You are on page 1of 25

COMO A USINA NUCLEAR PRODUZ ELETRICIDADE.

Temos energia em toda a natureza. O trabalho do homem transform-la para poder ser utilizada. Princpio fundamental da Fsica: a energia no se cria e nem se destri, ela se transforma. A energia que vai acender uma lmpada origina-se fazendo girar o eixo de um gerador ou dnamo, mquina que transforma energia dinmica em eltrica. A energia pode ser tirada de diversas fontes: da queima do carvo, do petrleo, do biocombustvel, do gs, dos rios represados, de reaes qumicas, etc. O primeiro gerador foi construdo por Werner Von Siemens, em 1866. Um gerador em funcionamento, ou seja, girando ir produzir a energia eltrica.

Ernst Werner von Siemens (* 13/12/1816, Lenthe, perto de Hannover - + 6/12/1892, Berlim). Siemens inventou um telgrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correcta, em vez de usar o cdigo Morse. Inventou ainda um comboio eltrico em 1879, a borracha, como isolador trmico, o fotmetro de selnio e o dnamo eltrico de corrente alternada, entre outras invenes. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrneas de telgrafo na Europa Em 1882 Thomas Alva Edson inaugurou em Nova Iorque a primeira usina eltrica do mundo. Com seis geradores conseguiu alimentar 7.200 lmpadas incandescentes com filamento de carvo.

Tomas Edson

Gramofone - 1877

fongrafo

(Thomas Alva Edison (* Milan, Ohaio USA- 11/02/1847 + West Orange, 18/10/1931)

Edson foi um inventor e empresrio dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Entre as suas contribuies para o desenvolvimento tecnolgico e cientfico encontra-se a lmpada eltrica incandescente, o gramofone, o cinescpio ou cinetoscpio, o ditafone e o microfone de grnulos de carvo para o telefone. Um dos precursores da revoluo tecnolgica do sculo XX. Teve papel determinante na indstria do cinema. Edison registrou seu primeiro invento - uma mquina de votar, pela qual ningum se interessou - quando tinha 21 anos Muitos o consideram o maior inventor de todos os tempos. O seu QI seria estimado em cerca de 240. Edison considerado um dos inventores mais prolficos do seu tempo, registando 1093 patentes em seu nome, ainda que nem todas sejam de invenes de sua prpria autoria). Edison era ateu, por vezes dava respostas irnicas aos jornalistas, como quando lhe perguntaram se acreditava em comunicao com espritos: No, no acredito. Mas se eu fosse um esprito, encontraria uma maneira mais inteligente e menos precria de me comunicar com os homens. A pilha voltaica foi inventada por fsico Alessandro Volta, em 1880. Esta eletricidade conseguida atravs de reao de agentes qumicos. Em 1881 uma importante unidade eltrica, o volt, foi nomeada em homenagem a Volta

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (* Como, Itlia -18/02/1745 + Como, 5/03/1827) A energia de que tanto precisamos para acionar os eletrodomsticos, acender a luz de nossa casa poder tambm ser obtida do vento, do movimento das guas dos oceanos, da energia solar, e tambm da energia nuclear que est sendo utilizada para essa finalidade desde 1956. A primeira Usina Nuclear para produo de energia eltrica, que alcanou uma potncia considervel, foi a de Calder Hall, na Inglaterra. Em 1956, sua primeira fase tinha 92.000 KW instalados.

Usina Nuclear de Calder Hall Inglaterra

Controles de motores 1956 Calder Hall

A energia atmica obtida atravs do calor que se desprende dos tomos da matria fissionada. tomo a menor quantidade de uma substncia simples que tem as propriedades qumicas do elemento e que permanece inalterada em uma transformao qumica. O tomo formado principalmente por um ncleo composto de prtons e nutrons e de eltrons, que giram em rbitas elpticas em volta do ncleo. O tomo mais leve o do hidrognio. S tem um prton e um eltron. Um dos mais pesados o do urnio 235, que tem 92 prtons e 143 nutrons, assim seu nmero de massa de 92 +143 = 235 partculas. A fisso do tomo acontece quando o seu ncleo partido. Os ncleos so partidos mediante o choque de um nutron. Para a fisso nuclear empregam-se tomos que tenham em seu ncleo muitos prtons e nutrons, tornando-se assim, mais fcil rompe-los. o caso do urnio 235 e do plutnio 239. O objetivo de se partir o ncleo dos tomos aproveitar a energia calorfica que se desprende em consequncia do seu rompimento. no reator nuclear onde ocorre a fisso dos ncleos de um tomo, originando-se a reao em cadeia. Da fisso desprendem-se dois ou trs nutrons rpidos que, por sua vez e com velocidade adequadamente reduzida, rompem dois novos ncleos, que desprendem outros tantos nutrons e, assim sucessivamente. Do rompimento dos ncleos desprende-se grande quantidade de energia que vai aquecer um reservatrio de gua fechado (circuito primrio) Por sua vez o vapor dgua vai aquecer outro reservatrio de gua (circuito secundrio), finalmente esse vapor vai mover a turbina. A turbina realiza o seu trabalho fazendo girar o eixo do gerador que produz a energia eltrica.

