosa nos agudos e ainda mais cheia no registro médios e mais timbrada. em Die Zauberflöte [A flauta Mágica].Voz clara e flexível.

puras e simples. faz parte de nosso organismo e requer cuidados. Apesar de o nosso organismo ter uma boa capacidade para adaptar-se a ambientes e circunstâncias. ingerimos uma quantidade absurda de partículas. Cantor: “aconselho esquivar-se de lugares fechados. Devido à presença dessas substâncias indesejáveis. Depois os pulmões. duplique seu trabalho. Não há nas vias aéreas muco suficiente que consiga prender o grande volume dessas partículas inaladas em cada tragada. Quando se traga um cigarro. com a saúde dos aparelhos responsáveis pela voz. enfumaçados. e a sua junção em profundidadfe está reduzida. singelas. sofrem a interferência direta da poluição sobre a saúde. Cuidar bem da saúde vocal é cuidar de nosso estado emocional. Rio de Janeiro. ___A voz de falsete é utilizada para alongar a extensão vocal e no momento da passagem para o falsete. Não nos damos conta do mal que é feito pelas partículas poluidoras em suspensão no ar lançadas por automóveis._______Baixo profundo . controle muscular. O gasto de ar é muito grande. Lembre-se de que o aparelho fonador é um instrumento musical vivo. Vozes não trabalhadas nunca renderão como as que sofreram a interferência das técnicas de respiração. pois é delicado e depende muito do estado geral da saúde física e emocional. Preservação da voz . É na voz que temos a drenagem de nossas emoções. pois os danos serão em seu aparelho respiratório”. Respeite seus limites. . Boa parte dessas partículas. Exemplo: Sarastro em Die Zauberflöte [A flauta mágica] de Mozart. demonstrando os mais íntimos desejos. existe um limite para tal tolerância. sua saúde. É imprescindível também o treinamento constante. Abaixo. relacionei o canto a vários itens que muito prejudicam a saúde vocal e.___Higiene e Conservação da Voz ______ A higiene vocal implica asseio. indesejáveis ao organismo. A pressão nos vasos pulmonares aumenta fazendo com que o coração. É uma caracteristica das vozes masculinas e a coaptação das cordas vocais é incompleta. tentando impedir a entrada da fumaça nos pulmões. O Falsete . A arte do canto poderia ser resumida em saber usar a voz. etc. que bombeia o sangue aos pulmões. transmitindo as sensações fortes. Para o cantor. a prática desse vício trará problemas ainda maiores. em geral. entra nos pulmões e é posteriormente absorvida pelo sangue. afinação e impostação. particularmente. acontece um descanso laríngeo. dramáticas. poeirentos e próximos de fábricas poluidoras.. Esta voz não pode ser aumentada ou diminuida e carece de harmônicos agudos.. Poluição: Aqueles que moram em grandes cidades como São Paulo. Não se pode abusar da voz apenas por ter uma boa técnica vocal. o aperfeiçoamento das técnicas vocais e seu manuseio. cuidados com a saúde em geral e. os receptores nervosos provocam a contração dos brônquios. fábricas e outros meios. o órgão que mais sofre é o coração. um gosto musical e uma veia interpretativa. Fumo: Não é novidade que a prática do tabagismo é muito prejudicial à saúde. pois as partículas chegam à circulação realizando o trabalho de enrijecimento das artérias. ou seja. consequentemente.Voz de grande extensão a amplitude no registro grave. ter uma afinação.

com voz limpa. ao entrar pela boca. Evite correntes de ar. transparecendo diretamente na voz. verduras. Aposto que o efeito será muito melhor. Álcool: Pesquisas realizadas constataram que o álcool tem influência direta sobre a mucosa e indireta no sistema vascular. medite. É muito comum artistas consagrados dizerem que para subir no palco precisam tomar um aperitivo com forte teor alcoólico. já foi explicado que o álcool tem um efeito psicológico nos artistas e não faz bem algum. O resultado seria o mesmo que colocar uma panela quente dentro de uma pia com água fria. procure descobrir uma outra forma de estímulo que não interfira em seu organismo. por exemplo. respiramos pela boca e pelo nariz. Isso mexe diretamente com nosso sistema nervoso. não fume ou desista desse vício. Evite tais lugares. Se você deseja ser um bom cantor. nossa garganta tende a demonstrar uma ligeira dor. alimente-se com produtos leves.Fumantes inveterados apresentam uma voz defeituosa. não sofrerá o pré-aquecimento ocorrido nas narinas. Cada um deve conhecer seu organismo. ficamos irritados. Quando ingerimos algo muito gelado. o ar invadirá os pulmões numa temperatura diferente da temperatura do corpo. O ar. Sem brilho. A tendência será sempre tentar cantar mais alto que o ruído. Tome um chá. Evite-o. Como você pode notar. forçando. com o argumento de a bebida encorajar o indivíduo a enfrentar um grande público. Aconselho o consumo moderado de bebidas alcóolicas. legumes e evite cantar de “barriga cheia”. seu corpo. faça uma prece. em que a bebida é um estímulo para “encarar” a realidade. assim. todo o aparelho fonador. Antes de uma apresentação. Alimentação: A alimentação deverá ser a mais sadia possível. Como frutas. Além das impurezas que carrega. É comum observarmos cantores profissionais sempre com uma proteção no pescoço. o tabagismo não é responsável apenas pelo câncer nos pulmões. destimbrada e de difícil afinação. Se você se encaixa no exemplo acima. pois usamos a respiração mista enquanto cantamos. um cachecol. Pense nisso. . reze. prejudicando duplamente a laringe. Gelado: Não indico qualquer bebida gelada. ou seja. O cigarro em nada poderá colaborar para torná-lo um excelente cantor. Consequentemente. Frio: Aconselho um cuidado especial em regiões muito frias ou em épocas de baixa temperatura. é preciso cantar em locais aquecidos. pois é muito importante evitar a friagem nesses músculos. Porém. apenas trará prejuízos incalculáveis à sua saúde. mas está associado também a outros tipos de moléstias. bem timbrada e afinada. Barulho: Quando estamos num local onde o ruído é exagerado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful