You are on page 1of 40

Conforto Ambiental Acstica Materiais absorvedores e isolantes

Andressa Peres Juliana Prata

Materiais isolantes e absorventes principais diferenas


O ISOLAMENTO ACSTICO refere-se a capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou rudo) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o rudo alcance o homem. Normalmente so utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, ao, vidro, chumbo, etc..

Materiais isolantes e absorventes principais diferenas


A ABSORO ACSTICA trata do fenmeno que minimiza a reflexo das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nvel de reverberao (que uma variao do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, alm de diminuir os Nveis de presso Sonora do recinto, melhorar o nvel de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes so materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como por ex: espumas polister de clulas abertas, fibras cermicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc.

O termo Isolamento Acstico


Refere-se a capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou rudo) passe de um recinto a outro. Nestes casos, normalmente, se deseja impedir que o rudo alcance o homem. Normalmente so utilizados materiais densos (pesados) como por exemplo: concreto, vidro, chumbo, etc..

Barreiras Acsticas
As Barreiras Acsticas Profissionais, polmeros minerais importados de alta densidade base de EPDM e Rocha Basltica, apresentam elevado desempenho acstico. Amplamente empregado na construo civil europia no isolamento acstico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicaes; est sendo utilizado no Brasil para isolar acusticamente rudos provenientes de tubulaes de banheiros, esgotos, gua fria, e gua quente. As Barreiras Acsticas conferem resultados mximos, com o mnimo de interferncia na superfcie aplicada. Assim, as espessuras das lajes e do contra piso podem ser melhor dimensionadas.

Isolamento Acstico com Vidro Duplo


O nvel de isolamento acstico com vidro duplo determina-se segundo a reao do conjunto do vidro duplo, quando as ondas de rudo produzem vibraes nele prprio. Quanto maior a inrcia do conjunto ou sistema, melhor o nvel de isolamento acstico. Para obter uma adequada construo do vidro duplo necessrio respeitar umas simples regras uma vez que no vidro duplo, o isolamento acstico tambm um problema de massa.

Peas de maior espessura melhoram o isolamento, mas o mais importante que as duas peas do vidro duplo tenham espessuras diferentes. Quanto maior seja esta diferena de espessura, melhor o isolamento acstico. O isolamento acstico melhora quando se aumenta a distncia entre as duas peas. Por isso, os vidros duplos isolantes ISOLAR AKUSTEX possuem uma distncia entre as duas peas superior a outros vidros duplos ISOLAR. Para o isolamento acstico de janelas e fachadas no tem importncia a ordem de colocao dos vidros que constituem o ISOLAR AKUSTEX. O mais importante para este isolamento que a carpintaria e a instalao cumpram com as exigncias tcnicas desejadas.

Com a construo adequada do vidro duplo pode-se conseguir um isolamento acstico de 50dB. Se mudarmos uma pea de vidro simples por outra da mesma espessura de duas lminas com butiral, o isolamento acstico praticamente no se altera. Diferente quando a pea de vidro simples substituda por uma pea especial para isolamento acstico ISOLAR AKUSTEX. Em comparao com vidros duplos similares, ISOLAR AKUSTEX melhora em 3-4 dB o isolamento acstico. Esta uma diferena considervel uma vez que, numa melhora de somente trs decibis, equivale reduzir metade da intensidade sonora de um rudo.

Um isolamento acstico superior consegue-se com vidro duplo ISOLAR AKUSTEX composto por dois vidros laminados. O mais importante para este isolamento que a carpintaria e a instalao cumpram com as exigncias tcnicas desejadas.

SoundBloco
A melhoria do conforto sonoro, a proteo contra o rudo, a obteno da absoro acstica, so os principais desempenhos das paredes realizadas com blocos do tipo SoundBloco e SoundMuro, em concreto leve. So autnticas barreiras de sonorizao e correo acstica, que controlam os nveis sonoros nas baixas e mdias frequncias, sem comprometer o isolamento acstico. Estes elementos apresentam como vantagem, a simplicidade e rapidez de execuo de correes acsticas e sonoras, aliada boa resistncia destes elementos s agresses atmosfricas, mecnicas, qumicas e ao fogo.

Estes aspectos, bem como os baixos custos de manuteno permitem considerar o SoundBloco como uma soluo globalmente econmica e durvel. Os SoundBloco da ECOPORE protegem o ambiente dos agentes produtores de rudo, proporcionam melhores nveis de conforto sonoro, conferem aos locais melhores condies de absoro sonora e constituem uma soluo verstil de fcil execuo.