Reator nuclear. A foto mostra o topo de um reator nuclear de piscina.

Energia Nuclear: Gerao de Energia


Os elementos combustveis do reator, tipicamente pastilhas de urnio enriquecido, encontram-se dentro das dezenas de tubos metlicos que ficam imersos na gua (na parte inferior ao centro da figura, possvel ver a continuao de alguns destes tubos reator adentro). A fisso de tomos de urnio em uma das barras libera dois grandes fragmentos e 2 a 3 nutrons que saem das barras. Ao atravessarem a gua entre elas, os nutrons tm a sua velocidade reduzida e atingem outras barras, onde podem provocar novas fisses (as fisses tm uma probabilidade maior de ocorrer quando os tomos de urnio so atingidos por nutrons com velocidade controlada). Algumas barras podem ser de elementos absorvedores de nutrons, e regulando-se a altura destas barras pode-se regular o fluxo de nutrons e a potncia do reator. Uma das principais utilizaes da energia nuclear a gerao de energia eltrica. Usinas nucleares so usinas trmicas que usam o calor produzido na fisso para movimentar vapor de gua, que, por sua vez, movimenta as turbinas em que se produz a eletricidade. Em um reator de potncia do tipo PWR (termo, em ingls, para reator a gua pressurizada), como os reatores utilizados no Brasil, o combustvel o urnio enriquecido cerca de 3,5%. Isso significa que o urnio encontrado na natureza, que contm apenas 0,7% do istopo 235 U, deve ser processado enriquecido para que essa proporo chegue a 3,5%. Em reatores de pesquisa ou de propulso estes ltimos usados como fonte de energia de motores em submarinos e navios , o enriquecimento pode variar bastante.

Esquema de funcionamento de um reator a gua pressurizada

Para a confeco de bombas nucleares, necessrio um enriquecimento superior a 90%.

O processo completo de obteno do combustvel nuclear conhecido como ciclo do combustvel e compreende diversas etapas: 1. extrao do minrio do solo; 2. beneficiamento para separar o urnio de outros minrios; 3. converso em gs do produto do beneficiamento, o chamado yellow cake ou bolo amarelo; 4. enriquecimento do gs, no qual a proporo de 235 U aumentada at o nvel desejado; 5. reconverso do gs de urnio enriquecido para o estado de p; 6. fabricao de pastilhas a partir da compactao do p; 7. finalmente a montagem dos elementos combustveis, quando se colocam as pastilhas em cilindros metlicos que iro formar os elementos combustveis do ncleo do reator. No mundo, esto em operao aproximadamente 440 reatores nucleares voltados para a gerao de energia em 31 pases. Outros 33 esto em construo. Cerca de 17% da gerao eltrica mundial de origem nuclear, a mesma proporo do uso de energia hidroeltrica e de energia produzida por gs. Alguns pases desenvolvidos tm seu abastecimento de energia eltrica com um alto percentual de gerao nuclear entre eles: Frana tem 78%, Blgica 57%, Sucia 46%, Sua 40%. Japo 39%, Coria do Sul 39%, Alemanha 30%. USA 23%

Somente nos Estados Unidos, os 104 reatores em funcionamento, geram 23% da eletricidade daquele pas, produzem mais eletricidade que todo o sistema brasileiro de gerao eltrica. Alm desses reatores, funcionam mais 284 reatores de pesquisa em 56 pases, sem contar um nmero estimado de 220 reatores de propulso em navios e submarinos. O tomo composto por trs partes principais: 1) prtons (partcula elementar que um dos constituintes essenciais de todos os ncleos atmicos e, portanto, da matria, de fundamental importncia devido a sua estabilidade, possui carga eltrica positiva e igual, em valor absoluto, do eltron, sua massa de aprox. 938,27 MeV/c2, seus outros nmeros qunticos so o spin isotpico 1/2, spin 1/2, nmero barinico +1 e paridade positiva, sua composio conta com dois quarks u - up e um quark d - down),

prton

ou prton uma partcula sub-atmica que faz parte do Um proto ncleo de todos os elementos. O proto tem carga elctrica positiva. uma das partculas, que junto com o neutro (portugus europeu) ou nutron (portugus brasileiro), formam os ncleos atmicos. 2) eltrons ((partcula elementar da famlia dos lptons, de massa de repouso aproximada igual a 9,1093897 x 10-31 kg, carga negativa de 1,60217733 x 10-19 coulomb e spin 1/2, que um dos constituintes da matria e est presente em todos os tomos). O eltron (portugus brasileiro) ou electro (portugus europeu) (do grego , lektron, "mbar"), geralmente representado como e-, uma partcula subatmica que circunda o ncleo atmico, identificada em 1897 pelo ingls John Joseph Thomson. Subatmica e de carga negativa, o responsvel pela criao de campos magnticos e eltricos.

