You are on page 1of 5

Dicas: Quatro truques fceis para voc tirar fotos melhores

Dave Johnson
Publicada em 24 de maro de 2012 s 13h00

Voc no precisa decorar um livro de fotografia para conseguir fotos sempre em foco e interessantes: estas quatro dicas j so um timo comeo.
Deve haver cerca de um milho de livros sobre fotografia nas prateleiras de sua livraria mais prxima. Talvez o meu seja um deles. Mas voc no precisa decorar um livro inteiro para melhorar suas fotos: h um punhado de dicas fceis que voc pode seguir e que produziro resultados dramticos. Experimente as quatro a seguir. 1. Lembre-se da regra dos teros Quer melhorar a composio de suas imagens? Parece de colocar o assunto no centro do quadro. A regra dos teros nos diz que as imagens (e vdeo, preste ateno aos filmes e sries de TV para ter a prova) parecem mais atraentes quando o assunto est fora do centro, posicionado cerca de um tero do caminho para a esquerda ou direita. Na foto abaixo voc pode ver que o rosto do lobo est posicionado dois teros para a direita, e que seus olhos esto quase que exatamente a um tero do topo.

O rosto e os olhos do lobo esto em um dos "pontos interessantes" da foto

Na verdade h todo um conjunto de regras que podem lhe ajudar a compor fotos que chamem a ateno, mas esta talvez seja a mais importante de todas. Para coloc-la em prtica, imagine duas linhas verticais e duas linhas horizontais cruzando a foto, divindo-a em nove partes iguais (como na foto acima). A regra diz que os pontos mais interessantes ficam ao longo de qualquer uma das linhas, ou nos pontos de interseco. Experimente colocar o assunto em um destes locais. 2. Minimize a profundidade de campo Esta uma daquelas regras que pedem para ser quebradas, mas se voc est comeando, pode conseguir timos resultados se segui-la risca. simples: tente fazer fotos onde o assunto est em foco, mas o fundo da imagem est desfocado. Isso cria uma separao visual que enfatiza a importncia do assunto. E tambm fica muito legal.

Exemplo de profundi dade de campo: o beija-flor est em foco, e o fundo desfocado (Crdito: Rafael Rigues)

Voc pode controlar a profundidade de campo usando o ajuste de abertura em sua cmera (procure por Av no seletor de modo). Um f/number pequeno ir lhe dar uma profundidade de campo pequena. Se sua cmera no tem um modo de prioridade de abertura, experimente coloc-la no modo retrato ou macro e fotografar bem de perto para obter um resultado similar. 3. Use um obturador rpido para conseguir uma foto ntida Uma das formas mais fceis de arruinar uma foto usar uma velocidade baixa no obturador, o que aumenta as chances de que a cmera se mova e produza uma imagem tremida. A soluo simples: use uma velocidade mais alta. Mas quanto o suficiente? Aqui podemos aplicar uma regrinha que serve aos fotgrafos h 75 anos: a velocidade do obturador no deve ser menor do que o inverso da distncia focal da lente. Ficou confuso? No to complicado quanto parece: digamos que voc est fotografando com uma cmera com lente de 50 mm. Isso significa que voc pode conseguir fotos ntidas com uma velocidade de obturador de 1/50 segundo ou mais rpida. Se tem uma lente de 200 mm, a velocidade deve ser de 1/200 segundo ou mais rpida. E lembre-se que, para que a conta funcione, voc deve levar em conta a distncia focal equivalente em 35mm. 4. Evite o flash para eliminar os olhos vermelhos Olhos vermelhos acontecem quando a luz do flash reflete na retina, no fundo dos olhos da pessoa fotografada, gerando aquele brilho vermelho demonaco. mais comum em pessoas com olhos claros, mas pode acontecer com qualquer um. Para evitar este problema voc pode, claro, usar o modo de reduo de olhos vermelhos integrado sua cmera (procure o cone do olho nos menus). Mas ele no infalvel, ento vale a pena conhecer outros truques: desligue o flash e aproveite a luz ambiente, procurando um local mais iluminado para fazer a foto e aumentando o ISO da cmera (no exagere, ou sua foto ter rudo em excesso). Se voc tem uma DSLR, pode montar um flash externo e coloc-lo longe da lente. E se ainda assim os olhos insistirem em ficar vermelhos, experimente corrigir o problema usando um editor de imagens como o Paint.net, Gimp, Photoshop, ou as ferramentas de edio no Picasa ou iPhoto. Todos eles tem ferramentas para automatizar o processo. PCWorld EUA