Concreto Leve Ecopore


O concreto leve distingue-se basicamente do concreto de peso normal pela sua baixa massa volumtrica e pela sua elevada resistncia trmica. Assim, o seu desempenho substancialmente diferente dos concretos de peso normal. Ao concreto normal exigida resistncia e trabalhabilidade; ao concreto leve, alm destas duas funes, so tambm exigidos a leveza e o isolamento trmico. As vantagens do concreto leve ECOPORE com relao ao concreto normal podem assim resumir-se:

Reduo do Peso prprio diminui o peso da estrutura com conseqente reduo do custo das fundaes, exerce menor carga nas formas e induz o aumento da produtividade com a reduo do consumo energtico; Maior Resistncia Trmica proporciona a sua aplicao em elementos onde o desempenho trmico decisivo; Maior Conforto Acstico sob determinados aspectos e em determinadas aplicaes a utilizao de concreto leve poder conduzir a uma melhoria do comportamento acstico, designadamente absoro e isolamento para uma mesma massa;

Durabilidade em concretos leves com composies adequadas conseguem-se impermeabilidades satisfatrias que no comprometem sua durabilidade contrariamente ao senso comum. Desta maneira, as alvenarias executadas com elementos prfabricados ECOPORE beneficiam-se de todas as vantagens oferecidas pelo produtos de concreto leve, tais como leveza, isolamento trmico, isolamento acstico e resistncia ao fogo.

Portas Acsticas
Com a conscientizao cada vez maior que elevados nveis de rudo causam perdas auditivas, stress, fadiga, irritao, perda de produtividade, etc, cada vez mais o individuo procura solues para obter ambientes confortveis acusticamente para desempenhar suas funes profissionais, lazer, entre outras. Como cada ambiente tem funes especificas e diferenciadas, o nvel de rudo para conforto tambm varia, ou seja, as portas devem atender a isolao acstica mnima para atender o nvel de rudo determinado para cada ambiente, portanto, a finalidade das portas acsticas exatamente isolar acusticamente o ambiente de interesse e garantir conforto acstico para que o individuo possa exercer suas funes.

No h restries quanto s dimenses das portas acsticas podendo ser fabricadas em qualquer tamanho que atenda as necessidades de projeto. As portas podem ser providas de visores acsticos quadrados, retangulares, redondos, etc, com vidro simples, duplo ou triplo. As portas acsticas so utilizadas em casas de mquinas em geral, salas de grupos gerador, salas de ar condicionado, laboratrios, estdios, cabinas acsticas, salas de audiometria, salas de reunio, salas de computadores, teatros, cinemas, escritrios em geral ou em qualquer outro ambiente que se deseje conforto acstico ou privacidade.

Portas Acsticas Metlicas


Normalmente, so utilizadas em reas industrial podendo ser executadas em chapa de ao carbono, chapa de ao galvanizada ou ao inox. As executadas em chapa de ao carbono so utilizadas em reas abrigadas, s executadas em chapa de ao galvanizadas so utilizadas em reas ao tempo e as executadas em ao inox so utilizadas em ambientes agressivos. O batente executado em tubos industrial, seco retangular, e fixado na alvenaria atravs de chumbadores expansivos ou assentado com cimento.

As faces das folhas de portas so metlicas e o miolo pode ser macio em madeira, gesso, l mineral, chumbo ou misto, dependendo da isolao acstica desejada. A vedao batente / folha executada com perfil de borracha com alma de ao em todo contorno podendo ser simples, dupla ou tripla. A porta acstica pode ser executada em folhas simples ou dupla, dependendo do vo existente. Compresso para vedao cstica: trincos de presso de engate rpido. As dobradias so cilndricas, usinadas e soldadas no batente e na folha da porta acstica. Espessura: folha da porta entre 40 a 100 mm conforme a necessidade de isolao acstica. Peso: folhas das portas, entre de 20 a 60 kg / m.

ACABAMENTO O acabamento pode ser em fundo epxi, pintura epxi bicomponente, revestimento em aluminio, ao galvanizado, ao inox polido, PVC ou outro acabamento que atenda as necessidades estticas do ambiente. ISOLAMENTO ACSTICO A isolao acstica (STC) varia de 20 dB a 50 dB, sendo que, a tabela abaixo fornece valores isolao acstica (Hz / dB) para orientar na escolha que melhor atenda as necessidades de projeto. Portas Acsticas Metlicas, Acabamento, Isolamento Acstico, Portas Acsticas em Madeira, Acabamento, Isolamento Acstico

Isolao de materiais, mdia frequncia bsica de 500Hz


MASSA SUPERFICIAL MATERIAIS Kg/M3

ISOLAO MDIA dB (A)

TIJOLO COMUM DE ARGILA TIJOLO FURADO DE ARGILA TIJOLO REBOCADO CONCRETO PAREDE DE BLOCO DE CONCRETO GESSO

15 11 260 21 100 10

27 25 43 29 45 24

MADEIRA AGLOMERADA
MADEIRA COMPENSADO CORTIA OURO AMIANTO CORTINA PESADA CHUMBO L

06
10 03 190 25 05 266 13

20
23 17 43 30 20 40 20

Materiais Absorventes
Trata do fenmeno que minimiza a reflexo das ondas sonoras num mesmo ambiente; Alm de diminuir os nveis de presso sonora no ambiente, melhora-se a inteligibilidade; Normalmente so utilizados materiais leves, fibrosos ou de poros abertos. Exemplo: espumas de polister de clulas abertas, fibras cermicas e de vidro, tecidos, carpetes.