(portugus europeu)

(portugus brasileiro)

Estimativas tericas da densidade do eltron para orbitais do tomo do hidrognio

3) nutrons (partcula elementar de carga nula e spin 1/2, pertencente ao grupo dos hdrons e que um dos constituintes do ncleo atmico; sua massa de repouso de aprox. 1,6749286 x 10-27 quilogramas (smb.: n) - Quando permanece no ncleo atmico, tem um comportamento estvel; isolado, tem uma vida mdia de 12 minutos, decaindo em um prton, um eltron e um antineutrino) Um nutron (portugus brasileiro) ou neutro (portugus europeu) um brion neutro formado por dois quarks down e um quark up. uma das partculas, junto com o prton, que formam os ncleos atmicos. Fora do ncleo atmico instvel e tem uma vida mdia de cerca de 15 minutos, emitindo um electrn e um anti-neutrino para se converter em um prton. Sua massa muito similar do prton.

Nutron

O Nutron foi descoberto pelo fsico britnico James Chadwick em 1932, que por essa descoberta recebeu o Prmio Nobel de Fsica em 1934.

Massa: mn = 1,672x10-24 g Vida mdia: n = 886,7 1,9 s Momento magntico: n = -1,9130427 0,0000005 N Carga: qn = (-0,4 1,1) x 10-21 e (teoricamente nula)

O nutron necessrio para a estabilidade de quase todos os ncleos atmicos (a nica exceo o hidrognio), j que a fora nuclear forte faz com que seja atrado por nutrons e prtons, mas no seja repelido por nenhum, como acontece com os prtons, que se atraem nuclearmente mas se repelem eletrostaticamente.

James Chadwick (Bollington, Cheshire, 20/10/1891 - Cambridge, 24/071974) foi um fsico britnico e colaborador de Rutherford.

A fora que mantm unidos os prtons e o Nutrons do ncleo um milho de vezes maior do que a fora que mantm unidos os tomos. Dois tomos podem ter o mesmo nmero de prtons e de eltrons, mas diferente nmero de nutrons. Estes corpos so os istopos. Quimicamente eles se comportam da mesma maneira, mas suas massas so diferentes.

Os istopos naturais do urnio so 234, 235 e 238. . A fisso do tomo acontece quando se parte o ncleo do mesmo. Entretanto, s fissionam os tomos cujo nmero de massa seja mpar. Para que se possa entender como ocorre a fisso vamos fazer outra analogia tambm bem grosseira. Imaginem um cacho de cocos (frutos do coqueiro) recebendo uma bala disparada por um revlver. A quantidade de cocos que podem ser partidos por um tiro depende da quantidade de cocos existentes no cacho e da velocidade do tiro. Se a velocidade for muito pouca, no pode atravessar nem a casca, h um repique. Se a velocidade for muito grande atravessa o coco. Se a velocidade for chamada velocidade crtica, a bala consegue atinge o seu ncleo fica retida no seu interior, mas consegue fazer o coco fender. Assim ocorre com a fisso nuclear. Para a fisso nuclear empregam-se corpos que tenham em seu ncleo muitos prtons e nutrons, tornando-se assim, mais fcil rompe-los. o caso do urnio 235 e do plutnio 239. O objeto de se partir o ncleo dos tomos para aproveitar a energia calorfica que se desprende em conseqncia do seu rompimento, evidente que para obtermos bastante energia muitos tomos tm que ser rompidos e para essa operao usa-se o reator nuclear. no reator nuclear onde ocorre a fisso dos ncleos de um tomo, originando-se a reao em cadeia.

Da fisso desprendem-se dois ou trs nutrons rpidos que, por sua vez e com velocidade adequadamente reduzida, rompem dois novos ncleos, que desprendem outros tantos nutrons e, assim sucessivamente. Do rompimento dos ncleos desprende-se grande quantidade de energia que vai aquecer um reservatrio fechado cheio de gua. Essa gua aquecida se transforma em vapor que vai mover as turbinas.

Circuito primrio (amarelo): vaso do reator, onde se obtm o calor necessrio para aquecer a gua, fissionando os istopos de urnio. Esta gua conduzida ao gerador de vapor, onde transforma uma segunda gua em vapor, que vai girar a turbina. A gua do circuito primrio retorna ao reator, para ser de novo aquecida, formando um circuito fechado. Circuito secundrio (azul): o calor desprendido da gua do reator aquecer gua do gerador de vapor, formando o vapor, que move a turbina e esta o gerador eltrico. Tal vapor se transforma em gua e volta ao gerador de vapor para ser novamente vaporizada. Circuito ou sistema de gua de refrigerao (verde): para se condensar o vapor necessita-se da gua fria de uma represa, de um rio ou do mar. A gua circula atravs de tubos, onde esta o vapor, formando-se novamente a gua no estado lquido.

Turbo geradores de uma central nuclear

A radioatividade um fenmeno natural, que envolve a todos ns. Ns a temos desde o aparecimento do mundo por toda a natureza. O material que se usa na fisso chama-se combustvel nuclear. Est encerrado em tubos chamados varetas banhados por gua, dentro de um recipiente chamado vaso do reator. Utiliza-se como moderador e refrigerante, para tirar o calor produzido pelas fisses.

