You are on page 1of 8

ETEC DE SUZANO

FISPQ
Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos

Letcia Bellucci Natalia Rodrigues Raissa Medeiros Sandra Bispo

n44 29 32 34

1 QUIN - Boas Praticas de Laboratrio Professor: Adriano

NOVEMBRO/2011

INTRODUO
A FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico) contm informaes sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos qumicos, considerando os aspectos de segurana, sade e meio ambiente. Em alguns pases, essa ficha chamada de Material Safety Data Sheet - MSDS. A FISPQ possui 16 sees, cuja terminologia, numerao e seqncia atendem a norma brasileira NBR 14725.

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico (FISPQ)


Data de emisso: 18/11/2011 Data de reviso: 18/11/2011 Cdigo da ficha: 4252 (0) Produto: CIDO ACETILSALICLICO

1. Identificao do Produto e da Empresa Nome do Produto: CIDO ACETILSALICLICO Nome da Empresa: S.T. QUIMICA Endereo: Rua Domingos Jorge, 1000 - Socorro - CEP 04779-900 - So
Paulo - SP

Telefone: 0800-123456 (SAC) / (11) 1234-5678 / (11) 1234-5678 Telefone para emergncias: DDG 0800-243334 FAX: (11) 5694-5639 email: contato@quimica.com.br website : www.quimica.com.br

2. Composio e informaes sobre os ingredientes Tipo: Substncia Nome qumico comum ou nome genrico: cido acetilsaliclico Sinnimo: No disponvel Ingredientes que contribuam para o perigo (acompanhados do n CAS):
cido acetilsaliclico No CAS: 50-78-2 No EINECS: 200-064-1 Uso: Substncia ativa para medicamento

3. Identificao de Perigos Perigos mais importantes: Nocivo por ingesto. Efeitos do produto: Nocivo por ingesto.

4. Medidas de Primeiros Socorros Medidas de primeiros socorros: Remover pessoas no-participantes da


zona de perigo. Despir imediatamente o vesturio e calados contaminados. Contato com a pele: Retirar todo o vesturio contaminado. Lavar a pele imediatamente com grandes quantidades de gua e sabo. Em caso de irritao ou outros sintomas, buscar auxlio mdico.

Contato com os olhos: Enxaguar os olhos imediatamente com gua


abundante por 15 a 20 minutos, inclusive debaixo das plpebras. Procurar em seguida um mdico especialista (oftalmologista). Ingesto: Provocar vmitos se a vtima estiver consciente. Buscar imediatamente auxlio mdico e mostrar-lhe esta ficha.

5. Medidas de Combate a Incndio Meios de extino apropriados: So apropriados todos os produtos de


extino.

Mtodos especiais: Evitar que a gua de extino penetre no solo e nas


guas subterrneas ou superficiais.

6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento Precaues pessoais: Afastar pessoas no participantes.
Utilizar o equipamento de proteo individual adequado. Evitar a formao de p. Precaues ao meio ambiente: Impedir penetrao em cursos d'gua e redes de esgoto. Mtodos para limpeza: Recolher o produto mecanicamente e recolher para recipientes adequados e que possam ser fechados. Para limpar o cho ou os objetos contaminados pelo produto, utilizar gua e detergente.

7. Manuseio e Armazenamento Manuseio Medidas tcnicas: Manusear o produto sob condies adequadas.
Deve-se tomar medidas de precaues especiais contra a acumulao de cargas eletrostticas durante a manipulao ou estocagem. Manusear afastado de fontes de ignio e/ou aquecimento. Utilizar equipamento de proteo individual adequado. Cuidar de ventilao suficiente; se for necessrio; utilizar aspirao local. Evitar contato com a pele, olhos e mucosas. Medidas tcnicas (descritivo): O p pode formar uma mistura explosiva com o ar.

Armazenamento Medidas tcnicas apropriadas: Manter recipientes bem fechados para


evitar contaminao.

Condies de armazenamento: Proteger da luz, de temperaturas


elevadas e da umidade. Cuidar de ventilao suficiente. Manter afastado de fontes de ignio e/ou aquecimento.

Guardar o recipiente seco e bem fechado num lugar fresco e bem ventilado. O produto sensvel ao ferro. Materiais seguros para embalagens: No disponvel.

8. Controle de Exposio e Proteo Individual Medidas de controle de engenharia: Durante a manipulao do


produto, cuidar de boa ventilao e aspirao.