Conhea as regras da composio fotogrfica


Dave Johnson, PCWorld EUA 31-05-2011

Cinco regrinhas simples na hora de enquadrar uma cena podem render fotos muito mais atraentes. Veja como!
Falar sobre cmeras fantsticas ou tcnicas inovadoras de edio de imagem pode ser divertido, mas algumas das lies mais importantes no mundo da fotografia no envolvem praticamente tecnologia nenhuma. Hoje vamos falar sobre as mais bsicas e comuns regras de composio fotogrfica: se voc domin-las, conseguir transformar uma simples foto casual em algo maior e muito mais atraente. E elas so to simples que mesmo o mais iniciante entre os fotgrafos pode segu-las. Siga a regra dos teros Muitas pessoas podem j ter alguma familiaridade com essa regra, j que ela simplesmente onipresente: todos os filmes e programas de TV fazem uso constante dela, e tambm os fotgrafos profissionais sem exceo. Em resumo, a regra diz que suas fotos sero mais interessantes se o assunto principal no estiver no centro da imagem, mas sim fora dele: direita, esquerda, acima ou abaixo. Para entend-la, imagine duas linhas verticais cruzando a imagem, dividindo-a em trs partes iguais. Imagine tambm duas linhas horizontais. Com isso ela ir se parecer com um tabuleiro de jogo da velha, como abaixo:

Divida mentalmente a imagem em "teros", e evite colocar o assunto no centro

O segredo est em posicionar o assunto principal da foto em qualquer um dos pontos de interseco das linhas, ou ao longo de uma delas, como os pssaros na foto abaixo. E se voc tem uma cmera moderna, talvez nem precise imaginar as linhas: a maioria tem uma opo para exibir na tela uma grade, que so justamente as linhas-guia usadas na regra dos teros. Consulte o manual da sua.

Tire proveito das diagonais. Mais um truque usando linhas: se voc quiser adicionar um ar dramtico sua foto, procure uma forma de incluir uma linha diagonal. Trace mentalmente uma linha de um canto ao outro da cena, e procure algum elemento que siga mais ou menos ela. Isto deixar sua foto mais dinmica e adicionar energia cena, como se estivesse puxando o observador para dentro dela. A diagonal pode atravessar a imagem inteira, mas isso no necessrio. O mesmo efeito pode ser obtido com uma diagonal parcial, como abaixo:

A diagonal (marcada em laranja) deixa a imagem mais dinmica

Quebre a monotonia Esta divertida: voc sem dvida j viu fotos em que a maior parte da cena est preenchida com mais ou menos a mesma coisa: um campo gramado, uma pilha de moedas, pedras, peixes ou estrelas no cu. Estas fotos seriam realmente montonas se isso fosse tudo, mas geralmente o fotgrafo incorpora cena um elemento fora do lugar que atrai seu olhar como um im. Tendo isto em mente, a regra diz que voc deve procurar cenas em sua maioria uniformes, e ento quebrar o padro com um elemento que perturbe seu fluxo ou organizao naturais. Procure a simetria, e ento perturbe-a

Regras foram feitas para serem quebradas. A regra da simetria visa capturar a simetria encontrada na natureza, e h vrias formas de fazer isso. Voc pode fotografar uma cena em que as duas metades da foto so basicamente idnticas, por exemplo. Ou fazer uma foto de um objeto que j naturalmente simtrico, como uma flor. Mas as coisas ficam melhores quando voc incorpora regra o que aprendeu sobre monotonia e decide apimentar a cena com algumas variaes. Surpreenda o espectador tornando um lado da imagem nosimtrico ou, como neste exemplo, perturbe a simetria de uma flor colocando apenas parte dela na cena.

Fotografe apenas parte de uma flor para quebrar a simetria e chamar a ateno

Posicione o movimento dentro do quadro Uma das coisas que mais gosto de fotografar so cenas em movimento. Gosto de capturar a essncia da velocidade e energia no que por definio uma forma de arte esttica. Mas importante saber como introduzir movimento em sua foto. Ao fotografar um carro em movimento, um avio, um bando de pssaros ou um cachorro correndo, faa com que o movimento aponte para dentro da cena, e no para fora dela. Trocando em midos: coloque o objeto fotografado nas extremidades da cena (no primeiro ou ltimo tero, por exemplo) e apontando para o centro do quadro, dando espao para o movimento. Veja o exemplo abaixo.

O cavalo est em uma das extremidades, e se move rumo ao "centro" do quadro

You might also like