Urnio encapsulado pronto para ser queimado"

Exite um sistema de segurana para evitar escapamentos e proteger os trabalhadores da usina e o pblico em geral. As pastilhas de urnio das quais se produz a fisso nuclear so cobertas por uma cpsula hermtica que vai dentro de um vaso que por sua vez colocado em duas estruturas: uma de ao e outra de concreto armado com parede de 0,70 m de espessura. Com essa estrutura a de proteo a radioatividade que escapa no significante.

Jean Frdric Joliot-Curie (* em Paris -19 de maro de 1900 + em Paris em 1958) Frdric Joliot-Curie, fsico francs, ajudado por sua mulher Marie Curie, descobriu trs elementos radioativos: os istopos de nitrognio, de fsforo e de alumnio. Observou tambm a emisso de nutrons na fisso nuclear. A ele e a sua mulher foi concedido o prmio Nobel de Fsica em 1903

Marie Curie, nome assumido aps o casamento por Maria Skodowska, (Varsvia, 7 de Novembro de 1867 Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista francesa de origem polaca, Prmio Nobel de Qumica de 1911 pela descoberta dos elementos qumicos rdio e polnio . Barreiras biolgicas: A radioatividade emite: a) partculas alfa que percorrem uma distncia muito curta: (podem ser detidas pro uma folha de papel), b) partculas beta que percorrem aproximadamente um metro (podem ser detidas por uma placa de madeira), c) e de ondas de energia chamadas gama, que percorrem centenas de metros pelo ar. (podem ser detidas por uma parede espessa de chumbo e cimento).

Essa radioatividade encontra-se na natureza, vinda do universo, nos materiais da terra nas casas, nos alimentos, n gua, etc. Mas tambm existe a radioatividade artificial, produzida pelo homem, a que recebemos da TV, das radiografias, das usinas nucleares, etc. Mas se as usinas nucleares emitem radioatividade por que as constroem? Porque elas so necessrias e a radioatividade insignificante, comparada com a da natureza. Diante disto, uma pessoa normalmente que viva a uma distncia de 750 a 1.000 metros da usina, que se alimente exclusivamente de frutas da regio, que beba gua descarregada por uma usina, ter uma exposio de 5 milirem ao ano. A populao que resida num raio de 80 km ter uma exposio da 0,01 milirem ao ano e, alm dessa distncia, de 0,001 milirem ao ano. (fonte: Ministrio de Minas e Energia / Furnas) Da natureza recebemos uma dose mdia de 150 milirem ao ano. milirem a unidade de medida da dose absorvida de radioatividade pelas pessoas e animais. (unidade de dose de radiao igual a um milsimo de rem) (rem- unidade de radiao ionizante equivalente a 0,01 sievert) (sievert - unidade de radiao emitida por 1 miligrama de rdio a 1 centmetro do alvo por 1 hora)

Usina Nuclear de Angra dos Reis Rio de Janeiro

Usina Nuclear de Angra dos Reis Rio de Janeiro

Sala de comando de uma Usina Nuclear

Casa de mquinas

Esquema de funcionamento de uma central termeltrica

Planta de uma central nuclear

Usina Nuclear Frana

Usina Nuclear emitindo vapor d gua

Histrico:
A Eletrobrs Termonuclear foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares do pas. Subsidiria da Eletrobrs uma empresa de economia mista e responde pela gerao de aproximadamente 2,5% (desempenho de 2005) da energia eltrica consumida no Brasil. Pelo sistema eltrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do pas e corresponde, por exemplo, a mais de 50% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro, proporo que se ampliar consideravelmente quando estiver concluda a terceira usina (Angra 3) da Central Nuclear Almirante lvaro Alberto (CNAAA). Atualmente esto em operao as usinas Angra 1, com capacidade para gerao de 657 megawatts eltricos, e Angra 2, com potncia de 1.350 megawatts eltricos. Angra 3, que ser praticamente uma rplica de Angra 2 (incorporando os avanos tecnolgicos ocorridos desde a construo desta usina), tambm est prevista para gerar 1.350 megawatts. A CNAAA, situada em Itaorna, municpio de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma poltica nacional para o setor. Embora a construo da primeira usina tenha sido sua inspirao, o almirante, nascido em 1889, no chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976.

Fixando conceitos - O que Energia Nuclear?


a energia liberada quando ocorre a quebra, a diviso dos tomos, tendo por matria-prima minerais altamente radioativos, como o urnio. Num reator nuclear ocorre em uma seqncia multiplicadora conhecida como reao em cadeia. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convert-la em calor: 1) Fisso nuclear, onde o ncleo atmico se subdivide em duas ou mais partculas, 2) Fuso nuclear, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para produzir um novo ncleo. A energia nuclear provm da fisso nuclear do urnio, do plutnio ou do trio ou da fuso nuclear do hidrognio. energia liberada dos ncleos atmicos, quando os mesmos so levados por processos artificiais, a condies instveis. Uma Usina Nuclear possui trs circuitos de gua: primrio, secundrio e de gua de refrigerao. Esses circuitos so independentes um do outro; ou seja, a gua de cada um deles no entra em contato direto com a do outro.