Empresa Akustik
Akustik Espuma absorvedora acstica de politer-uretano flexvel, autoextinguvel, densidade 28 kg/m.
Akustik PVC Espuma absorvedora acstica de politer-uretano flexvel, auto-extinguvel, densidade 28 kg/m, revestida em uma das faces com uma pelcula de PVC. Indicado para salas de mquinas, compressores, cabines acsticas, casa de bombas. Akustik Terc Espuma absorvedora acstica de politer-uretano, auto-extinguvel, densidade 28 kg/m, revestida em uma das faces com polietileno aluminizado, de espessura 4 mm. Indicado para casas de mquinas, ambientes com motores que soltem vapor de leo, motores de embarcaes, grupos geradores, compressores e prensas. .

Akustik Isso/Pb
Espuma absorvedora acstica de politer-uretano, autoextinguvel, densidade 28 kg/m, estruturada com lenol de chumbo de espessura 0,3 mm, disponvel nos perfis Andes, Dunas, Senoidal, Rok e tambm modelo plano, podendo tambm ser revestida em uma das faces com uma pelcula de PVC branca ou preta. Indicado para locais onde alm da absoro, h necessidade de melhorar o isolamento, casas de mquinas, motores de embarcaes, grupo geradores, compressores, prensas, salas de divisrias dentro de fbricas.

Akustik Isso/Pb
Espuma absorvedora acstica de politer-uretano, autoextinguvel, densidade 28 kg/m, estruturada com manta mineral de espessura 1 mm, disponvel nos perfis Andes, Dunas, Senoidal,Rok e tambm modelo plano, podendo tambm ser revestida em uma das faces com uma pelcula de PVC branca ou preta. Indicado para locais onde alm da absoro, h necessidade de melhorar o isolamento, casas de mquinas, motores de embarcaes, grupo geradores, compressores, prensas, salas de divisrias dentro de fbricas.

Forros minerais OWA


Fabricados na Alemanha, os forros minerais OWA so produzidos em pura fibra mineral branca BioSolvel e compostos naturais, livres de substncias nocivas.

Forros minerais OWA

Empresa Isover
ISOSOUND tem o objetivo reduzir a reverberao minimizando a passagem de rudos para outros ambientes. A aplicao dos painis reduz a transmisso de rudos e trata o ambiente atravs da alta absoro sonora (NRC) proporcionada por ele. DECORSOUND foi desenvolvido para revestimento de paredes de ambientes que seja necessrio tratamento acstico. Aplicao do Isosound

Isosound

Decorsound

/wEWAwK /wEPDwU

Isosound
Performance Acstica Coef. de absoro sonora () - espessura 50mm Frequncia (Hz) 125 250 1,00 0,99 0,72 500 1,02 0,94 0,95 1000 0,75 0,70 1,10 2000 0,54 0,32 0,95 4000 0,33 0,19 0,99 NRC 0,85 0,75 0,95 Glass Fabric 0,26 Glass Fabric 0,26 - pintado Veu de vidro 0,20 preto

Resultados testados e certificados pelo IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas)

Decorsound
250 500

Frequncia (Hz)

125

1000

2000

NRC

Coeficiente de absoro sonora

0,04 0,40 0,86

0,97

0,93

0,80

/wEWAwL /wEPDwU

Painis acsticos Sonare Aquarele


Os painis acsticos Sonare Aquarele so ideais para quem procura flexibilidade de projeto e personalizao de ambientes. O revestimento dos painis permite receber pintura na cor desejada. A instalao do Sonare Aquarele como revestimento de paredes aumenta a inteligibilidade do som, reduzindo a sensao de "eco" no ambiente. A junta seca dos painis proporciona timo acabamento esttico. Liberdade para criar em reas de lazer e ambientes privativos.
Painel Frequn cia Sem Pintura Coef. Absor. Sonora Pintado Coef. Absor. Sonora 125

Performance Acstica 250 500 1000

2000

4000

NRC

0,11

0,53

0,85

0,97

0,84

0,74

0,85

0,13

0,61

0,81

0,80

0,65

0,52

0,70

/wEWAwL /wEPDwU

Painis acsticos Sonare Aquarele

Espumas acsticas
O Espumex uma espuma acstica fabricada a base de poliuretano politer e com caracterstica auto-extinguivel ao fogo, sendo indicado para todos os ambientes que necessitem conforto acstico e reduo da reverberao interna. Superfcie Perfilada Lisa Camada Intermediria de Chumbo (IS) Pelcula de Proteo Superficial em PU (filme) Cores disponveis Natural / Cinza Grafite Outras Cores

Projeto loja Tam


Vidro duplo ISOLAR AKUSTEX Painel Decorsound

Planta trreo Forro mineral OWA Comet

Projeto loja Tam


Forro mineral OWA Comet
Painel Decorsound

Planta Mezanino Vidro duplo ISOLAR AKUSTEX Carpete Beaulieu Comercial Voyager - 619

You might also like