Parmetros de controle especficos:


Valor MAC cido Acetilsaliclico: 5 mg/m3 frao inalvel

Equipamento de proteo individual apropriado: Utilizar o


equipamento de proteo individual adequado. Proteo respiratria: Mscara integral com filtro ABEK-ST (ABEK-P3) Proteo das mos: Luvas de proteo para produtos qumicos a base de Baypren, borracha nitrlica ou PVC. No foi examinado o tempo de permeao; elimin-las imediatamente aps contaminao. Recomendao: Rejeitar as luvas aps cada utilizao. Proteo dos olhos: Utilizar culos de proteo. Precaues especiais: Manter afastado de produtos alimentares. Medidas de higiene: Lavar as mos antes dos intervalos e no fim do trabalho. Guardar separadamente o vesturio de trabalho. Retirar imediatamente todo o vesturio contaminado. Observar as normas de pureza (GMP) vlidas para a fabricao de medicamentos.

9. Propriedades Fsico-Qumicas Aspecto: Slido cristalino branco quase inodoro. pH: 3,5 Temperaturas especficas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanas de estado fsico: . Ponto de ebulio: 140C Ponto de fuso: 132 - 135C Temperatura de decomposio: No se verifica decomposio trmica
at 250C

Ponto de fulgor: 250C Temperatura de auto-ignio: 500C Limites de explosividade superior/inferior: No disponvel Densidade: 1400 kg/m3 Solubilidade: gua: 3,3 g/L a 25C Coeficiente de partio octanol/gua: log P octanol/gua = -1,19 Outras informaes:

Densidade aparente: 350 - 850 kg/m3, segundo a distribuio granulomtrica / tipo

10. Estabilidade e Reatividade Instabilidade: No se verifica decomposio trmica at 250C. Reaes perigosas: No se verifica reao exotrmica com oxignio do ar.
Classe de exploso do p: ST2 Teste Geigy: ndice de combustibilidade ICR 2 ndice de combustibilidade ICR 100 2

Produtos perigosos da decomposio: No se verificam produtos de


decomposio perigosos no caso de armazenagem e manipulao adequadas.

11. Informaes Toxicolgicas Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio: . Toxicidade aguda:
DL50 oral, ratazana: 1625 mg/kg DL50 oral, rato fmea: 1231 mg/kg DL50 oral, rato macho: 1625 mg/kg

Efeitos locais:
Pele, coelho: fracamente irritante Olhos, coelho: fracamente irritante Efeitos especficos: Efeito qumico farmacolgico: analgsico, antipirtico, antiflogstico

12. Informaes Ecolgicas Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto: . Persistncia\degradabilidade:


Degradao biolgica: 98% (ISO 7827) Boa degradao biolgica Impacto ambiental: Evitar a penetrao em cursos d'gua, nas guas residuais e no solo.

Ecotoxicidade:
Toxicidade para peixes: CL0: > 100 mg/L (96 h) Brachydanio rerio CE50: > 1000 mg/L (48 h) Leuciscus idus

12. Informaes Ecolgicas (continuao)


Toxicidade para dfnias: CE50: > 100 mg/L (48h) Toxicidade para as bactrias: CE50: > 10000 mg/L (48 h)

13. Consideraes sobre Tratamento e Disposio Mtodos de tratamento e disposio Produto: No tratamento e disposio do produto, de seus restos e de
embalagens usadas, deve-se atentar para a legislao local, estadual e nacional. Recomenda-se que o produto seja incinerado em unidade licenciada e com controle de emisses de poluentes. Restos de produto: Tratar conforme o produto. Embalagens usadas: No tratamento e disposio do produto, de seus restos e de embalagens usadas, devese atentar para a legislao local; estadual e nacional.

14. Informaes sobre Transporte


Regulamentaes nacionais e internacionais: PRODUTO NO PERIGOSO PARA O TRANSPORTE CONFORME LEGISLAO VIGENTE Temperatura de transporte entre 0 e 40C. Manter separado de produtos alimentares, cidos e solues alcalinas.

15. Regulamentaes Regulamentaes: Etiquetagem segundo as diretivas da CEE (princpio de


definio) e suas modificaes e adaptaes. Smbolo Xn designao de perigo: nocivo Esta etiqueta no aplicvel a produtos em embalagem destinada ao consumidor final. Observar as Diretrizes e as Circulares da Associao Profissional Alem de Qumica BGV-No. B 1 (VBG91 "Manipulao de substncias perigosas") e BGI 660 ("Medidas de proteo no trabalho durante a manipulao de substncias perigosas") BGI 754 ("Manuseio seguro de substncias perigosas na indstria farmacutica")

Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: R22 - Nocivo por ingesto. 15. Regulamentaes (continuao) Classe de armazenagem VCI: 11 Classe de perigo gua: 1 - Pouco perigoso s guas
Observar regulamentao local.

16. Outras Informaes


As indicaes dadas baseiam-se no estado atual dos nossos conhecimentos. A FISPQ descreve os produtos do ponto de vista das exigncias de segurana. As indicaes no tm significado de dados de qualidade, promessas de propriedades ou garantias. As indicaes dadas somente so vlidas para o produto na forma em que comercializado; no so vlidos para os produtos resultantes da sua transformao.

You might also like