Sala de Controle
No interior do vaso do reator, que faz parte do circuito primrio, a gua aquecida pela energia trmica liberada pela fisso dos tomos de urnio. O calor dessa gua transferido para a gua contida no gerador de vapor, que faz parte do circuito secundrio. O vapor ento produzido utilizado para movimentar a turbina, a cujo eixo est acoplado o gerador eltrico, resultando ento em energia eltrica.

A gua do circuito primrio aquecida at cerca de 305o C; sua presso mantida em torno de 157 kgf/cm2 (1kgf/cm2 = 1 atmosfera), para que permanea no estado lquido. Para se ter uma idia deste valor de presso, vale lembrar que 1 kgf/cm2 uma presso equivalente a uma coluna de 10 m de gua, logo 157 Kgf/cm2 equivalente a uma coluna de 1570 m ou 1,57 Km. O vapor condensado atravs de troca de calor com a gua de refrigerao. A gua condensada bombeada de volta ao gerador de vapor, para um novo ciclo.

O Controle da Reao Nuclear


Com o objetivo de controlar a reao em cadeia so inseridas Barras de Controle no Ncleo do Reator. Essas Barras so constitudas de uma liga de Prata, Cdmio e ndio e tm a propriedade de absorver nutrons, diminuindo assim o nmero de fisses. Atravs de insero ou retirada das Barras de Controle podemos manter constante a populao de nutrons e, conseqentemente, a potncia trmica do reator. Outra forma de controlar as fisses a adio de cido Brico gua no interior do reator. Esse produto usado devido propriedade que possui os seus tomos de absorver os nutrons situados na faixa de energia que provocaria fisses. Aumentando ou diminuindo a concentrao de boro no refrigerante do reator fazemos o controle para termos maior ou menor nmero de fisses.

Protestos contra o uso de energia nuclear


O Greenpeace tambm protesta contra Angra 3, o coordenador da campanha de energia nuclear do Greenpeace, Guilherme Leonardi, disse que o governo deveria investir em outras fontes de energia, como elica e solar, e para ele a energia nuclear alm de ser perigosa, ultrapassada, e conclui afirmando que podemos gerar muito mais energia se investirmos os R$ 7 bilhes em energia elica e eficincia energtica. E no h dvida dessa realidade, pois mesmo que os gastos sejam semelhantes, o principal fator que deve ser levado em considerao de no levar nem os mnimos riscos, que no caso de acidentes radioativos, podem provocar danos irreparveis atingindo uma grande rea e afetando todas as pessoas prximas as usinas. Em relao questo do lixo nuclear, Leonardi disse que ainda no foi resolvida e que, mesmo em usinas mais modernas, existe risco de acidente. A usina nuclear de Angra 1, por exemplo, tem vida til estimada em cerca de 60 anos, tero de ser tomadas providncias para deixar a regio livre de radioatividade e garantir condies ambientais findo esse prazo, para com isso todos os procedimentos para tirar a radioatividade do ambiente de uma usina nuclear sejam realizados inclusive aps o fim de sua vida til.

Poltica:
A deciso de construir Angra 3 tambm indica uma estratgica poltica de governo, at porque os trabalhos de reviso do programa nuclear ficaram prontos em junho de 2006, s vsperas do incio da campanha eleitoral e com o tradicional objetivo de incluir mais um item nos discursos polticos, certamente com exposies de promessas de gerao de empregos, desenvolvimento e ampliao de

distribuio de energia e logicamente sem citar o risco de acidentes e outros problemas conforme j abordamos.

Viabilizao:
De acordo com o artigo, do jornal Folha de So Paulo de 17 de junho de 2006, feito por Joaquim F. de Carvalho, mestre em engenharia nuclear, diretor da Nuclen (atual Eletronuclear), clculos feitos por tcnicos do ONS (Operador Nacional do Sistema) indicam que o custo marginal mdio para a expanso do sistema hidreltrico de aproximadamente R$ 80/MWh, enquanto o custo de gerao de Angra 3 est em torno de R$ 144/MWh.

Acidente na Usina Nuclear de Chernobyl - Ucrnia


Pela primeira vez, ns confrontamos a fora real da energia nuclear, fora de controle. Todos sabem que houve um inacreditvel erro o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo sovitico, e chocou a comunidade internacional.

Localizao do reator nuclear de Chernobil na Ucrnia

O acidente nuclear de Chernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrnia (ento parte da Unio Sovitica). considerado o pior acidente nuclear da histria da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a Unio Sovitica, Europa Oriental, Escandinvia e Reino Unido. Grandes reas da Ucrnia, Bielorrssia e Rssia foram muito contaminadas, resultando na evacuao e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em territrio bielorrusso. O acidente fez crescer preocupaes sobre a segurana da indstria nuclear sovitica, diminuindo sua expanso por muitos anos, e forando o governo sovitico a ser menos secreto. Os agora separados pases de Rssia, Ucrnia e Bielorrssia tm suportado um contnuo e substancial custo de descontaminao e cuidados de sade devidos ao acidente de Chernobil. difcil dizer com preciso o nmero de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido s mortes esperadas por cncer, que ainda no ocorreram e so difceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatrio da Organizao das Naes Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes at aquela data 47 trabalhadores acidentados e nove crianas com cncer da tireide e estimou que cerca de 4000 pessoas morrero de doenas relacionadas com o acidente. O Greenpeace, entre outros, contesta as concluses do estudo. O governo sovitico procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, at que a radiao em altos nveis foi detectada em outros pases. Segue um trecho do pronunciamento do lder da Unio Sovitica, na poca do acidente, Mikhail Gorbachev, quando o governo admitiu a ocorrncia:

O "sarcfago" que abriga o reator 4, construdo para conter a radiao liberada pelo acidente.

Cidade fantasma de Pripyat com a usina nuclear de Chernobil ao fundo.

O acidente
Sbado, 26 de abril de 1986, 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reator da usina de Chernobil conhecido como Chernobil-4 - sofreu uma catastrfica exploso de vapor que resultou em incndio, uma srie de exploses adicionais, e um derretimento nuclear.

Causas
H duas teorias oficiais, mas contraditrias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram fortemente apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da usina de Chernobil, e o governo. Alguns especialistas completamente certa. independentes agora acreditam que nenhuma teoria estava

Outro importante fator que contribuiu com o acidente foi o fato que os operadores no estavam informados sobre certos problemas do reator. De acordo com um deles, Anatoli Dyatlov, o projetista sabia que o reator era perigoso em algumas condies, mas intencionalmente omitiu esta informao. Isto contribuiu para o acidente, uma vez que a gerncia da instalao era composta em grande parte de pessoal no qualificado em RBMK: o diretor, V.P. Bryukhanov, tinha experincia e treinamento em usina termo-eltrica a carvo.

Seu engenheiro chefe, Nikolai Fomin, tambm veio de uma usina convencional. O prprio Anatoli Dyatlov, ex-engenheiro chefe dos Reatores 3 e 4, somente tinha "alguma experincia com pequenos reatores nucleares". Em particular:

O reator tinha um coeficiente a vazio positivo perigosamente alto. Dito de forma simples, isto significa que se bolhas de vapor se formam na gua de resfriamento, a reao nuclear se acelera, levando sobrevelocidade se no houver interveno. Pior, com carga baixa, este coeficiente a vazio no era compensado por outros fatores, os quais tornavam o reator instvel e perigoso. Os operadores no tinham conhecimento deste perigo e isto no era intuitivo para um operador no treinado. Um defeito mais significativo do reator era o projeto das hastes de controle. Num reator nuclear, hastes de controle so inseridas no reator para diminuir a reao. Entretanto, no projeto do reator RBMK, as pontas das hastes de controle eram feitas de grafite e os extensores (as reas finais das hastes de controle acima das pontas, medindo um metro de comprimento) eram ocas e cheias de gua, enquanto o resto da haste - a parte realmente funcional que absorve os nutrons e portanto pra a reao - era feita de carbonoboro. Com este projeto, quando as hastes eram inseridas no reator, as pontas de grafite deslocavam uma quantidade do resfriador (gua). Isto aumenta a taxa de fisso nuclear, uma vez que o grafite um moderador de nutrons mais potente. Ento nos primeiros segundos aps a ativao das hastes de controle, a potncia do reator aumenta, em vez de diminuir, como desejado. Este comportamento do equipamento no intuitivo (ao contrrio, o esperado seria que a potncia comeasse a baixar imediatamente), e, principalmente, no era de conhecimento dos operadores. Os operadores violaram procedimentos, possivelmente porque eles ignoravam os defeitos de projeto do reator. Tambm muitos procedimentos irregulares contriburam para causar o acidente. Um deles foi a comunicao ineficiente entre os escritrios de segurana (na capital, Kiev) e os operadores encarregados do experimento conduzido naquela noite.

importante notar que os operadores desligaram muitos dos sistemas de proteo do reator, o que era proibido pelos guias tcnicos publicados, a menos que houvesse mau funcionamento. De acordo com o relatrio da Comisso do Governo, publicado em agosto de 1986, os operadores removeram pelo menos 204 hastes de controle do ncleo do reator (de um total de 211 deste modelo de reator). O mesmo guia (citado acima) proibia a operao do RBMK-1000 com menos de 15 hastes dentro da zona do ncleo

Eventos
Dia 25 de abril de 1986, o reator da Unidade 4 estava programado para ser desligado para manuteno de rotina. Foi decidido usar esta oportunidade para testar a capacidade do gerador do reator para gerar suficiente energia para manter seus sistemas de segurana (em particular, as bombas de gua) no caso de perda do suprimento externo de energia. Reatores como o de Chernobil tm um par de geradores diesel disponvel como reserva, mas eles no so ativados instantaneamente o reator portanto usado para partir a turbina, a um certo ponto a turbina seria desconectada do reator e deixada a rodar sob a fora de sua inrcia rotacional, e o objetivo do teste era determinar se as turbinas, na sua fase de queda de rotao, poderiam alimentar as bombas enquanto o gerador estivesse partindo.

Casa abandonada nos arredores do acidente O teste foi realizado com sucesso previamente em outra unidade (com as medidas de proteo ativas) e o resultado foi negativo (isto , as turbinas no geravam suficiente energia, na fase de queda de rotao, para alimentar as bombas), mas melhorias adicionais foram feitas nas turbinas, o que levou necessidade de repetir os testes. A potncia de sada do reator 4 devia ser reduzida de sua capacidade nominal de 3,2 GW para 700 MW a fim de realizar o teste com baixa potncia, mais segura. Porm, devido demora em comear a experincia, os operadores do reator reduziram a gerao muito rapidamente, e a sada real foi de somente 30 MW. Como resultado, a concentrao de nutrons absorvendo o produto da fisso, xenon-135, aumentou (este produto tipicamente consumido num reator em baixa carga). Embora a escala de queda de potncia estivesse prxima ao mximo permitido pelos regulamentos de segurana, a gerncia dos operadores decidiu no desligar o reator e continuar o teste. Ademais, foi decidido abreviar o experimento e aumentar a potncia para apenas 200 MW. A fim de superar a absoro de neutrons do excesso de xenon-135, as hastes de controle foram puxadas para fora do reator mais rapidamente que o permitido pelos regulamentos de segurana. Como parte do experimento, 1:05 de 26 de abril, as bombas que foram alimentadas pelo gerador da turbina foram ligadas; o fluxo de gua gerado por essa ao excedeu o especificado pelos regulamentos de segurana. O fluxo de gua aumentou 1:19 uma vez que a gua tambm absorve nutrons. Este adicional incremento no fluxo de gua requeria a remoo manual das hastes de controle, produzindo uma condio de operao altamente instvel e perigosa. 1:23, o teste comeou. A situao instvel do reator no se refletia, de nenhuma maneira, no painel de controle, e no parece que algum dos operadores estivesse totalmente consciente do perigo. A energia para as bombas de gua foi cortada, e como elas foram conduzidas pela inrcia do gerador da turbina, o fluxo de gua decresceu. A turbina foi desconectada do reator, aumentando o nvel de vapor no ncleo do reator. medida em que o lquido resfriador aquecia, bolsas de vapor se formavam nas linhas de resfriamento. O projeto peculiar do reator moderado a grafite RBMK em Chernobil tem um grande

coeficiente de vazio positivo, o que significa que a potncia do reator aumenta rapidamente na ausncia da absoro de nutrons da gua, e nesse caso a operao do reator torna-se progressivamente menos estvel e mais perigosa. 1:23 os operadores pressionaram o boto AZ-5 (Defesa Rpida de Emergncia 5) que ordenou uma insero total de todas as hastes de controle, incluindo as hastes de controle manual que previamente haviam sido retiradas sem cautela. No est claro se isso foi feito como medida de emergncia, ou como uma simples mtodo de rotina para desligar totalmente o reator aps a concluso do experimento (o reator estava programado para ser desligado para manuteno de rotina). usualmente sugerido que a parada total foi ordenada como resposta inesperada subida rpida de potncia. Por outro lado Anatoly Syatlov, engenheiro chefe da usina Nuclear de Chernobil na poca do acidente, escreveu em seu livro: Antes de 01:23, os sistemas do controle central... no registravam nenhuma mudana de parmetros que pudessem justificar a parada total. A Comisso...juntou e analisou grande quantidade de material, e declarou em seu relatrio que falhou em determinar a razo pela qual a parada total foi ordenada. No havia necessidade de procurar pela razo. O reator simplesmente foi desligado aps a concluso do experimento. Devido baixa velocidade do mecanismo de insero das hastes de controle (20 segundos para completar), as partes ocas das hastes e o deslocamento temporrio do resfriador, a parada total provocou o aumento da velocidade da reao. O aumento da energia de sada causou a deformao dos canais das hastes de controle. As hastes travaram aps serem inseridas somente um tero do caminho, e foram portanto incapazes de conter a reao. Por volta de 1:23:47, o a potncia do reator aumentou para cerca de 30GW, dez vezes a potncia normal de sada. As hastes de combustvel comearam a derreter e a presso de vapor rapidamente aumentou causando uma grande exploso de vapor, deslocando e destruindo a cobertura do reator, rompendo os tubos de resfriamento e ento abrindo um buraco no teto.

Monumento em homenagem s vtimas do acidente em Moscou, Rssia.

Para reduzir custos, e devido a seu grande tamanho, o reator foi construdo com somente conteno parcial. Isto permitiu que os contaminantes radioativos escapassem para a atmosfera depois que a exploso de vapor queimou os vasos de presso primrios. Depois que parte do teto explodiu, a entrada de oxignio combinada com a temperatura extremamente alta do combustvel do reator e do grafite moderador produziu um incndio da grafite. Este incndio contribuiu para espalhar o material radioativo e contaminar as reas vizinhas. H alguma controvrsia sobre a exata seqncia de eventos aps 1:22:30 (hora local) devido a inconsistncias entre declarao das testemunhas e os registros da central. A verso mais comumente aceita descrita a seguir. De acordo a esta teoria, a primeira exploso aconteceu aproximadamente 1:23:47, sete segundos aps o operador ordenar a parada total. algumas vezes afirmado que a exploso aconteceu antes ou imediatamente em seguida parada total (esta a verso do Comit Sovitico que estudou o acidente). Esta distino importante porque, se o reator tornou-se crtico vrios segundos aps a ordem de parada total, esta falha seria atribuda ao projeto das hastes de controle, enquanto a exploso simultnea ordem de parada total seria atribuda ao dos operadores. De fato, um fraco evento ssmico foi registrado na rea de Chernobil 1:23:39. Este evento poderia ter sido causado pela exploso ou poderia ser coincidente. A situao complicada pelo fato de que o boto de parada total foi pressionado mais de uma vez, e a pessoa que o pressionou morreu duas semanas aps o acidente, envenenada pela radiao.

Seqncia de Eventos

Mapa mostrando o avano da radiao aps o acidente.

26 de abril de 1986 - Acidente no reator 4, da Central Eltrica Nuclear de Chernobil. Aconteceu noite, entre 25 e 26 de abril de 1986, durante um teste. A equipe operacional planejou testar se as turbinas poderiam produzir energia suficiente para manter as bombas do lquido de refrigerao funcionando, no caso de uma perda de potncia, at que o gerador de emergncia, a leo diesel, fosse ativado. Para prevenir o bom andamento do teste do reator, foram desligados os sistemas de segurana. Para o teste, o reator teve que ter sua capacidade operacional reduzida para 25%. Este procedimento no saiu de acordo com planejado. Por razes desconhecidas, o nvel de potncia de reator caiu para menos de 1% e por isso a potncia teve que ser aumentada. Mas 30 segundos depois do comeo do teste, houve um aumento de potncia repentina e inesperada. O sistema de segurana do reator, que deveria ter parado a reao de cadeia, falhou. Em fraes de segundo, o nvel de potncia e temperatura subiram em demasia. O reator ficou descontrolado. Houve uma exploso violenta. A cobertura de proteo, de 1000 toneladas, no resistiu. A temperatura de mais de 2000C, derreteu as hastes de controle. A grafite que cobria o reator pegou fogo. Material radiativo comeou a ser lanado na atmosfera. de 26 de abril at 4 de maio de 1986 - a maior parte da radiao foi emitida nos primeiros dez dias. Inicialmente houve predominncia de ventos norte e noroeste. No final de abril o vento mudou para sul e sudeste. As chuvas locais freqentes fizeram com que a radiao fosse distribuda local e regionalmente. de 27 de abril a 5 de maio de 1986 - aproximadamente 1800 helicpteros jogaram cerca de 5000 toneladas de material extintor, como areia e chumbo, sobre o reator que ainda queimava. 27 de abril de 1986 - os habitantes da cidade de Pripyat foram evacuados. 28 de abril 1986, 23 horas - um laboratrio de pesquisas nucleares da Dinamarca anunciou a ocorrncia do acidente nuclear em Chernobil. 29 de abril de 1986 - o acidente nuclear de Chernobil foi divulgado como notcia pela primeira vez, na Alemanha. at 5 de maio 1986 - durante os 10 dias aps o acidente, 130 mil pessoas foram evacuadas. 6 de maio de 1986 - cessou a emisso radioativa. de 15 a 16 de maio de 1986 - novos focos de incndio e emisso radiativa. 23 de maio de 1986 - o governo sovitico ordenou a distribuio de soluo de iodo populao. Novembro de 1986 - o "sarcfago" que abriga o reator foi concludo. Ele destina-se a absorver a radiao e conter o combustvel remanescente. Considerado uma medida provisria e construdo para durar de 20 a 30 anos, seu maior problema a falta de estabilidade, pois, como foi construdo s pressas, h risco de ferrugem nas vigas. 1989 - o governo russo embargou a construo dos reatores 5 e 6 da usina. 12 de dezembro de 2000 - depois de vrias negociaes internacionais, a usina de Chernobil foi desativada. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil Diante do que foi relatado, possvel tirar concluses pessoais sobre o uso e a segurana de Energia Nuclear como fonte de gerao de Energia Eltrica no Brasil. Luiz Antonio Batista da Rocha Engenheiro Civil - Consultor em Recursos Hdricos Auditor Ambiental rocha@outorga.com.br www.outorga.com.br

You might also like